Peter Murphy - Mr. Moonlight Tour celebrando 35 anos do Bauhaus
Quarta, 14 de agosto de 2013
no Carioca Club em São Paulo/SP

    Uma semana quente, mas quem abriu mão disso tudo para poder dar um clima especial nessa quarta-feira 14. O mês do cachorro louco estava no ar com chuva fina e temperatura que chegava aos 12º, a lenda gótica Peter Murphy e todos os seus fãs tinham o melhor clima londrino possível para uma das maiores apresentações de sua carreira e um concerto que deixou sua apresentação anterior ( 2009 leia resenha, na qual eu estava presente ) no chinelo. Não que a visita de 2009 tenha sido ruim, mas essa de 2013 mostrou um Peter Murphy muito mais carismático e muito mais à vontade no palco.

    Já de cara dava para perceber que seria uma excelente festa, pois a fila estava composta de pessoas de diversas idades, mas a predominância de um publico que passava dos 30 era maior, afinal, não era só um show de Peter Murphy, mas um concerto que celebraria 35 anos de Bauhaus e como todos sabem, Peter Murphy sempre teve restrições ao tocar canções de sua velha banda.

    No ano passado, o cantor cancelou sua apresentação no Brasil, pediu desculpas e prometeu voltar com um grande presente em breve. Pois é, como um lorde inglês ele cumpriu o prometido. Retornou em um ano, trouxe não um simples show, mas a comemoração de 35 anos de Bauhaus na Mr. Moonlight Tour.

    Também como um lorde, o início do show foi no horário combinado ( ok, estava marcado para as 21:30 e começou às 21:35, alguns puritanos podem dizer ) com o anúncio do novo disco solo de Peter Murphy, intitulado Lion e com lançamento previsto para junho de 2014.

    A bolacha está sendo produzida por Martin Glover, que foi baixista da banda Killing Joke e como primeira surpresa da noite, os presentes puderam conferir a prévia deste álbum que promete. O telão exibia imagens de filmes antigos e os amplificadores mostravam o que estava por vir. Pudemos conferir trechos das músicas: "Eliza", "Gabriel", "Loctaine", "I’m My Own Sunshine" e "The Ghost Of Shokan Lake". Ideia interessante utilizar o tempo que esperamos para um show para divulgar o vindouro trabalho.

    Mal acaba a “amostra grátis” o telão sobe, luzes escurecem e conseguimos visualizar os pés do cara que dominaria aquela noite, sim, era o início da apresentação do “Mr. Moonlight”, que já começou com King Vulcano, clássico absoluto do Bauhaus, lançado há 30 anos atrás no disco Burning From The Inside, que também contém a segunda música do show a Kingdom's Coming, que já mostrava que o Carioca Club estava inteiro nas mãos de um carismático Peter Murphy, que não poupou bala e já mandou uma trinca composta por "Double Dare”, “In The Flat Field” e ”God In Alcove”, todas do do debut In The Flat Field ( 1980 ).

    O calor que reinava dentro da casa era bem diferente do frio lá de fora, mas quem ligava para suor e possível choque térmico que teríamos quando saísse de lá? Cantando e dançando e seguindo a canção, Peter Murphy arremessa mais clássicos do Bauhaus, como: “Boys”, “Silent Hedges” ( do The Sky´s Gone Out de 1982 ), “Endless Summer Of The Damned”  ( gravada no Go Away White de 2008 ), "Spy In The Cab" ( do In The Flat Field  ) e “A Strange Kind Of Love” ( do álbum Deep de 1990 ). Ok, teremos um tempo para respirar.

    Ou melhor, pensamos isso, mas o que se viu foi um dos momentos mais aguardados da noite, a apresentação de uma versão estendida de Bela Lugosi’s Dead e Kick In The Eye ( a minha preferida presente no álbum Mask de 1981 ) em uma performance matadora, que fez o pessoal se descabelar por toda casa.

    E não parou aí, pois The Passion Of Lovers, do segundo álbum de estúdio, o clássico Mask antecedeu o fim da primeira parte, composta por duas músicas do debut: Stigmata Martyr e Dark Entries, canção esta que é a primeira música, do primeiro lado, do primeiro álbum do Bauhaus e que foi responsável por fechar com chave de ouro essa primeira parte do concerto.

    Todos sabiam que teria um bis, portanto, ninguém arredou os pés do Carioca Club, até ver ressurgindo no palco, Peter Murphy e sua banda, que conta com Emilio Di Zefalo ( baixo, backing vocal, bandolim e violino ), Nicholas Lucerco ( bateria ) e Mark Thwaite ( guitarra e backing vocal ), que preparou um bis matador que já começava com Hollow Hills ( outra do álbum Mask ), seguida por She’s in Parties ( do Burning From The Inside ), o que já seria suficiente bom, isso claro sem contarmos mais uma surpresa da festa. No meio do público estava um tal de Wayne Hussey, que é nada mais, nada menos que um dos pilares do Post Punk mundial, fez parte da banda Sisters Of Mercy e quando saiu criou a banda The Mission.

 

    Convidado por Peter Murphy, Wayne Hussey não se fez de rogado e com toda energia adolescente, presenteou a casa cantando um cover de Telegram Sam do T. Rex e Ziggy Stardust, clássico do David Bowie e que foi regravada pelo Bauhaus em 1982 no álbum The Sky's Gone Out.

    Com um carisma e uma performance incrível, mostrando perfeita sintonia e principalmente um domínio de palco incrível, a dupla conseguiu terminar de deixar o público rouco e extasiado com o que acabara de presenciar ali. Uma coisa curiosa ( e de fontes não confirmadas ) é que dizem que Wayne Hussey é morador de São Paulo e foi ao show do amigo sem ele saber, pagando seu próprio ingresso e fazendo sua parte de improviso com o Mr. Moonlight. Privilégio de quem ajudou lotar a casa nessa quarta fria.

    Não obstante isso, Peter Murphy resolve fechar a noite com Subway, de seu álbum solo Cascade de 1995 e numa humildade ímpar, resolve não só apresentar a banda, além desse competentíssimo time, que executou Bauhaus com uma maestria incrível ( sim, parecia um show do Bauhaus ) Peter Murphy apresenta também a sua equipe técnica e assim se despedem do público. Sem sombras de dúvida, uma noite memorável e que foto, vídeo ou comentário algum vai satisfazer. Só quem estava lá é que pode presenciar e ter certeza de que ainda existem excelentes shows na caótica São Paulo, que fez tudo para ficar inglesa nesse dia.

Texto: Renato Sirqueira
Fotos: Rodrigo Pontes
Agradecimentos à Miriam Martinez e a produtora 8x8 Live
pela atenção e credenciamento
Agosto/2013

Clique aqui e confira uma galeria de fotos do show
de Peter Murphy no Carioca Club em São Paulo/SP

Set List Peter Murphy

1 - King Volcano
2 - Kingdom's Coming
3 - Double Dare
4 - In The Flat Field
5 - God In An Alcove
6 - Boys
7 - Silent Hedges
8 - Endless Summer Of The Damned
9 - Spy In The Cab
10 - A Strange Kind Of Love
11 - Bela Lugosi's Dead
12 - Kick In The Eye
13 - The Passion Of Lovers
14 - Stigmata Martyr
15 - Dark Entries

Encore:
16 - Hollow Hills
17 - She's In Parties
18 - Telegram Sam
19 - Ziggy Stardust
20 - Subway

Voltar para Shows