Therion - Evil Flowers and Opera Tour
 
Domingo, 18 de maio de 2014
no Via Marquês em São Paulo/SP
   

    Dois anos após a apresentação no Teatro Abril em São Paulo ( atual Teatro Renault devido a mudança de 'naming rights') e com uma extensa agenda de shows na America Latina com sua Evil Flowers and Opera - Latin America 2014 e com uma motivação especial: a despedida de Lori Lewis da banda e após a entrevista que o líder do Therion, o guitarrista Christofer Johnsson concedeu ao Rock On Stage ( confira aqui ) chegava a hora de conferir como foi a apresentação.

    O Therion é o maior expoente do Metal Sinfônico mundial com sua atual turnê comemora os 25 anos da banda e também apresenta um mix de seu último álbum, o Le Fleurs Du Mal e do seu último DVD, o Adulruna Redivia And Beyond. E um detalhe muito interessante foi que esta foi a primeira vez que o grupo apresenta a turnê fora da Europa.

    Formado atualmente por Christofer Johnsson ( guitarrista ),  Christian Vidal ( guitarrista ), Nalle Påhlsson ( baixista ), Johan Kullberg ( baterista ) e os vocalistas Thomas Vikström, a belíssima e talentosa Linnea Vikström, e claro, a estrela que se despedia Lori Lewis, a banda foi recebida por um Via Marquês completamente lotado e os segundos antes da banda subir ao palco com a plateia clamando "Therion.... Therion..... Therion" totalmente inflamada pela ansiedade de vê-los ao vivo.

    Todos os músicos foram no palco por volta das 20:45 e lógico que o último foi o mentor da banda Christopher Johnsson e de entrada tivemos o clássico The Rise Of Sodoma And Gomorra ( do disco Vovin de 1998 ) já com destaque para o canto lírico de Lori Lewis. E todos cantando o refrão, percebi ali que o show teria um elemento adicional, a plateia brasileira. Vale destacar também a bandeira do Brasil que foi arremessada ao palco e a banda respeitosamente mostrou a todos. 

    Flesh Of The Gods do Deggial de 2000 foi a segunda e no início da terceira música, a Raven Of Dispersion do Vovin, o vocalista Thomas Vikström chama todos para cantarem o famoso "hey, hey" de acordo com o riff das músicas, porém, o destaque da canção foi a filha do cantor, a cantora Linnea Vikström. E detalhe, esta composição exibiu sua cadência mais lenta e terminando com as duas cantoras contracenando com perfeição, ali mostrava como a banda se comportaria no show, como uma verdadeira ópera, com uma perfeita performance de palco, onde cada letra, cada acorde, se encaixassem em uma temática conceitual e intrigante de se assistir.

    Agora teríamos a segunda parte do show, com a música de introdução conhecida como Overture, seguido diretamente por End of Destiny, cantado apenas por Thomas Vikström, a intro lírica, descrevia junto com os riffs de guitarras de Christofer Johnsson e Christian Vidal, que a próxima seria a Who Is Your God com Lori Lewis cantando a primeira parte e interagindo com Thomas Vikström a partir do meio da canção com eles realmente estavam interpretando um ato de uma ópera, muito sensacional, que enfatiza a perfeição alcançada pela banda e glorifica ainda mais o show.

    A parte da ópera prosseguiu com Onda Toner e Sad End para depois eles executarem Ginnungagap do disco Secret Of The Runes de 2001 retomando a celebração dos 25 anos da banda.J'ai le Mal de Toi, um cover de Betty Mars foi anunciada pelo líder Christofer Johnsson e em seguida tocaram a Gothic Kabbalah, que intitula o álbum de 2007 e agradando assim os fãs de várias épocas do Therion, entretanto, os álbuns clássicos não podem e devem ser esquecidos, pois sempre são os que mais contribuem para a criação do set list, e por conta disso, Eye Of Shiva do Vovin foi a que continuou o show.

    O Power Metal de Asghard do Secret Of The Runes voltou com um peso mais forte e a versão para Une Fleur Dans le Cœur foi no mínimo grandiosa, sendo essa de autoria de Victoire Scott e a versão do Therion realmente impressiona. Depois de uma bela balada como esta nada melhor que Invocation Of Naamah do álbum Theli de 1996 para energizar novamente os presentes, ainda mais com Linnea Vikström assumindo os vocais principais. Em Muspelheim, que também é do Secret Of The Runes foi tocada trazendo um clima de festa à performance Rock Opera da banda.

    A balada Lemuria, título do cd de 2004 fez todos cantarem juntos com a banda e durante sua execução aconteceu um momento especial, pois o vocalista Thomas Vikström recebeu uma camisa do Therion jogada por um fã e a exibiu para todos os presentes no Via Marquês.

    The Wild Hunt, mais uma do Vovin, também em mais uma brilhante atuação dos músicos como todas as anteriores, e olhando a apresentação perfeita, percebi como parecia mesmo a plateia ser parte de um espetáculo. O grande auge veio com Hellequin do penúltimo trabalho, o Sintra Ahra de 2010, onde os vocalistas Thomas Vikström e Lori Lewis contracenaram novamente, e além da performance vocal fizeram uma excelente interpretação que teve seu gran finale com as músicas Voyage Of Gurdjieff ( The Fourth Way ) do aclamado Sirius B de 2004 e Poupée de Cire, Poupée de Son, um cover de France Gall, que finalizou a primeira parte do show.

 

    Para o bis, que não demorou nada para acontecer e era muito esperado por todos, eles guardaram o clássico To Mega Therion do cd Theli e finalizaram com The Son Of The Sun do Sirius B um show impecável. Vale citar aqui que Thomas Vikström agradeceu a plateia durante toda a apresentação, e pouco antes do bis mencionou que a tour tinha começado na Bolívia, onde comentou o show foi espetacular, mas depois da apresentação em São Paulo, a receptividade da galera foi tão boa que, ele havia esquecido os outros shows.

    Um show complexo, pois analisou simplesmente como a banda tocou no palco, ou um detalhe ou outro ali, realmente não condiz com a complexidade desta apresentação, um sem escolhido a dedo, para que o show tenha uma cadência, que agrade todo o tempo, e por isso realmente essa turnê do Therion aquela que com certeza merece sair em um DVD.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos para Costábile Salzano Jr. e à 8x8 Live pela atenção e credenciamento
Agosto/2014

Set List do Therion

1 - The Rise Of Sodom And Gomorrah 
2 - Flesh Of The Gods 
3 - Raven Of Dispersion 
4 - Overture 
5 - End Of The Dynasty 
6 - Who's Your God? 
7 - Onda Toner 
8 - Sad End 
9 - Ginnungagap
10 - J'ai le Mal de Toi 
11 - Gothic Kabbalah 
12 - Eye Of Shiva
13 - Asgård 
14 - Une Fleur Dans Le Cœur 
15 - Invocation Of Naamah 
16 - Muspelheim 
17 - Lemuria 
18 - The Wild Hunt 
19 - Hellequin 
20 - Voyage Of Gurdjieff ( The Fourth Way ) 
21 - Poupée de Cire, Poupée de Son 
Encore:
22 - To Mega Therion 
23 - Son Of The Sun 

Clique aqui e confira uma galeria de 87 fotos do show do Therion no Via Marquês em São Paulo/SP

Voltar para Shows