Enthroned - Brazilian Tour 2014
Abertura: Ocultan e Amazarak
Sábado, 30 de agosto de 2014
 no Hangar 110 em São Paulo/SP

    O Hangar 110 é uma casa conceituada na grande São Paulo, recebeu grandes nomes do Rock, passou por inúmeras transformações nos últimos anos mas, nunca deixou de receber um grande público. Agosto de 2014 foi o mês em que a cidade recebeu os belgas do Enthroned pela segunda vez no Brasil, sendo que antes, eles realizaram a primeira turnê com o Marduk no mesmo local, em 2012.

    O show teve a abertura de duas bandas renomadas na cena nacional, o Ocultan, que celebrou 20 anos de estrada e o Amazarak, que realizou um show espetacular com composições destrutivas cantada em português. Não havia um grande público durante a abertura com o Amazarak, talvez pela mudança de temperatura repentina no dia, ou pelo simples fato de haver muitos shows até o final do ano e galera estaria guardando dinheiro para as próximas atrações que ocorreriam no Extreme Hate Festival e no Evil Hail Fest. O tempo estava nublado, com muita garoa e frio, parte do público se escondia nos bares locais para o aquecimento do grande evento.

Amazarak

    Os paulistas do Amazarak subiram ao palco às 19h20, foram bem recebidos pelo pequeno público presente e estavam todos caracterizados. Formada por The Black Spade Cavalo Bathory no vocal, Thiago Anduscias e Kristiano Profano nas guitarras, Thiago Abersvs no baixo e Maniac Hammer na bateria, o quarteto possui letras que envolvem Satanismo, Anticristianismo, Heresia, Blasfêmia e Luxúria. Suas músicas incitam o ódio, renuncia e a resistência ao cristianismo.

     O set list foi aberto com a Sovereign And Proud do disco Ascensão do Anticristo de 2009 e seguiu com a cortante Ascensão do Anticristo, que intitula o cd. Depois hora de Sob Ataques Profanos do EP Comando Blasfêmia de 2005 e Hellbangers ( Begin The Killing ), que colocaram os presentes para agitar.

    Prosseguindo set list e com a pegada destruidora de seu Black Metal enviaram Satânicos Terroristas e Hino da Blasfêmia, alternando uma música do primeiro cd  com outra do EP, continuando a martelar os presentes com as matadoras The Horsemen Of Black Circle e Lendários Batedores de Cabeça, duas do álbum Ascensão do Anticristo. A trinca final do show - que fez muita gente sacudir os pescoços - contou com Sangue Manchado no Trono de Deus e Comando Blasfêmia, ambas do EP Comando Blasfêmia e terminaram com um cover do Bathory para Sacrifice.

    Foi um  bom show do quinteto, que está está há 15 anos na estrada e que desde 1998 e representa muito bem a cena Black Metal Nacional, sendo que uma boa parte de suas composições são em português. O estilo de suas músicas é bem cru e cheio de nuances. O Amazarak teve uma recepção tão boa que os fãs não deixaram a horda ir embora em sua quase uma hora de show.

Set List do Amazarak

1 - Sovereign And Proud,
2 - Ascensão do Anticristo
3 - Sob Ataques Profanos
4 - Hellbangers ( Begin The Killing )
5 - Satânicos Terroristas
6 - Hino de Blasfêmia
7 - The Horsemen Of The Black Circle
8 - Lendários Batedores De Cabeça
9 - Sangue Manchado No Trono de Deus
10 - Comando Blasfêmia
11 - Sacrifice

Ocultan

    O Ocultan foi a segunda banda de abertura e os paulistas subiram no palco por volta das 20h40, eles possuem um estilo mais próximo ao Enthroned. Realizaram um som bem cru e Old School, tanto que os fãs se deixaram levar pelo clima obscuro e como a banda conduziu o clima infernal com tridentes montado pelo palco, o foco principal é a Quimbanda, e assim, realizaram um verdadeiro ritual satânico em prol da atração principal que estaria por vir.

    Formada por Count Imperium no vocal, Lady Of Blood na guitarra e Malus na bateria, eles começaram o show com a introdução que trouxe a canção Tormentor e o ritual era conduzido por canções como Unguia Unketa Muki Azan Akodi e O Triunfo Da Escuridão, ambas do álbum Atombe Unkuluntu de 2010. A 'maldade no palco' prosseguia com a Morto e Enterrado e a Fúnebre, extraídas do cd Shadows From Beyond, que é o último de estúdio da banda e lançado em 2013, e por ter um bom conhecimento dos fãs extremos, a galera agitou bastante.

    Depois, mais blasfêmias com a destruidora O Orgulhoso Exu Beelzebuth do disco Lembranças do Mal, A Crucificação de 2002 e Fuck Your Religion do recente Shadows From Beyond. Ainda tivemos O Caixão ( do cd The Coffin de 2003 ) e The Essence Of The Opposer, uma das canções que estarão presentes no futuro lançamento da banda, e deu para notar que a pegada dos caras continuará tão aniquiladora quanto antes.

     Entretanto, eles quebram tudo com uma recente, a canção que intitula o cd de 2013, a Shadows From Beyond e mantém a pegada feroz com O Triunfo da Escuridão do Atombe Unkuluntu. Em seguida, tivemos For The Supreme Court do Bellicus Profanus de 1999, que serviu para 'matar a pau' o show do Ocultan com seu estilo conduzir o show com uma performance semelhante ao Watain da Suécia. Não houve uma proximidade calorosa como no show do Amazarak, mas a galera respeitou e se manteve em silêncio durante todo o show.

Set List do Ocultan

1 - Intro - Tormentor
2 - Unguia Unketa Muki Azan Akodi
3 - Morto e Enterrado
4 - Fúnebre
5 -  O Orgulhoso Exu Beelzebuth
6 - Fuck Your Religion
7 - O Caixão
8 - The Essence Of The Opposer
9 - Shadows From Beyond
10 - O Triunfo da Escuridão
11 - For The Supreme Occult

Enthroned

    Os belgas subiram no palco com tudo às 22h30 com Of Shrines and Sovereigns do novo disco Sovereign lançado este ano ( 2014 ), que se encaixou perfeitamente na abertura do espetáculo e soou como uma forte pancada nos ouvidos dos fãs. Methor se manteve muito firme na bateria e conseguia mostrar claramente a pegada extrema do Entroned.

    O Enthroned é liderado pelo frontman Nornagest no vocal e veio ao Brasil para a promover a tour de lançamento do seu décimo álbum de estúdio, o Sovereigns, lançado pela Agonia Records. A formação conta ainda com Phorgath no baixo, ZarZax e Neraath na guitarra, Menthor na bateria.

     A banda iniciou suas atividades em 1993, na Bélgica e hoje é um dos maiores expoentes do Black Metal, seja naquele país ou no resto do mundo. Possuem dez discos de estúdio e marcaram presença nos maiores festivais de Metal do planeta. E ainda sobre o novo álbum, posso dizer que foi lançado em abril deste ano, teve boa repercussão entre os fãs e a imprensa especializada e é o primeiro disco com a nova formação, contando com o guitarrista ZarZax que entrou em 2013.

    O frontman Nornagest comandou a banda inteira com sua excelente presença de palco, era notório a forma como ele a conduzia e a agitação do público com seus trejeitos e vocais, pois é possuidor de um grande potencial e conseguiu conquistar a todos. Voltando ao show, após a primeira bordoada eles tocaram outra do novo cd com a Baal al-Maut e continuaram com Through The Cortex do Tetra Karcist de 2007.

    Devido ao atraso e com o show começando mais tarde que o previsto, infelizmente a banda encurtou o set e teve pouquíssimas interações com público presente. Nornagest levantava os punhos e soava um “Hail Satan!”, mas se mostrava bastante cético a religiões e então dispara a Ha Shaitan do Towards The Skullthrone Of Satan de 1997 e continua com a Obsidium, canção título do álbum de 2012, que intensificou o ritual e fez os fãs se entregaram de corpo e alma e isso, ecoou por todo o Hangar 110 em um coro e gritos  em nome da banda.

   Com um set list bem elaborado, a banda seguiu com Horns Aflame ( mais uma do cd Obsidium ), Behemiron do Pentagrammaton de 2010 ( leia resenha ) e Tellvm Scorpions do Tetra Karcist, 'passeando' bem pelas amaldiçoadas composições de sua carreira para delírio das almas profanas presentes no Hangar 110.

    Na sequencia do show outra nova, agora a The Edge Of Agony, depois a destruição segue com a Rion Riorrim do Pentagrammaton e terminam a primeira parte do set com a Of Feathers and Flames, outra do novo Sovereign.

    Como de costume a banda pausa e volta com um bis de dois clássicos gravados no Towards The Skullthrone Of Satan, primeiro a Evil Church, o que motivou os presentes ficarem mais próximos ao palco e interagir ainda mais com os músicos e instantes depois, para fechar a noite, Nornagest mandou simplesmente a bordoada de The Ultimate Horde Fights.

    Foi um grande show e uma grande noite dedicada ao Black Metal, mas o público não foi o esperado, infelizmente, entretanto, os belgas não desanimaram e deixaram bem claro que o show seria insano... e realmente foi.... saímos do Hangar 110 com as almas ainda mais sinistras que antes.
 

Texto e Fotos: Erika Beganskas
Agradecimentos à John Viudes da Artillery Produções
pela atenção e credenciamento
Janeiro/2015

Setlist do Enthroned

1 - Of Shrines and Sovereigns
2 - Baal al-Maut
3 - Through the Cortex
4 - Ha Shaitan
5 - Obsidium
6 - Horns Aflame
7 - Behemiron
8 - Tellvm Scorpionis
9 - The Edge of Agony
10 - Rion Riorrim
11 - Of Feathers and Flames
Bis:
12 - Evil Church
13 - The Ultimate Horde Fights

Clique aqui e confira uma galeria de 60 fotos dos shows do Enthroned, Ocultan e Amazarak no Hangar 110 em São Paulo/SP

Voltar para Shows