Angra - Angels Cry 20Th Anniversary Tour
Sábado, 30 de novembro de 2013
no
Espaço Victory em São Paulo/SP

    Antes de falar propriamente do show, gostaria de deixar aqui em algumas linhas minha impressão do local do evento: ao contrário do que ouvi de alguns presentes, o Espaço Victory, apesar de ser um ambiente para outras tribos, suporta de forma satisfatória e com conforto um show de Heavy Metal. A região é servida por metrô, cerca de 200 metros no máximo,  e uma dezena de linhas de ônibus.

    Outro ponto positivo ao evento foi o horário, na medida exata para quem vem de outras cidades e/ou regiões e precisa se deslocar com segurança. e também a organização do evento, com tudo acontecendo na mais perfeita normalidade.

    Com o lançamento de um belo DVD, sem contar que apenas três meses depois da realização do show ( confira aqui como foi ), e claro, comemorando 20 anos de um dos melhores álbuns de Metal de todos os tempos, o Angels Cry, foi a vez de São Paulo/SP, fazer parte novamente desta turnê, que já passou pelos estados do Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, entre outros.

    A expectativa era enorme por parte do público, eram cerca 21h10 quando com muito peso e nítida empolgação a banda formada atualmente por Fabio Lione nos vocais, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro nas guitarras, Felipe Andreoli no baixo, Ricardo Confessori na bateria, dispara Angels Cry ( título da tour e do álbum homenageado ) seguida de Nothing To Say ( do segundo disco, o Holy Land de 1996 ) e Waiting Silence ( do Temple Of Shadows de 2004 ), para delírio dos cerca de dois mil presentes, que acompanharam a banda em cada verso de cada música.   

    A sequencia veio com outra do Angels Cry, a sempre fenomenal Time, a intro com a participação em massa da galera de Lisbon ( do álbum Fireworks de 1998 ) e Milenniun Sun, a primeira que tivemos do álbum Rebirth, esse gravado em 2001 e o primeiro sem André Matos, vieram diretas mostrando que a banda, mesmo com os recentes desencontros e diferenças profissionais, estava realmente de volta e na sua melhor forma e foi assim durante toda a apresentação.

    O primeiro ponto alto do show foi o dueto de Fábio Lione e Felipe Andreolli na clássica Winds Of Destination do aclamado Temple Of Shadows, seguida de Gentle Change ( essa do Fireworks ) saindo todos do palco.

    Voltaram rapidamente e não há como não destacar que o publicou correspondeu a altura, sendo um dos destaques do show, e mesmo quando Rafael Bittencourt, assumiu os vocais em The Voice Commanding You, única do controverso Aurora Consurgens ( 2006 ) no set, e a apresentação seguiu com Late Redemption, mais uma do Temple of Shadows e uma do álbum Holy Land, a bela Silence And Distance, que encerrou a primeira parte do show. 

    A segunda parte do show, veio com Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt de volta ao palco com um set acústico, que começou com a dupla contando algumas histórias e iniciou com o tema título da primeira demo e está presente também no Freedom Call, a Reaching Horizons e Lullaby For Lucifer com Rafael Bittercourt nos vocais, seguida pelo hino Carry On do Angels Cry, que ficou bem interessante em sua versão acústica.

    Aliás, Rafael Bittencourt mencionou que gostaria muito que essa faixa fosse tocada nos violões nas festas, como normalmente se faz churrasco e festas, mas com bandas mais Pop e isso causou risos na plateia ao imaginarem a situação. Essa parte do show tem opiniões diversas, uma parte do público acha cansativo e outros gostam muito, justamente por mostrar os integrantes de forma mais intimista e descontraída.

    Voltando ao palco para a parte final do show, é a vez de No Pain For The Dead, outra do Temple of Shadows, a pesadíssima Evil Warning, última do Angels Cry e duas na sequência do álbum Rebirth: a faixa título e fechando com muito honestidade de Nova Era.

    Como critica ao show, ratifico o set-list sem nenhuma música do último álbum de estúdio da banda paulista, o Aqua e sucessos como "Stand Away", "Acid Rain" e "Metal Icarus". E confesso que ainda não sei se Fabio Lione é a peça certa para os vocais, caso a banda queira comemorar os trinta ou quarenta anos de carreira.

 

Texto: Juarez Theodoro
Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costábile Salzano Jr. e a
 Agência Sob Controle pela atenção e credenciamento
Janeiro/2014

Set List
1 - Intro
2 - Angels Cry
3 - Nothing To Say
4 - Waiting Silence
5 - Time
6 - Lisbon
7 - Millennium Sun
8 - Winds Of Destination
9 - Gentle Change
10 - The Voice Commanding You
11 - Late Redemption
12 - Silence And Distance

Acoustic
13 - Reaching Horizons
14 - Lullaby For Lucifer
15 - Carry On

Encore 1
16 - No Pain For The Dead
17 - Evil Warning

Encore 2
18 - Rebirth
19 - Nova Era

Voltar para Shows