Avril Lavigne - The Neon Lights Tour
Terça, 29 de Abril de 2014
no Citibank Hall em São Paulo/SP

    Três anos desde sua última apresentação aqui no Brasil, a princesinha do Pop Punk como é chamada a cantora canadense Avril Lavigne retornou ao país para uma sequencia de cinco shows da turnê que promove o novo álbum autointitulado e dois deles foram realizados em São Paulo no Citibank Hall sendo que ambos foram registrados por toda sua equipe para ser lançado como um futuro DVD da cantora com a casa completamente cheia.

     Com mais de 50 milhões de álbuns vendidos pelo mundo, ela é uma das artistas que mais vendem músicas digitais aqui no Brasil, isso segundo dados oficiais, e com sua rebeldia, quer ela seja sincera ou não, Avril Lavigne consegue se manter no topo das paradas por mais de 15 anos e o que tínhamos em mente era, se o seu casamento com o vocalista Chad Kroeger do Nickelback iria influenciar em algum ponto, como a cantora se porta nos palcos.

    Ao lado da cantora estavam os músicos Jim McGorman e Steve Fekete nas guitarras, Rodney Howard na bateria, Al Berry no baixo e Stephen Anthony Ferlazzo Jr nos  teclados.

   A plateia era formada por todas as faixas etárias e todos muito animados, assim como na semana anterior havía visto o show da Demi Lovato ( confira resenha ), basicamente vários adolescentes se formam musicalmente ouvindo um determinado tipo de som e nesta fase podem optar por um Rock mais pesado, algo eletrônico e todo o resto que temos no mundo musical.

    No horário previsto, como vendo sendo tradição em quase todos os espetáculos - salve em poucas casas que insistem em fazer a banda atrasar - foi com o vídeo de abertura da turnê e a intro de bateria, com luzes vermelhas e um riff um pouco mais pesado que a música de Avril Lavrigne, na verdade se tratava da canção Bad Girl, do novo cd que leva apenas o nome da cantora, onde o dueto com o músico Marilyn Manson, tinha sua parte cantada por vídeo e Avril Lavigne entrando com seu ar de eterna adolescente cumprimentando a todos e cantando de um lado ao outro, e claro, nos momentos inicias da apresentação todos estavam extremamente ansiosos e como você já deve imaginar, os gritos das fãs mirins eram muito altos.

    Here's To Never Growing Up com sua levada bem mais Pop veio depois, também do novo cd deixava claro a tour de divulgação do novo álbum e o set mesclariam seus maiores hits com as músicas novas. Avril Lavigne vai ao microfone saúda todos dizendo: "E aí Brazil" para então apresentar What The Hell do álbum Goodbye Lullaby de 2011.

    Era hora de ganhar toda a plateia, então Avril Lavigne disse ao microfone "vejam meu sorriso por estar de volta ao Brasil, vocês são a razão por eu sorrir" e esta foi a intro para Smile, também do Goodbye Lullaby.

    Rock'n'Roll foi a próxima e não se trata de uma versão da I Love Rock'n'Roll de Joan Jett, nem de um cover do Led Zepellin, e sim, a música do novo álbum, sendo a terceira deste e ainda, estávamos na quinta música e no telão várias imagens de grandes bandas de Rock como Nirvana, Ramones, Sex Pistols, Green Day, entre outros, além de algumas cenas do clip eram exibidas.

    A performance dela ao vivo é bem interessante, claramente não temos 'overdubs', ou dublagens, e a presença de palco de todos é exatamente o que os fãs de Avril Lavigne gostariam de ver num show. I Always Get What I Want  do Under My Skin de 2004 com uma levada bem Green Day foi a seguinte e todos os fãs ainda muito empolgados. Depois eles receberam a balada Give You What You Like, que parece ter sido executada pela primeira vez ao vivo, do novo álbum Avril Lavigne de 2013.

     Qual vocês imaginam que foi a resposta quando a vocalista clamou "São Paulo, te amuuu", a resposta foi aquele coro constante e muito presente nos antigos programas da Xuxa,  "Avrilll... Eu te Amooo..." por vários minutos e a cantora avisa que teríamos algumas músicas em especial e a próxima seria uma When You're Gone do cd The Best Damn Thing de 2007.

   Avril Lavigne vem com seu violão e começava a hora dos grandes sucessos radiofônicos da cantora e tivemos Nobody's Home do cd Under My Skin e continuando já nos primeiros acordes de I'm With You do Let It Go  ( o primeiro disco de 2002 ) e ela deixa como voz principal a plateia, que cantou em capela num lindo momento e certamente saudoso de todos os fãs.

    Na sequencia, enquanto era feito a troca de roupas um vídeo com um instrumental bem pesado mostrava cenas de vários outros clipes da cantora e quando ela voltou já tínhamos o primeiro e talvez o maior hit da princesa do Pop Punk com Complicated de seu debut Let It Go.

    Avril Lavigne comenta que a próxima seria uma das antigas e anuncia Things I'll Never Say, presente também no primeiro álbum Let It Go e que ela havia composto com 17 anos.

     A empolgação dos músicos claramente foi crescendo no final com Don't Tell Me, que foi seguida por My Happy Ending, ambas do álbum Under My Skin. E acelerando no final da primeira parte da apresentação com o riff forte de He Wasn't também do Under My Skin e o hit Sk8er Boi do Let It Go.

    O bis veio rapidamente e praticamente foi a cereja do bolo no show, pois foi iniciando com Hello Kitty com uma pegada Hip Hop, a esta música do álbum Avril Lavigne fez todos pularem e dançarem se divertindo muito e o gran finale ficou por conta de Gilfriend do The Best Dawn Thing finalizando com um excelente gostinho de 'quero mais', nos conclamando a colocar na memória seu excelente show e tentar não esquecer do clima positivos que assistimos.

    Dois shows incríveis, tanto o feito pela Demi Lovato quanto esse da Avril Lavigne, claro bem diferente do estilo que normalmente cobrimos e ambos os shows com produções impecáveis, um profissionalismo ímpar, onde claro sempre as coisas boas deve ser exaltados e algumas coisas negativas ou degenerativas devem serem esquecidas e sequer mencionadas, pois Música é Cultura e o principal, entretenimento... e não um acúmulo de problemas.

Texto: Marcos César de Almeida
Fotos: Marcelo Rossi - T4F
Agradecimentos à Tatiana Ito e a equipe da T4F
 pela atenção e credenciamento
Agosto/2014

Set List da Avril Lavigne

1 - Bad Girl
2 - Here's to Never Growing Up
3 - What the Hell
4 - Smile
5 - Rock N Roll
6 - I Always Get What I Want

Encore:
7 - Give You What You Like (Live Premiere)
8 - When You're Gone
9 - Nobody's Home
10 - I'm With You

Encore 2:
11 - Complicated
12 - Things I'll Never Say
13 - Don't Tell Me
14 - My Happy Ending
15 - He Wasn't
16 - Sk8er Boi

Encore 3:
17- Hello Kitty
18 - Girlfriend

Voltar para Shows