I Panzer Fest
Com: Forka, Nervochaos, Panzer, Woslom e Command 6

 Sábado, dia 15 de junho de 2013
no Cine Joia em São Paulo/SP

    Enquanto alguns reclamam da cena do Heavy Metal no Brasl, outros lutam e fazem acontecer, com esse ideal, a lenda do Metal Nacional Panzer lançou o seu festival, que teve o nome de Panzer Fest. O festival, que teve um cuidado na preparação muito grande, contou com o patrocínio da X5 Music e o local escolhido e de fácil acesso seria o Cine Joia. Tudo pronto para um evento nacional 'sold out' certo? Errado. Na hora que se abrem os portões pouca gente estava lá, muito longe do público que eu imaginava no festival.

     As bandas que fizeram parte do cast foram o Forka, o Nervochaos, o Panzer, o Woslom e o Command 6, que são todos considerados como grandes nomes do Brasil, enfim, um cast impecável e desta maneira, seria levantada aquela velha pergunta: com uma força underground tão forte, porque o público brasileiro simplesmente não apoia? Vale uma ressalva, embora tivemos o Dio Disciples no mesmo dia ( confira cobertura ), e aparentemente pelo que foi apurado o público do Panzer Fest foi maior que o show ocorrido no Carioca Club.

 Um detalhe que quero acrescentar foi uma cena que vi na entrada do Cine Joia, o baterista Paulão ( ex-Centurias e atuamente no Baranga e Kamboja ) comprou ingresso, mencionando que sempre apoia o cena nacional e a ideia do festival deve sempre ser apoiada, fato que concordamos e parabenizamos o músico pela atitude. Não conheço o mesmo, porém, achei uma atitude nobre, que exalta o sentimento de quem "dá aquela força" o Metal Nacional por longa data. Mas, enfim... vamos ao festival...

Forka

    A primeira banda do Panzer Fest foi o Forka com seus mais de 10 anos de carreira, e três álbuns de estúdio lançados, atualmente vem divulgando o novo trabalho Black Ocean, lançado este ano e foi a faixa título dele que o festival foi aberto. Logo nesta primeira música deu para perceber que o som estava muito bom, porém achava o mesmo estranho e logo percebíamos o motivo: tínhamos no palco, bateria, dois guitarristas e vocal, mas sem o baixista Ricardo Dickoff, que estava com problemas de saúde que acabaram impossibilitando sua participação no show. Depois, a sequencia foi com outra do novo disco, a Last Confrontation, seguida por The Human Race Is Dead do álbum Enough ( confira resenha ).

    Mesmo sem baixista, o Forka conta com Ronaldo Coelho ( vocais ), Samuel 'Pastor' Dias e Alan Moura ( guitarras ) e Caio Imperato ( bateria ), a banda tratou de mostrar que banda brasileira não perde em nada para banda gringa com um set baseado no novo cd Black Ocean. A postura da banda foi daqueles grupos que no palco se sentem a vontade, ou seja, movimentação constante e agitando sempre. Algumas músicas antigas também estavam no set como Feel Your Suicide, do álbum homônimo de 2005 e seguida por mais uma do novo cd, Own Blood.

    Chegando na parte final da apresentação tivemos uma música extraída de cada um dos álbuns do Forka, com "Knowing Your Suffering", "White Mask", "Screaming In The Shadows", e "Blasphemy" do disco de estreia Feel Your Suicide. Para encerrar o show tivemos a última faixa do cd Black Ocean, a Empire Surrender e também um hino do Slayer, a antológica Angel Of Death, tocado com maestria, que teve a honra de encerrar o bom show da primeira apresentação do Panzer Fest.

 Setlist Forka:

1 - Black Ocean
2 - Last Confrontation
3 - The Human Race Is Dead
4 - Feel Your Suicide
5 - Own Blood
6 - Knowing Your Suffering
7 - White Mask
8 - Screaming In The Shadows
9 - Blasphemy
10 - Empire Surrender
11 - Angel Of Death (Slayer cover)

Nervochaos

    Sem muita espera chegava a hora da apresentação da banda mais extrema do evento e pela primeira vez, poderia vê-los ao vivo, estou falando do poderio do Metal Extremo dos paulistanos do Nervochaos. Com mais de 15 anos de carreira inúmeras turnês mundo afora, o Nervochaos leva respeito e som porrada aonde passa. Fazendo um pequeno parênteses, tenho que destacar a qualidade de som e luz, que estavam excelentes e que não teve diferença em nenhuma banda do Panzer Fest em um ótimo ponto para a organização. Bem desta maneira lá estavam no palco Guiller no vocal e guitarra, Quinho na guitarra e backing vocals, Felipe Freitas no baixo e Edu Lane na bateria.

    Abrindo com a excelente e poderosa Total Satan do Battalions Of Hate de 2010, seguida pela faixa título do novo e excelente álbum To The Death ( leia resenha ) e Infernal Words, o grupo entrou como manda seu seu som: sem descanso... e ainda mandou Mighty Justice do primeiro álbum Pay Back Time, de 1998. Dark Chaotic Destruction veio antes Pazuzu Is Here e as rodas - ainda que timidamente - já marcavam presença na pista do Cine Joia.

    O Nervochaos prosseguiu sua apresentação com as faixas "Mark Of The Beast", "All-Out War", "Perish Slowly" e terminaram com Pure Hemp, essa última do disco Legion Of Spirits Infernal. Uma apresentação espetacular... monstruosa... me faltam mais elogios. A apresentação foi mais curta e direta, sem muito papo com a plateia, porém, com um set list que abrangeu toda a carreira dessa lenda brasileira, o que foi muito bom não só para mim.

 Setlist Nervochaos:

1 - Total Satan
2 - To The Death
3 - Infernal Words
4 - Mighty Justice
5 - Dark Chaotic Destruction
6 - Pazuzu Is Here
7 - Mark Of The Beast
8 - All-Out War
9 - Perish Slowly
10 - Pure Hemp

Panzer

     A terceira banda da noite seria os anfitriões do festival, pois, se o evento era chamado de Panzer Fest, nada mais lógico do que ter a banda Panzer no palco. E eles estão retomando as atividades na música pesada, afinal, o grupo já possui um bom tempo de estrada e tocando em sua própria festa, eles tinham que realizar uma apresentação impecável, que foi sem sombra de dúvidas o grande show da noite.

    Com uma presença de palco que beirou a perfeição, principalmente do vocalista Rafael Moreira ( Reviolence ) e do baixista Rafael DM ( que inclusive inflamaram mais ainda a galera, pois eles desceram no meio da galera durante a apresentação ), além é claro de André Pars na guitarra e Edson Graseffi na bateria, o grupo tocou seu tradicional Thrash Metal, que deixou um baita sorriso em cada um dos presentes.

    De cara veio Speedy, do hoje clássico Strongest de 2001, seguida por Burden Of Proof e Your Blood, que juntas consumaram um começo já avassalador. Depois hora de outro clássico do Strongest com Your Blood e mantendo o pique forte tivemos My Night. Em seguida, apresentarem a faixa Rising lançada em single em 2012 em execução brilhante.

    Vale mencionar que a música Rising foi lançada em um single recentemente e que é uma música marcante para o vocalista da banda Rafael Moreira, que há um ano atrás sofria um acidente horrível no caminho do Festival Roça'N' Roll, em Varginha/MG para um show com o Reviolence. Bem voltando ao show do Panzer tivemos Red Days e Affliction, que também é do cd Strongest.

    Foi bacana que nesta música o Panzer lembrou dos ex-integrantes e convidou-os para tocarem com eles no palco. Momentos assim dão uma magia especial no evento e exibem a união dos atuais e ex-membros da banda. Disparado o  melhor momento de todo o festival. Mas ainda tinha mais e assim Fake Games Of Heroes, faixa que abre o maravilhoso Strongest foi tocada para continuar o clima positivo com Reject (  do debut Inside ). O Panzer relembrou este grande álbum com mais uma, agora a Despair e apresentaram também a nova faixa intitulada The Last Man On Earth.

    Para fechar seu marcante show tocaram a N.S.A. em mais uma versão que foi detonante e nas tradições da banda. Após ver o show do Panzer minha mente se soltou e fiquei imaginando como será o próximo álbum e os grandes shows que eles farão. Senhoras e senhores o Panzer voltou e destruirá com tudo.

Setlist Panzer:

1 - Speedy
2 - Burden Of Proof
3 - Your Blood
4 - My Night
5 - Rising
6 - Red Days
7 - Affliction
8 - Fake Game Of Heroes
9 - Rejected
10 - Despair
11 - The Last Man On Earth
12 - N.S.A.

Woslom  

    E confirmando o bom trabalho da organização do evento, rapidamente tudo já estava pronto para a estreia do nova turnê do Woslom no palco. Este foi o primeiro show do maravilhoso álbum Evolustruction, que tem a missão de suceder o excelente Time To Rise  ( confira resenha ) e no Panzer Festival, o quarteto nos brindou com as novas músicas executadas ao vivo. Silvano Aguileira ( vocais/guitarra ), Rafael Iak ( guitarra ), Francisco Stanich ( baixo/backing vocals ) e Fernando Oster ( bateria ) entraram ovacionados pela plateia para iniciar a apresentação.   

    Abrindo com duas do novo Evolustruction: Purgatory e Haunted By The Past, para depois retornarem ao primeiro álbum Time To Rise com Soulless (S.O.T.D.) e sabiamente o Woslom pedia a galera e algumas rodas se formaram. Destaca-se do novo álbum também a faixa título do trabalho, que ao vivo funcionou de maneira surpreendente, parecendo que a primeira faixa e single Evolustruction foi realmente feita para se tocar ao vivo.

    Pray To Kill e a ótima No Last Chance também foram extremamente marcantes. Em seguida Time To Rise veio para fechar uma grande apresentação, mas claramente víamos a banda um tanto que insegura em função de ser o primeiro show da turnê deste novo trabalho.

    Fato é que a performance ao vivo do Woslom é uma das melhores que temos hoje no Brasil com destaque para os duelos entre Rafael "Floquinho" Iak ( vide a dificuldade de fotografar o rosto do guitarrista ) e o vocal Silvano Aguilera, isso sem comentar a performance da "cozinha" de Francisco Stanich e Fernando Oster, que fizeram atuações precisas.

    Sem dúvida, um grande início de turnê que deverá ganhar bastante na quilometragem dos shows e certamente teremos num futuro bem próximo, a banda em grandes holofotes por todo o mundo.

Setlist Woslom:

1 - Intro
2 - Purgatory
3 - Haunted By The Past
4 - Soulless
5 - Pray To Kill
6 - Evolustruction
7 - No Last Chance
8 - Time To Rise

   

Command 6

    Para encerrar a festa, que já contava com menos presentes devido ao horário, pois mesmo com o local sendo próximo a uma estação do metrô, infelizmente, o serviço de transporte público de São Paulo fecha e o Command 6 encarou a missão de levantar a galera rapidamente com as faixas de seu álbum de estreia, o Black Flag, que foi lançado em 2012. A banda é presença constante em vários festivais em São Paulo/SP e isso ajudou muito, pois muitos conheciam o trabalho da banda.

  Crush The World deu inicio ao seu show, que continuou com Lies So Pure e So Cold, todas em executadas em versões simplesmente fantásticas. A banda tem uma presença de palco extremamente agitada com Wash nos vocais, Bruno Luiz na guitarra, Johnny Hass no baixo e Bugas na bateria, e o Command 6 tinha  a participação especial de Alex Gizzi da banda Trayce.

    Dando sequencia ao seu set tocaram Dawn Of A Man e You Wanted, You Got It, que foram responsáveis por fazer toda a plateia cantar junto. Black Flag e Jesus Cry fecharam a apresentação deste grupo que vem batalhando arduamente por seu espaço e graças ao talento que possuem e demonstram no palco, vem conseguindo atingir seus objetivos.

Setlist Command6:

1 - Crush The World
2 - Lies So Pure
3 - So Cold
4 - Dawn Of A Man
5 - You Wanted, You´ve Got It
6 - Black Flag
7 - Jesus Cry

Clique aqui e confira uma galeria com 216 fotos dos shows
das bandas Forka, Nervochaos, Panzer, Woslom e Command 6
no I Panzer Festa no Cine Jóia em São Paulo/SP

    Chegava assim o seu final o Panzer Fest, um festival de primeira grandeza, que esperamos se torne tradicional na cidade, já que assim como eu, junto com amigos de outros veículos ficamos durante os intervalos listando a quantidade de bandas que não participaram e poderiam estar lá. Porém, as bandas presentes nos proporcionaram cinco grandes shows cravando o poderio 'made in Brasil' ( relembrando uma das grandes bandas nacionais que batalham muito pelo Rock Brasileiro ).

    Ponto negativo, indiscutivelmente ficou para o público, que poderia ter sido muito maior, se os fãs deixassem de serem filósofos/metaleiros de Facebook e apoiassem verdadeiramente a cena. Aí caro leitor(a) tudo seria melhor, pois, em nenhum evento nacional os ingressos são caros e a infra estrutura do Panzer Fest não deveu em nada neste aspecto, inclusive até se superando há muitos eventos internacionais. Parabéns ao Panzer pelo festival e também pela aula de organização e atitude, que demonstram claramente a cena o que realmente o Brasil precisa.

Texto e Fotos Marcos César de Almeida
Agradecimentos ao Edson Graseffi
 pela atenção e credenciamento
Julho/2013

Voltar para Shows