Titãs - Cabeça Dinossauro
Sábado, dia 16 de junho de 2012 no Credicard Hall em São Paulo/SP

    Uma noite marcante em São Paulo ocorreu no último dia 16 de junho de 2012 na Zona Sul em São Paulo. Após um emocionante show no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ onde a banda gravou o DVD deste show, o Credicard Hall recebeu o espetáculo comemorativo do LP Cabeça Dinossauro do Titãs. Um show que começou no Projeto Álbum do SESC Belenzinho ( com sete dias completamente 'sold out' ), e uma participação vigorosa na Virada Cultural ( confira aqui mais detalhes ), a maior casa de shows de São Paulo seria a responsável em acolher essa nova data que marcaria a noite em termos de espetáculo. O LP lançado originalmente em 1986, Cabeça Dinossauro foi um marco na história dos Titãs e do Rock Brasileiro, sendo esse o terceiro LP da banda e o mais marcante na carreira do conjunto, que já rendeu inúmeros discos de Platina, sem contar nas participações de edições nacionais e internacionais do Rock in Rio

    A banda hoje é formada por Branco Mello ( voz e baixo ), Paulo Miklos ( voz e guitarra ), Sergio Britto ( voz, teclado e baixo ), Tony Bellotto ( guitarra ) e o músico convidado Mario Fabre ( bateria ) subiram ao palco do Credicard Hall, um pouco além do horário previsto, pois na entrada já sabíamos que o público seria sold out e um acidente com vítima fatal na Marginal Pinheiros dificultou o acesso de muita gente, e com isso a banda sabiamente atrasou para que grande maioria das pessoas, que estavam a caminho da casa pudessem chegar e assistir da maneira mais confortável possível.  

   A primeira parte do show que ocorreu de maneira direta e quase sem muita comunicação com o público seguiu fielmente faixa a faixa do álbum Cabeça Dinossauro começando com a batida quase que tribal da faixa título Cabeça Dinossauro que iniciou o show e seguiu com o primeiro sucesso do álbum AA UU, onde já era claro que Titãs ao vivo soa bem mais pesado do que em gravações de estúdio. A crítica ferrenha a religião mostrada na música Igreja mais a sequencia com o hino Polícia, que devido ao peso perdeu um pouco o feeling na quebrada com a bateria que tem no meio da música. Em seguida tivemos quase que a versão Hardcore do disco com “Estado Violência,A Face do Destruidor” e “Porrada”.

    Branco Mello menciona que aquele "Era o melhor encontro que qualquer banda poderia desejar" em função do êxtase em que se encontrava a plateia e viria mais, pois a era a vez do refrão fácil e pegajoso de Tô cansado e energia de Bichos Escrotos, que ecoaram por São Paulo a plenos pulmões, e como era de se imaginar, todos gritaram a parte mais conhecida da música, ou seja, o quase que refrão “Vão se fudê!!!”, que se hoje soa comum e banal pela atual cultura cênica no Brasil, porém, há vinte e seis anos era um completo choque cultural no Pop açucarado que se fazia na época. Entretanto, comparando com a  mesmice que temos hoje em dia, vemos a qualidade das bandas daquela época é como os grupos atuais são paupérrimos em termos de criação, mas essa crônica é tema de outra matéria.

    O final desta primeira parte não poderia ser melhor, pois tinha versões matadoras paras “Família”, “Homem Primata”, “Dívidas” e “O Quê” finalizando o álbum Cabeça Dinossauro. Embora já estivesse bem lotado o Credicard Hall, nessa hora ainda era possível ver pessoas chegando, o que dava uma vaga ideia de como deveria estar o trânsito.  

    A banda sai por um momento do palco e com o público chamando por "Titãs, Titãs, Titãs...", claro que a banda retornaria e assim o faz como A Verdadeira Mary Poppins, seguida por uma do disco Titãnomaquia, que foi a tentativa dos Titãs de se fazer um disco mais pesado, e onde mencionaram que esse álbum foi "a primeira guerra dos Titãs" e executaram Amor Por Dinheiro e Nem Sempre Se Pode Ser Deus. A próxima música que seria um cover, a banda lembra que há 10.000 anos um compositor baiano sabia a solução para os problemas do Brasil, e a versão de Aluga-se que a banda fez para um dos inúmeros sucessos de Raul Seixas, soa mais que espetacular.  

    Com uma espécie de brincadeira com o riff de Diversão serviu para que todos identificassem a música mesmo antes de sua apresentação e para os falsos políticos do Brasil, a banda os homenageia com Vosssa Excelência. Branco lembra que há trinta anos a banda começou nos porões da cidade de São Paulo e o primeiro hit da banda Televisão - a seguinte do set - fez os mais saudosos da época gritar o sucesso com toda a força que conseguiam. 

    A Melhor Banda De Todos Os Tempos Da Última Semana, que teve muita críticas em função dos rótulos que todas bandas emergentes da época ganhavam soa décadas depois ainda muito mais atual do que foi no período de seu lançamento. Posteriormente, os Titãs relembraram O Pulso em mais outra execução praticamente perfeita e levaram assim o Credicard Hall praticamente para uma viagem no tempo, mas, mostrando que não é só do passado que a banda vive apresentam uma nova música intitulada Fala Renata

    Finalizando a segunda parte do show uma dobradinha bem pesadaça com Será Que É Isso Que Necessito e Lugar Nenhum. Após mais um tempinho também ao som de "Titãs, Titãs, Titãs..."  ecoando pelo por todo o Credicard Hall e embora já fosse quase que previsto mais um retorno ele aconteceria em forma de grandes hits, pois a excelente Flores, a eletricidade de Sonífera Ilha e a sempre positiva Marvin, que trás uma energia muito boa a qualquer show, seria a faixa de encerramento do show. Seria, mas os Titãs guardavam ainda mais um coelho na cartola e para a surpresas de todos tivemos o repeteco de Bichos Escrotos, logicamente cantado pelos milhares de presentes no Credicard Hall e finalizando assim, um set de mais de duas horas que pareceu perfeito, e embora longo, passou extremamente rápido. 

    Trinta anos de banda, que apesar de todas turbulências passadas ao longo dos anos com saída de alguns membros fez com os que estavam no palco mostrarem a dedicação dos Titãs em realizar um show monstruoso, trocando os instrumentos para que o vocal sempre estivesse mais solto, foi realmente perfeito. Um show que poderia ser cronometradinho e ensaiadinho, foi uma aula de Rock, em versões muito mais pesadas que nas gravações, soando até atuais várias músicas. Obrigado Titãs. Foi uma excelente volta ao tempo e um baita show de ROCK com todas letras maiúsculas mesmo. 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Lívia Matsumoto e equipe da T4F
pela atenção e credenciamento
Julho/2012

Clique aqui ou na foto ao lado e confira uma galeria de fotos do Titãs no Credicard Hall em São Paulo/SP

Clique e confira uma galeria de fotos do Titãs no Credicard Hall em São Paulo/SP


Setlist

1 - Cabeça Dinossauro
2 - AA UU
3 - Igreja
4 - Polícia
5 - Estado Violência
6 - A Face do Destruidor
7 - Porrada
8 - Tô Cansado
9 - Bichos Escrotos
10 - Família
11 - Homem Primata
12 - Dívidas
13 - O Quê

Intervalo
14 - A Verdadeira Mary Poppins
15 - Amor por dinheiro
16 - Nem Sempre Se Pode Ser Deus
17 - Aluga-se (cover do Raul Seixas)
18 - Diversão
19 - Vossa Excelência
20 -Televisão
21 - A Melhor Banda De Todos Os Tempos Da Última Semana
22 - O Pulso
23 - Fala Renata
24 - Será Que é Isso Que Eu Necessito?
25 - Lugar Nenhum
Bis
26 - Flores
27 - Sonífera Ilha
28 - Marvin
Bis 2
29 - Bichos Escrotos 

Voltar para Shows