Paralamas do Sucesso - Turnê comemorativa de 30 anos
Sábado, 25 de janeiro de 2014 na
64ª Festa do Figo e 20ª Expogoiaba de Valinhos/SP
 

    Depois de dois anos estávamos de volta a uma das melhores festas do interior de São Paulo, a tradicional Festa do Figo e por incrível que pareça, essa era a primeira vez que não chovia durante o dia, apenas lembrando que nas duas últimas coberturas desta mesma festa, as apresentações do Hellish War em 2011 e 2012 ( saiba detalhes dos shows de 2011 aqui e de 2012 neste link ).

    Desta vez diferente das outras apresentações, o palco principal do evento para shows foi reativado, ( na verdade desde 2013 ) e assim com uma estrutura maior, nomes consagrados nas rádios brasileiras se apresentam para um público médio de 15 mil pessoas assistindo aos shows e lá estávamos para assistir a uma banda sucesso dos anos 80, o Paralamas do Sucesso.

    Após a apresentação da festa e gravação da vinheta que servirá como propaganda no ano de 2015, João Barone na bateria, Bi Ribeiro no baixo e Herbert Viana na guitarra e vocal, após uma pequena intro tocada pela própria banda, os primeiros acordes de Alagados, do álbum Selvagem? ( álbum de 1986, que a banda deixou um pouco o lado Ska, e exibiu uma forte influência do The Police, passando ao som que foi mais característico da banda nos anos seguintes ) seguido por Bora Bora, e ainda sem falar nada com a plateia o primeiro medley com Patrulha Noturna/Cinema Mudo, ambas do álbum de estreia da banda, que completou 30 anos.

     Após o tradicional "Boa Noite Valinhos" bem rápido, já percebi que não teria muito diálogo com o público, que estava bem animado em receber novamente a banda pouco mais de 25 anos depois ( foi a segunda apresentação da banda na cidade ), sendo as músicas apresentadas ou riffs, notas, tocando diretamente, o que reflete bandas quando já contam com um grande sucesso comercial, podem simplesmente desfilar seus hits, que certamente realizarão uma grande apresentação.

     A conhecida balada Cuide Bem do Seu Amor ( do disco Logo Caminho de 2003 ) foi seguida por De Perto ( gravada no Hoje de 2005 ) e a primeira do LP O Passo do Lui ( gravado em 1984 ), que sacramentou a banda no 'mainstream' do Rock Nacional com o sucesso Me Liga foram as seguintes. Depois, a grande surpresa com a bela balada que contou com o 'medley' de Como Uma Onda do Lulu Santos.

    Outra sequência de baladas veio depois com Saber Amar e Romance Ideal do disco O Passo do Lui e continuou com Quase Um Segundo, composição do Bora Bora de 1988, que relembrou a parte mais introspectiva deste álbum, um reflexo da separação com sua primeira mulher, a Paula Toller do Kid Abelha.

    Embora a banda seja estática no palco com todos em linha e não com a bateria lá atrás - como é de costume - e aqui vale um detalhe pessoal: João Barone é para mim ao lado de feras como Rolando Castello Junior, Paulão Thomas, Paulo Zinner, Edson Graseffi e Igor Cavalera, sem contar a lenda Netinho, mais um dos grandes bateristas que o Brasil possui, ou toca muito, ou toca fácil, parecendo ser difícil e sempre fico atento a sua técnica desde o primeiro show que assisti deles pela TV na histórica primeira edição do Rock in Rio.

    Fiz esse comentário sobre a técnica de João Barone, pois a forte intro de bateria serviu para dois hinos que consolidou para sempre a banda junto a MPB com os sucessos mega radiofônicos Meu Erro e Óculos ambos do mega platinado O Passo do Lui.

    O mega hit Lanterna dos Afogados foi tocada logo depois, claro que cantado por toda plateia, que embora seja uma banda de Pop Rock, vi inúmeras camisas de Rock, de nomes como Iron Maiden, Metallica, Guns'n'Roses, Ozzy, Motörhead, Slayer, Matanza, Hammerfall entre outros, além de várias das "marcas de roupa" Ramones ou Jack Daniels, onde inclusive para minha surpresa abriram uma pequena roda ( também não acreditei quando vi nas músicas Meu Erro e Óculos ).

     A seguinte foi a pouco conhecida Na Pista, do álbum Hoje de 2006, para depois voltarem com mais sucessos radiofônicos com Ela Disse Adeus, que teve a intro cantada no seu refrão da parte em inglês ( Let her get on with life, Let her have some fun ) seguida pelo medley Você do álbum O Passo do Lui com Gostava Tanto de Você do saudoso 'síndico' da MPB Tim Maia.

     Em uma das poucas introduções de música que Herbert Viana realizou, ele apresentou a música A Novidade do álbum Selvagem? como uma grande honra ter composto ela junto com Gilberto Gil e terminando assim, a primeira parte do show com o hit do mesmo álbum Melô do Marinheiro.

    Aquela tradicional pausa do bis e para tomar uma água, uma respirada mais profunda e rapidamente Hebert Vianna já estava de volta perguntando se a plateia estaria cansada e ao ouvir o sonoro "não" inicia sozinho com o riff conhecido de Uma Brasileira e na sequencia - claro que toda banda havia retornado - terminam a composição e toda a plateia dançava, pulava ou cantava fazendo o que mais importava: principalmente se divertindo, que é a função principal de uma música. Esse primeiro bis foi encerrado com o sucesso Lourinha Bombril.

    Outro pequeno intervalo e quando Herbert Vianna comenta que "Muito acima de qualquer palavra a interação entre a banda e a plateia e aquilo era o que fazia a banda seguir nos 30 anos de existência", para brindarem os fãs com Aonde Quer Que Vá e Caleidoscópio.

    Sem apresentarem a canção seguinte, mas muitos entenderam, pois, quem acompanha os Paralamas do Sucesso sabe da influência do The Police no som da banda e com um trechinho de Don't Stand So Close To Me, emenda o primeiro Hit Vital e Sua Moto sendo aclamada por todos e com direito a trecho de outra música do The Police, a Every Breath You Take, no meio como música incidental, como era chamada essas incursões e finalizaram a sua grandiosa e respeitosa apresentação com sua versão ao vivo de Que País É Esse?.

    Um belíssimo evento, qualidade produção de primeiro mundo de uma maravilhosa festa, que exalta o maior produto da região ( o figo ), motivo de orgulho da população da cidade e que mostra que o Rock sempre pode estar presente em quaisquer  eventos e assim foi nesta data que também marcou ao Paralamas do Sucesso, que registrou mais uma data em seus 30 anos de sucesso.

    Parabenizo a prefeitura local e toda sua assessoria de imprensa na pessoa de Ana Paula pela atenção e credenciamento.

 

Texto e Fotos Marcos César de Almeida
Fevereiro/2014

Set List

1 - Alagados
2 - Bora Bora
3 - Patrulha Noturna/Cinema Mudo
4 - Cuide Bem do Seu Amor
5 - De Perto
6 - Me Liga
7 - Como Uma Onda
8 - Saber Amar
9 - Romance Ideal
10 - Quase Um Segundo
11 - Intro debateria
12 - Meu Erro
13 - Óculos
14 - Lanterna dos Afogados
15 - Na Pista
16 - Ela Disse Adeus
17 - Você/Gostava Tanto de Você
18 - A Novidade
19 - Melo do Marinheiro
20 -  Uma Brasileira
21 - O Beco
22 - Lourinha Bombril
Bis:
23 - Aonde Quer Que Eu Vá
24 - Caleidoscópio
25 - Vital e Sua Moto
26 - Que Pais é Esse?

    PS: O "detalhe negativo" que tirou a perfeição do evento fica por conta de certos "indivíduos" da faixa dos quarenta e tantos anos, que enquanto o show se iniciava e eu fotografava... todos estavam sentados no local do show... ao se levantaram um "dono da razão" agrediu minha esposa quando ela se levantou, este imbecil jogou água nela, em seu irmão e familiares ( jogar água também é uma agressão ) sendo repudiado por todos, entretanto, este agressor foi conduzido para fora do local.

    Ainda bem que o repúdio da plateia que queria assistir ao show em paz existiu e felizmente para nós o "dono da razão" saiu do local indo atrapalhar outras pessoas em outra área do show.

Clique aqui e confira uma galeria de 79 fotos do show do Paralamas do Sucesso na
64ª Festa do Figo e 20ª Expogoiaba de Valinhos/SP

Voltar para Shows