Marillion - Best Sounds Tour Latin America
Sexta Feira, 9 de maio de 2014 no
HSBC Brasil em São Paulo/SP
   

    Cerca de um ano e meio, a contar desde outubro de 2012, data da última passagem do Marillion pelo Brasil ( saiba como foi ), no então início da tour do álbum Sounds That Can Be Made, e agora eles voltam com outra turnê, porém especial, pois esta era um 'best of' da carreira da banda e recebeu o título de Best Sounds Tour' Latin America, que além do Brasil ( nas cidades de São Paulo,  Rio de Janeiro e Belo Horizonte ) passou também pelo México, Argentina e Chile e mais uma vez, tivemos a honra de estar no HSBC Brasil em São Paulo para cobrir essa importante banda de Rock Progressivo.

    E o que poderia abrilhantar ainda mais essa apresentação? O fato que este humilde 'ogro das palavras' teve a sorte de ser sorteado em uma promoção para participar do Meet & Greet com a banda, e infelizmente, por essa razão não pude assistir a brilhante apresentação, pelo que me falaram do Mad Old Lady, que acompanhou a banda nos shows de São Paulo e Rio de Janeiro

    Primeiro vamos ao Meet & Greet, já que muito se falou sobre isso nos últimos dias, e claro levei alguns cd's e com todos perfilados, tiramos a famosa foto com toda a banda e no tempinho que sobrou tive meus itens autografados. Depois do sonho realizado de conhecê-los era hora de correr ao 'pit' para fotografar o ícone do Rock Progressivo, pois o show começaria em minutos.

    Chegando lá, e pela experiência que todos tivemos em sua última passagem pelo Brasil, quando o vocalista Steve Hogarth começou o show cantando do camarote ficava a dúvida: por onde ele vai entrar? E todos que estavam naquela apresentação tentavam responder por onde ele apareceria.

    E após a introdução Pete Trewavas no baixo, Mark Kelly nos teclados, Ian Mosley na bateria e Steve Rothery nas guitarras, já no palco no inicio da primeira música, quando surge o vocalista do lugar mais óbvio, o próprio palco e ele senta em frente para cantar a faixa de abertura, a Gaza do álbum Sounds That Can Be Made ( de 2012 ) com seus 17 minutos e inúmeras quebras de ritmos, bem característico do estilo Rock Progressivo e na realidade o motivo dos apreciadores do gênero. Steve Hogarth estava com uma espécie de casaco branco e tocava a guitarra, ia de um lado ao outro com aquela maravilhosa presença de palco que conhecemos.

    Tirando o 'jaleco branco', que ficou apenas na primeira música e única que era permitido fotografar, com seu sobretudo característico, sem apresentar veio a Easter do álbum Seasons End ( de 1989 ), que foi no mínimo perfeita, Steve Hogarth cumprimenta o público e explica: "Meu português é uma merda e meu inglês bem igual..." e apresenta Beaultiful do Afraid Of Sunligth de 1995, um dos maiores sucessos da banda que foi trilha sonora de novela aqui no Brasil.

    A banda toca outra do último cd, a Power e Steve Hogarth comemora estar de volta ao Brasil e complementa dizendo: "Muito bom estar aqui, ontem em BH, hoje em São Paulo e amanhã no Rio de Janeiro e o que temos agora... Man Of Thousand Faces...", gravada no This Strange Engine 1997 e como acho, quando a ouço, sempre falo isso é Marillion.

    A balada No One Can do álbum Holidays In Eden de 1991 continuou a viagem através do tempo que os ingleses estavam fazendo e com toda a plateia cantando o refrão em toda a música ".. No one can take you away from me now.." foi a prova de que o set list estaria perfeito e a guitarra de Steve Rothery, mais que nunca nas intervenções, onde sempre sendo mais na dele, quando tocou essa canção caminhou muito de um lado para o outro, sendo até uma bela surpresa no show.

    A introdução calma na guitarra de Warm Wet Circles se ligou a That Time Of The Night ( The Short Straw ) - ambas do Clutching At Straws de 1987 - e todo o talento do tecladista Mark Kelly, sendo eficaz e discreto ao mesmo tempo, e quando chega ao solo, o vocalista Steve Hogarth simplesmente deita no chão do palco, provando o quão diferenciado ele é. E ao final, o que dizer das palmas e a galera cantando o participativo "...oooooooooo..." no ritmo da música, Cover My Eyes ( Pain And Heaven ), do Holidays In Eden, uma das preferidas deste que redige essas linhas e tinha ficado de fora do último show, neste dia foi tocada e que versão eles nos brindaram.

    A apresentação de Steve Hogarth pelo Marillion ao mundo ocorreu no extinto Hollywood Rock e uma das versões que marcou quem assistiu o show deles no festival foi quando cantaram Hooks In You, e nesta apresentação não foi diferente, com a música do álbum Seasons End, que chega a ser dançante e nem parecendo ser de uma banda de Rock Progressivo por ter um pouco mais de três minutos.

    A última da primeira parte do show foi This Strange Engine e a longa música título do álbum de 1997 foi  simplesmente perfeita e deixei propositalmente para falar sobre o baixista Pete Trewavas no final, pois como toca esse músico, tanto que lembrei da apresentação com o Transatlantic esse ano ( confira matéria ) e como mencionei, ele é discreto, mas, extremamente técnico e consegue completar muito bem todas faixas com seu baixo, parecendo que tem umas trezentas cordas aos invés das quatro que costuma usar.

 

    A volta para o bis foi rápida e foi com a música mais conhecida do Marillion, que pertence ao álbum Misplaced Chldhood de 1985, que teve um 'mini set' seu na sequencia, pois, começou com ela, a fantástica Kayleigh seguida direto, assim como no LP por Lavender e finalizando esse especial set, digamos assim, com outro clássico, a Heart Of Lothian. Claro que como todo show do Marillion, a banda encerrou com Neverland do álbum Marbles de 2004.

    Um show fantástico e se for comparar com o de 2012, que já tinha sido bom, esse com certeza superou qualquer expectativa, Steve Hogarth estava "digamos" insano, e qualquer adjetivo que não seja fantástico ou esplendido não se encaixa a ele. Enfim, uma apresentação de duas horas que foi perfeita da banda, como qualquer astro que se propõe a fazer Rock Progressivo deve realizar e esperamos que o Marillion retorne mais e mais vezes ao Brasil, pois, show desse quilate deveria ser obrigatório a todos que gostem de música.

Texto e Fotos por Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Cristiane Batista do HSBC Brasil e
a Top Link Music pela atenção e credenciamento
Junho/2014

Set List do Marillion

1 - Gaza
2 - Easter
3 - Beautiful
4 - Power
5 - Man Of A Thousand Faces
6 - No One Can
7 - Warm Wet Circles
8 - That Time Of The Night ( The Short Straw )
9 - Cover My Eyes ( Pain And Heaven )
10 - Hooks In You
11 - This Strange Engine

Encore:
12 - Kayleigh
13 - Lavender
14 - Heart Of Lothian

Encore 2:
15 - Neverland

Clique aqui e confira uma galeria de 70 fotos do show do Marillion no HSBC Brasil em São Paulo/SP

Voltar para Shows