Carcass 
Quinta-feira, dia 11 de abril de 2013
no Carioca  Club em São Paulo/SP

    Cinco anos após a primeira passagem no Brasil, no qual foi considerado um show histórico, os ingleses Carcass voltariam a se apresentarem em São Paulo/SP e também como aquecimento ao festival chileno Metal Fest, em uma semana especial do Heavy Metal no Brasil já que tivemos vários shows como Down ( confira matéria ), Carcass, Symphony X, Mad Max e o festival Live'n'Louder em uma mesma semana, para apenas filósofos de rede social conseguem reclamar de shows no Brasil.

    Os novos integrantes Ben Ash, na guitarra e Dan Wilding na bateria junto aos remanescentes Bill Steer na outra guitarra e Jeff Walker no baixo/vocais pontualmente iniciaram com Buried Dreams do álbum Heartwork de 1993, clássico indiscutível da banda, seguida por Incarnated Solvent Abuse Necroticism do clássico Necroticism - Descanting The Insalubrious de 1991 e Carnal Forge também do Heartwork, já dando dicas que ambos os clássicos do Death Metal seriam tocados quase que na integra.

    De cara e como primeira impressão de ver a banda ao vivo, pois em sua primeira passagem eu residia em Porto Alegre/RS e por lá tocaram no Bar Opinião e  percebi um Jeff Walker com o pé no retorno por quase toda a apresentação e a banda, com pouca movimentação de palco porém, grande técnica e o principal destruindo tudo. 

    No Love Lost, mais uma do Heartwork seguida por Cavernous Cacoffiny ( outra do Necroticism - Descanting The Insalubrious ), embora Jeff Walker se esforçasse para se comunicar com o público, ele não gerou muita empatia e sabiamente preferiu tocar. Desta maneira mandou mais três porradas, primeiro a Lavaging Expectorate Of Lyserg, depois a Symposium Of Sickness e por fim a Pedigree Butchery, todas gravadas no citado álbum de 1991. Em seguida, hora de um medley com Edge Of Darkness e This Mortal Coil ( do Wake Up And Smell The... Carcass - 1996 e Heartwork, respectivamente ).

    Importante mencionar as rodas de circle pit, que comeram soltas durante toda a apresentação, o público que estava no Carioca Club realmente deu um show, mostrando que os fãs brasileiros esperavam muito por essa apresentação. Jeff Walker apresenta a faixa título do álbum de 1989, a  Reek Of Putrefaction.

    Parafraseando Neil Young com o clássico Keep A Rocking In A Free World a banda manda manda sua versão Keep On Rotting In The Free World do álbum Swansong de 1996 ( aliás, cabe um comentário extra, esta música é apenas uma brincadeira com o nome, mas não se trata de versão ou cover ) e nessa hora o telão já começava a mostrar imagens de partes putreficadas, corpos em decomposição etc.. e todos já esperavam por isso.   

    As seguintes foram Genital Grinder do Reek Of Putrefaction, Death Certificate do Heartwork, Pyosisified ( Rotten To The Gore ), outra do Reek Of Putrefaction e Exhume To Consume, esta última do Symphonies Of Sickness de 1989, sendo basicamente neste quarteto abrangendo os considerados álbuns clássicos da banda.

    Mas ainda haviam mais músicas e desta maneira o Carcass tocou Corporal Jjigsore Quandary do Necroticism - Descanting The Insalubrious e deu inicio a outro medley com Forensic Clinicism e The Sanguine Article ( ambas do cd de 1991 ).

    Continuando o set, a banda mais pesada de Liverpool executou mais uma do Necroticism - Descanting The Insalubrious com Inpropagation e Symphonies Of Sickness, a Ruptured in Purulence. Faltava apenas a chave de ouro, ou grito de cisne decapitado - com a execução do sucesso Heartwork

    O final talvez até imprevisto, e com um set infinitamente superior pegou muitos de surpresa esperando talvez umas seis músicas a mais, o que causou uma sensação ruim para alguns espectadores, entretanto, como apresentação da lenda Carcass de volta a São Paulo, foram os clássicos que todos esperavam em um set reduzido, digamos assim.

Texto e Fotos Por Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costábile Salzano Júnior
e ao Júlio Viseu da Rádio e TV Corsário
 pela atenção e credenciamento
Maio/2013

Clique aqui e confira um álbum com mais de 30 fotos do show
do Carcass no Carioca Club em São Paulo/SP

Set List

1 - Intro
2 - Buried Dreams
3 - Incarnated Solvent Abuse
4 - Carnal Forge
5 - No Love Lost
6 - Carneous Cacoffiny
7 - Lavaging Expectorate Of Lysergide Composition
8 - Symposium Of Sickness
9 - Pedigree Butchery
10 - Edge Of Darkness
11 - This Mortal Coil
12 - Reek Of Putrefaction
13 - Keep On Rotting In The Free World
14 - Genital Grinder
15 - Pyosisified (Rotten To The Gore)
16 - Death Certificate
17 - Exhume To Consume
18 - Corporal Jigsore Quandary
19 - Forensic Clinicism / The Sanguine Article
20 - Inpropagation
21 - Ruptured In Purulence
22 - Heartwork

Voltar para Shows