Ringo Starr And His All Starr Band
Terça, 29 de Outubro de 2013 no
Credicard Hall em São Paulo/SP

    O que dizer dos Beatles? Como comentar algo dos Fab Four? Você pode até não gostar deles, ter sua preferência por outros gênios da época, como Rolling Stones, Elvis Presley, Roy Orbison, tudo bem... mas não há como negar a importância e que eles mudaram como a música era feita, a maneira como o mercado fonográfico funcionava, enfim, tudo mudou e os responsáveis por isso, sem dúvidas foi o talento de John Lennon, George Harrinson, Paul McCartney e Ringo Starr.

     E claro que toda vez que um deles dá uma passada para apresentações no Brasil, sempre a legião de fãs fica atenta e desta vez Ringo Starr voltou com sua All Starr Band depois da excelente tour que fizeram no Brasil em 2011 ( confira como foi o primeiro show em São Paulo aqui ).

    A atual formação da Ringo Starr And His All Starr Band é atualmente formado pelo próprio baterista claro, Steve Lukather ( Toto ) na guitarra e vocais, Todd Rundgren ( Nazz, Utopia e The New Cars ) na guitarra, Richard Page ( Mr. Mister ) no baixo, Gregg Rolie ( Santana e Journey )nos teclados, Mark Rivera no saxofone e Gregg Bissonette na bateria ( David Lee Roth, Steve Vai e Billy Sheeham ), ou seja, uma verdadeira constelação de estrelas do Rock mundial.

    Já na abertura uma grande surpresa no set list, pois logo de cara tivemos Matchbox, que foi gravado pelos Beatles em 1964 como lado B do compacto Long Tall Sally ( hoje com quatro músicas seria um EP ) e o que talvez muita gente não saiba é que a canção é um cover de uma das grandes influências dos Beatles, pois a música é de autoria de Carl Perkins, o cantor de Rock´n´Roll americano é disparado uma das grandes influências dos britânicos, seguidas por duas da carreira solo de Ringo Starr com It Don't Come Easy e Wings.

    A seguinte e no momento que entendemos porque a banda tem tantas feras é que cada um contemplará um grande sucesso de sua carreira e isso que faz a banda ser interessante há tanto tempo ( lembrando que a primeira vez que existiu em 1989 ) e I Saw The Light cantada por Todd Rundgren. A próxima foi Evil Eyes e foi apresentada como um clássico - e realmente é - que intitula o álbum de estreia de Santana, Evil Ways e claro que o representante do Santana na banda de Ringo Starr, o tecladista original Gregg Rolie voltou no tempo e cantou maravilhosamente bem esta música do mestre das guitarras, simplesmente mágico.

 

 

    Bem interessante era ver a interação de todos no palco e com dois bateristas, que quando tocavam pareciam muito bem alinhados e não misturas, mas sempre tocando com grande técnica, mas, claramente Ringo Starr praticamente por ser o grande astro, digamos que "quase brinca na bateria" deixando o ritmo e cadência aos grande baterista Gregg Bissonette, responsável pelos andamentos dos clássicos absolutos de David Lee Roth Eat and Smile e Skyscrapper.

    Duas clássicas dos anos 80 veio depois com Rosanna do Toto e Kyrie do Mr. Mister cantadas respectivamente por Steve Lukather e Richard Page. Ringo então apresenta a próxima canção brincando que se tratava de uma canção de um certo álbum branco e os amantes de LP devem lembrar o quanto era difícil achar o mesmo, desta maneira tocaram do White Album a Don't Pass Me By, e era óbvio que as músicas gravadas pelos Beatles eram as mais cantadas pela plateia que estava em grande número no Credicard Hall.

    A seguinte, depois de um grande clássico dos Beatles foi uma de Todd Rundgren com Bang your Drum All Day seguida por Boys, essa cover da excelente banda de coral feminino dos anos 60 The Shirelles e que foi gravada no primeiro álbum do lendário quarteto de Liverpool.

    Um dos clássicos absolutos dos Beatles e que certamente fez o maior sucesso na voz de Ringo Starr foi Yellow Submarine ( presente no Revolver )trouxe uma imagem que certamente será difícil de esquecer, pois foi um momento tão mágico assistir a plateia cantando extremamente feliz de ver a canção ao vivo. Depois outro clássico, Gregg Rolie deu vida para a viajante Black Magic Woman, clássico do Fletwood Mac, porém, imortalizada por Santana e afirmo: essas duas canções foram a "sequência da noite".

    Ringo esbanja simpatia, afinal, não precisa provar mais nada a ninguém, canta, toca bateria e se diverte, brinca com todos, admira a plateia, curti seus amigos de banda tocando, faz uma verdadeira noite de diversão, uma verdadeira festa de Rock´n´Roll.

     Ringo lembra também da importância de Carl Perkins para a carreira dos Beatles e canta outra também regravada pelos Fab Four no álbum Beatles For Sale ( álbum esse gravado depois de menos de três meses após o lançamento do estrondoso A Hard Days Night ), que foi a faixa Honey Don't seguida por uma da carreira solo do ex-Beatle chamada Anthem, que é a primeira de seu novo disco intitulado apenas como 2012.

 

    Richard Page, eterno baixista do Mr. Mister tocou uma música de sua carreira solo com You Are Mine, que foi seguida pelo clássico do Toto Africa na voz de Steve Lukater e Everybody' Everything, esta última do Santana, que Gregg Rolie homenageou.

    Ringo alegra a todos quando volta a lembrar dos Beatles com I Wanna Be Your Man e um fã em especial ficou ainda mais contente, pois foi presenteado por pelo baterista com uma de suas 'munhequeiras', e esta canção também gravada pelos Rolling Stones. Da banda Utopia - onde fez parte Todd Rundgren - eles tocaram Love Is The Answer para a sequencia um dos grandes hits do Pop dos anos 80 ser executado, e claro se temos o vocal do Mr. Mister nos shows estamos falamos de Broken Wings, depois outra maravilhoso do Toto com Steve Lukather relembrando de Hold The Line.

     A parte final veio com o maior sucesso comercial da carreira solo de Ringo Starr com a aclamada Photograph, composição essa em parceria com o amigo George Harisson em 1973. Act Naturally um cover de Buck Owens serviu de despedida, já que as duas últimas foram primeiramente a With A Little Help From My Friends, clássico de um dos melhores álbuns de todos os tempos e que foi composto pelos Beatles ( estou falando do Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band ) e que teve uma versão imortalizada por Joe Cocker no Festival Woodstock. Para fechar este excelente show, nada como a mensagem que deveria ser seguida sempre, a Give Peace A Chance de John Lennon coroando a apresentação de Ringo Starr com o tamanho da estrela que ele é.

    Realmente uma grande show que pode ter sugerido dois tipos de sensação, quem foi se divertir e vê músicas tocadas a perfeição certamente se divertiu muito, porém, para aqueles que foram para ouvir simplesmente Beatles podem até terem ficados decepcionados, entretanto, desde sua origem, o Ringo Starr and His All Starr Band jamais tocou só Beatles e seria aí uma completa desinformação do fã, mas mesmo assim estar presente em um espetáculo que o sempre animado e gente boa Ringo Starr do alto dos seus 73 anos cantou músicas como Matchbox, Yellow Submarine e With A Litle Help From My Friends sem parecer que tem essa idade e sim como um garoto que está começando a carreira, ou seja, você perde o direito de pensar em reclamar.

     Uma noite mágica afinal ver um dos dois Beatles ainda vivos, realmente emociona, sendo você fã ou não e acompanhado de grandes astros, no caso, sou muito fã do baterista Gregg Bissonette realmente, por várias momentos do show eu achava que tocariam Just Like Paradise, mas, claro que não ocorreu pois não combinaria com o set proposto.

    Incrível noite que reviveu grandes gerações e fãs dos Beatles, dos anos 70 com as canções de Santana e as grandes músicas dos anos 80, realmente uma noite mágica e que Ringo Starr possa excursionar ainda muito mais com sua All Starr Band passando novamente pelo Brasil para compartilhar um pouco mais das músicas que fazem parte da história de nossas vidas.

Texto: Marcos César de Almeida
Fotos: Marcelo Rossi ( T4F ) e Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Tatiana Ito e a equipe da T4F
pela atenção e credenciamento
Dezembro/2013

Galeria de 66 fotos do show de Ringo Starr And His All Starr Band no Credicard Hall em São Paulo/SP

Set List Ringo Starr And His All Starr Band

1 - Matchbox
2 - It Don't Come Easy
3 - Wings
4 - I Saw The Light
5 - Evil Ways
6 - Rosanna
7 - Kyrie
8 - Don't Pass Me By
9 - Bang the Drum All Day
10 - Boys
11 - Yellow Submarine
12 - Black Magic Woman
13 - Honey Don't
14 - Anthem
15 - You Are Mine
16 - Africa
17 - Everybody's Everything
18 - I Wanna Be Your Man
19 - Love Is The Answer
20 - Broken Wings
21 - Hold The Line
22 - Photograph
23 - Act Naturally
24 - With A Little Help From My Friends
25 - Give Peace A Chance

Voltar para Shows