Krisiun e Torture Squad
Abertura: Test

Sábado, dia 28 de setembro de 2013
no Clash Club em São Paulo/SP

    E o clima de Rock In Rio estava chegando ao final, sendo a última banda que tocou no festival, também fez sua data em São Paulo, e assim como presenciamos no Sesc Pompeia em janeiro ( confira como foi aqui ), o mini festival com o mesmo line up, mas dessa vez no Clash Club, e diga-se de passagem com a mesma humildade que a banda orgulhosamente representou bem o Metal Extremo no Rio de Janeiro/RJ, o Krisiun apresentaria um set especial para a cidade que acolheu aos gaúchos no inicio de carreira.

    Claro que aos poucos a casa foi enchendo e um excelente público, marcou presença já na hora de abertura, pois, teríamos outras duas grandes bandas, que seriam o Torture Squad e o Test, banda esta conhecida por tocar na rua antes de shows nacionais e internacionais, abrilhantando ainda mais a noite com um certo clima de festival.

Test

    A banda de Grindcore formada pelo baterista Thiago ( bateria ) e João Kombi na guitarra e vocais subiram ao palco para abrirem a noite - e como quase que tradicionalmente costumam fazer - ficaram de lado para a plateia, porém desta vez bem mais centralizados, e já mandaram seu tradicional trabalho, bem conhecido do público paulistano, que já pode conferir eles em sua Kombi, antes de algumas apresentações eles instalam os instrumentos e tocam na frente das casas mais tradicionais.

    Divulgando seu EP de estreia, Carne Humana, lançado em 2011 e em todas apresentações que vi da banda, como a primeira em janeiro deste ano no SESC Pompeia, eles tocam uma música após a outra, sem descanso ou comunicação com o público. Foi um set curto que começou com Na Pele de Deus, seguiu com Jesus Doom e a título do EP Carne Humana. Depois foi a vez de "Ele Morreu Sem Saber Porque","Androides", "Morrer Lentamente" e foi encerrado com "Test" e "O Fim".

    Particularmente, gosto muito de ver o Test ao vivo, pois independente do lugar onde estão tocando, seja em qualquer calçada ou no Madison Square Garden, o show sempre agrada a todos, e quem não conhece fica impressionado.

Set List do Test

1 - Na Pele De Deus
2 - Jesus Doom
3 - Carne Humana 
4 - Ele Morreu Sem Saber Porque
5 - Androides
6 - Morrer Lentamente
7 - Test
8 - O Fim

Torture Squad

    Com a troca de palco lá estava o Torture Squad e com a introdução que inicia toda a apresentação da banda formada por André Evaristo ( vocal e guitarra ), Castor ( baixo ) e Amilcar Christófaro ( bateria ). Após a entrada do trio no palco recebemos o clássico Horror and Torture do mais que clássico Pandemonium de 2004, Mad Illusion e The Unholy Spell, essa última do álbum homonino de 2001.

    Generation Dead foi a próxima, essa do álbum Aequilibriun, que assim como as anteriores garantiram a formação de várias rodas, só pausadas quando André Evaristo lembrou dos 20 anos da banda e que em breve lançarão o novo álbum Esquadrão de Tortura, que será o primeiro conceitual da banda e será sobre a primeira ditadura do Brasil ( a dos anos 60 não a atual ) e tocam a nova faixa No Scape from Hell onde já se repara a nova pegada da banda sem perder, sempre eficiente porém com a característica e agressividade sempre presente e marca a carreira no Torture Squad.

    Abduction Was The Cure, outra do The Unholy Spell deu sequencia ao curto show, que já se aproximava do final, mas eles dispararam duas sonzeiras do Hellbound, a Living For The Kill e a Chaos Corporation onde deixaram um grande gostinho de quero mais, com a expectativa do cd novo, que em breve estará nas lojas. Antes de saírem, a banda agradeceu a oportunidade mais uma vez compartilhar o palco com o Test e Krisiun.

Set List do Torture Squad

1 - Intro
2 - Horror and Torture
3 - Mad Illusion
4 - The Unholy Spell
5 - Generation Dead
6 - No Escape From Hell
7 - Abduction Was The Cure
8 - Living For The Kill
9 - Chaos Corporation

Krisiun

    "Boa Noite São Paulo, o Krisiun está aqui" - é com está já consagrada e tradicional frase que Alex Camargo ( baixo e vocal ), Max Kolesne ( bateria ) e Moyses Kolesne ( guitarra ) iniciaram -o digamos -  "terremoto sonoro" com a Kings Of Killing do álbum Apocalypitc Revelations seguida direta por Combustion Inferno ( do álbum Southern Storm ) e The Will To Potency, do último álbum lançado The Great Execution, que inclusive contém um puta clip da banda.

    A próxima foi a Vicious Wrath ( do AssassiNation de 2006 ) e no final desta tivemos um fato lamentável, já que um segurança retirou uma pessoa que aparentemente se divertia de forma bem agressiva, como se realmente tivesse desrespeitado o segurança ou coisa bem parecida. Ligados ao que aconteceu, o próprio vocalista do Krisiun, Alex Camargo interviu pedindo para este fã retornasse, mas não aconteceu.

    Ravager e Descending Abomination foram simplesmente insanas, como em qualquer show do Krisiun e a surpresa do set veio muito bem apresentada como raramente é tocada, a Conquerors Of Armageddon, faixa título do terceiro álbum da banda lançado em 2000, que deixou a plateia mais atônita que já estava arrancando mais gritos.

    Uma sequencia matadora viria a seguir com "Bloodcraft", do AssassiNation, e também "Blood of Lions", "Minotaur" e "Hatred Inherit", onde penso que é desnecessário citar os respectivos álbuns, afinal tratam-se de clássicos absolutos. Depois desta demolição, Alex Camargo convida um grande músico ao palco, nada menos que o grande guitarrista Antonio Araújo do Korzus e a galera o saudou com a importância que um membro do Korzus deve ser saudado.

    Com ele, o Krisiun então exibiu uma de suas surpresas no Rock In Rio com a música Black Metal, aquela imortalizada por Cronos, Mantas e Abbadon no segundo LP do Venom com toda a plateia cantando o refrão "lay down your soul to the gods Rock'n'Roll".

     Infelizmente, estávamos chegando ao final da apresentação e tivemos mais duas bordoadas com a  Twisting Sights e a Apocalyptic Victory, quase homônima do álbum Apocalyptic Revelation. A última sempre contém uma incrível participação do público, pois após Alex Camargo gritar "Black Force...", os fãs completam "Domain", desta maneira foi criado - mais uma vez - o clima perfeito e apoteótico para a composição que abre e dá nome ao disco de estreia desta banda gaúcha que simplesmente conquistou  mundo.

    Um festival, eu chamaria assim, pois esta noite contou com três grandes expoentes do Metal Nacional, que podem fechar qualquer data em qualquer lugar do mundo. No caso do Krisiun - que se apresentou no Rock In Rio dias atrás - provou mais uma vez a força e a confiança que o público tem no Metal Extremo Brasileiro e não a toa é considerado o melhor do mundo.

    Outro ponto muito importante foi também o fato que todos puderam ir embora, ainda com o transporte público aberto ( prova da organização do evento ) e cantando Black Forces Domain em um metrô cheio de 'clubbers' deixa qualquer alma lavada. Em suma, Krisiun é foda.

Texto e Fotos por Marcos César de Almeida
Novembro/2013

 Set List do Krisiun

1 - Kings of Killing
2 - Combustion Inferno
3 - The Will To Potency
4 - Vicious Wrath
5 - Ravager
6 - Descending Abomination
7 - Conquerors Of Armageddon
8 - Bloodcraft
9 - Blood of Lions
10 - Minotaur
11 - Hatred Inherit
12 - Black Metal
13 - Twisting Sights
14 - Apocalyptic Victory
15 - Black Force Domain

 

Voltar para Shows