Excel  
Abertura: Bandanos, Questions e Cruel Face
Domingo, 25 de outubro de 2014
no Clash Club em São Paulo/SP

   Uma noite cheia de carisma, visual de skatista, bonés, bandanas e bermudas, mas acima de tudo, todos com um brilho de ansiedade no olhar, para recepcionar ídolos de toda uma geração Cyco.

    Infelizmente, não cheguei a tempo de ver as bandas brasileiras Cruel Face de Grindcore e o Questions de Hardcore, que foram responsáveis por aquecer o público com seus shows de abertura, mas conversando com as pessoas da casa, fiquei sabendo que haviam poucas pessoas para assistir os primeiros shows.

Bandanos

    Cheguei ao Clash Club às 19h45, com a banda paulista de Crossover Thrash Metal Bandanos tocando o terror com seu show, que já estava para a metade com a música Knock Out do cd We Crush Your Mind With The Thrash Inside de 2008, e antes de prosseguir a resenha, quero enfatizar que os músicos possuem 13 anos de estrada, demos, splits, cd´s, muitos shows e fãs absolutos. Essa trupe está atualmente formada por Cris Platterhead nos vocais ( Cristiano Maffra ), Marcelo Cyco Papa na guitarra ( Marcelo Papa ), Lauro Metal Hammer no baixo ( Lauro A. Kushiyama ) e Hell-der na bateria ( Helder Lange Tiso ).

    E continuando o show, com seus riffs poderosos temos Falsas Ambições, gravada no novo cd de 2014, o Nobody Brings My Coffin Until I Die agita os presentes. O vocalista Cristiano Maffra pede: "pow galera vamos agitar mais!" E vai até pertinho da pista e aponta o microfone para o pessoal cantar junto e lá vão mais dois que sobem no palco para cantar no microfone do vocalista. Mil pessoas sobem ao palco ao mesmo tempo, ao finalizar a música, o baterista Helder Lange Tiso fala algo, mas não consegui entender o que ele disse.

    A empolgante Stay Cyco do split Thrashing The Tyrants de 2010, levanta os músicos, essa é a segunda vez que escuto essa música a primeira foi com os caras do CxFxCx no show do Toxic Holocaust ( confira resenha ). Cristiano Maffra comenta sobre os membros antigos da banda Bandanos e avisa: "galera vocês são do caralho!". Eles fazem uma pausa por causa do cabo da guitarra e para não perder a piada Cristiano Maffra fala: "esse é quase o milésimo cabo de guitarra que o Marcelo quebra! Onde está o roadie?" ( Me acabei de rir... sério! ) e ele agradece a produção do evento.

    Sem mais, eles mandam a 'paulera' Te Amo Porra! ( do We Crush Your Mind With The Thrash Inside ), que é uma crítica de quem usa a desculpa do sentimento para querer mudar outra pessoa. By Bay Area Seduction ( do Nobody Brings My Coffin Until I Die ) é uma homenagem a cena Thrash Metal da Bay Area, que revelou grandes nomes do Thrash como Metallica, Megadeth, Exodus, entre tantos outros. Ela já começa na pressão, o pessoal canta e banguea junto com os músicos, que nunca param de interagir entre si e também com a galera da pista.

    Animado Cristiano Maffra pede um 'circle pit' e os fãs obedecem na hora, ele fala do seu amigo Spok que morreu em um acidente de carro, há 3 anos atrás. Ele era um grande fã de Excel e em conversas com os amigos mais próximos, sempre disse que nunca veria a banda ao vivo, já que nessa época a banda ficou parada por anos e só voltou a se reunir para tocar depois que ele faleceu. Os músicos oferecem a Only For Good Thashers ( também do We Crush Your Mind With The Thrash Inside ) para ele. O pessoal respondeu bastante empolgado, todos totalmente identificados com a letra, pois tínhamos punhos para o alto, Cabeças à girar, bandanas, flanelas, coletes, patches e tênis de cano alto.

    A casa está com a metade de sua capacidade e aos poucos vão chegando mais pessoas, Cristiano Maffra brada: "Já são 13 anos de Bandanos!" E vale dizer que essa banda é a única em que o batera que consegue pular e tocar ao mesmo tempo. Na hora do refrão, o vocalista Cristiano Mafra vai até a galera e deixa o pessoal cantar no seu microfone e nisso estamos na última música do set, que foi a matadora Azul, Vermelho e Branco, do split Thrash From The Dead de 2007. E nesse clima de 'saideira' o povo, pula, sobe no palco, banguea e até dança. Muitas palmas e gritos de sempre, com os músicos agradecendo e jogando água para a galera da pista, até que vão retirando os equipamentos para terminarem o show, que acaba às 20h05.

Set List do Bandanos

1 - Justiça das Ruas
2 - Disputa Sem Prêmio
3 - Vinyl Addiction
4 - Indiferença
5 - Nova Onda de Violência
6 - O Super Legal
7 - Knock Out
8 - Falsas Ambições
9 - Stay Cyco
10 - Te Amo Porra
11 - By Area Seduction
12 - Only For Good Thashers
13 - Azul, Vermelho e Branco

Excel

    É a primeira vez em 30 anos que a banda de Crossover Thrash Excel vem para o Brasil, eles são expoentes da Bay Area, possuem muitos anos de experiência, contam com três álbuns de estúdio, além de trocas de músicos e pausas nas atividades. E apesar de não ser a mais badalada de sua época, possui fãs incondicionais pelo Brasil. O atual line-up que se apresentou no país é o seguinte: Shaun Ross no baixo, Mike Cosgrove na bateria, Alex Barreto na guitarra e Dan Clements no vocal.

    Às 20h35, começam a aparecer o logo da banda nos telões ao lado do palco, alertando os fãs que agora é pra valer. O vocalista Dan Clements chega junto com os outros músicos, assume o pedestal do microfone e grita: "Thats Rigth!"... E já começam a Your Life My Life do cd Split Image de 1987 e todos os músicos vem com animação total que resultam em muitas câmeras para o alto, a fim de registrar cada minuto dessa apresentação tão aguardada pelos fãs. Durante as cativantes Insecurity e Wreck Your World ( ambas do Split Image ), eu vejo como será todo o clima deste show, como os fãs sobem no palco e como os músicos - que não param de agitar - além de literalmente muitas pernas para o ar.

    Dan Clements agradece: "Thank you! That’s right we are Excel!" Muitas palmas e gritos claro são ouvidos em resposta, então eles começam a divertida e que tem uma pegada bem Thrash: Split Image ( título do disco ) e o som sai estourado das caixas em alguns momentos da música, mas nada que abale a performance de banda e público. Dan Clements fala sobre seguirmos nossos sonhos, já que a vida é muito curta e eles já lançam: The Joke's On You, mais uma do Split Image que trouxe todo um espírito de Bay Area, que incentiva as pessoas fazerem um enxame no palco, inclusive, tem gente que se joga de pé do palco para pista, outros cantam no microfone e até um garoto que faz várias dancinhas no palco.

    Muitas câmeras ao ar recepcionam a rápida My Thoughts do The Joke's On You de 1989, nessa o pessoal dá uma parada de pular para curtir melhor esses riffs espetaculares... Rá Mentira! Uma boa parte da galera continua pulando sim! Além de mais empurra-empurra por outro canto na pista, enquanto que no palco, a energia dos músicos é tão grande quanto a dos fãs, dá-lhe palmas e mais pedidos de músicas enquanto os músicos se preparam para a próxima da noite.

    Dan Clements anuncia: "Bom vocês sabem a sequencia do show! Já sabem qual é a próxima! I Never Denied". Assim, o quarteto começou a música do The Joke's On You e trouxe um refrão que não sai da minha mente: "I Never Denieeed!". Deve ter umas duzentas pessoas que pulam, empurram ou bangueam essa noite, todas com sorrisos de pura satisfação no rosto.

    O vocalista continua: "Thank you very much! You guys are amazing, do you like this shit?" E o pessoal grita em resposta: "Excel!!!" e então prossegue: "Alguém sabe o nome do nosso primeiro álbum?" e berramos: "Split Image". Os músicos começam a Social Security com destaque para o baixista Shaun Ross, que trabalha essas notas incríveis no seu baixo resultando em muitas mãos ao ar, infelizmente, a microfonia aparece um pouco, mas não importa. Quem estava sentado, se levanta e até sobe no palco, o garoto das dancinhas volta ao palco, só que agora todo trabalhado no 'break dance'. O palco fica pequeno para tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, então o guitarrista Alex Barreto sobe e toca feliz em cima do P.A..

    E haja pulos e palmas para o fim dessa música, Dan Clements avisa que amanhã eles vão fazer um set list curto no show do Negative Approach e complementa: "quem puder ir agradecemos, vocês nunca nos desapontam!" ( Mil gritos!!! ) e então anuncia: "Are you guys having a good night? Spare The Pain!".  No telão, atrás dos músicos só a arte do cd desta música, o Split Image, agora vão subindo mais e mais pessoas em cima do palco, até que um cara se joga de frente em cima da galera tentando literalmente nadar em cima das pessoas. Alex Barreto e Dan Clements, dramáticos, finalizam a música de joelhos.

    E o vocalista nos provoca: "Vocês querem um pouco mais?" ( Claro! ).... E eles continuam o clima festeiro com a criativa Affection Blends With Resentment e a mais rápida Seeing Insane, ambas do The Joke's On You, que fizeram até o povo, que estava no fundo da pista, pular bem alto.

  Dizendo apenas: "Thank you very much, we are Excel!" antes de sairem do palco por volta das 21h25, e nisso um fã ninja sobe na velocidade da luz para pegar o set list  e então sumir sem deixar vestígios. Em menos de 10 minutos, os músicos voltam e Dan Clements comenta: "estava muito frio lá atrás, então voltamos!" E sem mais lançam a Set Yourself Apart do Split Image. Reparei também que havia uma animação com o nome da banda nos telões nas paredes a casa, o que é muito bacana. Aqui tem gente que pula de mochila, fica de joelhos e capricha no "air guitar", rolam muitos gritos e os músicos interagem muito entre si, seja tocando juntos, bangueando ou conversando entre as músicas.

    "Thats right! Thank you! - exclama o vocalista e complementa: "Então vamos fazer mais uma!". Com o calor que está, o batera Mike Cosgrove se enxuga, enquanto Dan Clements confabula com o baixista Shaun Ross para a próxima música. Nesse momento e mesmo sem música dão um "chega pra lá' em Dan Clements para pularem do palco, ele nem se importa e continua agradecendo a todos que fizeram essa noite possível... "Obrigado por virem, essa é a nossa última música com certeza! Cantem comigo! Blaze Some Hate" - diz ele para anunciar a última canção - gravada no The Joke's On You - e o ápice da noite acontece quando um cara pega o microfone da mão do vocalista para cantar no lugar dele. Ele canta a música, mas, o microfone continua na mãos do Dan Clements mesmo, mais para trás... três amigos começam a rodar de zoeira e todo mundo que ainda não subiu no palco aproveita esse momento.

    "Thank you very much! We love you!" - elogia o feliz vocalista, e em seguida, os músicos nos cumprimentam, vem até a ponta rapidinho e saem. As pessoas gritam "Excel!!!" e querem subir no palco para ir atrás dos músicos, mas aí já é demais... e o roadie não deixa, enquanto escrevo essas últimas linhas no meu carderninho de aventuras, voa uma garrafa de água ( cheia ) raspando no meu ouvido... É... de sede não morro mais... e tudo termina por volta das 21h40.

    Essa noite poderia ser definida como emocionante, pois, muitos não acreditavam que teriam a oportunidade de ver essa banda ( que teve uma grande pausa na carreira ) ao vivo e os músicos vieram com muita sede de tocar e agitar. Os dois shows dessa noite me levaram de volta no tempo, antigamente no meu bairro, todos tínhamos bandas e todos os nossos amigos iam e sempre o que acontecia era alguém pular do nosso lado, gritar no microfone, fazer piadas com quem estava no palco, além de muitos gritos e sorrisos, foi exatamente como hoje, sem delimitações de quem é o público e quem são os músicos, apenas todos apaixonados pela música e por esse estilo único de viver. Parafraseando o vocalista Dan Clements, essa noite TODOS somos o Excel!

 Texto: Erika Alves de Almedia
Fotos: cortesia de Patrícia Laroca
( Rock na Mochila www.rocknamochila.com.br )
Agradecimentos à Rafael Madeira e a Seven Eigth Life Recordings
pela atenção e credenciamento
Dezembro/2014

Set List do Excel

1 - Your Life My Life
2 - Insecurity
3 - Wreck Your
4 - Split Image
5 - The Joke's On You
6 - My Thoughts
7 - I Never Denied
8 - Social Security
9 - Spare The Pain
10 - Affection Blends With Resentment
11 - Seeing Insane
12 - Set Yourself Apart
13 - Blaze Some Hate

 

Voltar para Shows