Edguy - Rocket Ride World Tour
Sexta, dia 03 de novembro de 2006
no Credicard Hall em São Paulo/SP

    Os alemães Tobias Sammet ( vocais ), Jens Ludwig e Dirk Sauer ( guitarras ), Tobias Exxel ( baixo ) e Felix Bohnke ( bateria ) formaram o Edguy há 10 anos. Desde o início do ano realizando a turnê do seu recente trabalho, o álbum Rocket Ride, o Edguy realiza sua terceira passagem pelo Brasil.

   Há dois anos ( 2004 ) atrás, o Edguy apresentou-se como headliner do Rock In The Planet ( leia como foi aqui ) e a idéia era gravar o show realizado no Espaço das Américas para um futuro DVD, mas problemas de todos os tipos aconteceram ( falhas de equipamento, câmeras que não funcionaram, problemas na captação do som ) que levaram a banda abortar a idéia. Mas tanto a banda quanto os fãs brasileiros queriam um registro ao vivo completo aqui 'na terrinha' ( pois o DVD Superheroes conta com algumas músicas deste show de 2004 ), ou seja, o Edguy quer incluir em suas fileiras um vídeo que capte os insanos fãs brasileiros agitando da forma quente que sempre empolga os artistas que passa por aqui. E novamente o registro do show seria gravado na capital latino-americana do Heavy Metal: São Paulo, e a casa escolhida desta vez foi o Credicard Hall - menor que o Espaço das Américas - mas que teve um grande número de fãs barulhentos para este show.

    O show começa com a saudação de "Ladies And Gentleman, Welcome To The Freak Show...", idêntica a abertura do álbum Hellfire Club e o que vemos no palco é uma banda altamente empolgada transmitindo uma alegria única para os mais de 2.500 fãs presentes.

    A música escolhida para a abertura do set foi Catch Of The Century - canção do novo trabalho Rocket Ride com solos de guitarras bem animados, refrão em coro, bem hard rock mesmo. O baixinho Tobias Sammet aparece com seus cabelos curtos e a galera já vai cantando com a banda, mostrando que os brasileiros aprovaram o novo álbum. Em seguida, mais outra canção que flerta fortemente com o hard rock, agora com a ótima Sacrifice.

   E no final desta música foi detectado um problema com a gravação e este fato levou Tobias a dizer: “Bem, eu tenho uma boa e uma má notícia para vocês. A boa é que vamos tocar bastante para vocês”. Com isso todos gritam sem parar euforicamente, mas, tinha ainda a má notícia dita por ele:   “E a má é que as câmeras não captaram as duas primeiras músicas e vamos ter que começar tudo de novo. Vamos fechar as cortinas, sair por dez minutos e, quando voltarmos, queremos ver vocês gritando duas vezes mais alto!”.  É.. desta vez eles não queriam que tivessem falhas no DVD gravado ao vivo no Brasil ( sorte nossa, afinal queremos nos ver num vídeo deles ).

   E alguns minutos depois eles retornam e recomeçam o show desde a primeira música, novamente com direito a já citada saudação, e desta vez as cortinas abrem-se para que o DVD voltasse a ser gravado, porém, as novas execuções de Catch Of The Century e Sacrifice foram muito mais energéticas e animadas que antes, parecia que a banda tomou um porre de adrenalina no backstage durante os minutos que ficaram lá. Ressalto aqui que o palco desta vez não tinha todos os apetrechos da tour anterior, agora era só belo plano de fundo com o nome da banda, muitos amplificadores Marshalls e plataformas ao lado e atrás da bateria para que os músicos pudessem ficar em posições mais elevadas durante o show.

    Depois das duas canções novas, ouvimos uma das clássicas com Babylon do disco Theater Of Salvation, onde o inquieto Tobias Sammet parou de correr para todos os lados apenas para falar com o público sobre a gravação do DVD ( ele disse: " o Brasil merece palco para a gravação de todos os DVDs do mundo... " ). Já Jens Ludwing pilotava os espetaculares solos na sua guitarra ESP e interagia com a platéia fazendo muito headbanging e enquanto o baixista Tobias Exxel era só sorrisos como em 2004. A quarta música do set, Lavatory Love Machine, além de ser inspirada no Brasil é um dos maiores hits da carreira da banda e um grande destaque do álbum Hellfire Club, e via-se aquela multidão de fãs agitando e cantando com Tobias que pulou da plataforma do palco ( incorporando o estilo do mestre do hard rock David Lee Roth nos tempos de Van Halen ) e novamente correu sem parar nesta noite em que seu forte carisma contagiava todos os fãs.

    A seguinte foi uma das mais nobres canções do Edguy com Vain Glory Opera ( do disco homônimo ), que cai nas graças do público devido a sua maravilhosa e empolgante melodia. Falando de lindas melodias, a próxima foi a balada Land Of The Miracle ( do álbum Theater Of Salvation ) que também tem uma repercussão maravilhosa nos fãs, que cantam o refrão juntos com a banda, batem palmas, acendem isqueiros e celulares para interagirem com Tobias Sammet  criando nesta música um momento único de perfeita comunhão entre banda e platéia.

    Em seguida voltamos a um tema de Rocket Ride, desta vez com a música Fucking With Fire ( Hair Force One ) que possui um 'punch' hard rock todo especial que faz a galera explodir em alegria com mais esta animada canção candidata a hit dos alemães.

    Depois a ´linha de frente´ da banda deixa o palco e apenas o baterista Felix Bohnke realiza um longo e exuberante solo. Como é um grande momento de um show de rock quando vemos um solo como este ( e pensar que tem um monte de críticos que dizem que um solo assim é chato, meus caros escutem então Moby Dick ou YYZ ).  E assim como em 2004, o solo passou por trechos da chamada Marcha Imperial da trilha sonora de Star Wars ( como sou um fanático da série criada por George Lucas, eu particularmente adorei ).  Acompanhado com muitas palmas da platéia, Felix demonstrou uma precisa e massacrante técnica no comando das baquetas durante este solo.

    Quando Tobias Sammet, Dirk, Jens e Tobias Exxel retornam ao palco já com os primeiros acordes do hit Superheroes ( do EP de mesmo nome e presente também no novo trabalho Rocket Ride ) nem é preciso dizer que o êxtase coletivo das centenas e centenas de fãs é sentido ao vermos todos cantando juntos esse maravilhoso hard rock executado primorosamente pela banda - provando que estes jovens alemães terão ainda muitos anos de ótimos serviços prestados ao rock´n´roll. Em Superheroes, o animado Dirk Sauer, coloca orelhas de coelho para o deleite das fãs. Em seguida apresentam a balada Save Me, mais outra do novo trabalho que exibe bem o atual namoro da banda com o hard rock e os fãs também tinham essa música na ponta da língua para cantar junto com Tobias cada verso. Ao encerrá-la o frontman da banda diz que somos absolutamente maravilhosos e mostra muita alegria com o calor do público brasileiro.

    Então é chegada a vez de outro clássico da banda com a música Tears Of A Madrake do disco Mandrake que marca um dos melhores momentos do show, com destaque para os solos  marcantes dos guitarristas Jens Ludwing e Dirk Sauer.  Com o público gritando sem parar "Edguy...Edguy", o brincalhão Tobias Sammet começa a apresentar cada um dos membros do Edguy e segundo ele, todos os seus companheiros de banda são belos ( eu hein...rs ). Após este momento de aclamação individual por cada um dos competentes alemães eles preparam uma trinca matadora que começa com a explosiva Mysteria ( de Hellfire Club ) com direito a Tobias Sammet emprestando a guitarra de Jens Ludwing e dizendo: ” Vou mostrar para vocês como eu sou péssimo tocando guitarra ”.  O que veio depois da 'performance' de Tobias na guitarra foi uma excelente execução de Mysteria com direito a uma total inflamação de energia por parte do frontman da banda passada para todos os fãs presentes no Credicard Hall que correspondem agitando sem parar, sem dúvidas, mais um grande momento do show.

    Uma pequena pausa e tivemos outra música que fez parte dessa seqüência: Avantasia - do projeto de mesmo nome, canção que mantém a força do Edguy no palco e é cantada pelos fãs. Pausando o show e falando que estaria no dia seguinte no Rio de Janeiro, Tobias Sammet sem querer levanta a já tradicional rivalidade entre Rio e São Paulo.

    Continuando a empolgante trinca tivemos King Of Fools, hit que saiu no EP de mesmo nome e prenunciou o lançamento do cd Hellfire Club. O público brasileiro pulou, cantou e se divertiu bastante com essa música que fechou o set da banda. Vale lembrar que antes de começar a cantar King Of Fools, Tobias alfineta: “ Sim, temos muitos idiotas na Alemanha e acredito que vocês também tenham muitos idiotas aqui no Brasil – mas os idiotas não gostam de Heavy Metal. Eles ouvem música pop e outras porcarias que tocam nas rádios. Vocês conhecem muitos idiotas? ” Sim Tobias, infelizmente nós conhecemos muitos deles.

    Enquanto o bis não chegava a massa de fãs gritou incessantemente " olê..olê..olê.. Edguy... Edguy!!! ". Instantes depois eles retornam para nos brindar com Out Of Control, mais uma do excelente álbum Hellfire Club, que o animado Tobias Sammet colocou um chapéu de coelho jogado pela platéia. Despedindo-se do público com o sampler da bela The Spirit Will Remain, o Edguy foi embora com o sentimento de dever cumprido com louvor. Mas podem ter certeza de uma coisa meus caros amigos e amigas do Rock On Stage, o Edguy novamente realizou mais uma empolgante, brilhante e divertida apresentação em São Paulo que já deixou saudades nos fãs, porém, antes de tocar Out Of Control, o vocalista já prometeu que em dois anos eles estarão de volta em São Paulo para mais um show e completa: “ Mas antes disso, cada um de vocês já vai ter se visto no DVD. Obrigado, e boa noite! ”. Promessa feita, ficamos na torcida para que desta vez não tenha acontecido nenhum tipo problema nesta gravação.

Texto e fotos: Fernando Júnior
Agradecimentos Especiais à Ariane

Set List:
1 - Intro
2 - Catch Of The Century
3 - Sacrifice
4 - Babylon
5 - Lavatory Love Machine
6 - Vain Glory Opera
7 - Land Of The Miracle
8 - Fucking With Fire  ( Hair
 Force One
)
9 - Drum Solo
10 - Superheroes
11 - Save Me
12 - Tears Of A Mandrake
Bis:
13 - Mysteria
14 - Avantasia
15 - King Of Fools
16 - Out Of Control

Galeria de Fotos do Edguy

Descrição:
Número de imagens: de

 

Voltar para Shows