The Mission - South American Tour
Abertura: Urbano e Anoxika
 
Terça Feira, 20 de agosto de 2014
no Carioca Club em São Paulo

    Não há como questionar a importância da banda The Mission no Rock dos anos 80, quando a eles emplacaram diversos hits, e os ingleses foram uma das primeiras no final dos anos 80 a começar a tocar no Brasil, onde se hoje temos duas ou três bandas internacionais por final de semana, no final dos anos 80, as atrações internacionais praticamente só tocavam em festivais, salvo em raras exceções.

    Desde sua última apresentação, dois anos se passaram e agora o The Mission esta quase que com sua formação clássica, faltando apenas o baterista Mick Brown, que não está presente neste line-up, porém, temos o novo baterista Mike Kelly e os membros da formação digamos clássica com Wayne Hussey nas guitarras e vocais, Simon Hinkler na guitarra e o excelente baixista Craig Adams, que juntos estão realizando a turnê de divulgação do álbum The Brightest Lights, lançado em setembro do ano passado. Assim como acompanhamos o vocalista nas entrevistas pelas rádios de São Paulo ( confira como foi aqui ), a expectativa quanto ao show era das melhores possíveis, já que o The Mission tradicionalmente realiza grandes apresentações no Brasil. 

Urbano

    Diferente do que vem acontecendo em todos os shows no Brasil, neste dia houve um grande atraso e todas as bandas sofreram com isso. E a primeira, que é chamada de Urbano, que tem em sua formação os músicos Vilmar Freitas no vocal, Gianni Martins no baixo e Rodrigo Andriguetti na bateria, além de guitarristas convidados.

    A banda no pouco tempo que teve no palco mostrou seu Pop bem ao estilo do O Rappa, que mesmo sendo bem diferente da atração principal, o público presente respeitou, porém tratou a banda com grande frieza.

 

    Mesmo com os contratempos, o Urbano se mostrou profissional, fez seu trabalho e tomara que em outras oportunidades o Rock On Stage possa presenciar novamente um show da banda para que tenhamos uma ideia mais sólida sobre a mesma, uma vez que as condições foram bem atípicas para todas as bandas neste dia.

Anoxika

    A segunda banda que entrou rapidamente no palco para que pudesse apresentar um pouco do seu trabalho foi a banda Anoxika, que é formada por Patti no vocal, Marião no baixo, Matt na bateria, Tulio na guitarra e teclado e Bogos na guitarra e violão, que assim como o Urbano, também prejudicados pelo atraso e tiveram que focar sua apresentação alguns covers de nomes famosos do Rock, que serviram para agradar uns, entretanto, outros não, pois o Anoxika mais parecia uma banda cover.

    O destaque mais que negativo foi no momento em que as cortinas do Carioca Club se fecharam ainda com a banda tocando uma música, enfim, faltou respeito aos músicos que ali trabalhavam. Mesmo com esse desconforto e com muita garra a vocalista Patti se manteve cantando até o final e foi muito aplaudida pela sua atitude no palco.

The Mission

    Foi por volta das 22:30hs que o The Mission finalmente subiu no palco, pois com todos os atrasos que tivemos, o show deles previsto para às 22:00hs também atrasou e muito. E quando se abriram as cortinas, Mike Kelly, Wayne Hussey, Simon Hinkler e Craig Adams iniciaram o show com Black Cat Bone do novo The Brightest Light e todos elementos que os góticos gostam estavam presentes na apresentação, ou seja, muita fumaça, todos de preto, pouca luz e apenas Wayne Hussey virou de frente somente no momento em que chegara a hora de cantar, com toda a sua característica de cantar e tocar e se posicionar com a guitarra, colocando a mesma de lado no corpo,  praticamente sua marca registrada, e isso contagiou a todos os presentes no Carioca Club.

    Beyond The Pale, hit clássico da banda do álbum Children de 1988, que foi  produzido por ninguém menos que John Paul Jones do Led Zeppelin, teve sua execução um pouco mais rápida que o normal, mas, mesmo assim, foi cantada por todos principalmente o refrão, que fornece o nome para a música.

     Após a Serpent's Kiss do debut First Chapter de 1987, Wayney Hussey finalmente cumprimenta a todos, com seu português com um belo sotaque: "...e aí São Paulo tudo bem!!!!..." sendo saudado pelos presentes e então tivemos a intro quase tribal de Naked and Savage também do First Chapter, onde foi possível ver a qualidade do baterista mencionada por Wayne Hussey na entrevista.

    Em seguida era hora da música que dá nome ao novo álbum, o The Brightest Light com a Sometimes The Brightest Light Comes From The Darkest Place e ali reparei mais na performance de palco do The Mission, que estava muito boa e com a praticamente mesma formação do show clássico do Canecão no Rio de Janeiro/RJ em 1989, que facilmente é visto no Youtube e foi transmitido na época pela extinta TV Manchete. O baixista Craig Adams possui um completo controle do ritmo no baixo, Wayne Hussey conta com seu carisma que contagia a todos e o guitarrista Simon Hinkler tocando com seu feeling na guitarra e seu chapéu, numa postura totalmente Rockstar, sem parecer prepotente ou coisa do gênero, enfim, assistir um show assim era  fantástico.

    Wayne Hussey nos conta que recebeu a visita de uma linda garota no hotel e quando todos comemoravam ele brincou e explicou direito: "hey guys é minha esposa..." e aí tivemos Garden Of Delight do God's Own Medicine de 1986 e o primeiro grande sucesso no Brasil, a música Severina, que veio direto e sem apresentação, assim como a seguinte que foi Butterfly On A Wheel do Grains Of Sand de 1990, que mesmo não esperando uma grande comunicação com o público, o The Mission - talvez pelo atraso - decidiu ir tocando direto, sem apresentar as músicas e principalmente nesses dois clássicos deu para perceber o andamento bem mais rápido que o normal da banda, principalmente em Butterfly On A Wheel, que mesmo com o sample da bateria, as viradas de bateria feitas por Mike Kelly mostravam sua grande qualidade, porém, era notória a pressa da banda em tocar as músicas previstas no set.

    Na sequencia do show tivemos a Everything But The Squeal do novo álbum, que teve uma execução perfeita assim como a Like A Hurricane, um cover de Neil Young com luzes púrpuras num belíssimo efeito visual. Depois o The Mission tocou a poderosa Wasteland, outro clássico do álbum Children, que teve sua versão bem mais rápida que a conhecemos, e finalizaram a primeira parte do show com o novo single Swam Song, se despedindo do palco e todos saindo do palco.

     O bis iniciou-se apenas com Wayne Hussey e seu violão tocando duas músicas acústicas, que foram a Like A Child Again do cd Masque de 1992 e a Belief do Caved In Sand, como nos tradicionais e excepcionais shows que Wayne Hussey realiza em suas performances solo em um set desplugado. Logo depois, com toda a banda no palco, eles encerram a apresentação com outra do Caved In Sand, a Deliverance e a tradicional, que a banda gosta de tocar para sempre encerrar em grande estilo seus shows: a Tower Of Strength do álbum Children.

 

    Eu diria apenas um que foi bom show, bastante prejudicado por problemas que causaram o atraso do evento como um todo e deixou o tempo de apresentação curto demais, e durante o bis muitos foram saindo da casa, pois quem dependia de transporte público, o horário estava chegando no limite e isso certamente afetou todos que estavam no Carioca Club.

    Agora vamos esperar para o The Mission volte ao Brasil mais vezes e que faça shows mais espetaculares,  já que o The Mission é consagrado e respeitado há quase 25 anos em todo o mundo e temos um detalhe muito positivo para nós brasileiros: a honra de ter o vocalista Wayne Hussey morando em nosso país.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costábile Salzáno Jr. e a 8x8 Live
pela atenção e credenciamento
Setembro/2014

Set List do The Mission

1 - Black Cat Bone
2 - Beyond The Pale
3 - Serpent's Kiss
4 - Naked and Savage
5 - Sometimes The Brightest Light Comes From The Darkest Place
6 - Garden Of Delight
7 - Severina
8 - Butterfly On A Wheel
9 - Everything But The Squeal
10 - Like A Hurricane (Neil Young cover)
11 - Wasteland
12 - Swan Song
Encore:
13 - Like A Child Again
14 - Belief
15 - Deliverance
16 - Tower Of Strength

Clique aqui e confira uma galeria com 40 fotos do show do The Mission no Carioca Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows