Stay Heavy Metal Stars 2012
Com: Kiko Loureiro, Nervosa, Chaosfear, Ancesttral e muito mais!!!
Sexta, dia 07 de setembro de 2012
 no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP

    Sabe aquela reunião de descontraída, cheia de zoeiras e velhos amigos? Junte tudo isso com mais ótimos músicos e clássicos do Rock e do Metal, aí você terá uma ideia de como o Programa Stay Heavy comemora seus aniversários.

Kiko Loureiro e Nervosa

    Infelizmente, quem mora longe e depende de van, não tem controle sobre os horários de chegada, e acabou que cheguei às 23h e com isso perdi a apresentação do guitarrista Kiko Loureiro da banda Angra, lançando seu cd solo intitulado Sounds Of Innocence, porém, quem estava desde início me garantiu que o pessoal adorou o trabalho e todos aplaudiram muito, para a minha sorte cheguei a tempo de ver a banda Nervosa que é um power trio de Thrash Metal( a banda é recente do ano de 2011, mas as meninas já tem um longo histórico musical em varias outras bandas ).

    Elas já começam com a Masked Betrayer ( que é da primeira demo lançado esse ano ). A Fernanda Lira canta muito e tem uma voz diferenciada dos guturais femininos atuais, as meninas tocam bem e muito rápido, mas acredito que isso ainda é um pouco ofuscado pelo fato das três serem lindas e os marmanjos de plantão só querem gravar e tirar fotos delas, ainda bem que sempre tem aquela galera da frente que sempre banguea e canta junto. Ao que parece deixaram elas tocarem mais de uma música, todos comemoram. A segunda delas Invisible Oppresion é destruidora, se você gosta de Thrash, tem que ouvir pelo menos essa da banda.

Chaosfear

    Então, aparece o Vinicius Neves, um dos apresentadores do programa Stay Heavy ( a Cintia Diniz, eu só encontrei na bilheteria da casa e não mais a vi durante toda a noite ), posso dizer que ele é bem espirituoso e tem muita desenvoltura no palco, vem com vários presentes pra galera. Esse ano o programa completa 9 anos e nos 10 anos, a comemoração será espetacular, quem promete é o próprio Vinicius, que ainda esta planejando o que vai aprontar nesta data, mas, já garante que quem tiver ingresso antigo do Stay Heavy Metal Stars pagará meia entrada.

    A próxima banda anunciada é a Chaosfear ( ela é de 1999, mas se chamava SickMind e por causa de uma banda homônima, mudou seu nome para Chaosfear em 2002 ), é uma banda de Death/Thrash Metal que possui dois EP´s e dois cd´s, sendo o último EP o Legacy Of Chaos - 2012, produzido por Marcelo Pompeu vocal do Korzus.

    A primeira chega matadora! É a Legacy of Chaos a galera responde agitando e bangueando muito, os arranjos dessa música são ótimos, ao fim, claro muitas palmas porque os caras merecem. A segunda deles é a When The Sky Turns Red, essa... É essa a minha favorita dos caras, que outra palavra para definir esse som que não seja brutal? Eu não sei, mas escutem e tirem suas próprias conclusões ( dá para escutar esse EP na integra no site deles ).

    O baixista dá um show quando mesmo sem microfone e canta a plenos pulmões suas músicas. O povo da frente do palco compensa a galera de trás ( ok... o Blackmore estava tão lotado, que realmente nem dá para se mexer direito ), mas na hora dos "hey, hey!!!", todos juntos com punhos ao ar. Vinicius Neves volta ao palco e nos conta que do lado de fora estão mais músicos de várias bandas, enquanto isso várias pessoas aproveitam para tirar fotos e bater um papo com eles lá fora, mas no meio desses shows é que eu não ia sair mesmo.

Ancesttral

A próxima banda é a Ancesttral e adivinhem o estilo? Sim... mais uma banda Thrash para aquecer essa noite que promete muito. Vinicius e o vocalista Alexandre Grunheidt comentam sobre o Metal nacional e a importância de escutar e incentivar também os shows e as bandas nacionais, Alexandre conta que todos os seus EP´s e cd´s ( a banda conta com três EP´s e um cd, último EP é de 2012, o Bloodshed And Violence ) estão disponíveis para download de graça no site.

    Chega de papo eles tocam a Trust ( Bloodshed and Violence ) viciante, riffs bem trabalhados e 'dancinha' sincronizada de guitarras e baixo no palco, solinho digno, não tem como não curtir. Em tempo, o Vinicius tinha zoado falando que o Alexandre é o James Hetfield brasileiro e a voz é realmente parecida mesmo. Antes de começar a Bloodshed And Violence, o Alexandre conta que essa música tem clip, também pede pra galera fazer uma roda e é atendido prontamente, bom do melhor jeito possível, já que a casa esta lotada, música eletrizante a coisa tava tão boa, que no fim tinha gente perdendo até o bilhete único para voltar para casa.

 

Jams

    Vinicius volta com mais presentes para o pessoal e anuncia as famosas Jams do Stay Heavy Metal Stars. A primeira música é a Fuel do Metallica  ( presente no ReLoad de 1997 ) e conta com os músicos: Alexandre Grunheidt ( Ancesttral ) no vocal e guitarra, Antônio Araujo ( Korzus ) também na guitarra, Luis Mariuti (Motorguts ) no baixo e na bateria Rodrigo Oliveira ( Korzus ). Antes de começar o Alexandre conta que está pagando o pedágio de tocar lá, afinal não tinha como ele não tocar e cantar uma música do Metallica com uma voz tão parecida né?

    Vinicius aparece dizendo que essa ele vai cantar e começa chamando os músicos, mas uma parte grande deles não aparece ( lembra que eu contei que estava rolando uma grande confraternização de músicos do lado de fora? Bom eles estavam lá... ), então essa Jam é adiada, vamos para a próxima que é: Crying In The Rain do Whitesnake ( do álbum WhiteSnake de 1987 ) e vocal era para ser o Danilo Herbert ( Mindflow ), mas, como ele chegou só no meio da música, quem cantou no inicio foi o João Luiz ( King Bird ), junto com Silvio Lopes ( King Bird ) na guitarra, Paulo Soares (Comitiva do Rock ) na outra guitarra, Felipe Andreoli ( Angra ) no baixo e na bateria Andre Chamon do Stress e para quem não sabe... essa banda é considerada a primeira banda do Brasil a lançar um álbum de Heavy Metal inicio em 1974.

    Durante toda a noite a bandeira gigante do programa Stay Heavy serve como fundo de palco, a iluminação é boa, só achei a casa pequena, enquanto me perco nesses pensamentos, Vinicius volta ao palco para conversar com Danilo e perguntar como foi abrir o show do Megadeth ( a banda Mindflow abriu para os caras, confira a cobertura ) e ele conta que foi inexplicável, uma experiência única para toda a banda e também conta do próximo show que farão em Sampa no dia 10 de novembro.

    Vinicius incita a galera perguntando: eu apoio o Metal nacional e você? Com isso mais presentes para galera. Para a próxima Jam entra a baterista Fernanda Terra ( Nervosa ) debaixo de vários assovios e exclamações sobre a sua beleza, Vinicius aproveita para perguntar se aquela reação do público masculino sempre, ela tímida responde muito baixo para que eu pudesse escutar, mas ela sabe se expressar muito bem com as baquetas, também aparece o Renato Canonico ( Ancesttral ) no baixo, era para o André Curci ( Threat ) tocar mas ele não apareceu, então o Silvio Lopes (King Bird ) assume as guitarras junto com Rafael Lak ( Woslom ), para os vocais o Vinicius fala que só no Stay Heavy Metal Stars para os irmãos separados no nascimento se encontrarem e chama ao palco João Luiz ( King Bird )  junto com Vitor Rodrigues ( Voodoo Priest ) e realmente eles se parecem muito.

    O tema para este encontro de irmãos foi a Highway To Hell ( do álbum homônimo de 1979 ) do AC/DC, a mulherada enlouquece com essa música e muitas aproveitam para dançar como podem no espaço diminuto, o caras no palco tem um bom entrosamento e afinal... como não se empolgar ao som de AC/DC?

 

    Agora sim chegou a hora do Vinicius soltar o gogó para galera. E olha quem vem para ajudá-lo nessa empreitada: Alexandre Grunheidt ( Ancesttral ) no vocal e Fábio Romero ( Threat ) nos backing vocal e baixo, Jean Patton ( Project 46 ) e Fabricio Modesto ( Trayce ) nas guitarras e na bateria Fernando Schaefer ( Pavilhão9, Paura, Worst e The Silence - nossa será que ele consegue tempo para dormir, porque sério... no site dele ainda tem mais uma porrada de bandas onde ele toca... ) tocando Killswitch Engage e a música The End Of Heartache ( do cd The End of Heartache de 2004 ).

    O pessoal acalmou um pouco, mas o baixista Fábio arrasou com o seu baixo de cinco cordas, foi tanto que perdeu a correia do instrumento e continuou tocando muito sem correia e sentado no palco, ele literalmente deitou e rolou nessa música.... Tá não rolou, mas só faltou isso e além disso o Vinicius canta direitinho.

    Ao fim da música mais presentes para plateia, a próxima Jam conta com Vitor Rodrigues ( Voodoo Priest ) voz, guitarras Silvio Lopes ( King Bird ) e Fernando Boccomino ( Chaosfear ), Fernanda Lira ( Nervosa ) no baixo e Rodrigo Oliveira ( Korzus ) e com o time pronto,  eles anunciam a matadora Angel Of Death do Slayer ( do Reign in Blood de 1986 ).

    No início dela, Vítor deu uma engasgada e a galera chiou feio, mas sem problemas, eles começam novamente e o pessoal responde com roda, cantando junto e chegando cada vez mais perto do palco  baixinho para desespero do segurança, o batera Rodrigo agradece a oportunidade de tocar hoje com tanta gente legal. Ao fim, mais presentes e dessa vez são da loja Lady Snake.

   Vinicius conta que para essa música precisam de mulheres no palco e adivinhem a mão de quem ele pega pra subir no palco? Sim a minha! Ok eu sou uma repórter que está definitivamente dentro da notícia agora, além de mais duas garotas puxadas ao palco os músicos: Danilo Herbert ( Mindflow ) no vocal, guitarras Douglas Jen ( Suprema ) e HerosTrench ( Korzus ), Castor ( Torture Squad ) baixo e Ivan Busic ( DrSin ) bateria, já deu pra adivinhar que a música é a Girls, Girls, Girls do Mötley Crüe ( título do álbum Girls, Girls, Girls de 1987). Bem... morri de vergonha, mas dancei junto com as outras meninas, pelo menos o pessoal agitou bastante. No fim o Castor conta que o Torture Squad se tornou um Power Trio, enquanto isso mais presentes para galera, sério só não levou algo pra casa quem ficou do lado de fora.

    Novamente Fernada Lira do Nervosa sobe ao palco e Vinicius agora de posse de uma guitarra também, mais os músicos Edu Boccomino do Chaosfear na guitarra, Paulo Anhaia ( produtor musical ) no baixo e na bateria Ricardo Batalha ( jornalista ), a música escolhida para eles é Orgasmatron do Motorhead ( do cd Orgasmatron de 1986, mas eles cantam a versão do Sepultura, que está no álbum Arise de 1991), como já é costume... é só uma das integrantes do Nervosa subir ao palco que várias pessoas deixam de curtir o som para fotografa-las ou grava-las! Mas ainda assim essa música é épica, no meio da música o Vinicius da uma colada nos riffs que o Edu está fazendo, muitos sorrisos e gracejos no palco, mas eles tocam bem até o fim.

    A próxima é uma homenagem ao eterno ídolo Ronnie James Dio com a música Heaven And Hell ( do CD Heaven And Hell do ano de 1980 ) da banda Black Sabbath para interpretar esse clássico vem João Luiz ( King Bird ) voz, nas guitarras Silvio Lopes ( King Bird ) e Raphael Mattos ( Shadowside ), no baixo Ricardo Ravache ( Centúrias ) e a bateria conta com o Amilcar ( Torture Squad ), o vocal do João é maravilhoso e a galera vai a loucura com punhos ao ar e cantando junto, ao fim Ricardo fala da sua banda Centúrias sucesso nos idos de 1980 e para finalizar ainda distribui camisas e patchs da banda.

    Antes ainda da próxima jam Vinicius distribui mais algumas camisetas do Stay Heavy, são lindas e eu finalmente consegui uma! Nisso vão subindo ao palco Thiago Bianchi ( Shaman ) voz, Robert ( Hall Of Shadows ) e Silvio Lopes ( King Bird ) nas guitarras, Diego Lessa ( Salário Mínimo ) no baixo e Edson Graseffi ( Panzer, que é mais uma banda que volta a ativa esse ano, após 10 anos parada ) bateria, todos amam as bandas clássicas e com a Heaven On Fire ( segunda faixa do álbum Animalize de 1984 ) do Kiss não foi diferente, todos muito animados e com muitas palmas ao fim dessa música, Thiago conta as novidades do Shaman e fala detalhes do novo vídeo clip da banda.

    Depois de mais alguns presentes para galera é a vez da Stricken ( do cd  Ten Thousand Fists de 2005 ) da banda Disturbed com o versátil Paulo Anhaia ( produtor musical ) no vocal, Bruno Luis ( Command6 ) e Silvano Aguilera ( Woslom ) guitarras, Fabio Carito ( Shadowside ) baixo e Billy Houster ( Chaosfear ) bateria, essa música é muito gostosa de ouvir com aqueles refrões que colam na mente, mas ainda assim, é mais calma e a galera da aquela sossegada básica, no palco aquele clima de confraternização de amigos.

    Quando Vinicius sobe ao palco ele conta das suas três bandas favoritas: Metallica, In Flames e a última Testament, também conta que já foi em vários shows do Testament e nunca viu a música Low ( do álbum Low de 1994 ) ser tocada ao vivo e realiza esse desejo junto com: Vitor Rodrigues ( Voodoo Priest ) no vocal, Raphael Olmos ( Kamala ) e Edu Boccomino ( Chaosfear ) nas guitarras, no baixo Denis Grunheidt ( Damage Inc. ) e Amilcar Christofaro ( Torture Squad ), uma coisa muito curiosa acontece nessa música, o segurança que esta na minha frente começa a curtir disfarçadamente essa música e pela primeira vez eu encontro um segurança que curte Metal!!! Trocamos uma ideia e ele se oferece para pegar água pra mim ( sim.... até aquele momento estava sobrevivendo de goles de cerveja de amigos, quase desidratei ) e com todo o meu porte ameaçador viro segurança por dois minutos, essa noite é a noite mais maluca da minha vida...

    Nisso, os músicos Fernando Boccomino ( Chaosfear ) voz, guitarra André Curci ( Threat ), baixo Eduardo Faria ( Comitiva do Rock ) e  Gus Conde ( da banda americana Odum ) na bateria se reúnem no palco e ele aproveita para contar as novidades da sua banda e todos se preparam para tocar a Walk ( Vulgar Display Of Power de 1992 ) do Pantera, ela foi uma injeção de animo no pessoal que já estava mais morno, como sempre as fileiras da frente pulam e acompanham com seu Air Guitar essa música.

    Lembram que eu falei que esta era uma noite maluca? Pois então assim que os músicos deixam o palco o Vinicius volta a presentear a galera com camisetas, mas dessa vez ele pede para uma garota subir ao palco e começa a entrevistá-la, papo vai papo vem e ele pergunta como seria o homem ideal para ela e já que esta solteira, ele começa a chamar alguns pretendentes para roubar seu coração, agora imaginem a maior cena de "Vai Dar Namoro na TV" por causa de uma camiseta. No fim ela não escolheu nenhum dos cinco rapazes, todos riram muito e ela levou a bendita camiseta para casa, conclusão Vinicius é um fanfarrão.

    Agora sim me esquece, que eu pirei na pista com a Wicked Game ( do cd Heart Shaped World de 1989 do cantor Chris Isaak, e foi regravada pelo grupo HIM em 1997 no álbum de estreia Greatest Love Songs Vol. 666 e sim... eu amo as duas versões ) para executar esta música maravilhosa: Roger Lombardi ( Goatlove) voz, Murilo Leite ( Genocídio ) e Fabio de Paula ( HellLight ) guitarras, João Cruz ( Ravenland ) baixo e Edson Graseffi ( Panzer ) bateria.

    Mais presentes pra galera, sério acho que o Vinicius deve ter a bolsa do Gato Félix, é inacreditável a quantidade de camisetas, cd, patchs, dvd´s, bandeiras, pôsters etc., que ele trás para gente a cada vez que ele sobe no palco, mas não só de presentes e tiradas espirituosas vive Vinicius ele também conversa com a plateia sobre preço dos ingressos de shows no Brasil, a quantidade de shows internacionais, política e pede consciência na hora de votar.

    Então para por aí, a próxima música é em homenagem a todos os organizadores que são incompetentes em suas funções e estragam bons shows e não valorizam as bandas nacionais é a Cryin' Like A Bitch do Godsmack ( do CD The Oracle de 2010 ) e seus músicos são Alexandre Grunheidt ( Ancesttral ) voz, Attílio Negri ( Command6 ) e Antonio Araujo ( Korzus ) guitarras, Renato Canonico ( Ancesttral ) baixo e Marcelo Campos ( Trayce, Salário Mínimo ) na bateria, músicos que estão na pista começam a zoar os que estão no palco, e os que estão no palco riem muito, o clima de amizade impera, os guitarristas aproveitam para fazer passos sincronizados, essa em minha opinião é a melhor música da noite.

    Antes da próxima Jam o Vinicius explica o porquê de algumas bandas contarem no casting da noite e outras não, o grande vilão nesses casos é a agenda das bandas que não batem com a data do evento, feito isso ele chama ao palco Alexandre Grunheidt ( Ancesttral ) e Edu Boccomino ( Chaosfear )  e os três vão cantar Super-Charger Heaven ( Astro-Creep: 2000 de 1995 ) do White Zombie, junto com Leonardo Brito ( Ancesttral ) e Tadeu Neto ( Odum ) nas guitarras, Fábio Romero ( Threat ) no baixo e Marcelo Campos ( Trayce, Salário Mínimo ) na bateria, o Fabio continua agitando muito no baixo, mas a galera do meio está mais sossegada apesar do ritmo agitado dessa música.

    O próximo que sobe ao palco é o Bruno Sutter ( humorista ), na pista várias pessoas gritam Detonator, outras olham feio e tudo mais, mas quando ele começa a cantar Moonchild do Iron Maiden ( clássico do Seventh Son Of A Seventh Son de 1988 ) junto com Tiago Claro ( Seventh Seal ) e Paulo Soares ( Comitiva do Rock ) guitarras, Paulo Anhaia ( produtor musical )  no baixo e Denis Grunheidt ( Damage Inc. ) na bateria, todos são unânimes em duas coisas: Bruno canta muito bem e todos amam Iron Maiden, então a galera pegou fogo com essa música e, depois de autorizado por Vinicius que soltou um: bom a festa agora é de vocês, mais clássicos do Iron como The Number Of The Beast ( do álbum homônimo de 1982 ) e The Trooper  ( gravada no Piece of Mind de1983 ), depois  com Manowar e a música Battle Hymn ( título do cd 1982 ).

    Ele é um verdadeiro frontman e faz o pessoal interagir com ele quando pede palmas, ou "hey...hey...", a voz do Bruno some em alguns agudos durante as músicas, mas nada que atrapalhe a performance, enquanto isso os músicos vão trocando de lugar no meio das músicas mesmo, quem não sabe sai, ou quem está muito afim de tocar entra... e é muito divertido de ver, algumas notas falseiam e muitas risadas dos músicos, o clima não poderia ser melhor. Já era tarde e infelizmente como estou de excursão tenho que ir embora antes do show acabar, me despeço do Blackmore Rock Bar, dos amigos que fiz durante a noite e do segurança que já está bangueando junto com a galera da pista ao som de Bon Jovi com a música Livin' On A Prayer ( do Slippery When Wet de 1986 ) e a certeza que o Metal nacional vai muito bem obrigado....
 

Por Erika Alves de Almeida
Fotos: Irisbel Melo
Agradecimentos à Cintia Diniz e a equipe do Stay Heavy
pela atenção e credenciamento
Novembro/2012

 

Set List Nervosa
01 - MaskedBetrayer
02 - InvisibleOppresion

Set List Chaosfear
01 - Legacy Of Chaos
02 - When The Sky Turns Red

Set List do Ancesttral
01 - Legacy Of Chaos
02 - Bloodshed And Violence

Set List das Jams
01 - Fuel ( Metallica )
02 - The End of Heartache ( Killswitch Engage )
03 - Crying In The Rain ( Whitesnake )
04 - Highway To Hell ( AC/DC )
05 - Angel Of Death ( Slayer )
06 - Girls, Girls, Girls ( Mötley Crüe )
07 - Orgasmatron ( Sepultura )
08 - Heaven And Hell ( Black Sabbath )
09 - Stricken ( Disturbed )
10 - Heaven On Fire ( KISS )
11 - Low ( Testament )
12 - Walk ( Pantera )
13 - Wicked Game ( HIM )
14 - Cryin' Like A Bitch ( Godsmack )
15 - Super-Charger Heaven ( White Zombie )
16 - Moonchild ( Iron Maiden )
17 - The Number Of The Beast ( Iron Maiden )
18 - The Trooper ( Iron Maiden )
19 - Battle Hymn ( Manowar )
20 - Livin' On A Prayer ( Bon Jovi )

 Voltar para Shows