Angra - Show de Despedida da Turnê Angels Cry Tour
Abertura: Dreadnox
Domingo, 16 de novembro de 2014
 no Áudio Club em São Paulo

    A banda paulista Angra encerrou nesta data a turnê de comemoração de 20 anos de seu disco de estreia, o clássico do Heavy Metal Brasileiro Angels Cry ( de 1993 ). Após mais de um ano na estrada, o gravação completa do show no HSBC Brasil em 2013 ( confira cobertura ) que resultou no cd/DVD Angels Cry 20Th Anniversary Tour levou o quinteto em muitas cidades brasileiras, da América do Sul e da Europa ( onde aproveitou para registrar seu novo cd ).

    A celebração aconteceu na Audio Club, uma casa que eu ainda não conhecia, e adorei! E direto do Rio de Janeiro, para abrir esse show, ninguém menos que a banda de Metal Dreadnox e o grupo vem divulgar seu novo álbum The Hero Inside', álbum independente lançado em setembro do último ano.

Dreadnox

    Chegamos às 18h30 e observo na fila que se forma em frente do Áudio Club, temos muitos jovens sorridentes e ansiosos com o show, conversando com eles descubro que alguns acompanham a banda aonde ela for, alguns vem de longe ( Rio de Janeiro ), outros conversam sobre como será a casa... É não é só a minha primeira vez por aqui. Uma hora depois é liberada a entrada e lá vai o povo fazer 'muvuca' na porta para ser o primeiro a entrar, me apaixono pela casa de imediato: espaçosa, com um palco grande, alto e banheiros limpinhos.

    Durante meu passeio, às 20h30 começa a rolar uma introdução e no telão atrás do palco aparecem fotos e os nomes dos integrantes, da banda carioca Dreadnox, que atualmente conta com o seguinte line-up: Fábio Schneider nos vocais, Kiko Dittert na guitarra, Felipe Curi na bateria e Dead Montana no baixo.

    Eles contam com mais de 20 anos de carreira, demo, singles e três álbuns de estúdio, também já passaram por um hiato de 5 anos ( entre 2000 à 2005 ), mas para a nossa sorte... não desistiram e seguem com a banda firme e forte.

    Quando sobem ao palco, os músicos são recebidos com muitas palmas e no telão agora está a capa do último álbum dos caras. O pessoal na frente do palco agita com a pesada Final Siege, que também abre o cd The Hero Inside.

    Para mostrar a que veio, o vocalista Fábio Schneider nos cumprimenta: "boa noite São Paulo", e agita bastante durante a música, na hora que ele pede palmas até o segurança da casa acompanha ( há! peguei o segurança no flagra!). Enquanto isso, animado o baixista Dead Montana agita no "hey!". E notei também que o ar condicionado está no talo, coisa boa para o calor que está fazendo lá fora.

    As próximas músicas são a matadora Miracle do cd Dance Of Ignorance de 2010 que em estúdio conta com a participação especial do músico Renato Tribuzy e a agressiva Abuse Of Power ( do novo The Hero Inside ), que é comemorada logo nos primeiros riffs e todos na pista balançam a cabeça ao som dos caras, mas a coisa esquenta mesmo quando eles mandam Blackened ( um cover do Metallica, do cd …And Justice for All do ano de 1988 ), pois aí galera se empolga no coral e no hey, afinal, todos amam Metallica.

    Fábio Schneider comenta sobre como está a banda atualmente e lança a envolvente Dreamcatcher do single Dreamcatcher lançado em julho de 2014, essa música conta ainda, com um clip muito bem produzido que vale a pena conferir. O povo na frente do palco é o que agita mais, para trás da pista o pessoal fica mais tranquilo e alguns bangueiam. O vocalista conta mais sobre o novo álbum e avisa que a próxima é a canção título The Hero Inside e essa tem uma pegada de hino, com uma letra animada e um trabalho animal na bateria por conta de Felipe Curi.

    Fábio Schneider fala sobre o mal do nosso século, pessoas cada vez mais frias, dependentes de tecnologia e ninguém fica um minuto mais sem o celular, logo chama a engajada Nomophobia ( também do novo The Hero Inside ) e em sua letra temos a crítica: I'm still alive, Just living a parallel life, Where no one cries, In a world of appearances!   

    Enquanto os músicos tocam, Fábio Schneider filma a galera, depois apresenta a banda para nós e fala que vão tocar mais um cover, agora de uma banda - que assim como o Angra - é um dos maiores orgulhos nacionais... Sepultura. E tocam a aclamada Refuse/Resist, do álbum Chaos A.D. de 1993. A pista pega fogo nesse momento, bom... e sabe como é... peguei fogo junto com a galera!

    Ao fim muitas palmas, Fábio Schneider agradece: "valeu! vocês são foda!" Eles se despedem jogando palhetas, baquetas, cumprimentando os que estão mais próximos do palco, a galera bate palmas para os músicos, mas logo começam a gritar "Angra, Angra!".

    E no intervalo a maioria tem na cara estampada a ansiedade, mesmo quem já viu a banda mais de uma vez. Pela casa temos camisetas e cervejas do Angra e também do Dreadnox, alguns aproveitam essa pausa para umas comprinhas. Às 21h20 acaba e a galera continua cantando "olê, olê, olê, Angra, Angra!" A casa está cheia, mas sem problemas.. já que o ar condicionado esta ótimo. Para minha surpresa toca uma música romântica neste momento.

Set List do Dreadnox

1 - Final Siege
2 - Miracle
3 - Abuse Of Power
4 - Blackened
5 - Dreamcatcher
6 - The Hero Inside
7 - Nomophobia
8 - Refuse/Resist

Angra

    O Angra é uma banda de Power Metal, formada em 1991 com vários shows internacionais, turnês pelo Brasil, aclamado pelas crítica mundo afora, mas enfrenta problemas como em toda banda com muito tempo de existência, problemas como mudanças no line-up, pausa na carreira, no currículo e sempre muitas especulações sobre os rumos da banda.

    Às 21h40 começam as primeiras notas musicais, o suficiente para a galera ir a loucura, com a Angels Cry, do aclamado cd Angels Cry lançado em 1993, enquanto todos cantam, passa uma animação no telão com a arte do álbum, os guitarristas Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro interagem e tocam juntos, já o animado vocalista Fabio Lione pede palmas para cada lado da pista e respondemos batendo muitas palmas, ele é a felicidade em pessoa e exclama: "Boa noite! Obrigado por virem! preciso falar o português um pouco melhor, mas vocês me entendem né? essa noite é um show especial para os músicos é o show de encerramento da turnê Angels Cry!" Nisso gritamos ainda mais.

    A próxima é a Nothing To Say, do segundo álbum Holy Land de 1996. E o pessoal enlouquece pulando junto com os shows de riffs e solos de Rafael Bittencourt junto com Kiko Loureiro. Fabio Lione, que não para um minuto, canta muito e sempre aponta para as pessoas da plateia, o pessoal canta e bangueia junto com os músicos. Ao final ele completa, é não tem como não tocar a excelente Waiting Silence do quinto álbum dos caras, o Temple Of Shadows de 2004, o baterista Bruno Valverde e o tímido, mas muito técnico, baixista Felipe Andreoli, mostram toda a sua categoria, e essa agita a galera, pula e canta com os punhos ao ar.

    Antes de começar a próxima Fábio Lione sai do palco rapidinho falando que a vibe da noite está muito boa e o fanfarrão Rafael Bittencourt fala que ele saiu porque ele 'tá de pau duro!'. Assim, o guitarrista assume o microfone para logo para tocar a Make Believe ( também do Holy Land ) e antes de começar o refrão, o vocalista fanfarrão volta correndo e assume o microfone, enquanto isso, no telão um clipe víamos com as artes do cd e atuação de um homem, que sobe a montanha, Fabio Lione dramático, canta sentindo a música, ilustrando com as mãos, fazendo caras, bocas e tudo mais.

     Quando termina ele agradece sendo ovacionado pelo povo e pergunta para a pista e para o pessoal do camarim: "estão se divertindo? Vocês querem cantar algo comigo?". E todos participam no coro do início da épica Running Alone ( do cd Rebirth de 2001 ). Kiko Loureiro é bem mais tímido, mas não foge ao backing vocal, enquanto Rafael Bittencourt e Felipe Andreoli tocam juntos. O vocalista Fabio Lione para descontrair começa uma dança no mínimo curiosa, e não para um minuto no palco, seja cantando ou incentivando a galera a curtir com ele.

     Agora é a vez da balada Lisbon, do álbum Fireworks de 1998, que acalma os pulos do povo, mas nem por isso é menos comemorada, cantada em uníssono por músicos e plateia. Pausa para refletir: Pensem... O que um fanfarrão, a vontade, como estava Fabio Lione poderia fazer? Cantar a música no meio das pessoas no camarote? Sim... ele fez e canta quase metade da música lá, imagina a alegria dos fãs e a tonelada de fotos que tiraram.

    A escolhida para essa façanha foi a forte Acid Rain ( outra do Rebirth ), que na hora em que o coro os fãs cantam a parte "Miserebus Sanctus, Precatorius Ominmus" até arrepia os braços, nessa música o público é um show à parte. Ao final, quando os músicos fazem uma pequena pausa entre as músicas a galera grita "Kiko, Kiko...". Mas como temos alguns discípulos do Fabio Lione no meio, alguns completam “Tesouro” ( referência do personagem Kiko do programa do Chaves ).

    "Bom vocês pediram e agora vamos tocar a Metal Icarus" e Fabio Lione sai da frente do palco e o deixa para os músicos estrignarem tudo! Essa música do Fireworks possui uma pegada mais rápida e é cantada por Rafael Bittencourt, o pessoal não pula tanto, mas canta do início ao fim. Animado Felipe Andreoli cada vez mais se solta e vem para a ponta do palco. Fabio Lione volta para o palco e bem próximo de nós pergunta se estamos nos divertindo, se queremos mais uma ( claro! Queremos várias! ) e anuncia a longa Carolina IV ( do Holy Land ), que é uma mistura de ritmos e estilos, a minha favorita e de muitos nessa noite, conforme notei pela empolgação das pessoas à minha volta.

    Depois de uma pequena pausa Fabio Lione vai até a ponta do palco e pergunta o nome de um garoto: "Gustavo", este responde e ele pede para que o Gustavo faça um "aeow" igual ao que Fábio Lione faz ( ok... como se fosse fácil ) como ele não consegue, Fabio Lione pede para todos nós fazermos o "aeow" juntos, depois de muita gritaria ele anuncia a Winds Of Destination ( do Temple Of Shadows ), que vem para botar a Audio Club abaixo.

    Os músicos versáteis se revezam no vocal, desta vez quem assume é Felipe Andreoli e para a parte mais lenta da música, quem deixa a guitarra de lado para assumir os teclados ( acompanhado por nossas palmas sempre ) é Kiko Loureiro. Fabio Lione como sempre está incentivando a galera a agitar mais. Aquela tradicional pausa para os músicos tomarem uma água, enquanto o batera esmerilha a bateria acontece agora às 23h, e mesmo depois de tantas músicas, Bruno Valverde, o incansável, dá um show de técnica e força.

    E quem volta 'alone' para o palco é o nosso Rafael Bittencourt, que faz um charme com um banquinho, violão e começa a tocar um Raul, zueiro esse menino, depois fala sobre a banda, sobre a composição de Bleeding Heart ( do Rebirth ) e para essa música ele faz um acústico para nós, só voz, violão e sentimento, todos na casa se unem numa só voz para os versos: "Hear your voice in the doorway Wind, You are alone again, I'm only waiting..."

    Agora eles emendam duas músicas bem contrastantes a bela e calma Gentle Change ( outra do Fireworks ), com direito a dancinha de Rafael Bittencourt e pessoas enlouquecidas quando Fabio Lione aponta para elas. Logo depois mandam a rápida e marcante Angels and Demons ( mais uma do Temple Of Shadows ), que logo nos primeiros riffs já matam alguns do coração, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro esmerilham suas guitarras, alguns já devem estar com cãibras nas mãos, haja palmas para esses músicos, mas aproveitam o momento e executam mais uma deste álbum, a rápida e tipicamente Power Metal Spread Your Fire.

     Fabio Lione com um sorriso de orelha a orelha diz: "Wow São Paulo! Essa é a cidade natal do Angra, e em primeira mão vamos tocar a mais nova música do Angra para vocês! Newborn Me!". Eles saem do palco e no telão aparece um 'lyric vídeo' ( um clip com legenda animada ) da música Newborn Me, lançada no dia 17 de dezembro e presente no oitavo álbum de estúdio da banda, o Secret Garden. Vale lembrar que eles não lançam material novo desde 2010, então já imaginou como é especial estar aqui hoje. Essa música tem uma pegada mais progressiva, o que pode ser uma pista de como será o caminho do novo álbum.

    Muitas palmas e Fabio Lione ao final do vídeo pede pra galera repetir o refrão junto com ele: "You’re facing the light!" para já irmos aquecendo para quando o novo álbum chegar e todos acompanham... claro. Então, ele agradece a casa cheia esta noite e comenta sobre essa nova fase da banda. Enquanto isso quem quer zuar o fim do discurso? Sim... Rafael Bittencourt, o fã de Led Zeppelin, que começa a tocar Stairway To Heaven, porém, Fabio Lione não deixa por menos e já ia acompanhar a música.

    Mas eles se recompõem, pois a próxima é a épica Rebirth ( título do cd Rebirth ) e no início fazemos o coro com Rafael Bittencourt e a voz de Fabio Lione, mas quando todos os músicos se unem... aí a galera pega fogo com "Heys", pulos e gritos pra todo lado. Os músicos completamente à vontade, bangueiam muito e interagem sempre com os presentes.

    O Angra deixa o palco as 23h40 para uma pequena pausa, mas logo ouvimos a Unfinished Allegro ( música clássica de Franz Schubert reformulada por André Matos ) emendada com a tão esperada Carry On ( ambas do cd que intitula a turnê, o citado Angels Cry ), agora pense numa felicidade imensa: era a cara do povo da pista. O cara do meu lado vira para mim e fala: "olha tô todo arrepiado!". E fato, estávamos todos animados seja berrando "hey" e/ou a pular.

     Sem tempo para respirar eles emendam a excelente Nova Era ( do Rebirth ) para tanto os músicos quanto a plateia animados e em sincronia, pois todos estavam dando o seu máximo, já que essa é a última música da noite, no telão algumas imagens de vários shows que a banda fez mundo a fora. Todos os músicos vêm até a frente do palco e nos agradecem. Rafael Bittencourt, o guitarrista mais animado de todos, deixa a guitarra e se joga de cima do palco na galera ao som de fundo de Gate XIII ( o já tradicional 'Outro' do Angra ).

     Mas ele volta são e salvo e se junta com os outros, tiram foto conosco e nos cumprimentam, batem palmas, como Kiko Loureiro viu que Rafael Bittencourt conseguiu voltar, lá vai ele e se joga também nos fãs, continuam um tempo interagindo e conversando com a gente no palco, sem pressa de sair, mas chega a hora de dar 'tchau' e eles se despendem de nós às 00h10.

     Nesta noite o Angra encerrou sua bem sucedida turnê, mostrando que ainda tem muita lenha nova para queimar. Já os fãs do Angra são um capítulo à parte, realmente especiais, com todos que conversei essa noite, tem uma paixão diferente, acompanham tudo sobre a banda, conhecem a fundo e vão em muitos shows dos caras. Teve até quem pagou "meet and greet" para o amigo de presente de aniversário. Eles também são carismáticos, e por fazer amizades com eles me levaram para ver o show do palco e ainda fizeram questão que eu fosse no "Meet and Greet"! Pelo menos pra mim, foi um show inesquecível.

Texto: Érika Alves de Almeida
Fotos: cortesia de Roberto Gasparro e Raony Correia
Agradecimentos à Damaris Hoffman e a Top Link Music
pela atenção e credenciamento
Janeiro/2015

Set List do Angra

1 - Angels Cry
2 - Nothing To Say
3 - Waiting Silence
4 - Make Believe
5 - Running Alone
6 - Lisbon
7 - Acid Rain
8 - Metal Icarus
9 - Carolina IV
10 - Winds Of Destination
11 - Bleeding Heart
12 - Gentle Change
13 - Angels And Demons
14 - Spread Your Fire
15 - Newborn Me
16 - Rebirth
Encore:
17 - (Unfinished Allegro)
18 - Carry On
19 - Nova Era
20 - Outro (Gate XIII)

 

Voltar para Shows