Andy Summers e Rodrigo Santos
Terça
, 18 de novembro de 2014
no Bourbon Street Music Club em São Paulo/SP

    The Police, uma banda que dispensa apresentação e sem dúvida nenhuma um dos maiores Power trios que o Rock conheceu. Como atualmente a banda não está na ativa, os músicos excursionam com seus projetos solo, e para o deleite dos fãs brasileiros, o lendário guitarrista Andy Summers veio ao Brasil para uma série de shows, sendo a grande maioria no estado do Rio de Janeiro/RJ e o que encerrou sua turnê foi na fantástica casa Bourbon Street Music Club em São Paulo/SP.

     O anúncio do show era Rodrigo Santos ( baixo ) e Andy Summers, sendo o músico brasileiro conhecido pelo seu trabalho junto ao Barão Vermelho, acompanhado pelo amigo guitarrista Fernando Magalhães e o grande batera brazuka Kadu Menezes. E esta seria a banda de uma das noites mais surpreendentes de Rock deste ano de 2014.

    Como o The Police não tem previsão ou possibilidade de voltar aos palcos, essas raras oportunidades que temos de ouvir os clássicos da banda, até com outras roupagens pelas diferenças técnicas dos músicos em questão. Mesmo assim, a casa ficou cheia e creio que a grande maioria dos presentes estavam ali para se divertir e ver o guitarrista executando sua obra. 

    O início do show foi só com os membros brasileiros da banda, tocando obviamente, os grandes sucessos do Barão Vermelho, e de cara começaram com o hit Por Que A Gente É Assim, e já nos primeiros segundos da música percebi que o caldo ia engrossar no melhor dos sentidos por alguns motivos que cito a seguir. Rodrigo Santos, é um excelente vocalista, ou seja, mais um no Barão Vermelho que vem prestando bons serviços ao Rock Brasileiro há mais de 30 anos e o segundo é que normalmente no Bourbon Street Music Club temos o show no formato de mesas, porém, nesta noite todos estavam de pé e cantando e dançando muito, fato que certamente impressionou os músicos.

    Maior Abandonado seguiu o mesmo pique, seguido por uma das melhores letras do Barão Vermelho, do ponto de vista romântico, já que Frejat também costuma tocar algumas delas em seus shows solo, como assisti no antigo Credicard Hall ( relembre aqui como foi ), assim, a bela Por Você foi exibida e contou ainda com um trecho de With Or Without You do U2, se encaixando perfeitamente na música.

    Alguns problemas surgiram na guitarra de Fernando Magalhães, porém, Rodrigo Santos segurou bem no baixo e fez uma belíssima interpretação de uma das joias do Rock Nacional, que foi imortalizado pelos Secos & Molhados com a Sangue Latino, e aí a grande surpresa: logo após ele cumprimentar o cantor Lobão que estava entre a plateia, Rodrigo Santos então avisa que só continuará o show depois que Lobão subisse ao palco e tocasse uma música com eles.

     Aos gritos de "fica, fica, fica" ecoando por conta de todo imbróglio das eleições presidenciais, Lobão sorri brinca com todos e fala que só vai participar pois queria tocar a bateria. E vale lembrar que este instrumento foi o que o músico utilizou no início de sua carreira, onde registrou as baquetas o clássico As Aventuras da Blitz, da banda Blitz antes de partir para os vocais, que a grande maioria conhece com sua primeira banda: Lobão e os Ronaldos.

    Já nas baquetas eles fazem um improviso meio Samba, meio trechos do Rock Setentista que lembravam um pouco o Led Zeppelin e isso divertiu todos, afinal, era uma surpresa no set e quem ninguém esperava. E todos lembram que não tocavam juntos há muito tempo e dizem que tocariam uma música do Lobão e este brinca dizendo que é de autoria do Cazuza, mas independente de quem seja o autor, ela foi imortalizada pelo Lobão e então, executam Vida Louca Vida, e a princípio sem ensaio, digamos, que teve um excelente resultado.

 

    Exagerado, o clássico da carreira solo de Cazuza também foi lembrado e executado, para então terminarem com um grande Hit do Barão Vermelho, a Pro Dia Nascer Feliz, onde finalizaram a parte destinada ao Barão Vermelho que estava prevista  no set, e antes de mencionar o personagem central desta resenha, vale destacar a energia que vinha do palco e era retribuída pela plateia. Os músicos todos experientes e acostumados a tocarem em grandes arenas, não se intimidaram em absolutamente nada e tocaram com primor. E gosto quando os músicos possuem presença de palco e querem agitar a galera, e neste ponto, os três literalmente incendiaram o Bourbon Street Music Club.

    Chegava a hora do personagem principal subir no palco. Então, Andy Summers foi se posicionando ao lado esquerdo do palco, à direita de quem assistia, do mesmo jeito que se posiciona no The Police, enquanto Fernando Magalhães deixava o palco, afinal, agora era hora do inglês relembrar alguns dos clássicos que marcaram gerações.

    A primeira foi Roxanne do primeiro álbum do The Police, o Outlandos d'Amour de 1978, que se trata de uma canção de amor diferenciada, sobre um homem que se apaixona por uma prostituta, e mesmo com o tom de vocal diferente de Sting, com os acordes de Andy Summers, sabíamos claramente temos um The Police no palco e isso nos basta.

    Era fato que só teríamos clássicos como a seguinte, que foi a Walk On The Moon, do álbum Reggatta de Blanc, o segundo do trio lançado em 1979, ou seja, 35 anos atrás, que ainda possui uma sonoridade atual, e após essa Andy Summers se apresenta dizendo que se sente feliz de estar de volta à São Paulo, elogia o Bourbon Street Music Club dizendo que adorou a casa e solta um "Let's Rock" para então tocar uma das músicas mais rápidas  canções de seu quinto e último álbum, Synchronicity de 1983, assim a Synchronicity II foi muito bem tocada.

     So Lonely, outra do debut Outlandos d'Amour ( que no Brasil tivemos a versão de Leo Jaime que se chamou Solange, que tive oportunidade de vê-lo tocando esta canção há poucos meses, veja cobertura ). Bem, como o clima continuava propício, bem intimista e com todos cantando bastante, aliás, eu achei impressionante a 'vibe', mesmo não sendo o The Police ao vivo, não tinha como não se emocionar com o que estávamos vendo.

    Sem dúvidas que a introdução de baixo de Rodrigo Santos entregou que a próxima música do show seria o maior hit da banda que qualquer pessoa da face da terra com certeza conhece, e está presente em todas compilações do The Police. Estou falando da balada Every Breathe You Take, que foi muito aplaudida e fez os presentes começarem com os gritos de "Olê... olê... olê... Summers Summers". Depois disso, tivemos de a volta de Fernando Magalhães na guitarra para a última música da primeira parte do set com a Message In A Bottle.

    Mesmo achando aquilo impressionante, pois qualquer elogio que se fizesse ao show, certamente, não o descreveria da maneira correta e para o bis, Andy Summers, Rodrigo Santos e os demais tocam a tranquila Black and White Army, um cover de Toon que trouxe novamente o guitarrista Fernando Magalhães de volta ao palco. Encerrando o show tivemos ainda a bela Every Little Thing She Does Is Magic saindo ovacionado do palco.

    Andy Summers e Rodrigo Santos fizeram um show surpreendente, onde você deve ter pensando: como assim no set não tem clássicos do The Police como "Don't Stand So Close To Me", "King Of Pain", "Do Do Do De Da Da Da" e tantos outros, que mesmo assim garantiu o sorriso no rosto de todos presentes enquanto pagavam suas comandas? Bem pelo simples fato que o guitarrista inglês ainda possui e reeditou toda a magia de sua ex-banda no palco do Bourbon Street Music Club, pois foi algo de espetacular com o sorriso, a felicidade e principalmente o feedback de ver um dos responsáveis por diversos clássicos que percorreram os rádios, toca discos e tojos de toda a geração que viveu nos anos 80/90, que indiscutivelmente deixou as melhores lembranças possíveis a todos. E o mais bacana... Rodrigo Santos já avisou que em 2015 Andy Summers retornará o país para mais shows.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Maria Inês Costa - Maic Comunicação
pela atenção e credenciamento
Dezembro/2014

Set List Andy Summers e Rodrigo Santos

1 - Por Que A Gente É Assim?
2 - Maior Abandonado
3 - Por Você
4 - Sangue Latino
5 - Vida Louca Vida
6 - Exagerado
7 - Pro Dia Nascer Feliz
8 - Roxane
9 - Walk On The Moon
10 - Synchronicity II
11 - So Lonely
12 - Every Breath You Take
13 - Message In A Bottle

Bis:
14 - Black And White Army
15 - Every Little Does It Magic

Clique aqui e confira uma galeria de 25 fotos dos shows de Andy Summers e Rodrigo Santos no Bourbon Street Music Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows