Panzer - Gravação do do DVD ao Vivo com
execução do Honor na integra

Sábado, 26 de abril de  2014
no Estúdio Produssom em São Paulo/SP

    Gravação do DVD do Panzer no Estúdio Produssom, claro que não nós jamais ficaríamos de fora. Uma das grandes bandas do Metal Nacional, o Panzer é autor de uma das melhores obras primas que já foi lançado por aqui, o fabuloso The Strongest de 2001, e voltando com outro cd que dispensa comentários, o Honor ( confira resenha ), ou ainda um festival onde literalmente a banda põe o nome na reta e já contempla duas edições realizadas e com a terceira já agendada fora do eixo Rio-São Paulo e comemorando esse reencontro com o sucesso, a banda convidou amigos para uma seleta festa no Estúdio Produssom em São Paulo onde gravariam um DVD comemorativo.

   Eu inclusive, como fã declarado da banda, fui convidado a gravar um depoimento para o mesmo, fato esse que considerei uma honra e tentar representar em palavras, o que milhares de fãs falariam sobre a banda e venhamos e convenhamos, quando a câmera ligou, eu travei e não saiu nenhuma das palavras previamente planejadas. Sendo claro... muito hilário.

    Grandes amigos das bandas e membros de importantes bandas no cenário Centúrias, Woslom, Mariedolls, King Bird, Nervochaos,  além de outras bandas, que ainda buscam seu espaço no Brasil. Mas,  quando a banda sobe no palco: o monstro da bateria Edson Graseffi, o guitarrista André Pars, o excelente Rafinha Moreira nos vocais e Rafael DM no baixo. E abrem o show direto com uma trinca faraônica do clássico The Strongest com “The Strongest”, “Speedy” e “Affliction” e uma "baladinha para vocês" como o vocal apresentou Red Days.

   A seguinte seria já o novo cd Honor, que pelo release do show seria tocado na integra, começando com a intro The Morning After, que seguida por The Last Man On Earth, que foi cantada pela galera. Em seguida, uma homenagem a Marcos Feliciano veio com Herectic e seguiu com a Intruders, uma paulada da banda comendo solta e aí, o grande diferencial que acho do Panzer, uma baita postura de palco, se Edson Graseffi e André Pars são exímios músicos e embora os dois Rafael DM  e Rafinha Moreira sejam muito acima da média, a postura deles no palco impressiona sendo energia pura.

    Claro que em Savior, assim como no cd e no último Panzer Fest ( confira cobertura ), o vocalista Silvano Aguilera do Woslom cantou a música com Rafinha Moreira. E a seguiu forte com I Wanna Make Your Pain e Burden Of Proof, onde antes de uma delas, Rafinha Moreira mencionou quando entrou na banda, embora tivesse tocado com Edson Graseffi em outra banda, era de uma coisa importante pela história do Panzer, além  sua superação pessoal após um trágico acidente.

    "Victim Of Choices", "Hastening To Death" e “Alma Escancarada”, que encerrariam o show foi de uma insanidade gigante, com Rafinha Moreira pedindo para abrir a roda e literalmente o "pau comendo" na galera presente. O primeiro álbum do Panzer de 1999, o Inside, marcou presença com Rejected e N.S.A., onde literalmente o baixista desceu do palco tocando no meio do público.

    Pelo set list, o show acabaria nessa hora,  e após o batera Edson Graseffi informar que algumas seriam tocadas novamente,  e assim tivemos novas versões de “Speedy”, “Red Days”, “Hastening To Death” e “Rising”, com um final apoteótico para a banda em um grande show para todos presentes.

    O que dizer? Uma celebração de um estilo admirado por muitos, interpretado com pegada e um amor pelo que fazem, como apenas muitos poucos conseguem, e bem o Panzer é um deles, pois, conseguem fazer isso muito bem suas músicas com a fúria, que todo headbanger tem dentro de sua alma. Vida longa e próspera ao Panzer e espero esse que o DVD saia logo, para levar aos mesmos quando completarem 50 anos de banda, daqui 25 anos.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Junho/2014

 Clique aqui e confira uma galeria de 28 fotos do show da gravação do DVD do Panzer
no Estúdio Produssom em São Paulo/SP

Voltar para Shows