Crashdïet - The Savage Playground
Tour Brazil 2013
Domingo, dia 10 de março de 2013
no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ

    Dois anos e meio depois da primeira passagem pelo Rio, o Crashdïet volta ao Teatro Odisseia lançando o álbum The Savage Playground. Cheguei ao Teatro Odisseia por volta das 16hs e muitos fãs, vestidos ao estilo Crashdïet de ser, já aguardavam ansiosos debaixo de sol. Formado em sua grande parte por adolescentes, enlouqueciam toda vez que alguém aparecia na sacada do Teatro Odisseia. O horário de abertura da casa foi respeitado religiosamente.

    Depois de algum tempo, nossos Hard Rockers modernos Simon Cruz nos vocais, Martin Sweet na guitarra, Peter London no baixo e o quase brasileiro Eric Young na bateria, passam pelo mezzanino da casa, sendo ovacionados por todos os presentes, e quando surgiram no palco, a casa veio abaixo.

 

    Divulgando seu novo cd, o citado The Savage Playground, o quarteto dominou o público presente, fazendo um set abrangente de músicas novas, além de hits de seus álbuns anteriores. E lógico já entraram destruindo tudo no palco com as pancadas novas Change The World e Circus, que foram seguidas por Tikket do Rest In Sleaze de 2005.

    Depois foi a vez do hit esmagador do novo cd Anarchy, onde toda e qualquer pessoa no Teatro Odisseia cantava o refrão em uma só voz, virando uma atração a parte.

    A banda, mesmo não sendo tão recente como muitas pessoas imaginam, uma vez que eles já tem mais de uma década ( apesar que de que o vocalista Simon Cruz estar na banda a apenas quatro anos, substituindo Dave Lepard, falecido em 2006 ), senti que eles estavam muito mais entrosados do que na última tour.

    Podíamos ver isso claramente em musicas como Breakin’ The Chainz  do Rest In Sleaze e Rebel do Generation Wild de 2010, e principalmente em In The Raw do The Unattractive Revolution de 2007 onde o amplificador de Martin Sweet apresentou problemas e Simon Cruz simplesmente “abafou o caso”, fazendo uma brincadeira com o público para que eles cantassem o refrão com ele, os distraindo até que o problema técnico fosse sanado.

    E sinceramente funcionou, pois era uma das músicas que eu mais gosto, e o que se tornaria um problema, acabou sendo super divertido. Apesar de que talvez isso tenha feito com que a banda diminuir o set,  já que em São Paulo/SP foram tocadas dezoito músicas e aqui no Rio somente dezesseis ( confira matéria ).

    Queen Obscene/69 Shots também foi outro ponto alto da noite, já que é outro hit da banda presente no cd Rest In Sleaze e sendo assim, o público teve outro surto de felicidade. Alias a troca de energia entre o público e com toda a banda foi algo impressionante, Martin Sweet é um guitarrista muito bom e com uma cativante presença de palco, cheio de caras e boas e interagem bastante com o público. Peter London estava agitando com uma pegada incrível e Eric Young traz muito peso a banda.

    Logo após Got A Reason do novo The Savage Playground e It´s A Miracle do aclamado Rest In Sleaze, recebemos a longa e recente ( para os padrões Hard Rock do alto dos seus oito minutos ) Garden Of Babylon, onde o guitarrista Martin Sweet faz um solo super bacana e interessante, meio puxado para o melódico, coisa pouco comum nesse gênero.

    Uma pausa básica para respirarmos um pouco, depois de tanta intensidade e energia, o Crashdïet volta para um bis, que aliás, não seria o último, para a alegria geral, com a sequencia matadora de Riot In Everyone ( Rest In Sleaze ), onde a galera mais uma vez se acaba de cantar ( afinal, estamos em um show de Hard Rock! ), Chemical e Down With The Dust ( ambas do Generation Wild ). Em muitos momentos, é notável a grande influencia de Sebastian Bach nos vocais de Simon Cruz, apesar do visual Punk e seu moicano gigantesco.

    Mais uma pausa e o bis final prometia! E promessa é dívida! Em Cocaine Cowboys do The Savage Playground, Simon Cruz fez um ótimo improviso com a sua harmônica, e também direito a slide guitar, fez a galera gastar o ultimo resquício de voz ainda existente e que se acabou de vez em Generation Wild, faixa título do álbum de 2010.

    Show excepcional e banda com grande carisma. Isso tudo aliado a boas músicas e muita simpatia, só os faz ganharem cada vez mais fãs. E como se não bastasse tudo isso, uma cena me tocou bastante: Simon Cruz, vendo os fãs na porta do Teatro Odisseia, debaixo de chuva, chorando, gritando, pedindo fotos e autógrafos, pulou a janela da van e foi atender a todos.

     Então, merece ou não merece respeito? Mais do que merecido a maneira que eles foram ovacionados ao final do show. Destaque também para a produção da Blog n´Roll e a Audio Blast, que com muito profissionalismo e competência, colocam o Rio de volta no circuito de shows internacionais de Metal e Hard Rock.

Texto: Camila Marinho
Fotos: Palmer Cardoso
Agradecimentos Sylvia Sussekind da Audio Blast e
Filipe Barcelos pela atenção e credenciamento.
Março/2013

Set list Crashdïet

1 - Change The World
2 - Circus
3 - Tikket
4 - Anarchy
5 - Breakin’ the Chainz
6 - Rebel
7 - In The Raw
8 - Queen Obscene/69 Shots
9 - Got A Reason
10 - It’s a Miracle
11 - Garden of Babylon
Bis 1:
12 - Riot in Everyone
13 - Chemical
14 - Down With The Dust
Bis 2:
15 - Cocaine Cowboys
16 - Generation Wild

Galeria de Fotos do Crashdïet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ

Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Simon Cruz do Crashdiet e Palmer Cardoso do Rock On Stage no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Camila Marinho do Rock On Stage e Peter London do Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Camila Marinho do Rock On Stage e Martin Sweet do Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ Camila Marinho do Rock On Stage e Simon Cruz do Crashdiet no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ

Voltar para Shows