Jean Luc Ponty
 Terça Feira, 10 de junho de 2014
no Bourbon Music Street Club em São Paulo/SP
   

    Quase três anos desde sua última passagem pelo Brasil ( confira como foi aqui ), o genial músico Jean Luc Ponty volta ao país na renomada casa Bourbon Music Street Club em Moema, na cidade de São Paulo para duas apresentações no dia 10 de junho sendo a primeira, que acompanhamos, foi realizada às 21horas e teria outra às 23 horas.

    O que dizer de Jean Luc Ponty, que tem em seu currículo trabalhos com Stephane Grappelli, Mahavishnu Orchestra de John McLaughlin, sem contar o lendário Frank Zappa ou sua brilhante carreira solo, que vale lembrar o quanto influenciou o Rock Progressivo durante os anos 70, além de ter introduzido o violino no Rock, fundiu o mesmo com o melhor do Jazz e toda essa obra... tive a oportunidade de ver para um show bem intimista, o qual descrevo a seguir.

    A espetacular casa Bourbon Music Street Club possui um belo clima de New Orleans, a conhecida terra do Jazz norte americano, onde logo quando você entra na casa, além do atendimento diferenciado, já encontra uma das famosa guitarra Lucille de B. B. King, pois uma delas está exposta continuamente na casa, e claro, que para amantes de música, isso já é uma atração a parte, sem contar uma grande galeria de fotos autografadas de vários astros ou do Jazz ou do Blues.

    A formação da JLP Band foi a mesma da última apresentação em território brasileiro, já acompanha o músico há vários anos e é formada Baron Browne no baixo, Rayford Griffin na bateria ( Stanley Clark e Michael Jackson ), William Lecomte nos teclados, porém, nesta tour não tivemos o guitarrista Jamie Glaser.

     Ao entrar no palco, cada um dos músicos foram aplaudidíssimos e a primeira música da noite foi a On My Way To Bombay, do último álbum da JLP Band, o The Atacama Experience, seguido por A Journey's End do álbum Storytelling de 1989. E como era prazeroso de ouvir todos os músicos tocando sua obra, afinal, todos que gravaram o disco estavam no palco, exceto o guitarrista já citado e com todas as quebras de ritmo característicos do músico, que são muito apreciados por todos seus fãs.

    Jean Luc Ponty, agradece a todos, apresenta as duas primeiras e avisa que a próxima seria uma nova música chamada Wihtout Regrets, que também está registrada no álbum de 2008, o The Atacama Experience.

    A parte seguinte seria a execução de quatro músicas do maravilhoso Enigmatic Ocean de 1977, onde na execução de Mirage, uma linda luz azul trouxe um ambiente bem propício ao Jazz e todas as quebras de ritmo do estilo, que são tão sensacionais e cativantes e que inspiraram - e muito - o Rock Progressivo que conhecemos, sendo o grande diferencial nesta canção a introdução de teclados, seguida pela gostosa cadência da música com o baixo e bateria no tempo, perfeitamente encaixados aos acordes feitos pelo mestre Jean Luc Ponty, que deixaram um belíssimo espaço para o primeiro solo do baixista Baron Brownie, que foi muito aplaudido no seu término.

     Na sequencia, as três partes da The Struggle Of The Turtle To The Sea, sendo que na primeira tivemos um excelente solo de teclados William Lecomte e também no violino de Jean Luc Ponty, mas foi após a batera de Rayford Griffin entrar em ação com um riff forte, o que contrastou com a bela harmonia, que tivemos todas suas variações de ritmo que um show do JLP Band proporciona.

    A segunda parte exibiu uma entrada digamos triste, e com as luzes do Bourbon Music Street Club pareceu até sombria exagerando um pouco, escrevamos assim, e já com os primeiros acordes de Jean Luc Ponty na composição, a mesma se tornou bem mais alegre com a excelente atuação musical feitas pela brilhante banda, que variou o andamento perfeitamente a cada trecho tocado.

    A terceira parte começou com a introdução de bateria de Rayford Griffin e também com um magnífico solo de Jean Luc Ponty, substituindo a parte da guitarra e trazendo assim, uma sonoridade um pouco diferente da música que conhecemos, e no meio tivemos o encantador solo do baterista Rayford Griffin, que ao final foi aplaudido de pé por toda a casa.

    Jean Luc Ponty apresenta sua banda, nos avisa que tocará uma música de Ediie Louiss chamada Round Midnight e apenas com o violino e com os teclados sendo tocado juntos, a exuberante música, que certamente deveria ser acompanhada por uma garrafa de Whiskey trouxe o clima perfeito do Jazz ao Bourbon Music Street Club. Infelizmente, o show caminhava para seu final e indiscutivelmente, a vontade de todos os presentes era continuar deslumbrando a banda tocando por mais algumas horas.

    Do álbum Storytelling tivemos a After The Storm, com seu começo complexo sendo exibido como se tivéssemos ao mesmo tempo solos de bateria, baixo e teclados, que evoluem em um excelente clima de Rock Progressivo, com lindos riffs e quebras de ritmo, ora sendo um grande Rock, ora uma bela balada como se parecesse algo como a brasileira Bossa Nova, mas na verdade, se tratava apenas de um autêntico e verdadeiro Jazz numa versão perfeita, que resultou em seu final que o violinista fosse aplaudidíssimo em sua saída do palco.

    Claro que o bis viria com seu clássico maior, a New Country que foi eternizada no disco Imaginary Voyage de 1976 para terminar uma excelente apresentação que indubitavelmente, como em 2011, estará na nossa lista de melhores do ano. Show impecável que poderia muito bem estar na abertura da Copa do Mundo.

    Fui conferir o set list do palco e percebi o 'manager' da banda estava pedindo desculpas de Jean Luc Ponty por não atender os fãs, pois teria outro show em poucos minutos, mas este 'manager' recolhia todos os itens que os fãs levaram ( cd´s, fotos, posters ) e pedia o nome de cada um para que tudo fosse autografado da melhor maneira possível, sensacional a atenção do músico para com todos nós. Literalmente um gentleman.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Maria Inês Costa e a equipe da Maic Comunicação
 pela atenção e credenciamento
Junho/2014

Set List do Jean Luc Ponty

1 - On My Way to Bombay
2 - A Journey's End
3 - Wihtout Regrets
4 - Mirage
5 - The Struggle Of The Turtle To The Sea, Part I
6 - The Struggle Of The Turtle To The Sea, Part II
7 - The Struggle Of The Turtle To The Sea, Part III
8 - Round Midnight
9 - After The Storm
Bis
10 - New Country

Clique aqui e confira uma galeria com 60 fotos do show de Jean Luc Ponty no Bourbon Music Street Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows