Patrulha do Espaço
Sexta-feira, dia 08 de fevereiro de 2013
no SESC Belenzinho em São Paulo/SP

Uma lenda do Hard Rock Mundial.

    Não há outro começo de resenha propício que não seja esse: Rolando Castello Júnior um dos maiores bateristas do Hard Rock e Heavy Metal com histórico de grandes participações em bandas ícones, como o disco de estreia do Made In Brazil, Inox, Aeroblus, e a banda que formou com o "Loki" Arnaldo Baptista, uma das bandas mais emblemáticas do Rock Brasileiro e claro que neste mês de fevereiro a banda não poderia ficar de fora do Projeto Sonoridades, que assim como o show da banda Made In Brazil ( confira matéria ) fez parte desta sequencia de shows destinados ao Rock feito no Brasil nos anos 70 com o Patrulha do Espaço tendo uma data especial no evento.

    O baterista Rolando Castello Júnior - cuja sua marca é o bumbo duplo, que os usava durante os anos 70 - é uma das maiores influências de muitos bateristas, vide que na plateia tínhamos nomes como por exemplo os bateristas Paulão do Baranga e Marcelo Ladwig do King Bird entre vários outros grandes músicos esperando pela nova formação do Patrulha do Espaço, que além de Rollando Castello Júnior na bateria tem Marta Benévolo nos vocais, Danilo Zanite na guitarra e vocais e Paulo Carvalho no baixo divulgando o excelente cd Dormindo Em Cama de Pregos.

    No horário previsto todos os músicos entram no palco para tocarem sua primeira música da noite e sem nenhuma intro, que me leva a perguntar: intro para que? Sem frescura alguma de intro ( eu particularmente acho um porre ), a banda já devidamente posicionada começa com duas músicas matadoras e excelentes do novo cd, a  Riff Matador e a Rolando Rock.

    Rolando Castello Júnior agradece a todos pela presença e explica que o pano de fundo que estava sendo realizada uma troca de fotos/slides, ora com o símbolo da banda, ora com a capa do novo cd e também com várias fotos antológicas de toda a carreira da banda, que sempre lembravam do amigo e ex-membro da Patrulha do Espaço e também do Aeroblus, o guitarrista Papo. Foi assim que foi tocada e dedicada à ele a sensacional Festa de Rock.

    Cão Vadio do famoso "álbum branco" de 1982 veio na sequencia e Rolando Castello Júnior então parabeniza a cidade de São Paulo pelo aniversário, "mesmo atrasado", como ele disse, e apresenta a próxima que seria Ovnis ( do Patrulha do Espaço 4 ) seguida por Robot do clássico Patrulha 85. O baterista dedicou várias músicas à cidade e lembrou que membros do Violeta de Outono estavam na plateia e dedica a Deus Devorador  ( do Patrulha 85 ) para eles.

 

    A próxima seria dedicada a Ivo Rodrigues, que seria Berro do segundo álbum de 1981. Do álbum de 2004, Missão Na Área 13 vem Rock com Roll, ai voltamos ao "álbum branco" com a clássica Mar Metálico ( do "álbum branco" ). A faixa Sonho Animal foi a seguinte e após alguns cd's foram distribuídos pela banda para os fãs e detalhe,  quase todo o merchandising foi vendido no dia. Rolando Castello Júnior avisa que tocarão uma balada do novo álbum Dormindo Na Cama Com Pregos para que assim pode descansar um pouco e Máquina do Tempo foi executada a perfeição.

    Rolando Castello Júnior continua através das fotos explicando a trajetória da banda e comenta que a próxima música seria em homenagem ao Coquinho e a Débora do Made In Brazil ( infelizmente, ambos já falecidos ) e continua com mais uma do novo álbum, a Quatro Cordas E Um Vocal em execução brilhante.

    Então sobe ao palco um dos principais vocalistas de Rock que o Brasil possui, Percy Weiss, que passou por bandas como Made In Brazil, Harppia e o próprio Patrulha do Espaço, só  para citar algumas e em sua participação ele cantou o clássico do primeiro álbum de 1980, a Simples Toque, que foi acompanhado em uníssono por todos.

    Olhando ao palco e vendo duas lendas do Rock Nacional juntas, pois tínhamos Rolando Castello Júnior e Percy Weiss dividindo o palco novamente conduziu o público ao completo êxtase. São nestas horas que nota-se o quanto a música é importante para as pessoas como cultura e entretenimento.

    Era óbvio que a maior parte da  plateia era composta por uma faixa etária mais velha, mas todos ali com uma alma Rocker, agitando muito, num belíssimo momento que realmente marca a jornada de qualquer redator musical.

    Depois das Onze do segundo cd e Olhar Animal do Patrulha 85 soaram perfeitas, mas depois que realmente o bicho pegou, chegando a fazer o SESC Belenzinho tremer com o mega hit Columbia do álbum de 1981 ( o citado "álbum branco", como ficou conhecido ), que fala sobre o ônibus espacial Columbia, fez todos cantarem em juntos com o Patrulha do Espaço em uma versão tão perfeita, tão maravilhosa que não havia nenhuma pessoa na casa que não berrasse "Columbia, Columbia, Columbia...." com a banda.

    Esta música deveria ser a que encerraria o show, mas como havia mais um tempinho disponível, eles sabiamente emendaram o outro clássico do "álbum branco" com a Meus 26 Anos para terminar a apresentação que será no mínimo inesquecível. Após algum tempo a banda fez o tradicional Meet and Greet com os fãs, finalizando uma ode ao Rock'n'Roll brasileiro e ao guerreiro dos anos 70 com esse gênio da música Mundial chamado Rolando Castello Júnior.

    Em suma, um show matador, digno de grandes ícones do Rock Nacional que muito lutaram e levantaram a bandeira, e a cada show mostram que existem bandas magistrais tocando Rock no Brasil e o Patrulha do Espaço é a nossa Nave Mãe... Columbia, Columbia!!!

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Fevereiro/2013

 

Set List

1 - Riff Matador
2 - Rolando Rock
3 - Festa do Rock
4 - Cão Vadio
5 - Ovnis
6 - Robot
7 - Deus Devorador
8 - Berro
9 - Rock Com Roll
10 - Mar Metálico
11 - Sonho Animal
12 - Máquina do Tempo
13 - Quatro Cordas E Um Vocal
14 - Simples Toque
15 - Depois das Onze
16 - Olhar Animal
17 - Columbia
18 - Meus 26 anos

Galeria de Fotos do Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP

Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP Patrulha do Espaço no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP

Voltar para Shows