Roupa Nova - DVD Cruzeiro Roupa Nova Tour
 
Sexta Feira, 22 de agosto de 2014
no Citibank Hall em São Paulo/SP

    Divulgando o seu DVD Cruzeiro Roupa Nova, que foi lançado em 2012, que saiu via gravadora da própria banda chamada Roupa Nova Music. Um dos shows de divulgação deste trabalho nós foi o que nos levou a acompanhar - pela primeira vez - a banda no Citibank Hall em agosto último ( leia matéria ). Nesta nova passagem da banda na tradicional casa de shows de São Paulo fomos conferir, como estava a turnê, como seria o show e quais seriam as diferenças do set. E todas as curiosidades que uma banda com um poderio técnico como o Roupa Nova possui, afinal, eles flertam do MPB ao Hard Rock com maestria sem igual com a mesma formação, ou seja, são 35 anos de história com a sua formação original.

    E falando nisso, a banda é formada por Paulinho ( voz, percussão e vocal ), Serginho Herval ( bateria, voz e vocal ), Nando ( baixo, voz e vocal ), Kiko ( guitarra, violões e vocal ), Cleberson Horsth ( teclados e vocal ) e Ricardo Feghali ( teclados, voz e vocal ). E esta feliz trupe retornava ao Citibank Hall acabou de lançar um box intitulado Roupa Nova Music com todos os DVD's da banda, além de um EP com seis inéditas. E este retorno aconteceu em duas datas, sendo que a primeira detalhada nesta matéria do Rock On Stage, e afinal, uma banda que possui mais de 10 milhões de cópias vendidas de seus 22 álbuns no Brasil merece respeito.   

   Após o vídeo, que mostrou trechos do DVD Cruzeiro Roupa Nova, assim como no show anterior estávamos à seis cadeiras à frente do palco, onde parecia uma proa de navio e eles iniciaram de forma acústica o show com a hit Sapato Velho na versão do álbum RoupAcústico, porém, no final flertarem com o Hard Rock do álbum conhecido como Azul. Neste início de show tocaram a balada clássica Linda Demais, que ficou conhecida por ser da trilha da novela Roque Santeiro e seguiram com Eu Só Quero É Ser Feliz.

    Do álbum Ouro de Minas de 2011, veio a belíssima Nos Bailes da Vida, numa excelente versão da composição de Milton Nascimento seguida pelo hit Volta Pra Mim, esta do álbum Herança de 1987 e acompanhada de A Força do Amor da versão do RoupAcústico.

   Eles lembram que a formação é a mesma há 35 anos, que nunca mudaram um componente e avisam que para isso tem que ter muita fé, e essas palavras foram a introdução para a música 35 Anos Sem Perder Componente e depois prosseguiram com a versão que fizeram do Kiss para a música God Gave Rock'n'Roll chamada em português de Tenha Fé Na Música. O pedido de acompanhamento de palmas no ritmo da bateria de Serginho Herval com a intro de violão serviu para Só Você e Eu do álbum Luz de 1988.

    Desta maneira foi apresentado o baterista Serginho Herval e enquanto a bateria era montada perto da frente do palco, o baterista canta um medley, com "Chuva de Prata", "Amar é", e "Começo Meio e Fim", todas em excelentes e emocionantes interpretações. E o que dizer do Roupa Nova ao vivo? A realização de um grande show, pois tínhamos luzes perfeitas, conhecimento preciso do palco, e músicos tocando com uma alegria e descontração que parecia que estavam entre amigos. Esta era exatamente a ideia passada pela banda do que estarmos presenciando.

    Como o baterista Serginho Herval estava suado, o baixista Nando brincou com ele e anunciou Frisson, mais uma presente no álbum Ouro de Minas, então, a banda convida todos para se levantar e tirar o pé do chão com o sucesso Clarear, do álbum Roupa Nova de 1983. Com imagens da banda navegando pelas águas dos Rio Tâmisa em Londres, que faz parte do DVD Roupa Nova em Londres, eles cantam Cantar Faz Feliz o Coração.

    Nando foi o condutor principal do show, se mostrando um grande frontman, entretendo a todos, e ele perguntou para a plateia se eles sabem quantos sucessos a banda possui, e após vários chutes dos presentes ele lembra que o Roupa Nova possui 53 sucessos.

    A canção nova do EP, que está no novo box Roupa Nova Music seria a seguinte, o baixista comentou que seria fácil vir e cantar alguns dos 53 sucessos que possuem e ao tocar uma música nova era a hora que o povo sair e ir ao banheiro... Mas, o baixista Nando enfatizou que queria tocar esta e que  compor faz parte, além de ser o combustível de uma banda. Depois destes comentários ele pediu a todos que cantem com eles a Meu Sentimento Voa Muito Mais.

    O tradicional medley de músicas, que a banda gravou veio com o tema do Rock In Rio, a abertura do programa Video Show, o hit da rainha dos baixinhos Xuxa com Ilariê, o clássico Tema da Vitória, que marcava as vitórias de nosso tri-campeão de Fórmula 1, o lendário Ayrton Senna e ainda as músicas Aguenta Coração e Todo Azul do Mar, esta eternizada por Flávio Venturini e 14 Bis.

    Eles brincam dizendo que a partir daquele momento o grupo será dividido em três duplas, então ficando primeiro o baterista Serginho e o tecladista Cleberson Horsth, que cantaram o sucesso Anjo. Depois com Paulinho e Cleberson Horsth tivemos De Volta Para o Futuro, e por fim Nando e Kiko cantaram Meu Universo é Você. E cada uma destas músicas exibidas em lindas versões, porém, o melhor coral seria depois, que lembraram que o povo de São Paulo é educado, lá eles conseguiriam cantar a capela e pedem para desligar os microfones. Com o silêncio absoluto, que tomou conta do Citibank Hall eles cantam Yesterday dos Beatles numa versão emocionante.

    Nando convida ao palco o padre Fábio de Melo e todo o restante da banda se assusta, pois, ninguém havia visto o convidado no camarim e era uma brincadeira, que o dueto da música A Paz seria por vídeo, canção de uma versão de Heal World de Michael Jackson.   

    Lembrando da gravação e da participação de Ed Motta nas gravações do próximo disco, eles lembram que o convidado é um 'devorador de coisas gostosas' e quando foram gravar... ele queria fazer rápido, já que seria o dia de Bife a Milanesa e ele queria ir correndo para a casa e então, cantaram Bem Simples, música que é uma versão de Ricardo Feghali, que foi regravada por muitos músicos da MPB, seguida por outra versão também do RoupAcustico, que seria a Coração Pirata, para então apresentarem o AOR perfeito, que a banda faz bem ao estilo do Journey com Ninguém Merece Solidão, música que está presente em vários cd's da banda.

 

    A introdução de bateria da primeira música do LP Roupa Nova de 1985 denunciou a próxima do set, que foi outro hino da banda com a Show de Rock 'n' Roll, para  logo em seguida tocarem a eletrizante composição da dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas, gravada pela banda que é uma homenagem a Johnny Rivers, já percebeu que estou falando de Whisky a Go Go não é? Bem além da soberba execução que tivemos, no telão víamos a frase "Roupa Nova Ama Vocês" exibida constantemente e quando este clássico encerrou, eles se despediram e finalizaram a brilhante apresentação.

    Um excelente show, que mesmo sendo o segundo show, da mesma turnê e com cobertura Rock On Stage, foi muito bom de ver que o Roupa Nova realiza variações e mesmo excursionando por anos seguidos, consegue trazer shows diferenciados, mas, com aquela mesma magia que estabeleceu a banda no sucesso que é há mais de 30 anos. Agora, vamos aguardar o novo lançamento e o novo show, que certamente estaremos prestigiando uma das bandas mais técnicas do Brasil.

Texto: Sílvia Pedroni
Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Vitor Deyrmandjian Rosalino
e para a T4F pela atenção e credenciamento
Setembro/2014

Set List do Roupa Nova

1 - Sapato Velho       
2 - Linda Demais
3 - Eu Só Quero Ser Feliz
4 - Nos Bailes da Vida
5 - Volta Pra Mim
6 - A Força do Amor
7 - 35 Anos Sem Perder Componente
8 - Tenha Fé Na Música
9 - Só Você e Eu
10 - Chuva de Prata/ Amar É / Começo Meio e Fim
11 - Frisson
12 - Clarear
13 - Cantar Faz Feliz o Coração
14 - Meu Sentimento Voa Muito Mais
15 - Rock in Rio / Video Show / Ilariê / Tema da Vitória / Aguenta Coração / Todo Azul do Mar
16 - Anjo
17 - De Volta Para O Futuro
18 - Meu Universo É Você
19 - Yesterday
20 - A Paz
21 - Bem Simples
22 - Coração Pirata
23 - Ninguém Merece Solidão
24 - Show de Rock'n'Roll
25 - Whisky A Go Go

Clique aqui e confira uma galeria de 40 fotos do show do Roupa Nova no Citibank Hall em São Paulo/SP

Voltar para Shows