Aerosmith - Global Warming Tour
Abertura: Whitesnake
Sexta, 18 de outubro de 2013
na Praça da Apoteose no Rio de Janeiro/RJ

    Antes de se apresentarem no Monsters Of Rock 2013, os dois headliners do domingo, fizeram a alegria dos cariocas com dois grandes shows do mais puro Hard Rock, afinal os americanos do Aerosmith e os ingleses do Whitesnake são duas lendas vivas e em atividades ( graças a Deus ) até hoje, que juntos levaram a Global Warming Tour à Praça da Apoteose para um plateia de mais de 18 mil pessoas.

    E detalhe, nem uma chuva torrencial, após um dia cansativo de trabalho ou escola, impediu os cariocas de curtirem os shows desses dois verdadeiros Monstros do Rock Mundial.

Whitesnake   

 O Whitesnake subiu ao palco pontualmente às 21h, eu fiquei igual criança quando David Coverdale ( vocalista ), Doug Aldrich ( guitarrista ), Tommy Aldridge ( baterista ), Michael Devin ( baxista ) e Reb Beach ( guitarrista ) mostram que a formação atual não deixa a desejar nem um pouco.

    E lógico que o show já começou com a frase clássica de David Coverdale perguntando “Are u Ready?” enquanto girava o seu velho amigo pedestal. De cara a banda começa o show com Give Me All Your Love ( do cd de 1987 ), seguido por Ready an’ Willing ( título do cd de 1980 ) e o histórico clássico Love Ain’t No Stranger gravado no Slide It In de 1985.

    E logicamente, que o Sr. Coverdale veio no melhor estilo tido ”Hard Rock” com direito a blusa com a bandeira do Brasil aberta e correntes presa na calça e longos cabelos bagunçados, e lógico, sensualizando como sempre do alto dos seus 62 anos, e como sempre fazendo malabarismos com o microfone.

    O set seguiu com a balada mega-hit Is This Love ( também do álbum auto-intitulado de 1987 ), onde David Corvedale se aproxima da lateral do palco e começa a cantar as mulheres de plantão e lança para mim ( simmmmm, pra mim! ) a seguinte frase: “Hey babe, let´s go with me!” e com aquela cara de sacana, que já lhe é familiar. Pois é, ele continua o mesmo fanrarrão de sempre. E depois desse momento meloso, se segue uma sequencia matadora com Slide It In / Slow an’ Easy ( ambas do álbum Slide It In ).

    E depois prosseguiu com Love Will Set You Free do Forevermore ( de 2011 ), e enquanto David Coverdale descansou um pouco, solos atrás de solos. Primeiro Reb Beach, que solou incrivelmente e levantando a Praça da Apoteose, chamou seu companheiro de banda Doug Aldridg para também mostrar ao que veio, para no final destruírem tudo com um duelo de solos absurdo.

    E com a ajuda de Michael Devin, que fazia um solinho de gaita junto com os dois guitarristas, um momento instrumental único, cujo título é Pistols At Dawn. E isso tudo sendo devidamente finalizado com Steal Your Heart Away, outra do Forevermore com direito a um solo monstro do baterista Tommy Aldridge, que literalmente solou com as mãos.

  Se já estava chovendo antes, agora sim começou a cair um verdadeiro dilúvio! Nesse meio tempo, David Coverdale sensualiza de novo e pergunta a uma menina na plateia se ela gostaria de tomar uns drinks com ele depois do show ( bobo ele né? ). Depois apresenta o baixista Michael Devin, cantando um trocadilho de “Is this Love? Is this Beard, that Im felling...” ( Beard é barba em inglês, que vamos combinar, Michael Devin tem uma enorme ) e alisando a barba do amigo e morrendo de rir.

    Mesmo com a chuva, os músicos não desanimaram, onde David Coverdale cantou um pedacinho de Cryin´in The Rain e até pareceu que tiveram um novo gás para seguir o show com Fool For Your Loving do Ready an´Willing e o hino Here I Go Again ( outra do álbum de 1987 ), onde a chuva apertou quando se achava que não era possível chover mais... e mesmo assim David Coverdale nem ligou e foi para a chuva cantar com a galera.

    Fechando com o bis com a pesada Still Of The Night e a antológica Burn ( uma lembrança do Deep Purple, banda da qual ele já foi vocalista juntamente com Glen Hughes ) com direito a um trecho de Stormbringer tocado na maestria que o Whitesnake costuma fazer e na despedida dos fãs We Wish You Well ao fundo. Bem, o que dizer? Em uma palavra: Maravilhoso!

Set List Whitesnake

1 - Gimme all Your Love
2 - Ready An' Willing
3 - Love Ain't No Stranger
4 - Is This Love
5 - Slide It In /Slow An' Easy
6 - Love Will Set You Free
7 - Pistols At Dawn
8 - Steal Your Heart Away
9 - Fool For Your Loving
10 - Here I Go Again
11 - Still Of The Night
12 - Burn

Aerosmith

    A apresentação acabou, e já dava para ver a expectativa nos olhos do público. A Praça da Apoteose enchia mais e mais e o palco começou a ser montado para o show do Aerosmith o mais rápido possível pelos roadies, enquanto uma ansiosa plateia acompanhava com uma certa dose de ansiedade.

    Às 23h10, Steven Tyler nos vocais, Joe Perry e Brad Whitford nas guitarras, David Hull no baixo ( substituindo excepcionalmente Tom Hamilton, que está se recuperando de problemas de saúde ) e Joey Kramer na bateria subiram ao palco, mostrando que não é a toa que são conhecidas como a maior banda de Rock And Roll da América. E eles iriam provar isso esta noite.

 

    Após uma música meio Hip Hop de introdução, abriram o set com Back In The Saddle do álbum Rocks de 1976, com um Steve Tyler super animado e mandando logo a chuva se f**** e com o visual chamativo de sempre. O palco tinha uma rampa que invadia a pista premium, aumentando a interação da banda com o público.

    O som melhorou bastante para este show principal, mas ficou aquém do show da semana anterior ( para quem não se lembra, é do Black Sabbath que estou falando, confira aqui ). E a banda iria concentrar esta primeira parte do show em sua maioria nos hits dos anos 70 e 80.

 

    A sequência eletriza a galera com Love In An Elevator ( do Pump de 1989 ) e a eletrizante Toys In The Attic. Mas claro que também músicas novas como Oh Yeah, do último disco da banda, o Music From Another Dimension de 2012 e a estonteante Janie’s Got A Gun também do Pump, pela vibração que causa na plateia, que inclusive foi pouquíssima tocada nessa turnê sendo um belo presente para nós.

    E Steven Tyler estava sempre com sua voz única e apesar da idade, ainda faz todas aquelas firulas, dancinhas e caras e bocas características dele, colocando muito garotinho no chileno. De onde tira tanta disposição gente? A dupla de guitarristas Joe Perry e Brad Whitford estava inspirada cuspindo riffs e solos calcados no Blues e no melhor do Rock. Steven Tyler fez o de sempre, apresentação de primeira com sua forte presença de palco e voz em boa forma.

    E lógico que a enxurrada de grandes sucessos não iria parar como foram nas execuções do Rock´n´Roll de Dude ( Looks Like A Lady ) do Permanent Vacantion de 1987, a balada pesada Cryin' do Get A Grip ( de 1992 ). Para a dançante Rag Doll Joey Perry usou um slide, que ficou sensacional e como sempre com muito estilo, que prosseguiu durante Last Child ( do Rocks ) e a força de Jaded do Just Push Play de 2001, que juntas levaram os fãs à loucura.

    O surto era geral uma vez que a última vez que o Aerosmith esteve aqui foi no falecido Hollywood Rock, a 20 anos atrás. E essa sequência enlouquecedora se encerra com o cover de Stop Messin’ Around do Fleetwood Mac. Se já não bastasse a chuva, o vocalista jogou água nos fãs e os brindou com a balada What It Takes ( gravada no Pump ), que teve seus primeiros versos cantados à capela por eles e depois obviamente a banda junto a Steven Tyler terminaram a canção.

    Quando a chuva passou, o Aerosmith esquentou com a arrasadora Livin' On The Edge do Get A Grip. Vi gente chorando, pulando, cantando tudo, como na seguinte, a 'Hollydiana' I Don’t Want to Miss a Thing ( do Nine Lives de 1999 ), onde eu acho que até o segurança sabia cantar a letra...

    Depois hora de outro Rock´n´Roll das antigas com No More No More, afinal, um clássico presente no Toys In The Attic sempre anima, não? Embora, as gerações mais novas não a conheçam tanto ( que pena para eles... ). Já que a ideia era viajar no tempo, nada melhor que o cover dos Beatles imortalizado Live Bootleg ( álbum ao vivo de 1980 ) que agitou bastante a plateia.

    Agora o momento Top do show: durante a próxima música do set, a Walk This Way ( outra do Toys In The Attic ), uma fã foi escolhida por Steven Tyler e subiu ao palco. Para a surpresa e surto da menina, ele começou a dançar com ela e fazer os passinhos do clipe, em seguida, ele simplesmente deu um longo beijo na boca e pasmem, de língua ( alguém ai esta com inveja? ), além de cantar parte da letra. Toma Jon Bon Jovi, aprenda com o mestre!

    A energia entre os “meninos da banda era nítida, e os solos de Brad Whitford e Joe Perry me deixaram totalmente boquiaberta. E mais uma vez repito, como pode alguém com tanta vitalidade e uma presença de palco simplesmente incrível como a de Steven Tyler? Impossível acreditar que ele tem 65 anos de idade.

    E lógico, um show assim tinha que ter bis, mas não só um, como dois! O primeiro com Dream On ( do primeiro álbum de 1973 ), com direito a um lindo piano branco na passarela que saia do palco, com Steven Tyler tocando o mesmo e Joe Perry subindo nele para solar! Sem comentários.

     E para não deixar a peteca cair ( e tinha como? ), a sequência com a maravilhosa Sweet Emotion ( do aclamado Toys In The Attic ). O segundo com Mama Kin ( também do primeiro álbum, que teve uma versão bem famosa feita pelo Guns n´Roses  ) e ainda um curto de Crazy ( do Get A Grip ), atendendo os incessantes pedidos fãs, para terminarem o show de duas horas com a versão de Train Kept A-Rollin’ de Tiny Bradshaw.

    E para fechar essa noite incrível, um showzinho a parte com o Sr. Tyler fazendo caras e bocas para a câmera e uma incrível dancinha, com a música mecânica que encerrava o show. Só uma coisa a declarar: Incrível foi pouco! Por favor não demorem mais 20 anos para voltar ao Rio...

Texto: Camila Marinho
Fotos: André Luiz, Marcelo Sá Barretos e Palmer Cardoso
Agradecimentos à Denise Catto Jóia e a equipe da Midiorama
pela atenção e credenciamento
Fevereiro/2014

Set List Aerosmith
1 - Back In The Saddle
2 - Love In An Elevator
3 - Toys In The Attic
4 - Oh Yeah
5 - Janie's Got A Gun
6 - Dude (Looks Like A Lady)
7 - Rag Doll
8 - Cryin'
9 - Last Child
10 - Jaded
11 - Stop Messin' Around
12 - What It Takes
13 - Livin' On The Edge
14 - I Don't Want To Miss A Thing
15 - No More No More
16 - Come Together
17 - Walk This Way

Bis:
18 - Dream On
19 - Sweet Emotion
20 - Mama Kin
21 - Crazy
22 - Train Kept A-Rollin

Clique aqui e confira uma galeria de 167 fotos
dos shows do Aerosmith e do Whitesnake
na Praça da Apoteose no Rio de Janeiro/RJ

Voltar para Shows