Within Temptation - Hydra South American Tour
Domingo, 30 de novembro de 2014
na Áudio Club em São Paulo/SP

   Dois anos após o grandioso show que a banda fez no Espaço Victory em São Paulo/SP, finalmente o Within Temptation volta a realizar uma turnê latino americana, que começou na cidade do México, passando por vários outros países e que no Brasil teve datas em Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ e encerrou o giro no show que acompanhamos na Áudio Club na Barra Funda na capital paulista.

    Com o recém lançado DVD comemorativo aos 15 anos da banda com dois shows completos gravado no Heineken Music Hall em Amsterdã na Holanda ( terra natal da banda ), que se
chama Let Us Burn - Elements & Hydra Live In Concert, a banda trouxe uma multidão para seu show, onde era possível ver a fila chegar até na frente do Espaços das Américas, que fica no quarteirão de baixo, então era garantia de casa cheia.

    Sharon Den Adel nos vocais, Ruud Jolie e Stefan Helleblad nas guitarras, Jeroen Van Veen no baixo, Martijn Spierenburg nos teclados e Mike Coolen na bateria
( além de Robert Westerholt na guitarra e voz, mas somente no estúdio ) formam o Within Temptation, que está na turnê de divulgação do seu último cd, o Hydra. A expectativa era grande mostrando um crescimento de sua audiência no país e não foi de se estranhar o porque tinham quase dois mil e quinhentos fãs, que aguardavam com grande ansiedade até a entrada da banda no palco. Enquanto isso, um DJ da casa intercalava sons dos anos 80 com alguns das novas gerações do Rock e algumas bandas que fizeram grandes shows no Brasil como o Demon Hunter. 

    A adrenalina começou a subir, e ainda por cima, as luzes apagaram e acenderam algumas vezes, o que na verdade não causou o menor problema, apenas a euforia do público aumentava e após o vídeo de Hydra, a banda literalmente explode no palco com o hit Paradise ( What About Us? ) do novo álbum Hydra, e esta possui a participação da vocalista Tarja Turunen, que foi convidada no cd e neste caso teve sua voz apenas no 'playback', mas ninguém ali pensava na finlandesa, era simplesmente 'Sharon e Cia', já que a bela morena de voz marcante contagia facilmente a todos com o seu carisma.

    Com sua melodia positiva, Faster foi outro hit da noite, só que esse é do álbum The Unforgiving de 2011 e demonstra o mesmo poder ao vivo que a música possui no cd, e já nesse momento alguém da plateia jogou a bandeira do Brasil com o símbolo da banda, que muito respeitosamente a vocalista pega com todo cuidado e coloca no microfone, e ao cair... logo pega novamente colocando da maneira correta.

    A música que empresta seu título ao novo DVD, a Let Us Burn foi composta para o cd Hydra e a potente In The Middle Of The Night, a segunda da noite do The Unforgiving foram as seguintes e responsáveis por inflamar o público, que participou
ativamente de cada música e atendia todos os pedidos interação feitos por Sharon Den Adel. O show prossegue com mais uma do álbum Hydra, na verdade seriam oito de acordo com o set list e para acalmar um pouco a velocidade das anteriores, tivemos a Edge Of The World, uma quase uma balada com grandes intervenções do baterista Mike Coolen.

    Our Solemn Hour do The Heart Of Everything de 2007 passou sua aura sinfônica e depois tivemos a vocalista Sharon Den Adel fazendo um belo discurso de quando começou a tocar as pessoas não falavam sobre as diferenças - mesmo que importantes - de religião, cor, orientação sexual e que devemos aprender a viver com culturas diferentes, isso era o que fazia a mágica de interagir entre os povos e sobre essa igualdade de todos nós seres humanos. Este era o tema da letra da pesadíssima Stand My Ground do disco The Silent Force de 2004, que contou com todo o potencial lírico dos vocais da morena.

    Sharon Den Adel, agradece a todos e comenta sobre como as pessoas gostam de dançar nas várias culturas sul-americanas e pergunta: "todos gostam e queriam dançar?" Com o 'sim' recebido pelos fãs do Áudio SP ela diz que não dança bem e começa um improviso, e assim, fez a introdução para o cover de Lana Del Rey com Summertime Sadness, onde o Within Temptation deixa claro o poderio de seus guitarristas, que enviaram solos bem mais fortificados que a versão original da cantora americana.

    A próxima da noite foi a nova And We Run, que vejo como um belo Hard Rock, estilo que vejo o Within Temptation fazendo ultimamente e seu início é mais calmo, porém, explode em suas partes sinfônicas. Esta música no estúdio conta com a participação de Xzibit ( rapper que ficou conhecido no Brasil por sua participação no filme Triple X 2 ), e claro, no show suas partes foram por playback. 

   O sexteto ao vivo é impecável, ainda mais quando desejamos assistir uma banda que possui uma excelente presença de palco com todos os músicos agitando. Isto é bem o que o Within Temptation proporciona ao vivo, pois são realmente uma banda perfeita, e não é a toa que o show deles sempre recebe muitos elogios.

    E para delírio dos fãs mais antigos chega a hora de tocar The Promise, música do clássico Mother Earth de 2001, que possui uma parte mais lírica onde Sharon Den Adel surge com uma espécie de manta branca e uma máscara prateada, sobre seu belíssimo vestido de couro, que deu um visual deslumbrante para a cantora, que comandou a vibração da galera enquanto dançava a canção, que contou com a dupla de guitarristas Ruud Jolie e Stefan Helleblad solando com destreza.

    Logo depois, eles executaram a Dangerous, que também é do álbum Hydra e é outra música bem pesada, que no cd tem a participação de Howard Jones ( ex-Killswitch Engage ), e no show contou com seus vocais em playback e ainda assim contou com uma massiva participação dos fãs.

    Posteriormente, apresentaram a encantadora Angels, do clássico de The Sillent Force, que também garantiu uma boa empolgação aos fãs presentes ao sentirem a energia positiva da vocalista. Uma das surpresas do set foi com a execução da belíssima Sinéad, composição do álbum The Unforgiving, que ganhou nessa tour uma roupagem acústica, apenas com o violão de Ruud Jolie e a adorável voz de Sharon Den Adel, que se destacou neste momento do show.

    Depois, o Within Temptation preparou outra sequencia matadora variando entre algumas músicas mais antigas como a belíssima Hand Of Sorrow do The Heart Of Everything - um clássico dos tempos mais voltados ao Metal Sinfônico e que teve belos solos de guitarras - com novas como a Tell My Why do Hydra, onde a vocalista passa um carisma enorme ao cantar seus versos com muito 'feeling'. E juntas, essas músicas garantiram aquela recepção calorosa dos fãs. A vocalista menciona ao público o que nos disse em nossa entrevista exclusiva ( leia aqui ): a paixão dos fãs da América do Sul e o quanto eles demonstravam o amor pela banda, dito isso hora de tocar a harmoniosa What Have You Done do cd The Heart Of Everything, que passa um certo duelo emocional com momentos calmos e outros agressivos.

    Já se dirigindo para o final desta primeira parte eles tocaram mais uma do Hydra, a pesada e melódica Silver Moonlight, onde a banda deixou claro também seu lado Heavy Metal pela intensidade dos solos de guitarras. E para fechar... o clássico responsável pela banda tornar-se mais conhecida no mundo inteiro: Mother Earth, e aí não teve jeito, a maioria ficou cantando, pulando e interagindo daquela forma incrível que os fãs brasileiros costumam fazer nos shows, enfim, foi uma grande euforia por assistir a música que mais aguardávamos para ver no show.

 

    O bis não demorou para rolar e antes Sharon Den Adel brinca fazendo algumas piadas, agradece a todos os fãs pela realização do sonho ( ela também nos disse isso na entrevista!!! ) e pelo suporte de todos esses anos de Within Temptation. Então tocaram a nova e um tanto que agitada Covered Of Roses, que exibiu ótimos solos de guitarras e terminaram sua apresentação com a vibração de Ice Queen do Mother Earth.

    Um show espetacular, onde praticamente o álbum Hydra foi tocado na integra, além de alguns dos principais clássicos e hits da banda abrangendo toda sua carreira. Certamente, este show do Within Temptation será lembrando por muitos ( me incluo entre eles... ) e por muito tempo. Desejo que a banda volte sempre ao Brasil, pois shows assim merecem serem realizados com frequência em nossa terra.

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
A
gradecimentos Durr Campos e a Dark Dimensions
pela atenção e credenciamento.
Dezembro/2014

Setlist do Within Temptation

1 - Paradise (What About Us?)
2 - Faster
3 - Let Us Burn
4 - In The Middle Of The Night
5 - Edge Of The World
6 - Our Solemn Hour
7 - Stand My Ground
8 - Summertime Sadness
9 - And We Run
10 - The Promise
11 - Dangerous
12 - Angels
13 - Sinéad
14 - Hand Of Sorrow
15 - Tell Me Why
16 - What Have You Done
17 - Silver Moonlight
18 - Mother Earth

Bis:
19 - Covered By Roses
20 - Ice Queen

Clique aqui e confira uma galeria de 38 fotos do show do Within Temptation no Áudio Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows