Night Of The Beast com Velhas Virgens
Abertura: Nota Promissória
Sábado, dia 06 de outubro
no Ilha Clube em Mogi Guaçú/SP

    Desde os tempos dos festivais promovidos pelos meus amigos do Coda On Line que não assistia uma apresentação de uma banda conhecida no cenário do Rock em Mogi Guaçú/SP e finalmente com este evento Nigth Of The Beast teria a oportunidade de rever a lendária banda brasileira Velhas Virgens novamente neste ano ( em janeiro em Itapira/SP assisti as Velhas Virgens, confira matéria ) e mais algumas atrações de abertura, que estavam no cartaz do evento, tais como o Perestroika, o Máfia do Blues e o Projetos Engavetados.

    Demorou um tempo até que os portões fossem abertos para a entrada do público e consequentemente o evento atrasou um pouco. O local escolhido para as apresentações era o Ilha Clube, um local bem grande ( embora, onde seriam mesmo os shows, era de espaço razoável ) e o som e iluminação estavam bons, garantindo assim que teríamos bons shows. Entretanto, as três bandas de abertura não tocaram por motivos que não fiquei sabendo oficialmente e tivemos uma outra banda responsável pela abertura da noite, as meninas do Nota Promissória.

Nota Promissória

    A Nota Promissória é uma banda de São Carlos/SP formada por quatro belas garotas que trouxeram um repertório baseado em alguns dos maiores clássicos do Rock e Heavy Metal daqueles não deixar ninguém parado. E o melhor, além da beleza das integrantes, elas tocaram cada uma de suas músicas com uma precisão muito boa e exibiram um grande carisma no palco.

    É.... Mariana Ruzzi nos vocais e teclados, Nathália Fernanda Dias na guitarra, Gabriela Rosalini no baixo e Gabriela Ruzzi na bateria começaram suas atividades em dezembro de 2006 e lançaram seu primeiro cd com composições próprias em 2008, e mesmo sendo muito jovens, elas já tem uma bela experiência no palco com pude comprovar durante o show, e embora tenham usado a estratégia de um set repleto de clássicos, seria interessante ter ouvido mais que uma de suas músicas próprias, mas tudo bem, show de abertura para uma banda como as Velhas Virgens tem que ser algo marcante e elas foram.

    Logo na abertura a simpática vocalista Mariana toca sem cerimônias ou receios uma das melhores dos Beatles com Helter Skelter e a guitarrista Nathália sola bravamente, não se importando e encarando os fãs sem medo. Seguem com Black Night do Deep Purple em outra ótima versão, que empolgou bastante os presentes, e detalhe, quem acompanhou a música bem discretamente, mas, estava vibrando também foi o Paulão, o vocalista das Velhas Virgens, que confirmou aquilo que eu já havia percebido: a Nota Promissória tem talento, carisma e simpatia no palco.  

    A próxima do set foi a própria Sina, que foi dedicada pela Mariana aos meus amigos da Radio Rock Clube de Amparo/SP e deu para perceber que a música lembra o estilo da Pitty sendo bastante pesada. Aproveitando a oportunidade, a vocalista fala sobre o site da banda e nos convida para visitar ( a saber www.notapromissoria.com.br ) e então a guitarrista Nathália já puxa os conhecidos - mas sempre eletrizantes - riffs de Sweet Child O'Mine do Guns´N´Roses e a reação dos presentes com uma versão tão bem feita como esta foi de aplaudir as beldades, que por todo o show eram só sorrisos, fato que aumentou e muito a ligação entre elas e os fãs.

    E essa ligação ficou maior com a carismática vocalista nos conclamando para cantar com ela Britzkrieg Pop do Ramones com o tradicional “Hey Ho...Let's Go!”, que fez todos pularem. Depois, foi a vez de Smells Like A Teenage Spirit do Nirvana em versão bem forte, que assim como a anterior fez algumas rodas surgirem na pista.

    Sem parar as meninas tocam uma brilhante versão de Another Brick In The Wall com a guitarrista Nathália solando tal qual David Guilmor deixou gravado no espetacular álbum do Pink Floyd e tanto a baixista Gabriela Rosalini, quanto a baterista Gabriela Ruzzi fazendo suas partes tais quais feitas no passado por Roger Waters e Nick Mason

   Havia um teclado montado no palco para as meninas e a vocalista se dirigiu até lá para tirar a próxima de seu repertório, sinceramente esperava qualquer outra música, mas quando a Mariana tirou os primeiros acordes de Don't Stop Believin' minha alegria multiplicou-se pois, além da versão delas para esta música do Journey estar praticamente perfeita, elas receberam ajuda da plateia que cantou alguns versos, tanto que classifico esta música com um dos pontos altos do show da Nota Promissória.

    Em seguida, elas exibem uma versão para Enter Sandman do Metallica, que faz a galera agitar os pescoços e sem pausar emendam Crazy Train do Ozzy Osbourne, aliás, a vocalista sabiamente deixa o microfone para a galera completar alguns versos e a Gabriela Ruzzi realizou licks envolventes em sua bateria. Depois elas executaram a versão para The Trooper do Iron Maiden e aí reparei que mesmo tendo uma guitarrista de muita técnica como a Nathália, que mandou muito bem, fazer a base e o solo tudo junto, não é uma tarefa fácil e a falta da segunda guitarra foi notada, mas a vocalista passou uma energia única nesta e nas demais músicas, enfim, a Nota Promissória é uma banda muito bem afiada.

    Mantendo o clima mais Heavy Metal elas tocam Seek And Destroy do Metallica, mais uma vez muito bem nos trazendo a maior adrenalina e provocando a agitação da galera. Elas agradecem mais uma vez pela chance de tocar no mesmo palco que as Velhas Virgens e iniciam a música que seria a 'saidera', a Highway To Hell do AC/DC, mas, estranhamente uma pane no som aconteceu e parou o show das meninas, se foi intencional ou não sabemos, mas a Gabriela Ruzzi aproveitou para realizar seu curto, porém, muito bom solo na bateria.

    É essas gurias foram a revelação do evento como um todo e com cada um que conversei durante e após o show da Nota Promissória, a resposta foi que elas foram realmente muito bem. Aliás, elas receberam todos que foram conversar em um exemplo de simpatia. Que elas apareçam mais vezes na região.

Velhas Virgens

    Após o show das meninas do Nota Promissória em tese receberíamos a banda Máfia do Blues, que estava no evento e foi embora sem tocar, o porque oficialmente não sei dizer e este fato antecipou a apresentação da banda principal deste Night Of The Beast.

    As Velhas Virgens já estão no seu 26º ano ininterrupto de muita irreverência, sarcasmo, machismo e Rock'n'Roll pesadão desde que Alexandre ( Cavalo ) Dias e Paulo de Carvalho ( Paulão ) criaram a banda inspirados no filme do lendário Mazzaropi. Atualmente, além dos dois citados a banda é formada por Juliana Kosso nos vocais, Carlos "Tuca" Paiva no baixo, Roy Carlini na guitarra e Simon Brown na bateria e após a curta introdução abriram o set com a nova Eu Toco Rock´n´Roll, que causou o esperado frisson na galera que agitou bastante.

    Com riffs que pareciam vindos de uma das músicas do AC/DC ( e uma das principais influências das Velhas ) Só Pra Te Comer do primeiro álbum Foi Bom Pra Você de 1995 foi a seguinte e Paulão comanda a adrenalina dos fãs com toda a sua linha sarcástica acumulada em todos esses anos de estrada. Depois tocaram Muito Bem Comida ( do Sr. Sucesso de 1999 ) e durante a letra o vocalista exibe sua barriga de cerveja e pede a participação do público presente durante o refrão da música e é plenamente atendido. Em seguida, Paulão fala o “Boa Noite Mogi Guaçú” e da importância que a banda tem por ser independente há tanto tempo, enfatiza que ninguém ajudou a banda e somente os fãs merecem o respeito deles.

    Como um bom marqueteiro que é Paulão avisa que tem a lojinha de merchandising da banda logo perto e que era para nós todos irmos para lá comprar os “produtos oficiais” das Velhas que vão desde camisetas, cd´s, DVD´s, chaveiros, etc.. mas que são encontrados apenas nos shows ou nos puteiros. Comenta também da cerveja da banda e do show a Tributo para Renato Russo e que conheceu o vocalista do Legião Urbana, comenta do Brasil e Argentina e tira o maior sarro do responsável pela venda ‘merchan’ da banda e provoca assim muitos risos gerais.

    Depois o muito falante vocalista começa a anunciar a vocalista Juliana Kosso como a mulher que “pos o dedo no cú do Ozzy, que pisou nas bolas do Lemmy entre outras frases hilárias. Com esta introdução, a linda ruiva da banda entra como uma versão feminina de Angus Young e começa a cantar o Blues de A Mulher do Diabo, clássico do álbum Vocês Não Sabem Como É Bom Aqui Dentro! de 1997 e além de sua atuação cheia de energia, as guitarras de Alexandre “Cavalo” Dias e Roy Carlini garantiram uma das melhores músicas da noite.

    No final de A Mulher do Diabo Juliana Kosso solta um “Sejam Bem Vindos Ao Inferno” ( diga-se de passagem... um inferno com ela.... humm é tentador!!! ) e a vocalista canta sozinha a mais lenta Não Vale Nada, que ganha um solo de primeira da dupla de guitarristas e aí que vemos o poder que as guitarras possuem e como eles nos fazem bem.

    Ao término desta Juju cumprimenta os fãs e diz que conheceu um empresário, pronto a dica para Sr. Sucesso estava dada e Paulão veio vestido com uma roupa amarela e com cartola interpretando o personagem da letra da música que teve o mais puro Blues, graças as atuações de Alexandre “Cavalo” Dias e Roy Carlini nas guitarras que fizeram solos vigorosos mesmo.

   Enquanto foi tocada Um Homem Lindo do cd Com A Cabeça No Lugar ( 2003 ) Paulão em seu momento Angus Young tupiniquim tira parte de sua roupa em um strip, que já é de certa forma, costumeiro nos shows das Velhas. E só de... digamos... ceroulas começa com o clássico Abre Essas Pernas, outra do Vocês Não Sabem Como É Bom Aqui Dentro!, que tem a participação de Juju Kosso dividindo os vocais com o Paulão em mais outro momento que teve aquela levada de Blues, especialmente pelas guitarras.

    Bem... Abre Essas Pernas é uma as músicas mais esperadas do show e uma das que mais divertem o público, mas difícil é para a Juju, que tem que escapar sempre do insano Paulão, que parte para cima dela e se ela não for esperta, como é, a grudaria no palco mesmo ( se é que me entendem ). Faz parte do show, mas enfim....

    Teoricamente acalmando um pouco temos a balada romântica da banda Esse Seu Buraquinho, sucesso do álbum Cubanajarra de 2006, que manteve a linha Blues e com uso do slide na guitarra de Roy Carlini amplificando a energia passada para nós. Depois em ritmo de carnaval executam Essa Tal de Tequila lá do primeiro álbum o Foi Bom Pra Você? com a Juju comandando os vocais muito bem e em seguida Paulão pega o microfone e fala que já era tarde e que o show deveria acabar, afinal, o dia seguinte era o dia para eleição para prefeito, e que todos deveriam ir dormir.

    Com a recusa dos fãs ao carismático vocalista, as Velhas Virgens tocam duas do Vocês Não Sabem Como É Bom Aqui Dentro!, que fazem parte das mais emblemáticas músicas de sua carreira: Uns Drinks devidamente emendada com Beijos de Corpo em uma versão muito eletrificada que gerou até algumas rodas de empolgação na pequena pista do local escolhido para o show as Velhas no Ilha Clube, que foi a última antes do bis.

    Os fãs pediram a próxima aos gritos de “Buceta...Buceta!!!” e a bela vocalista conclama os fãs gritando os tradicionais “Bota Pra Fuder” e assim os acordes iniciais de O Que É Que A Gente Quer? (B.U.C.E.T.A.) vieram à tona em um momento muito erótico da noite nesta composição do Foi Bom Pra Você?. É ... a Juju sabe ser sensual de uma forma única quando está no palco, se ainda não teve a oportunidade de ver a ex-Patotinha com as Velhas Virgens, não sabe o que está perdendo caro leitor(a).

    Paulão retorna ao palco e divide as atenções com a vocalista e fazendo um solo de gaita bastante forte outro de seus grandes sucesso do Vocês Não Sabem Como É Bom Aqui Dentro! com Siririca Baby e assim como nas apresentações anteriores da banda ele nos pede para que as mulheres gritem “ Eu Bato Bronha” e os homens “Siririca Baby” fazendo uma alusão que cada um deve dar prazer ao outro, mas lógico que muitas mulheres ficaram encabuladas e não entraram tanto na ideia da música. Com o tempo e sua enorme capacidade de motivar os fãs, ele conseguiu uma participação melhor das mulheres.

    Após este brilhante momento que não deixou ninguém parado eles continuaram com Paulão recitando o Hino dos Cervejeiros como se fosse um poema de Drummond e aí em ritmo de carnaval recebemos o Hino dos Solteiros para encerrar a apresentação com Minha Vida É Rock´N´Roll, cover sensacional do Made In Brazil, que reflete a vida de muita gente que conheço. E o bacana foi que durante a execução desta última música Paulão se relembrou do inicio das Velhas Virgens quando tocava o baixo na banda, e detalhe, ele ainda faz isso muito bem.

    Após o show, muitos já foram embora, mas a galera das Velhas Virgens realizou um Meet & Greet com os presentes que ficaram, pois estavam batendo papo com os fãs, tirando fotos, autografando discos, enfim, recepcionando seus convidados com um carinho que não é visto por muitos músicos e por isso são uma das bandas mais cultuadas do Brasil.

     O set list foi um pouco mais curto comparando com o show de Itapira/SP, que teve bem mais músicas, mas não tem como não dizer que as Velhas Virgens não realizaram outra de suas marcantes apresentações em Mogi Guaçú que deixou boas lembranças do eletrizante Rock´n´Roll que eles fazem.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Marcos Wolff
 pela atenção e credenciamento
Outubro/2012

Clique aqui ou na foto ao lado e confira uma galeria de 100 fotos dos shows das Velhas Virgens e da Nota Promissória no Ilha Clube em Mogi Guaçú/SP

Clique aqui confira uma galeria de 100 fotos dos shows das Velhas Virgens e da Nota Promissória no Ilha Clube em Mogi Guaçú/SP

l

Set List Velhas Virgens
1 - Eu Toco Rock´N´Roll
2 - Só Pra Te Comer
3 - Muito Bem Comida
4 - A Mulher do Diabo
5 - Não Vale Nada
6 - Sr. Sucesso
7 - Um Homem Lindo
8 - Abre Essas Pernas
9 - Esse Seu Buraquinho
10 - Essa Tal de Tequila
11 - Uns Drinks
12 - Beijos de Corpo
Bis
13 - O Que É Que A Gente Quer?
( B.U.C.E.T.A. )
14 - Siririca Baby
15 - Hino dos Solteiros
16 - Minha Vida É Rock And Rol

Voltar para Shows