Angra - 20 Years Anniversary Tour
Domingo, 25 de Agosto de 2013
no HSBC Brasil em São Paulo/SP

    Após um período mais conturbado em sua carreira, que levou à saída do vocalista Edu Falaschi, o Angra se reuniu no inicio de 2013 para uma apresentação no cruzeiro 70.000 Tons Of Metal com uma - então participação especial - do vocalista italiano Fábio Lione nos vocais ( do Rhapsody Of Fire ). O convite se estendeu para o festival Live´n´Louder Rock Fest em abril ( confira resenha ) em um show que a banda foi muito bem aceita pela plateia.

    Pouco depois, eles firmaram uma parceria com a Top Link Music e aproveitando que em 2013 o primeiro álbum de estúdio Angels Cry está fazendo 20 anos, que por sua vez marca também os 20 anos de existência do Angra, o quarteto Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro nas guitarras, Felipe Andreoli no baixo, Ricardo Confessori na bateria e acrescidos do citado Fábio Lione embarcaram em uma turnê comemorativa, não só pelo Brasil, mas também por alguns países da América Latina, que teve uma grande aceitação dos fãs.

    O Angra soube aproveitar a hora certa para voltar à cena com vontade, pois nos últimos anos não estavam vivendo uma boa fase, os álbuns de estúdio não tiveram o sucesso esperado, mas agora, com a banda devidamente afiada, eles fizeram a festa neste show no HSBC Brasil anunciando a gravação de um Blu-Ray/DVD oficial, que será lançado em breve captando o bom momento vivido pela banda.

    Como acontece em toda comemoração, alguns convidados especiais foram incluídos e assim, Tarja Turunen e Uli Jon Roth se fizeram presentes, exceção feita apenas para Russel Allen, que foi convidado mas, pelo imprevisto que sofreu quando ia pegar o avião, não pode estar neste show. E para conferir estes ícones e outras surpresas, mais de cinco mil fãs estiveram presentes no HSBC Brasil.

   Com o palco todo enfeitado, de uma forma que não deve nada para muitos shows gringos aqui, e em alguns casos, até superou, o espetáculo começou antes da banda entrar no palco, pois nos telões do HBSC Brasil foram exibidos um vídeo de fotos da trajetória do Angra, desde o começo até os dias de hoje, o que emocionou a todos os presentes com a melodia de Gate XIII como introdução e instantes após, as cortinas se abrem e o show inicia com uma projeção do álbum aniversariante, o Angels Cry.

    E a canção que intitula este clássico foi a primeira do set acompanhado pela galera eufórica. Aliás, este álbum foi responsável por colocar o Angra entre as grandes bandas de Heavy Metal brasileiro e sempre nos faz bem ouvir esta música, mesmo não sendo com a potente voz de André Matos, mas o convidado italiano ( que poderá tornar-se efetivo ) à frente dos vocais teve um desempenho muito bom.

    Fábio Lione arriscou falar em nossa língua ao dizer: “Tudo bem, São Paulo? Quero ver se meu português está ficando melhor. Levantem as mãos!”. E a viagem pelos 20 anos de Angra continuou com uma do segundo álbum, a Nothing To Say do Holy Land ( de 1996 ) com seu ritmo contagiante de guitarras e baixo. Depois foi a vez de Waiting Silence do Temple Of Shadows de 2004, já da era de Edu Falaschi na banda e que foi muito bem cantada por Fábio Lione.

     O frontman indagou: "estão se divertindo garotas" ( tinham muitas e estavam ) e conseguiu fazer todos gritarem contentes. Concluindo sua fala, ele finalmente anunciou a música seguinte, a emocionante Lisbon do terceiro cd, o Fireworks de 1998, uma composição dos tempos de André Matos, mas que na voz dele caiu muito bem e fez todo o HSBC Brasil sair cantando desde os toques de teclados até no momento do convidativo refrão.

    Neste princípio de show passaram por músicas de quatro álbuns e cada um deles foi muito bem ilustrado no backdrop eletrônico e em mais três pontos: um de cada lado da bateria e outro abaixo. Vale dizer que a iluminação também foi de muita qualidade e a parte do palco mais alta atrás de Ricardo Confessori ( que lembrou um pouco o do Avantasia, confira aqui como foi )  proporcionaram um belo aumento da ligação banda-fãs. Os músicos estavam felizes, agitando com a galera que tomou o HSBC Brasil lotando praticamente todos os espaços, fãs se emocionavam e brincavam entre eles seguiram a noite com a mais calma e melódica Time, outra do excelente Angels Cry.

    O vocalista nos perguntou com todo o seu carisma "se queremos mais" e com a óbvia resposta ele cantou a Millennium Sun, cujos dedilhados feitos por Rafael Bittencourt e as linhas dos teclados feitas Kiko Loureiro só não emocionaram mais que a presença de Moíses Lima no cello, que deixou a música tal qual como é no estúdio. Depois Kiko Loureiro volta para a guitarra e solou junto ao seu parceiro neste Heavy Metal Melódico do álbum Rebirth de 2001, que foi vociferado com emoção pelo empolgado Fábio Lione.   

    O show segue com um público contente, que fez o devido coro na Winds Of Destination ( outra do Temple Of Shadows ) que reuniu Kiko Loureiro, Rafael Bittencourt e Felipe Andreoli no centro para os riffs iniciais para depois contar com a boa garganta de Fábio Lione. Esta no cd conta com Hansi Kürsh do Blind Guardian, mas neste show especial, Felipe Andreoli cantou os versos que cabiam ao alemão. No final, os fãs gritaram "Lione...Lione...." e mas este corrige e os fez gritar  "Angra...Angra...", coisas que somente quem tem experiência de palco sabe comandar. Aliás, o vocalista nos deu amostras do seu potencial ao fazer a galera tentar entoar notas altas, tais quais as que ele conseguia.

   Depois desta brincadeira, que sempre cai bem em um show, Gentle Change do Fireworks, que mistura elementos da cultura nordestina prosseguiu com seu ritmo positivo e com belos solos de teclados, que foi adequado para uma noite de festa. Enquanto Fábio Lione partia para um breve descanso, Rafael Bittencourt anunciou a próxima canção, a The Voice Commanding You do Aurora Consurgens de 2006, um dos discos mais diferentes do Angra, que na voz dele ficou menos agressiva, mas sempre bem rápida e contou com a participação de Amon Lima, que solou seu violino junto aos guitarristas.

    Com retorno de Fábio Lione, o violinista emendou os sons de Late Redemption, a última do Temple Of Shadows, que no cd receba a participação de Milton Nascimento, e aqui foi acompanhada de muitas palmas, teve suas partes em português cantadas por Rafael Bittencourt elevando ainda mais a intensidade do show. Amon Lima no violino agregou bastante também, justiça seja feita, ficou bacana e deu uma roupagem mais bonita ao som.

     Fábio Lione mandou com todo o feeling necessário a grandiosa Silence And Distance do Holy Land e cantar bem uma das canções imortalizadas por André Matos não é uma tarefa fácil, mas o italiano deu conta do recado e assim eles encerraram a primeira parte do set da noite.

Intimista

    Após uma breve pausa e surgem Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt com violões nas mãos para contar histórias dos 20 anos de Angra com muito bom humor. Eles pareciam dois compadres que se reencontraram para lembrarem alguns "causos" e ao comentarem da idade da banda disseram que "passou um tempo" e que a volta foi porque os fãs pediram muito para eles, tanto que enfatizaram "o Angra está longe de acabar; está só começando!".

    Foi um momento muito intimista do show, pois de certa forma mostrou como os dois amigos fazem as músicas nascerem, ainda longe de serem um Heavy Metal, tanto que são em momentos assim que percebe-se a capacidade deles como os grandes músicos que são. Reaching Horizons, uma das primeiras músicas do Angra, que estava no seu primeiro EP foi exibida pelo seu compositor Rafael Bittencourt, que a tocou e cantou sozinho no violão neste histórico show.

     Kiko Loureiro conta que é influenciado pela música brasileira e Bossa Nova, como era difícil conseguir instrumentos no começo e que Unholy Wars foi composta em homenagem aos Maracatus de Pernambuco. Então ouvimos uma melodia  folclórica misturada com a Unholy Wars ( do Rebirth ) com letras sinceras e melódicas que foram ligadas  a Caça e Caçador - do EP Hunter And Prey de 2001 - descontraindo os fãs presentes e fazendo que muitos aplaudissem no andamento proposto pela dupla.

    Relembram de todos os ex-integrantes, da importância que eles tiveram na história do Angra e com otimismo Kiko Loureiro deixou um recado: "as portas estão sempre abertas" e a plateia aplaudiu. Desta forma A Monster In Her Eyes, do álbum Aqua manteve a linha acústica desta parte do show, que seguiu com Make Believe do aclamado Holy Land nas vocais de Kiko Loureiro.

    Curioso foi a história que contaram das gravações do Holy Land na fazenda do tio do Rafael Bittencourt, com a banda toda por lá e tocaram a Make Believe. Vale dizer que sua versão no álbum é linda e acústica tornou-se um presente para os fãs, entretanto, Kiko Loureiro pediu para que fosse retocada novamente durante a gravação devido a falha da produção, afinal era a gravação do primeiro Blu-Ray do Angra. E para relaxar ainda mais Rafael Bittencourt comentou das cervejas do Angra que foram lançadas neste show.

Plugados e com os maiores convidados da noite

    Na volta da banda retomam o seu Heavy Metal característico com a presença da Família Lima com seu quarteto de cordas aplicando mais riqueza para a execução da épica No Pain For The Dead do Temple Of Shadows e Rafael Bittencourt cantou perfeitamente os trechos de Sabine Edelsbacher.

    Os dedilhados de Stand Away trouxeram a diva Tarja Turunen com sua bela e poderosa voz dividindo os vocais com Fábio Lione e isso causou um alvoroço de gritos, choros e coro que valeram a noite pela belíssima presença da Tarja Turunen com a Família Lima. Ficou diferente da original, óbvio, mas o carisma da finlandesa emociona a qualquer um e criou um momento único no show. Fábio Lione incorporou um tenor italiano e foi uma das músicas favoritas dos fãs, Rafael Bittencourt então brinca “Obrigado Família Lima, seus lindos, seus fofos” .

    Wuthering Heigths, o cover de Kate Bush, que foi responsável também por alçar o Angra em FM´s - até nas que não eram de Rock na época que Angels Cry saiu - foi cantado com primor por Tarja Turunen mas, desta vez, dividiu os holofotes com o deus da guitarra alemão Uli Jon Roth, que sinceramente estranhei quando fiquei sabendo do seu convite, pois o estilo dele é diferente do Angra, mas muito contente, pois seria a oportunidade de ver um mestre em ação novamente solando sua Sky Guitar. No final de Wuthering Heigths Tarja Turunen brinca com sua voz dando notas mais altas e Uli Jon Roth a acompanha na guitarra em um momento único de um encontro fantástico.

    Kiko Loureiro falou o tempo de atividade da banda e que gostaria de prestar uma homenagem ao Korzus, ao Krisiun, ao Inocentes, ao Viper e ao Torture Squad. Então convida o exímio baterista Amilcar Cristófaro do Torture Squad para participar na música seguinte. Falou também que gostaria de convidar mais pessoas, que viu o Pompeu  ( Korzus ) na plateia e recebemos a versão mais pesada de Evil Warning que eu já ouvi ( especialmente quando se trata na pegada feita pelo baterista ).

    O show já se aproximava do fim, mas alguns clássicos absolutos e algumas surpresas ainda faltavam, e para as seguintes, com seus acordes clássicos nada melhor que a Família Lima presente no palco novamente para que a dupla Unfinished Allegro e Carry On, duas músicas do Angels Cry, que quando se pensa nelas, a imagem de André Matos vem na hora e Fábio Lione sofreu bastante para canta-las e manter o nível do nosso grande vocalista brasileiro. A explosão que essas músicas causaram foi sentida por todo o HSBC Brasil, pois não há como ficar parado em um show vendo elas serem apresentadas, quando se é fã do Angra, claro.

    Depois foi a vez da bela Rebirth, que acalmou um pouco e teve uma atuação competente do vocalista em uma versão excelente com muitas palmas dos fãs. Rafael Bittencourt contou que a música seguinte deveria ser vocalizada por Russel Allen ( do Symphony X ) e que este não veio devido ao acidente de carro que sofreu. Então, pediu desculpas para a plateia, que desapontou os que foram ao show para vê-lo e visivelmente os músicos do Angra ficaram chateados pelo ocorrido.

     Completou dizendo que ia tentar cantá-la da melhor maneira que lhe fosse possível e convidou novamente o mago Uli Jon Roth para se juntar ao Angra. O alemão voltou com toda sua simplicidade e virtuose para que The Sails Of Charon do Scorpions fosse executada. O mais interessante nesta hora foi ver Kiko Loureiro, Felipe Andreoli e Rafael Bittencourt de sorrisos enormes em seus rostos ao verem a categoria do guitarrista convidado.

    E ouvimos que a razão para que a banda exista somos nós e a intro In Excelsis e Nova Era, ambas do Rebirth fecharam o set normal do DVD com toda a velocidade e energia que possuem no estúdio, criando assim, outra grande interação banda-plateia.

Presentes e Retoques

    Depois dessa, muitos já foram embora do HSBC Brasil, afinal, já era tarde e a temida segunda-feira chegara, mas o show não havia acabado, pois, era a gravação de um DVD e tinha que ficar perfeito, e aí para quem ficou até o final mesmo ganhou as versões de Silent And Distance e Evil Warning ( com uma nova presença de Almicar Cristófaro ) que foram "retocadas". Da minha parte fiquei muito contente, pois estava curtindo novamente a beleza das músicas e cheguei a comentar: " tomara que seja necessário regravar a The Sails Of Charon novamente para rever Uli Jon Roth mais uma vez". Dito e feito, ele retornou para mais uma versão do clássico do álbum Taken By Force.

    Com todos reunidos no palco para os agradecimentos e receberem muitos aplausos dos fãs durante um replay da instrumental Gate XIII terminou em quase três horas o show, que naturalmente cada um dos músicos envolvidos nesta noite se sentiram felizes pela presença dos fãs até o final. Foi um show histórico e marcante. Que seja apenas um novo começo para o Angra, pois o Brasil precisa de seus grandes nomes do Heavy Metal.

Texto: Erika Beganskas e Fernando R. R. Júnior
Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Cristiane Baptista do HSBC Brasil e a
Damaris Hoffman da Top Link Music
pela atenção e credenciamento
Novembro/2013

Set List

1 - Angels Cry
2 - Nothing To Say
3 - Waiting Silence
4 - Lisbon
5 - Time
6 - Millennium Sun
7 - Winds Of Destination
8 - Gentle Change
9 - The Voice Commanding You
10 - Late Redemption
11 - Silence And Distance

Acoustic set
12 - Reaching Horizons
13 - Unholy Wars / Caça e Caçador
14 - A Monster In Her Eyes
15 - Make Believe

Encore:
16 - No Pain For The Dead
17 - Stand Away
18 - Wuthering Heights
19 - Evil Warning

Encore 2:
20 - Unfinished Allegro
21 - Carry On
22 - Rebirth
23 - The Sails Of Charon
24 - In Excelsis
25 - Nova Era

 

Confira aqui uma galeria com 120 fotos do show do
Angra no HSBC Brasil em São Paulo/SP

Voltar para Shows