Entrevista com a vocalista Sharon den Adel do Within Temptation

    Prestes a desembarcar no Brasil com a turnê de divulgação do recente álbum Hydra para a realização de três shows, Sharon den Adel, a simpática vocalista do Within Temptation concedeu uma entrevista exclusiva ao Rock On Stage. No bate papo ela ela falou sobre o novo DVD ao vivo, o Let Us Burn - Elements & Hydra Live in Concert, sobre sua carreira, cuidados com a voz, quais álbuns ela considera os mais especiais, lembranças da outra passagem no país, algumas curiosidades e muito mais... confiram!!!

Rock On Stage: Vamos começar sobre o novo lançamento, a banda se prepara para lançar o DVD/cd "Let Us Burn - Elements & Hydra Live in Concert", como foi show para a banda e o que pode nos contar sobre ele?
Sharon den Adel:
O que esperamos... bem... foi que o show do cd Hydra e o DVD foi gravado em um clube bem grande com capacidade para cinco mil pessoas e combinamos os dois dias de gravação. O show do Elements foi apenas um show, mas foi o aniversário da banda e de 15 anos do lançamento do primeiro álbum, que na verdade está quase completando dezesseis anos.

 

Rock On Stage: Uma pergunta sobre sua carreira, você mudaria algo?
Sharon den Adel:
Bem na realidade eu acho que mudanças são uma marca registrada nossa, que sempre mudamos em cada álbum e muito na minha opinião... quem não é do Metal ou do Metal Sinfônico, talvez não veja tanta diferença, mas quem nos acompanha certamente, vê essas mudanças em cada álbum.

    Quando começamos nos chamavam de Doom Metal e no álbum Mother Earth, nos chamaram de Metal Sinfônico. Alguns já nos chamaram de New Metal, já nos deram tantos rótulos em todos esses anos e não me surpreenderá se criarem outro... e nos colocarem nele. E posso dizer que o termo Gothic Metal está há muito tempo conosco, acho que devido ao The Silent Force, porém, mudamos muito depois disso, pelo menos na minha opinião.

Rock On Stage: Mas não importa o rótulo e sim a importância da música...
Sharon den Adel:
Concordo totalmente com você.

Rock On Stage: Você canta muita bem... e o que costuma fazer para cuidar de sua voz?
Sharon den Adel:
Ah, como cuido da minha voz, bem... nós temos um Tour Manager que no passado excursionava com o Eurythmics, e ele me recomendou... e hoje em dia uso muito gengibre com um suplemento em água quente... como um chá e isso me mantém saudável, na grande maioria do tempo durante as turnês. E fico sempre focada nisso, especialmente quando não estou me sentindo bem. Dormir também é muito importante... os garotos podem dormir mais tarde, ter uma noite de festa, mas eu... não posso pela minha voz e dormir bem sempre a mantém.

Rock On Stage: Conversando uma vez com os músicos do Twisted Sister... eles disseram que Dee Snider, após um show só quer saber de cama e dormir.
Sharon den Adel:
Sim é verdade, eu adoraria conhecer mais lugares dos países que visitamos, porém, eu trabalho com minha voz e no outro dia teremos outro público esperando que eu cante bem, então tenho que balancear bem o que vou ou não fazer.

Rock On Stage: Você tem algum álbum em sua discografia que considera especial? Qual o motivo?
Sharon den Adel:
Ah, eu acredito que os dois primeiros álbuns são muito especiais para nós ( N.E.: o Enter de 1997 e o Mother Earth de 2001 ), mas claro que todos os álbuns nos trazem boas lembranças, entretanto, quando lançamos os primeiros estávamos crescendo construindo a nossa base de fãs. E me lembro de todos dizendo sobre a nossa evolução e o nosso crescimento, pois naquela época era difícil, pois, todos diziam que deveríamos ter um serviço normal, os tradicionais 'das 8 as 6', porque viver da banda, principalmente em um país como a Holanda não é simples, já que não temos muitas bandas em nosso país ( N.E.: no Brasil também não Sharon, mas por muitos outros motivos, ainda mais se você for tocar Rock ou Metal ).

    E de repente... estávamos gravando vídeos, tocando em festivais, o Within Temptation foi crescendo, foi mágico e sempre nos impressionava cada conquista nossa. Aprendemos muito com tudo que nos aconteceu, mas os dois primeiros foram especiais.

Rock On Stage: Em 2012, vocês estivaram no Brasil com a turnê do álbum "The Unforgiven", quais lembranças vocês guardaram daqui e te peço também se é possível contar uma surpresa para estes três shows no país?
Sharon den Adel: Eu lembro que estivemos na estatua de Jesus ( o nosso Cristo Redentor ), na praia, enfim, tudo muito lindo. Lembro-me também da comida, das bebidas, nossos fãs, que são muito carinhosos e apaixonados... como em toda a América Latina. O público da América Latina troca muita energia conosco quando estamos no palco e isso é muito importante para a banda, pois quando entramos na mágica da música e todos cantam... isso é muito importante para qualquer banda e o entusiasmo de vocês sempre nos impressionam.

Rock On Stage: O Within Temptation é uma banda jovem, mas quais bandas influenciaram você para se tornar uma cantora? Algum artista em especial do seu país?
Sharon den Adel:
As influências dentro da banda são muito diferentes, de quando começamos, mas posso dizer que duas bandas nos influenciaram e muito, a primeira é o Paradise Lost do Canadá e eles possuem uma música em especial, do primeiro ou segundo álbum... e tem uma cantora de ópera. Eles são uma das primeiras bandas da cena de Death Metal que colocaram os elementos melódicos nas canções e abriram os olhos de todos, mantendo aquele padrão melancólico que só eles sabem fazer.

    Tudo soava perfeito e eles nos inspiraram juntos com o Dead Can Dance da Austrália, que é um estilo diferente, e digamos que a fusão das influências destes dois grupos fez com que nós inspirássemos a criar o Within Temptation. E até que o Paradise Lost não tem tanta diferença de tempo de estrada do que nós. Quando excursionamos com eles ficamos deslumbrados, pois eles eram como heróis para nós e foi muito bom.

Rock On Stage:  Vocês sempre lançam alguns covers ao longo da carreira...  qual você mais gostou de gravar? E existe algum que ainda gostaria de gravar?
Sharon den Adel:
Todos covers que gravamos claro que todos nós gostamos e consideramos como favoritos, e acredito que faremos outro dos Imagine Dragons, pois gostamos muito deles.

    E os covers são apenas um projeto, que dificilmente tocaremos ao vivo, pois muitos fãs gostariam que tocássemos outras músicas dos primeiros álbuns ou alguma música que dificilmente tocamos ao vivo, mas podemos considerar de perguntar ao público do show se quer essa canção ou aquela canção... dando opção de um cover, pedindo a todos que levante a mão. Acredito que será muito bom... é vamos ver...

Rock On Stage: Assistimos o Imagine Dragons e tivemos a oportunidade de entrevistá-los e vimos uma banda jovem com muito Rock nas veias, e fizeram um grande show aqui.
Sharon den Adel:
Eu adoraria vê-los ao vivo, ainda não tive esse privilégio.
( N.E.: Clique aqui e leia a entrevista com o Imagine Dragons e aqui para conferir como foi o show no Lollapalooza 2014. )

Rock On Stage: Às vezes... nós aqui do Brasil temos sorte.
Sharon den Adel:
Sim, vocês já viram nós ainda não. Muito bom para vocês.

Rock On Stage: Quais os três melhores álbuns que você ouviu na sua vida?
Sharon den Adel:
O primeiro eu diria que foi a trilha sonora do filme Grease com John Travolta e eu era pequena... tinha quatro anos e aquilo entrou na minha cabeça, e meus pais odiaram - pois eles amavam Deep Purple, Black Sabbath, Queen - e a voz da Olivia Newton John, eu sempre quis cantar como ela, como Tory Amos com toda sua interpretação. E claro não posso deixar de fora Nevermind do Nirvana.

Rock On Stage: Muito obrigando e envia uma mensagem a seus fãs convidando todos aos shows no Brasil?
Sharon den Adel:
Brasil, Muito obrigado, vejo todos vocês nos shows...

 

Por Marcos César de Almeida e Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Durr Campos e a
Dark Dimensions Produtora
Novembro/2014

Voltar para Entrevistas