Misfits - The Devil’s Rain Tour
Domingo, 27 de abril de 2014
no Espaço Victory São Paulo/SP
   

    A lenda Punk Misfits desembarcou em São Paulo/SP no último domingo de abril e lá estava eu fotografando o Obituary no Clash Club, louco e alucinado para também poder chegar no Espaço Victory na Penha, onde além dos Misfits, teríamos Zumbis do Espaço e Wishcraftt como atrações de abertura. Após o período permitido de fotografia do show, normalmente são três músicas ( regra que vária de acordo com o artista/produção/evento eu pude rapidamente sair do Clash Club ) e ir na direção do Espaço Victory, que fica localizado em um outro extremo da cidade.

    Esse deslocamento de uma casa para outra me fez perder os shows das duas bandas de abertura, e após o credenciamento, vale aqui um registro, pois pelo que conversei com alguns presentes que assistiram aos shows do Zumbis do Espaço e do Wishcraftt, ambas foram muito elogiadas por suas apresentações,  e olhando para o palco me deparei  com  a lenda e único da formação original ou clássica dos Misfits, como queiram, Jerry Only ( baixo e vocal ) e os músicos Eric “Chupacabra” Arce ( bateria ) e Dez Cadena ( guitarra, ex-Black Flag ), e estavam executando o clássico She.

    E a She era a décima quinta do set list do Misfits, ou seja, perdi um bom tanto do show, uma pena, pois, antes da She foram tocadas músicas novas e alguns clássicos como "The Devil's Rain", "Vivid Red", "Land Of The Dead", "Scream!", "Hybrid Moments", "Teenagers From Mars", "Attitude", "Some Kinda Hate", "Curse Of The Mummy's Hand", "Dark Shadows", "Father", "Jack The Ripper", "Static Age" e "TV Casualty" - para vocês terem uma ideia... é cobrir dois shows quase no mesmo horário, não é uma tarefa para qualquer um.

    Bem, vamos ao que aconteceu depois. O Espaço Victory normalmente recebe críticas pela localização, embora seja grudado no metrô, assim como o Carioca Club, tem muito mais espaço cabendo facilmente de três a quatro mil pessoas e parecia que a casa tinha algo em torno disto.

    Enquanto fotografava, na qual agradeço a produção pela aprovação fora do tempo devido, pude observar alguns grandes músicos, como o baterista Edson Graseffi do Panzer, além de muitos outros para não ser tão repetitivo, simbolizando assim os músicos que estavam na plateia.

    As próximas que ouvi foi Abominable Dr. Phibes e 20 Eyes, essa última do álbum Walk Among Us de 1982, ainda com Glen Danzig nos vocais, seguida por Angel Fuck do Static Age, álbum gravado em 1977/78 e que só teve seu lançamento em 1996, seguida por Vampira do Walk Among Us e Horror Business, do compacto lançado ainda no ano de 1979.

    Show Punk sempre é aquela sequencia matadora de música após música, sem muito respiro entre as canções e as luzes da casa no dia eram realmente algo a destacar afinal, show de Rock também é iluminação, e as luzes, realmente foram um destaque ao lado dos Misfits.

    E Jerry Only e seus asseclas prosseguiram com mais algumas pedradas, como as From Hell They  Come e American Psycho, título do clássico de 1997 American Psycho, que tinha Michael Graves no vocal( que vimos ele executando essa e outras de maneira acústica no Two Wheels Brasil em 2012, confira matéria ). O show continuou a toda potência com a Shining e a Dig Up Her Bones, também do álbum de 1997.

    E o trio não deixou ninguém parado ao som de Ghost Of Frankenstein e Death Ray, ambas do álbum Devil's Rain de 2011, vendo aquilo, com um espetáculo de luz sobre os músicos e indo buscar uma bebida... reparei que de lado, não tinha a mesma qualidade de som que tinha do ponto onde eu me encontrava, pois estava mais posicionado perto da frente do palco ao lado da mesa de áudio.

    A nova música The Monkey's Paw não ficou de fora, seguida por I Turned Into A Martian e Skulls, mais uma do Walk Among Us, esse gravado em 1982. Resumindo... os Mifits executaram clássico após clássico até acabar a primeira parte do show, que teve ainda "Where Eagles Dare", "Hatebreaders", "Ghouls Night Out", "Horrror Hotel" e finalizaram a primeira parte com "We Are 138".

     O bis não demorou e a banda voltou com camisas do Brasil, que foram entregues por um fã e já de cara com clássicos da época Michael Graves com Descending Angel e Helena, ambas gravadas no maior sucesso comercial da banda, o álbum Famous Monster de 1999, último álbum antes do novo The Devil's Rain que estão divulgando.

 

    Thirsty And Miserable, um cover do Black Flag e cantado pelo Dez Cadena, guitarrista e ex-membro da banda foi a seguinte, mas para o final do show estava guardada a trinca impressionante que teve "Saturday Night", "Die Die My Darling" ( regravada em um certo álbum Garage Inc. de vocês sabem muito bem de quem ) e "Halloween", finalizando o espetáculo de maneira perfeita.

    Ao final, esperando um pouco diminuir o fluxo lá fora, acabei tendo a sorte de encontrar o baterista Chupacabra e acabei com outro presente, o set list, que estava no palco e ilustra a matéria, atrás dele era um dos pôsteres autografados, que estavam a venda no stand e já se encontra devidamente enquadrado e na parede.

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costábile Salzano Júnior e a Agência Sob Controle/Top Link Music pela atenção e credenciamento
Julho/2014

Set List dos Misfits

1 - The Devil's Rain
2 - Vivid Red
3 - Land Of The Dead
4 - Scream!
5 - Hybrid Moments
6 - Teenagers From Mars
7 - Attitude
8 - Some Kinda Hate
9 - Curse Of The Mummy's Hand
10 - Dark Shadows
11 - Father
12 - Jack The Ripper
13 - Static Age
14 - TV Casualty
15 - She
16 - Abominable Dr. Phibes
17 - 20 Eyes
18 - Angelfuck
19 - Vampira
20 - Horror Business
21 - From Hell They Came
22 - American Psycho
23 - Shining
24 - Dig Up Her Bones
25 - Ghost Of Frankenstein
26 - Death Ray
27 - The Monkey's Paw
28 - I Turned Into A Martian
29 - Skulls
30 - Where Eagles Dare
31 - Hatebreeders
32 - Horror Hotel
33 - Ghoul's Night Out
34 - We Are 138
35 - Descending Angel
36 - Helena
37 - Thirsty And Miserable
38 - Saturday Night
39 - Die, Die My Darling
40 - Halloween

Voltar para Shows