Ultrashow - Especial Jovem Guarda com Jerry Adriani, Martinha,
Ângelo Máximo, Os Vips, Marcos Roberto, Waldireni e Claudio Fontana
Terça, dia 13 de março no Teatro Abril em São Paulo/SP

    Um evento corporativo que homenagearia as raízes do Rock Nacional, a Ultrafarma promoveu no último dia 13 de março um encontro com estrelas que deram origem ao Rock e tudo que amamos nele e o Rock On Stage foi o único veículo voltado ao Rock que cobriu com exclusividade o evento.

    A Jovem Guarda foi um movimento ocorrido na década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda. Surgiu com um programa televisivo brasileiro exibido pela TV Record, a partir de 1965. Ao contrário de muitos movimentos que surgiram na mesma época, a Jovem Guarda não possuía cunho político. Os integrantes do movimento foram influenciados pelo Rock And Roll da década de 1950 e 1960 e pela precursora do Rock no país, Celly Campello, com isso, faziam uma variação nacional do Rock, batizada no país de "Iê-Iê-Iê" ( expressão surgida em 1964, quando os Beatles lançaram o disco/filme A Hard Day's Night, batizado no Brasil de Os Reis do Iê-Iê-Iê ), com letras românticas e descontraídas, voltada para o público jovem.

    A maioria de seus participantes teve como inspiração o rock da década de 1950/60, comandado por cantores como Elvis Presley, Roy Orbinson e bandas como os Beatles. A expressão Jovem Guarda começou a ser usada com a estreia do programa de auditório que tinha esse nome, na TV Record, em 1965. Foi tirada de um discurso de Lênin, onde dizia: "O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada". Era comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, que apresentavam ao público os principais artistas ligados ao movimento. O programa tornou-se popular e influenciou toda uma geração. O movimento foi identificado como do público jovem, porém, agradou pessoas de todas as idades.

    O lugar escolhido para o evento foi uma casa tradicional para a Cultura na cidade de São Paulo, o hoje Teatro Abril antigamente se chamava Cine-Teatro Paramount, inaugurado em 1929 e foi o primeiro cinema sonoro da América Latina sendo o lugar escolhido para os famosos festivais de música que aconteceram na década de 60, e com esse valor histórico cultural se encaixa perfeitamente no contexto.

Coletiva de imprensa

    Antes de comentar em relação ao Show vou comentar sobre Coletiva de Imprensa, que ocorreu em uma sala no Teatro Abril. Além do presidente da Ultrafarma Sidney Oliveira e dos cantores que se apresentaram no palco como Martinha, Carlos Fontana, Waldireni, Marcos Roberto, Ângelo Máximo, Os Vips e Jerry Adriani, estavam presentes algumas celebridades da TV Brasileira como o grande cantor Silvio Brito, Faa Morena, a BBB Iris Stefanelli, o Dep. Federal Frank Aguiar, Dudu Braga ( filho de Roberto Carlos ), Nilton Cesar e Andréa Nóbrega. Muitas conversas com os cantores sobre a Jovem Guarda e a cantora Waldireni nos confidencia que ela gosta do palco e não posar para fotos, que ela amava a música, gravar, shows etc.., e Silvio Brito me disse que gostou de ter um site especializado em Rock cobrindo o evento.   

     O Teatro Abril, que mesmo com uma forte chuva que caiu em São Paulo próximo as 18:00 provocando um aumento no trânsito em São Paulo, como devem imaginar, estava completamente lotado, e o evento sofreu um pequeno atraso em relação a chuva já citada para que todos pudessem se acomodar perfeitamente em seus assentos previamente marcados a hostess da noite, Paloma Silva apresenta o Bispo da Catedral de Santo Amaro, Dom Fernando Figueiredo, seguida de algumas poucas palavras do presidente da Ultrafarma Sr. Sidney Oliveira.

Palestra: "Mude sua alimentação mude Sua vida"

    O renomado cardiologista Dr. Lair Ribeiro, escritor de mais de 30 livros, muitos sobre autoajuda fez uma palestra com o tema “Mude sua alimentação, mude sua vida”, que nos deu dicas de uma alimentação saudável, e mesmo sendo um evento de uma farmácia, o médico deixou claro que remédios seriam a última intervenção em doenças, para "remediar", mostrando uma preocupação seria de todos envolvidos no evento para com a saúde da população e não um simples show de propaganda da marca. Foi excelente as dicas e sempre levamos algo de útil nessas palestras e digamos nesta teve muitos.

 

Ultrashow Jovem Guarda

    Chegava a hora de ver os fundadores do Rock Nacional, onde eu quando criança, sempre ouvia os então compactos do meu pai referente a essa geração e a importância no Rock e não um dedilhado de violão com cunho político por trás... Bem, chegava a hora de ver monstros sagrados no palco mais uma vez. E assim como excelentes shows que presenciei ano passado como Os Incríveis ( leia resenha ) e Erasmo Carlos, pude que quase completar na totalidade de ver shows dos grandes dessa época.

Martinha

    A primeira a subir no palco foi a Martinha, e de cara mostra ao público o talvez seu maior sucesso Eu Daria Minha Vida levando todo o Teatro Abril a cantar junto, mostrando a força da Jovem Guarda com músicas de quase 40 anos cantando pela maioria e onde muitos da plateia nem sequer eram nascidos nessa época, na sequencia mostra que o queijinho de Minas, ou a parte romântica da Jovem Guarda emenda com Eu Te Amo Mesmo Assim, o som espetacular extremamente limpo e claro onde podíamos ouvir todos equipamentos bem equalizados, mesmo se tratando de um teatro o som foi superior a qualquer expectativa.

    Na sequencia, após os tradicionais agradecimentos Martinha apresenta os músicos que acompanhariam todos os cantores na noite e a banda era formada por Bira no baixo, Alvinho na guitarra, Mauricio nos teclados e Luciano na bateria, esse último filho da cantora então. A última música da cantora, ( seriam três de cada um ) termina espetacularmente com o clássico imortalizado pelos incríveis com Marcas Do Que Se Foi.

 

Carlos Fontana

    Em seguida, a surpresa da noite o cantor Carlos Fontana abre seu show com seu sucesso Adeus Ingrata, onde menciona que ele cantou nos últimos programas da Jovem Guarda, isso datado de 1969 e como emocionante para ele esse momento.

    Depois ele lembrou que dividia uma República em São Paulo com dois outros cantores da época Antonio Marcos ( já falecido ) e Nelson Ned e após várias histórias, conta que tudo na vida, ele devia para a próxima música, gravada por nada menos que 35 artistas e toca o sucesso Homem de Nazaré, imortalizado na voz de Antonio Marcos  e termina com uma bela história que diz que Nelson Ned o acordou na madrugada para cantar essa música. Então o grande Carlos Fontana termina seu set com Tudo Passará. Detalhe é mesmo após tantos anos a presença de palco foi impressionante.

Marcos Roberto

   Após Carlos Fontana quem subiu ao palco foi o cantor Marcos Roberto que canta logo de entrada,  seu sucesso Vá Embora Daqui, seguida por outro hit do cantor A Última Carta, emocionando a todos os presentes e onde adeptos historia da época de ouro da Jovem Guarda.

    Marcos Roberto encerra seu rápido set com um sucesso de Dori Edson com Longe dos Olhos Perto de Coração.

 

Waldireni

    Chegava a hora de subir no palco a mulher que inspirou Roberto Carlos a compor Garota Papo Firme e a cantora Waldireni sobe ao palco e de cara canta Splish Splash, que incendeia o Teatro Abril fazendo todos dançarem.

    Depois, avisa que a próxima música fez muita mais sucesso na voz de Roberto Carlos e o clássico Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim, foi simplesmente sensacional, e termina com a música clássica de sua carreira Garota Papo Firme Que O Roberto Falou em versão maravilhosa e provavelmente a maior surpresa da noite.

Ângelo Máximo

    Após o - digamos furacão Waldireni - chegava a hora do cantor Ângelo Máximo subir ao palco, que aproveita a oportunidade e mandou seu maior hit, a música  Domingo Feliz que fez o Teatro Abril inteiro cantar o refrão Ah, Ah, Hoje É Meu Dia e mantendo o clima positivo no ar, emendou com a clássica A Primeira Namorada.

    Após os agradecimentos, ele lembra que não tocou no programa da Jovem Guarda, pois no final do programa ele estava em inicio de carreira, e agradece a todos e termina o fantástico set com Vem Me Fazer Feliz.

Os Vips

    Umas das maiores duplas da Jovem Guarda, Márcio e Ronald formaram Os Vips por volta de 1964 e ao subirem no palco Menina Linda é entoada a perfeição, fazendo muitas senhoras da plateia quase ir as lágrimas, e assim, eles comentam que a próxima música, outro grande sucesso deles, teve regravação com uma parte cortada e que eles iriam cantar a versão na íntegra e o hino É Preciso Saber Viver foi cantada por todo o Teatro Abril em função de muitos conheceram uma regravação feita pelo Titãs e após piadas, do tipo que podem faltar de algum ensaio pois são Vips, terminam com o que talvez seja seu maior hit, composta por Roberto e Erasmo, A Volta termina o que para mim foi a melhor apresentação da noite.

Jerry Adriani

    Chegava a hora da estrela maior da Jovem Guarda presente no dia fechar o evento e após sua primeira música que não reconheci, e a plateia já clamava pelo ídolo que estava no palco, na sequencia uma conhecida ou pelo menos uma que eu conheço mais, e avisa que foi composta por Raul Seixas, e Doce Doce Amor, faz o Teatro Abril mais uma vez cantar em uníssono para então terminar sua parte no show com tudo. Detalhe impressionante foi que duas senhoras sobem ao palco para cumprimentar o vocalista de tanto sucesso.

    Muito marcante também foi que  assim que Jerry Adriani encerrou seu set, o Grand Finale viria com a presença de todos os convidados para tocarem dois dos maiores sucessos da Jovem Guarda com Quero Que Vá Tudo Pro Inferno e Festa de Arromba, que finalizaram a e espetacular noite de Rock.

Excepcional Noite

    Mesmo sendo um site especializado em Rock e Heavy Metal, o Rock On Stage realiza nesta matéria um tributo aos responsáveis pela criação da cena Rock brasileira, pois  independente da vertente, devemos muito a estes desbravadores, que,  mesmo em épocas de repressão, conseguiram mostrar sua rebeldia com atitude e talento com sua união deste artistas que há 40 anos atrás que fizeram uma cena forte, Hoje a cena Rock do Brasil.

    E este exemplo de união forte, sempre mostrado em qualquer matéria sobre o tema, deve ser seguido para a nossa cena atual de Rock e Metal, muitas vezes tão criticada. Já que eles foram e fizeram acontecer em épocas distintas, mas um exemplo, que com certeza deve ser seguido. Vida longa à Jovem Guarda e seus ícones!!!

Galeria de Fotos  do Ultrashow - Especial Jovem Guarda

Galeria de Fotos  do Ultrashow
Especial Jovem Guarda

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos a Ultrafarm
a e a Karyna Djo Credidio
Assessoria Márcia Stival pelo convite e credenciamento

Março/2012

Voltar para Shows