Sonata Arctica
Stones Grows Her Name World Tour
Domingo, dia 10 de março de 2013
no Via Marques em São Paulo/SP

    Esse seria um show que realmente merece uma comemoração minha, já que na última passagem da banda pelo Brasil em 2010 foi o pontapé de meus trabalhos junto ao Rock On Stage ( confira matéria ) e quase quase três anos depois, O Sonata Arctica estava de volta em Terras Brasilis. Outro detalhe interessante é que de todas as passagens da banda por aqui,  a única que não assisti foi a de 2009, tendo visto a primeira passagem deles em Brasília/DF em 2002, e as duas últimas em São Paulo/SP.

    Com um Via Marquês completamente tomado, assim que o Sonata Arctica pisou no palco pode se ver a empolgação da banda ( agora para duas apresentações, uma em São Paulo/SP e outra no Rio de Janeiro/SP ).

 

 

    As luzes se apagam e Tony Kakko nos vocais, Elias Viljanen na guitarra, Marko Paasikoski no baixo, Henrik Klingenberg nos teclados e Tommy Portimo na bateria, entram no palco com este último filmando a galera na sua entrada, para depois de posicionados, começarem o show com Only The Broken Hearts ( Make You Beatiful ), hit do novo álbum Stones Grows Her Name, de forma eletrizante, ainda mais quando é seguida por Black Sheep, do maravilhoso Silence de 2001, com outra do novo álbum Alone In Heaven, para aí sim ter o primeiro contato com o público para o tradicional 'Good Evening' para os fãs, que já cantavam todas as suas músicas.

    Você pode até não ser fã do som da banda, mas o show que o Sonata Arctica proporciona é um dos melhores shows que se tem hoje em dia, mostrando uma evolução a cada apresentação que assisto da banda, uma presença de palco impecável e certamente ensaiada a exaustão, mas no intuito de entreter seus fãs e isso eles fazem muito bem. Pensando nisso, imagina quando anunciam o novo vídeo clip da banda Shitload Of Money seguida por The Gun do álbum Takatalvi.

    Um detalhe a ser comentado foi a perfeição de luzes por todo o show, realmente uma excelente iluminação, destacando ainda mais a performance da banda, e neste clima emendam outra do novo álbum, The Day,  perfeita.

    Continuaram com outra do novo cd Stones Grows Her Name, a grudenta e não menos fenomenal I Have The Right, seguida por The Last Amazing Grays, essa do The Days Of Grays de 2009, onde aí tivemos o solo de guitarra de  Elias Viljanen e de teclados de Henrik Klingenberg, que mesmo sendo perfeitos ( e foram ), porém como não sou apreciador de solos, eu preferiria outra música, por exemplo uma que ficou de fora do set list como 8th Commandment, para uma volta de todos ao palco em grande estilo com a poderosa Paid In Full do Unia de 2007.
 

 

    O vocalista Tony Kakko, pergunta se todos estão bem, se estão gostando do show e se a plateia perdeu sua insanidade, pois ele avisa que perdeu a dele, essa frase serviu de intro para anunciar Losing My Insanity, também do novo álbum,  que ao todo foram sete no set list. Em seguida, Broken, a única do Winterheart's Guild de 2003 na apresentação seguida por Tallulah do álbum Silence.

    Uma intro bem lenta no teclado serviu para a apoteótica Full Moon  ( presente no primeiro cd do Sonata Arctica, Ecliptica de 1999 ) fosse cantada a plenos pulmões com uma presença avassaladora da plateia cantando essa música, para a próxima, Replica ( outra do álbum de 1999 ), ter aquela divisão da plateia para cantar algumas onomotapéias tão imortalizadas pelo incrível e lendário frontman Freddy Mercury.

    Como última música do novo álbum é anunciada Cinderblox, para na sequencia o vocalista Tonny Kakko avisar que tocaria mais duas músicas e sem saírem e voltarem ao palco e Don`t Say A Word, faixa essa que representou o álbum Reckoning Night  ( de 2004 ) e finalizando com Vodka ( Hava Nagila ) numa brincadeira para agradar ainda mais os muito satisfeitos fãs do Sonata Arctica presentes no Via Marquês.

 

    Uma apresentação memorável, de pouco mais de uma hora e meia, mas que podia muito bem ter chegado facilmente a duas horas, porém, aqueles que falam que o estilo de som de nomes como o Sonata Arctica, Edguy, Stratovarius, etc..., estão ultrapassados, saibam que estão muito enganados, pois as bandas amadureceram e deixando seu som mais moderno, tendendo um pouco para um Hard / Heavy Rock dos anos 80, porém, fazendo shows de deixar boquiabertos qualquer um que tenha o prazer de assistir um show deles.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos a Costábile Salzano Jr, Juliana Lorencini e a Rádio Corsário pela atenção e Credenciamento.
Março/2013

 

Set List Sonata Arctica

1 - Only The Broken Hearts
2 - Black Sheep
3 - Alone In Heaven
4 - Shitload Of Money
5 - The Gun
6 - The Day
7 - I Have A Right
8 - The Last Amazing Grays
9 - Solo de Guitarra e Teclado
10 - Paid in Full
11 - Losing My Insanity
12 - Broken
13 - Tallulah
14 - Solo de Teclado
15 - FullMoon
16 - Replica
17 - Cinderblox
18 - Don't Say A Word
19 - Vodka (Hava Nagila)

 

Clique aqui e confira mais 93 fotos do show do Sonata Arctica no Via Marquês em São Paulo/SP

Clique aqui e confira mais 93 fotos do show do Sonata Arctica no Via Marquês em São Paulo/SP

Voltar para Shows