Capital Inicial 
Sábado, dia 23 de março de 2013
no Credicard Hall em São Paulo/SP

    No último dia 23 de março, em um sábado, o Capital Inicial voltava ao Credicard Hall, com um público surpreendente, pois a casa estava totalmente lotada e lá estavam Dinho Ouro Preto nos vocais, Yves Passarell na guitarra, Flávio Lemos no baixo e Fê Lemos na bateria, para literalmente botar abaixo a já tradicional casa de shows de São Paulo.

    O show faz parte da turnê de divulgação do décimo terceiro álbum de estúdio da banda, que se chama Saturno, e já na entrada do Credicard hall um stand de merchandising com venda de vários itens como cd´s, DVD´s, camisetas e outras coisas, que mantém a chama do Rock e mostra as bandas novas que mesmo as já consagradas permanecem com suas "lojinha" em todos os shows, pois o fã sempre compra alguma lembrança ou algum disco que seja difícil de encontrar.

    De cara veio O Bem, o Mal e o Indiferente, do novo álbum, que inclusive foi gravado, essa parte do show, pela banda para um futuro clip, seguida por Depois da Meia Noite e A Sua Maneira, que se trata de uma versão de um clássico do pop argentino chamado Musica Ligera da banda Soda Stereo. Dinho faz o primeiro Stage Diving da noite pois tinha a intenção de ser levado até a parte de trás do Credicard Hall, mas claro que sua tentativa ficou em vão ficando poucos metros do palco.

    Dinho então lembra do vocalista Chorão dedicando o show ao recém falecido vocalista do Charlie Brown Jr. "Fátima", "Como Se Sente" e "Eu Vou Estar", todos já clássicos da banda, sem necessidade para os fãs de citarmos qual álbum fazem parte fizeram a felicidade da plateia no Credicard Hall.

    Dinho menciona que tinha um pouco de medo do show, pois com a proximidade do Lollapalloza temia que não viesse muita gente, o que claramente não aconteceu e deixou toda a banda muito feliz. Nesse trio eles convidaram um garoto da plateia de nome Pedro com uma camisa do Led Zeppelin para tocar com a banda, e esse "novo integrante" sem ensaio detona e é aplaudido por toda a banda. Dinho no final, após elogiar avisa, que pediu tocou, que no Capital Inicial era desta maneira, embora já tivesse ouvido isso do maior frontman do Brasil China Lee do Salário Mínimo no I Pinhal Rock Music Festival ( confira a cobertura ).

 

    Após Fogo, tocaram a bela Lado Escuro da Lua, do álbum Saturno, e Dinho lembra da gravação do clipe no Deserto do Atacama e que no Facebook oficial da banda se pode ver o clip de ângulos diferentes. Nessa hora pensei, uma banda já consagrada divulgando seu trabalho através de redes sociais e muita banda nova hoje, não quer fazer isso, onde claramente se vê que essa é a diferença entre bandas batalhadoras de sucesso e outras que apenas reclamam.

    Apocalipse Agora, serviu de intro para Música Urbana, primeiro sucesso da banda, que finalmente Dinho consegue seu objetivo e levantado pela galera consegue chegar até a parte final do Credicard Hall fazendo um movimento bem legal de se ver. A forte intro de bateria para um cover inesperado, Seven Nation Army do White Stripes praticamente ovacionada por todo numa levada bem mais pesada que a original, e ai sim tivemos Cristo Redentor também do novo álbum, fazendo essa parte talvez a melhor sequencia do show.

    Dinho pega seu violão e convida desta vez uma pessoa, de nome Henrique, para entoar um dos grandes clássicos da banda imortalizada no seu álbum Acústico e se chama Natascha.

    Com um nariz de palhaço e agora com uma camiseta com os dizeres "eles mentem na sua cara", falando abertamente contra os políticos do Brasil e eu achando que tocariam Que País É Esse?, mas, acabam mandando a nova música Saquear Brasília. Para a continuação com a galera já pedindo Mulher de Fases, cover dos Raimundos que a banda gravou, o Capital Inicial então atende a plateia para na sequência vir com Independência de seu segundo disco do mesmo nome, terminando a primeira parte com Quatro Vezes Você

    O bis veio super rápido com Água e Vinho e Vamos Comemorar, para depois Dinho nos mostrar outra versão, desta vez para a banda pós Punk Siouxie And The Banshees, com a versão de Passenger, que na versão do Capital Inicial se chama Passageiro. Outro hit do 'acústico' deles, Primeiro Erros, cover de Kiko Zambiachi, que fez a turnê do álbum acústico com a banda e serviu de intro para a ira da revolta da banda, pois Veraneio Vascaína, finalizou a apresentação de maneira mágica com a 'vibe' lá em cima. Entretanto, a banda ainda tocou mais duas que já haviam tocado O Bem, O Mal e o Indiferente e Cristo Redentor terminando o show.

 

    O Capital Inicial é uma banda que não envelhece, que mesmo não sendo considerado 'top' nos anos 80, embora tenha tido muito sucesso na época, quase 30 anos depois eles permanecem lotando ginásios por todo o Brasil e estarão no 'cast' do próximo Rock In Rio, o que mostra que a volta da banda, quase uma década depois, foi uma atitude extremamente salutar para todos, pois qualidade e punch ao vivo, a banda mostrou que tem.

Texto: Silvia Pedroni
Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Lívia Matsumoto da T4F
 pela atenção e credenciamento
Abril/2013

 

Clique aqui e confira a galeria de mais de 70 fotos do show do Capital Inicial
no Credicard Hall em São Paulo/SP

Set List

1 - O Bem, O Mal e O Indiferente
2 - Depois da Meia Noite
3 - À Sua Maneira
4 - Fátima
5 - Como Se Sente
6 - Eu Vou Estar
7 - Fogo
8 - Lado Escuro da Lua
9 - Apocalipse Agora

10 - Música Urbana
11 - Seven Nation Army
12 - Cristo Redentor
13 - Natasha
14 - Saquear Brasília
15 - Mulher de Fases
16 - Independência
17 - Quatro Vezes Você
17 - Agua e Vinho
18 - Vamos Comemorar
19 - Passageiro
20 - Primeiro Erros
21 - Veraneio Vascaína
22 - O Bem, O Mal e o Indiferente (reprise)
23 - Cristo Redentor (reprise)

Voltar para Shows