Velhas Virgens - Rockin´Beer Tour 25 Anos
Abertura: Wild Capivara, Ozzmozzy ( Ozzy Cover )
 e Jack Flash
( Rolling Stones Cover )
Sábado, dia 21 de Janeiro de 2012 no Clube Centrão em Itapira/SP

    Passados praticamente quase um ano da última apresentação das Velhas Virgens em Itapira/SP ( confira cobertura ), Paulão de Carvalho e Cia. voltaram ao Centrão para um novo e sensacional show, comemorando os 25 anos da banda com o lançamento do DVD ao vivo intitulado Rockin' Beer Tour 25 Anos. Era certeza de casa cheia e sonzeira com muito Blues e Rock, mas as Velhas Virgens nos surpreenderam com seu novo show, que teve uma parte acústica e de certa forma, mais intimista. E antes de comentar detalhadamente como foi o brilhante espetáculo da banda principal, vou contar um pouco das bandas de abertura da noite no dia que posso considerar como a abertura da temporada 2012 de shows que acompanho para o Rock On Stage.

Wild Capivara

    A banda de Itapira Wild Capivara, formada atualmente por Kura nos vocais, Karatê e Guilt nas guitarras, Xandão no baixo e Mateus (Vô) na bateria tiveram a honra de abrir os shows deste sábado por volta das 22:00hs, e infelizmente um pequeno atraso entre saída de E. S. Pinhal/SP e o tempo na estrada, impossibilitou de acompanhar a sua apresentação, entretanto, em conversas com amigos presentes desde o inicio do evento disseram que eles tocaram clássicos do Rock como Enter Sandman do Metallica entre outros.  Enfim, um aquecimento de qualidade para o que viria depois.

Ozzmozzy

    Ser um cover de John Michael Osbourne, na fase que Zakk Wylde, Robert Trujillo e Randy Castillo estavam na banda, não deve ser uma tarefa fácil e a banda de Campinas/SP, Ozzmozzy subiu no palco do Centrão com a missão de realizar um grande show que relembrasse-nos do vocalista mais insano do Rock/Heavy Metal e seus competentes asseclas.

    E os músicos Ozzy Osborges - vocais, Phil “Fucking” Wylde - guitarra, Edward Drujillo - baixo e Randy Radar Castillo - bateria, chamaram a responsabilidade para si e mostraram para o público grandes momentos da carreira de Ozzy Osbourne, seja nos seus tempos de Black Sabbath ou em sua frutífera carreira solo.

    Eles começaram o show com o hit Bark At The Moon, que foi muito bem interpretado por Ozzy Osborges, trajado com um sobretudo, óculos escuros e crucifixos, e assim, fez as caras e bocas tais quais o Mr. Madman realiza. E literalmente cobrando a agitação dos fãs, faltou apenas os baldes de água jogados nos fãs para ficar idêntico.  Em seguida, apresentaram as ótimas versões para I´m Don´t Wanna Change The World e Mr. Crowley com o guitarrista Phil "Fucking" Wylde solando muito bem e honrando seu homenageado neste cover do Ozzy.

   Perry Mason veio na sequencia e foi muito bem recebida pela forma competente que a banda exibia as versões das músicas do nosso herói inglês. Depois eles tocaram Shot In The Dark, seguida pelo sucesso No More Tears, que agitou com todo mundo e também Mama I´m Coming Home, esta última foi acompanhada com muita felicidade pelos presentes que estavam aumentando consideravelmente no Centrão.  Crazy Train foi outra que não poderia faltar, e Ozzmozzy a executou muito bem.

    E alguns dos maiores sucessos da carreira de Ozzy Osbourne não poderiam faltar no set, e, quando os primeiros acordes de Paranoid ( do Black Sabbath ) foram tocados, eles criaram aquele grande êxtase na plateia, que também nos lembrou que o guitarrista que compôs a música está lutando contra um câncer, tanto que, registro nesta resenha a meu desejo para que ele vença esta batalha e volte a se apresentar com o Black Sabbath. Ozzy Osborges agradece aos fãs, à organização pelo contive, fala sobre a felicidade por estarem abrindo um show das Velhas Virgens, agradece também aos fãs presentes e pede para os fãs pularem com ele, demonstrando uma grande atitude e uma boa presença de palco, que foram utilizadas na hora certa.

    O set acabou sendo um pouco mais curto devido às demais bandas que iriam se apresentar, mas deu para mostrar a qualidade deste Ozzmozzy. E entre o período para o palco ser arrumado para a próxima atração, um dos organizadores, o meu amigo Leandro Sartori exibiu um banner e anunciou que no dia 31 de março teremos o Matanza novamente no Centrão ( confira aqui como foi a primeira vez ) para um show da tour do novo álbum Odiosa Natureza Humana, fato que causou uma grande vibração da galera.

 Jack Flash

    Dizia acima que representar Ozzy Osbourne no palco era uma tarefa difícil... e o que dizer em ter uma banda que presta um tributo ao Rolling Stones então? Bem, diria até complicado, se o Jack Flash não encarnasse os ingleses com tanta vontade, técnica e alegria, pois a banda composta por André Hellmeister nos vocais, Chico Marinelli e Tony Monteiro guitarras e backing vocals, Ralf Crow no baixo e Júlio César  e que vi pela primeira vez no 3º Tributo Festa Rock ( confira aqui ) nos relembraram de clássicos maravilhosos compostos do Mick Jagger e Keith Richards.

    Abriram o show com a energética Brown Sugar, mergulharam no Blues de Honky Tonk Woman e balançaram todos com Let´s Spend The Night Together.

    Um set assim agradaria a todo mundo e depois da ótima execução de Star Me Up, o Jack Flash recebeu um convidado surpresa mais que especial em seu show: Paulão de Carvalho, vocalista da atração principal subiu no palco para tocar a gaita do sucesso Like A Rolling Stone. E caso o leitor(a) não saiba, Paulão é um excelente gaitista e solou sua gaita com um grande vigor enaltecendo ainda mais o momento maravilhoso do show, seja para os membros do Jack Flash ou para os presentes no Centrão.

    A seguinte foi Jumpin´ Jack Flash em mais uma atuação de muita competência da banda, mas para mim o melhor estava no final quando Sympathy For The Devil foi executada. Seu punch faz todo mundo se mexer, e para aumentar a intensidade vinda das guitarras de Chico Marinelli e Tony Monteiro, o vocalista André Hellmeister comandou a energia e fez os fãs gritarem os "Uhh...uhh!!!" da música. Para encerrar mais um ótimo show, o Jack Flash tocou com precisão Satisfaction, o clássico mor dos Rolling Stones.

Velhas Virgens

    Nem parecia que o tempo tinha passado tanto, pois acompanhamos dois covers de muita qualidade, mas quando o palco estava pronto para as Velhas Virgens entrar, eram duas e meia da manhã. A tour que marca a terceira apresentação da maior banda independente do Brasil serve para divulgar o novo DVD, Rockin' Beer Tour 25 Anos, o primeiro lançado no Brasil através do sistema "crowdfunding" ( com os fãs investindo em ideias, sejam DVD´s, cd´s ou shows ) e como disse no começo, o show teve sua parte acústica logo de inicio com todos os músicos sentados com seus banquinhos e violões.

    Ver Paulão de Carvalho nos vocais, gaita e sax, Juliana Kosso nos vocais e pandeiro, Carlos "Tuca Pés-de-Arara" Paiva no baixo, Alexandre "Cavalo" Dias na guitarra e backing vocal, Roy Carlini na guitarra e Simon Brown na bateria neste formato, foi sem dúvidas bastante inusitado e uma forma de trazer a banda mais próxima dos fãs, uma aproximação como se estivessem naquele barzinho que você gosta de curtir um Rock´N´Roll, enquanto toma uma cerveja e paquera as mulheres, ou seja muito interessante, ponto para as Velhas Virgens.

 

"Sentadinhos e Comportados"

    Uma banda que 'não para quieta no palco' e cheia de irreverência como é o caso das Velhas Virgens torna-se bastante incomum ver todos 'sentadinhos' e razoavelmente comportados, mas, a verdade é que o formato caiu muito bem para a banda. Relembrando o álbum Sr. Sucesso ( de 1999 ), o show foi aberto com Domingo na Praia com Paulão cantando muito bem e com muita empolgação, mas foram os backing de Juliana Kosso que se destacaram bastante, quase roubando a cena.

    Depois da vibrante Excesso de Quórum, Paulão disse que a banda completou 25 anos em 2011 e que as Velhas Virgens começou com ele e com o Cavalo ( Alexandre "Cavalo" Dias ) em 1986, e mencionou também neste ano, tivemos o acidente de Chernobyl, mas, um acidente pior ainda aconteceu no México: a Argentina Bi-Campeã do Mundo no Futebol e o Brasil perdeu para a França nos pênaltis. Disse que também que por conta do Cometa Halley as rádios tocavam Bill Halley And His Comets, e se fosse hoje não ouviríamos Restart ( que bom... ), tínhamos a primeira versão do Windows e o Fusca deixou de ser fabricado.

    Falou também que tínhamos o Plano Cruzado com José Sarney e a atual presidente era secretária da Fazenda em Porto Alegre, Lula era deputado, Ronald Reagan era presidente dos EUA, George W. Bush vendia petróleo, Barack Obama trabalhava numa entidade e Osama Bin Laden trabalhava para a C.I.A.. Mas o que ele enfatizou mesmo foi que o Mussum estava vivo e enchia a cara e que, um ator mexicano tinha 62 anos e morreria 2 anos depois. Disse que seu nome era Ramon Valdez ( O lendário Sr. Madruga do seriado Chavez ). E finalmente terminou dizendo que muito mais inspirado no Mussum e no Seu Madruga ele e o Cavalo criaram a "banda mais bêbada do mundo".

    Depois deste longo discurso, Gim no Pingado do Cubanajarra ( de 2006 ) foi tocada com Paulão solando bravamente sua gaita e Juliana Kosso mostrando que não é apenas gatinha bonita, mas também uma excelente cantora. Seguindo com a temática "alcoólatra" da banda tivemos um Blues rápido com Essa Tal de Tequila ( com ênfase no slide da guitarra de Roy Carlini ) e um Blues mais lento com Eu Bebo Pra Esquecer ( do último cd Ninguém Beija Como as Lésbicas ).

    Um dos grandes momentos desde inicio de show foi quando Paulão falou para a Sandy ( do Sandy e Jr. ) parar de falar tantas besteiras e dar mais o seu c...; pronto, foi dada a deixa para Esse Seu Buraquinho ( também do Cubanajarra ), exibido como se fosse tocado como um Blues "romântico" e marcando uma atuação excitante de Juliana Kosso, que levantou e sentou no colo do Paulão, literalmente rebolou nele, fato que aumentou a libido dos homens presentes.

    Encerrando a parte acústica, tivemos o misto de Blues e Rock de Bafo de Jiboia ( outra do Cubanajarra ) e To Correndo Pra Encontrar O Meu Amor ( do cd Com A Cabeça no Lugar - 2003 ), também possuidora de uma "linha romântica" que ganhou mais energia e preparou o caminho para a parte 'plugada' do show, com destaque para os solos alongados nas guitarras de Alexandre "Cavalo" Dias e Roy Carlini que transformaram em um Rockão puramente setentista.

Hora de eletrizar

    Devidamente com as guitarras em punho, a dupla Alexandre "Cavalo" Dias e Roy Carlini trouxeram os acordes de Eu Toco Rock´n´Roll que fez muita gente agitar e curtir ainda mais o show, e nesse ritmo inspirado em AC/DC tivemos Só Pra Te Comer ( do primeiro cd  Foi Bom Pra Você? ) mostrando a força do Rock e Blues sexista, para que os fãs sorrissem e agitassem juntos com a banda.

    Vestido com uma blusa e chapéu com enfeites de tigre, Paulão fez a galera cantar com ele o refrão "Foi Tuuuudoo!!!!" de Muito Bem Comida ( presente no álbum Sr. Sucesso ), depois nos saudou dizendo: “E aí Itapira! Eu andei pesquisando em meu próprio dicionário e descobri qual é o verdadeiro nome da cidade de Itapira. Vejam só: ‘Ita – Pedra’, ‘Pira – Louco’. ‘Loucos de Pedra!”, bem... isso gerou risos que ecoaram por todos os lados do Centrão. Antes de sair do palco ele disse que eles tem a lojinha do merchansing, fala para os fãs comprarem os produtos, brinca com o vendedor e finalizou dizendo desta maneira: "Vou chamar a mulher que enfiou uma pica no c... do Luan Santana". Foram risos por todos os lados.

    Assim, Juju Kosso entrou no palco para cantar o Bluesão A Mulher do Diabo ( do cd Vocês Não Sabem Como é Bom Aqui Dentro! de 1997 ), e a ruiva mandou muito bem cantando com personalidade e detalhe, trajada como uma versão feminina de Angus Young e com uma sensualidade muito grande ( creio que nem o AC/DC tenha pensado em utilizar uma gostosa desta maneira em seus shows ).

    A interpretação da vocalista em A Mulher do Diabo foi um dos pontos altos desta terceira apresentação da banda no solo itapirense. Paulão volta no palco para cantar Não Vale Nada ( outra do Vocês Não Sabem Como é Bom Aqui Dentro! ), uma balada Bluesada dotada de muitos solos de guitarras muito bem tocados pela dupla de guitarristas, e sua letra de fácil assimilação, fez todo mundo cantar o coro o vocalista que sabe provocar os fãs para interagirem com ele.

    Depois de uma momentânea saída do palco, Paulão voltou trajando uma roupa amarela cheia de cifrões e foi recebido com solos mais lentos nas guitarras que introduziram Sr. Sucesso ( título do álbum de 1999 ) com sua verdadeira letra sobre muitas armações que temos no mundo da música, e Paulão incorpora o personagem e aplicou um feeling ainda maior na música para alegria dos presentes.

    A seguinte, Um Homem Lindo ( do cd Com a Cabeça No Lugar ) foi mas suave, com sua letra engraçada preparando o campo para um dos maiores clássicos das Velhas Virgens e um das mais que causam um dos maiores frissons do show: Abre Essas Pernas. Para mim, esta música do cd do Vocês Não Sabem Como é Bom Aqui Dentro! é uma das mais divertidas e um verdadeiro hino da banda, que cria uma ligação perfeita entre banda e público, que ficou ainda melhor com a presença de Juju Kosso na banda, pois a ruiva atua com Paulão de uma forma única e melhor que sua predecessora no vocal ( cheia de apetite sexual, exceção feita para a Claudia Lino, que sabe despertar a volúpia ao cantar ). No final, Paulão praticamente pula em cima da vocalista, e mesmo não estando no 'roteiro'  do show, ele tenta arrancar um beijo da vocalista, ainda bem que ela é esperta... e não deixa.

    E como o show já estava se aproximando do final, eles tocam um sucesso matador em cima do outro e Uns Drinks ( também do Vocês Não Sabem Como é Bom Aqui Dentro! ), com Paulão arrebentando novamente em sua atuação na gaita, e isso, junto com o ritmo mais Rock Blues da música que fez o Centrão vibrar sem parar. E com o clima em alta, as Velhas Virgens mandaram na sequencia o Rock´N´Roll cheio de adrenalina presente em Beijos de Corpo, que ao vivo sempre fica ainda melhor. Sendo bastante ovacionados pelos fãs, eles se retiram por uns instantes do palco.

 O Que é Que A Gente Quer e a Siririca

    No retorno, Juju Kosso chamou Alexandre "Cavalo" Dias e Roy Carlini, o baixista Carlos "Tuca Pés-de-Arara" Paiva, mas, sem o Paulão. Então, a vocalista cantou e com muita presença o hit O Que É Que A Gente Quer? (B.U.C.E.T.A.), do primeiro cd da banda Foi Bom Pra Você?, e em longos solos bluesisticos, Juju comandou a música fazendo o sinal do "que a gente quer" até na hora quando Paulão retornou para tocarem outro sucesso, agora Siririca Baby ( mais uma do aclamado álbum Vocês Não Sabem Como é Bom Aqui Dentro! ).

    O mais gostoso de curtir esta música em um show, é ver Paulão dividindo a plateia em duas correntes: os homens com a 'bronha' e as mulheres com a 'siririca', e ele clamou para que cada lado gritasse mais, momento que foi muito hilário.

    Para encerrar este show, que provavelmente terá seu lugar nos holofotes dos melhores shows já realizados no Centrão, o Rock´n´Roll de De Bar Em Bar Pela Noite do álbum Foi Bom Pra Você? e depois, Paulão falou das próximas apresentações da banda, que logo teremos o carnaval e que as Velhas Virgens também tem suas marchinhas, e que farão o Carnavelhas com muita cerveja, putaria, e Rock. Assim exibiram sua alternativa mais Rock e finalizam o show de duas horas do mais puro Rock´N´Roll e Blues com Hino dos Solteiros ( do cd Revelleion 2001 ) às 4:40 da madruga.

    Parabéns a todos os membros da Festa Rock Produções por mais um excelente evento e para cada um dos Velhas Virgens, que vocês perpetuem mais 25 anos de sua sonzeira irreverente, divertida, bem humorada, sacana, lembrando de bebedeiras e cheia de insinuações de sexo; ufa.... que vocês possam transmitir essa alegria pelos quatro cantos do Brasil por muito mais tempo. 

 

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Leandro Sartori, Fernando Pinna´s e
a toda Equipe da Festa Rock Produções
Janeiro/2012

Galeria de Fotos do Show das Velhas Virgens, Jack Flash e Ozzmozzys no Centrão em Itapira/SP

Clique aqui ou na Foto Acima e veja uma Galeria de fotos do Show das Velhas Virgens,
 Jack Flash e Ozzmozzys no Centrão em Itapira/SP

Set List  Velhas Virgens

Acústico
1 - Domingo na Praia
2 - Excesso de Quórum
3 - Gim no Pingado
4 - Essa Tal de Tequila
5 - Eu Bebo Pra Esquecer
6 - Esse Seu Buraquinho
7 - Bafo de Jiboia
8 - To Correndo ( Pra Encontrar O Meu Amor)

Plugando
9 - Eu Toco Rock´N´Roll
10 - Só Pra Te Comer
11 - Muito Bem Comida
12 - A Mulher do Diabo
13 - Não Vale Nada
14 - Sr. Sucesso
15 - Um Homem Lindo
16 - Abre Essas Pernas
17 - Uns Drinks
18 - Beijos de Corpo

Bis
19 - O Que É Que A Gente Quer? (B.U.C.E.T.A.)
20 - Siririca Baby
21 - De Bar Em Bar Pela Noite
22 - Hino dos Solteiros

Voltar para Shows