Skull Fist - Drunk For Good South America Tour 2014
Abertura: Catástrofe, Rexor, Rider e Breakout
Domingo, 28 de setembro
no Fofinho Rock Bar em São Paulo/SP

    Um domingo de pura diversão com a garotada, é assim que posso definir o show da banda Skull Fist essa noite, eles nos trazem a Drunk For Good South America Tour 2014, que passou por várias cidades brasileiras levando para todos o bom e velho Speed Metal pelo nosso país. Para esquentar nossa noite, nada melhor que os shows das bandas Catástrofe, Rexor, Rider e Breakout regado a camisetas cropped, calças leggings e muita energia.

    Infelizmente, por causa da distância, chuva e trânsito, só consigo chegar no Fofinho Rock Bar às 19h e perdi a apresentação da banda Catástrofe de Heavy Metal oitentista, só que na vertente das bandas nacionais como o Centúrias, Metalmorphose, Salário Mínimo entre outras. Também perdi a apresentação da banda Rexor, que é uma banda de Heavy Metal tradicional, eles vem divulgando o seu primeiro cd, que foi lançado em julho desse ano, chamado Powered Heart.

Rider

    Chego no meio da música Purgatory ( cover da banda Iron Maiden, gravada nos tempos do álbum Killers de 1981 ). A banda Rider está na cena desde Heavy Metal desde 2011, com fortes influencias de N.W.O.B.H.M. e eles trazem o seu primeiro EP, o Streets Of Nowhere finalizado esse ano, com um visual oitentista bem forte e é atualmente formada por César Caçador nos vocais, Fernando Steelbones e Luke D. Couto nas guitarras, Klébio Lonewolf no baixo e Victor Oliveira na bateria. No momento temos mais pessoas, fora ou no andar de baixo da casa, mas quem está aqui, curte muito a banda. O vocalista César Caçador, reclama dos chiados com o pessoal da técnica, mas logo se volta para nós e nos saúda: "Boa noite galera!". Ele também comenta sobre o tempo que ficaram parados, do primeiro cd, do single e que estão voltando com tudo, além de voltar a conversar com o técnico, mas não tem jeito a chiadeira baixa continua.

    Para a música Child In The Night ( do Streets Of Nowhere ), eles preparam uma pequena encenação: sobe um cara mascarado com uma faca ( de camponês diga-se de passagem, poxa... o Jason ensinou que ou é um facão ou é nada! ) e faz de conta que mata uma moça que também está no palco, depois de passar para lá e para cá com a faca na mão, enquanto a banda toca, então pega a menina e leva embora no colo... ( o que gera comentários do tipo: seu deu bem ein zumbizão? ). César Caçador todo showman, canta e interage muito com o público, seja apontando para a galera, levando o microfone até o povo para cantarem junto, ou simplesmente passeando pelo palco, o outros músicos tocam mais concentrados.

   Na pausa, César Caçador fala que os anos 80 foram especiais, mas o momento de viver a nossa época de ouro é agora, porque eles são a nova onda do Metal Tradicional! Muitas palmas da galera. Eles possuem um público cativo que está grudado no palco, banguea e canta junto, e pede músicas, na sequencia eles mandam duas do EP Inquisition, de agosto desse ano, que foram a Spellbound e a Inquisition, que são comemoradas pelos fãs. César Caçador canta muito ( mesmo com o som saindo embolado por aqui ) e a todo final de música ele se agarra ao pedestal do microfone e faz caras e boas de cansaço, enquanto o pessoal grita aqui atrás, olha pressão alta! Só tem zueiro nesse show!

    Enquanto Fernando Steelbones esmerilha as cordas de sua guitarra, o baterista Victor Oliveira se levanta e improvisa uns passos de dança por ali mesmo, sempre muitas palmas e gritos de incentivo na pista. Para fechar o set eles escolhem a Flight Of Phoenix ( também do Streets Of Nowhere ), aos poucos vão chegando mais pessoas por aqui, os músicos são ótimos uma pena que o som esta dessa maneira, César Caçador não para de se mexer um minuto seja levando o microfone para a gente cantar, ou correndo pelo palco, ou ainda, jogando só a tampinha da garrafa de água para o amigo ( já sabem o gesto que ele recebeu de volta ) e até empurra os companheiros para tocarem mais perto da platéia. Acaba recebendo mais gritos: "Calma pressão alta! Respira rapaz!". Mais e mais pessoas vão ficando em frente ao palco, para escutar os garotos. No final, Cesar Caçador nos agradece, vem até a ponta do palco cumprimentar a galera e avisa: "Gente não pensem na época de trás, essa agora, é a época de ouro de vocês!". E pela idade da maioria das pessoas a minha volta é mesmo, eles desmontam tudo e saem as 19h40.

Set List do Rider

1- The Iron Mask
2 - Power Of Thunder
3 - Tyrants Falling
4 - Purgatory
5 - Child In The Night
6 - Spellbound
7 - Inquisition
8 - Flight Of Phoenix

Breakout

    No intervalo aproveitamos pra conferir cd´s, vinis, camisetas e bottons no andar de baixo, aqui tem uma galera que fica por aqui a maioria do tempo, seja bebendo, comendo ou apenas assistindo shows e clipes no telão.

    Às 18h10 começam os primeiros riffs da banda paulistana Breakout, formada por Carlos "Butler" no baixo, Lucas Borges na bateria, Fabs na guitarra e Maíra Oliveira nos vocais. Eles têm uma proposta de Metal oitentista com vocal feminino, quer saber mais sobre a banda? Leia nossa resenha do Tank neste link.

    O som continua prejudicado, os agudos saem estridentes e muita microfonia por aqui, mas ainda sim temos um povo que comparece para escutar a banda. Curioso é que o microfone do backing vocal está mais alto que o da Maíra Oliveira, eles iniciam o show com as músicas "Eyes Of Evil", "Nothing To Lose" e "Schizophrenia". O pessoal recebe bem as músicas que são desconhecidas da maioria, mas sempre temos muitas palmas entre as músicas.

    Em vários momentos Maíra Oliveira fala, mas eu não entendo porque a microfonia vai e vem, os músicos estão mais concentrados que do último show que eu vi e olha que dessa vez o guitarrista Fabs está com uma calça que parece cinta-liga! Seguindo o show, Maíra Oliveira anuncia o cover da banda Accept para a música Breaker ( título do álbum Breaker de 1981) e por se tratar de um clássico do Metal, essa música agita muito e era o que faltava pra fazer o pessoal banguear e cantar juntos com o Breakout.

   A vocalista Maíra Oliveira apresenta o baterista Lucas Borges, que inicia seu solo e nós acompanhamos nas palmas junto com ela. Depois todos se juntam para tocar a Amnesia e agora, o baixista Carlos "Butler" toca sincronizado com Fabs, mas não temos as corridinhas e pulos que eu gosto tanto de Fabs, hoje ele está mais para um Gene Simmons da banda KISS fazendo charme durante os solos.

    Após o solo de guitarra de Fabs, eles trazem as canções Offer No Resistence e Come On Choose Your Side e mesmo com a impressão da voz de Maíra Oliveira sumir em alguns momentos, ser bem difícil entender o que ela fala, o pessoal vai agitando cada vez mais a cada música que passa, Carlos "Butler" é o cara que mais sente a música, e em retribuição ainda gritamos "wow!", além de sempre incentivarmos com palmas. Maíra Oliviera agradece a oportunidade de tocar essa noite, fala das bandas que já tocaram e também comenta sobre camisetas e cd´s da banda.

    Para finalizar, a vocalista avisa que essa música é nova e a dedica para o namorado ( eu achei o gesto uma gracinha, mas deu para ver a decepção de algumas que se empolgaram com a beleza da vocalista ), desta forma, ouvimos Don't Call It Luck é mais cadenciada que as músicas anteriores e Fabs assume o microfone e reapresenta toda a banda, esse novo som e mostra que eles estão evoluindo com o tempo. Ao final do show do Breakout, por volta das 20:30hs, muitas palmas e gritos, com os músicos fazendo reverencia para nós.

Set List do Breakout

1 - Eyes Of Evil
2 - Nothing To lose
3 - Schizophrenia
4 - Breaker
5 - Solo Bateria
6 - Amnesia
7 - Solo Guitarra
8 - Offer No Resistence
9 - Come On Choose Your Side
10 - Don't Call It Luck

Skull Fist

    Skull Fist é uma banda de Speed Metal do Canadá relativamente nova ( fundada em 2006 por Jackie Slaughter ), mas nos traz aquela sensação de voltar no tempo, sem firulas ou modismos, apenas o bom e velho Heavy Metal. Alguns até os rotulam de New Wave Of Traditional Heavy Metal. Eles possuem um EP e dois cd´s, e já contam com a sua segunda vinda ao Brasil ( a primeira foi em janeiro de 2013 ), inclusive esta nova passagem é em divulgação do segundo cd,

    Às 20h50 começam a pendurar uma bandeira escrita Skull Fist e o povo já começa a gritar, a casa não está lotada e deve ter por volta de umas 200 pessoas por aqui, mas quem veio curte e muito. Enquanto os músicos Casey Slade no baixo, JJ Tartaglia na bateria, Johnny Nesta na guitarra e Zach Slaughter nos vocais estão se arrumando no palco, o povo grita "show your ass...".

    Eu e toda minha inocência achei que eles gritavam: 'show your axe..." mas quando o vocal mostra a bunda... ( meu primeiro choque ) tive certeza do que estavam falando... vou continuar na minha inocência achando que a galera só queria ver a tattoo escrita "No False Metal", que ele tem no bumbum, as pessoas gritam: "Skull Fist! Gostoso! Cu Peludo! Eu quero é Rock!" Para descontrair ainda mais o baixista Casey Slade vai tocando La Bamba, o batera JJ Tartaglia coloca seus pratos quase no teto, penso comigo, ele deve ser parceiro do Doutor Octopus. ( N.E.: personagem das HQ´s que é um dos maiores inimigos do Homem-Aranha ).

    Dez minutos depois começa a rápida Get Fisted, do primeiro cd Head Of The Pack lançado em 2011, uma microfonia chata junto com a música e o microfone de Zach Slaughter está um pouco baixo, tudo prontamente ignorado pelas pessoas que se amontoam frente do palco, todos os músicos cheios de energia, igual ao público.

    Logo nas primeiras músicas, alguns sobem no palco e se jogam de lá, então logo aparece um segurança com cara de tédio para barrar os mais animados, o guitarrista Johnny Nesta é só sorrisos, enquanto o baixista Casey Slade passeia bastante pelo palco, mas quem ganha no quesito: 'não para quieto um minuto' é Zach Slaughter. JJ Tartaglia já está pingando de suor na Sign Of The Warrior ( do Chasing The Dream de janeiro desse ano ) e na Commit To Rock ( também do Head Of The Pack ), mas é quando Johnny Nesta pergunta se eles podem ir mais rápido ainda e começam os primeiros riffs Heavier Than Metal ( do EP Heavier Than Metal de 2010 ) que o povo enlouquece no "oooh!". E aí caro leitor(a), todos cantaram juntos do início ao fim, com punhos ao ar, pulos e gritos. A letra também é inspiradora: "Heavier than metal for me, Guided by a shooting star I follow to the very end!

    Ao vivo os músicos tocam mais rápido que no cd, realmente é Speed Metal. Muito animados, eles vem até pertinho de nós e Zach Slaughter se abaixa tanto, que a galera da pista consegue passar a mão em sua cabeça. Infelizmente, o som está bem embolado, mas continuamos empolgados demais, seja cantando junto ou no "hey'... quem está na frente do palco não para e quem está mais para trás, curte de boa só nos bangues.

   Johnny Nesta pergunta: "Vocês estão se divertindo? É muito bom estar no Brasil, obrigado por nos fazer sentir em casa, obrigado!" Nisso Zach Slaughter deixa a guitarra e assume só o microfone para a bela Ride On ( também do Head Of The Pack ), que traz o meu segundo choque com o vocalista, durante a música, todos estão empolgados e vejo que Zach Slaughter está indo para o fundo do palco e se agacha, quando menos espero, ele se joga no meio da galera, enquanto canta! Notei aquele micro enfarto do segurança, depois de um tempo Zach Slaughter volta ao palco e todo dramático, quase deita nas pessoas próximas do palco.

    Agora eles mandam em sequência as músicas do primeiro cd Heavier Than Metal: a primeira foi a Blackout, seguida por "Ride The Beast", "No False Metal" e "Like a Fox" ( essa última do Head Of The Pack ), que fizeram a alegria dos fãs, que são um show à parte, e estes durante todo o show cantaram até as músicas do último cd como se fossem hinos.

    Somando as palmas, pedidos de músicas, pulos e alguns empurra-empurra básicos, faz parecer que temos o dobro de pessoas nessa pista, os músicos são só sorrisos lá em cima e enquanto Zach Slaughter começa um solo, aponta para Johnny Nesta, que continua o mesmo solo e aponta para o vocalista de volta para ele continuar. Johnny Nesta, fanfarrão se aproveita da nobreza de Zach Slaughter, ele para de tocar e se apoia totalmente no vocalista, que o segura enquanto toca.

    JJ Tartaglia começa um pequeno, mas ótimo, solo de bateria, incentivado por nossos gritos e palmas. Logo começam a entusiasmada Head Of The Pack ( que intitula o cd Head Of The Pack ) dessa vez, quando Zach Slaughter, quase deita no palco ganha até um beijinho, fazemos coro no refrão dessa música, muitos bangues violentos, mas é quando, imagina quem? Isso mesmo... o Zach!

    Ele se abaixa para que Johnny Nesta possa subir nas costas do vocalista, que além de levantar o cara, vai para lá e para cá e continuam tocando ( guitarristas em dois andares ) - choque level 3! - Nós não deixamos por menos e também levantamos algumas pessoas pelos ares, os músicos fazem uma pausa às 21h45, mas logo eles voltam com o cover mais esperado da noite: Angel Witch ( da banda e do álbum Angel Witch de 1980 ) era o que faltava para o Fofinho Rock Bar pegar fogo! Toda casa canta apaixonadamente, e apesar do som continuar ruim, bangueamos como se não houvesse amanhã.

    Quando termina, os músicos vem até muito perto do pessoal, deixam pegar nos instrumentos nos cumprimentam e saem rapidamente do palco, eles mal se despediram da galera, que em choque, fica um bom tempo na frente do palco esperando eles voltarem, alguns ainda pedem para o técnico de som chamar eles de volta e ele avisa que os músicos tinham que irem embora.

    Mas quem foi paciente e esperou mais um pouco teve a chance de encontrar e tirar fotos com todos os músicos ( sim eu estava no meio! ), que foram muito gentis e atenciosos, tirando fotos, conversando e dando autógrafos, como sempre Zach Slaughter é um show à parte, fazendo várias poses, deixando uma guria segurar seu piercing e com um boné Get Fisted. Mas, o ápice foi quando ele deixa um fã subir nas suas costas igual fez com o Johnny Nesta no palco para tirar uma foto, eles são demais!

 

Texto: Erika Alves de Almeida
Fotos: Aline Narducci, Erika Alves de Almeida e Gabriel Bastos
Agradecimentos à Luciano Piantonni
e TC7 Produções pela atenção e credenciamento
Outubro/2014

 



 

Set List do Skull Fist

1 - Get Fisted
2 - Sign Of The Warrior
3 - Commit To Rock
4 - Heavier Than Metal
5 - Commanding The Night
6 - Ride On
7 - Blackout
8 - Ride The Beast
9 - No False Metal
10 - Like A Fox
11 - Head Of The Pack
12 - Angel Witch

 

Clique aqui e confira uma galeria com 45 dos shows
do Skull Fist, do Breakout e do Rider no Fofinho Rock Bar em São Paulo/SP

Voltar para Shows