Helloween - Keeper The Seven Keys - The Legacy World Tour 2005/2006
Sábado, dia 25 de março de 2006
no Credicard Hall em São Paulo/SP

  Depois de pegarmos intensa chuva e trânsito sobre a Marginal Pinheiros, finalmente chegamos no Credicard Hall completamente lotado, afinal, a expectativa era grande para o show do Helloween, com a gravação do DVD. 

    E depois de entrarmos na casa, esperamos por um tempo e quando eram aproximadamente 22:30, entra no palco o " Keeper The Seven Keys " ( com vestimentas igual aos discos ), recitando os versos iniciais de The King For A 1000 Years, a longa canção do disco novo Keeper Of The Seven Keys - The Legacy que abre o espetáculo. O "Keeper" sai e imediatamente em seguida sobem ao palco Andi Deris ( vocal ), Michael Weikath ( guitarra ), Sascha Gerstne ( guitarra ), Markus Grosskopt ( baixo ) e Dani Löble ( bateria ).   

    E o Helloween começava a execução da The King For A 1000 Years com muita classe e estilo, para cativar imediatamente toda a galera do Credicard Hall. ( N.E.: ou como conversávamos antes do show... Credicard Hell... ). E Andi Deris cumprimenta o público e fala algo que ninguém sabia, que o show estaria sendo gravado para possivelmente ser incluído no futuro DVD da banda e tomara que seja mesmo.

    Logo depois, tocaram a Eagle Fly Free, o hit de Keeper Of The Seven Keys II, e como os fãs veneraram essa música, os solos de guitarra ao vivo foram especiais e com a maturidade dos músicos, especialmente de Michael Weikath, tornam cada show uma surpresa reveladora, com os velocíssimos solos que poucos guitarristas pilotam, inclusive Markus Grosskopt fez um solo virtuoso de baixo. Os solos do Helloween são rápidos e perfeitos, os fãs cantaram essa música juntos com Andi Deris, e sentimos que a pegada do show ia ser forte, a banda tem carisma e seu estilo, já é história no Metal. 

    Depois tocaram Hell Was Made in Heaven, do recente álbum, Rabbit Don’t Come Easy, e o Helloween continuou com o seu show de puro Heavy Metal, com seus riffs inconfundíveis, a exemplo de Eagle Fly Free, o ritmo foi sensacional, com uma pitada de influência do Iron Maiden, mas dentro da originalidade do Helloween, com o estilo de Metal muito rápido, auxiliado pela rapidez dos bumbos, sempre nos transmitindo modernidade.   

    Tocaram a longa e célebre Keeper Of The Seven Keys, numa execução perfeita, de emocionar, com impecável e preciso solo de guitarra em conjunto, de Michael e Sascha, sendo um dos melhores momentos do show, desta vez Sascha Gerstne, o guitarrista “fashion”, tocou muito bem, num momento fez uma palhetagem na guitarra, que parecia o motor de uma Harley Davidson, ele cresceu musicalmente como guitarrista, em comparação ao show que eles fizeram aqui, em 2003 ( veja como foi ).    

    Depois tocaram A Tale That Wasnt Hard, do primeiro Keeper Of The Seven Keys, sendo o momento "baladeiro" do show, e nessa hora finalmente respiramos e sentimos o êxtase causado por estar presenciando um excelente show de uma das mais tradicionais bandas do Heavy Metal.

     Falando em tradição, na hora do solo de bateria de  Dani Loeble ( que é o substituto de Uli Kusch  ), ele começa a mostrar suas habilidades, com a forte pegada e velocidade, justificando seus méritos ao ser escolhido para esse importante posto na banda. E algo que marcou o solo não foi somente a técnica dele, e sim a presença do carismático Markus Grosskopf com um "mini kit" de bateria duelando ( ou tentando ) com Dani, sendo o momento divertido do show.

    Após o solo, eles prosseguiram o ritmo, com a também longa Occasion Avenue, do novo Keeper Of The Seven Keys - The LegacyMr. Torture, foi o resgate da excelente fase do Helloween, era Roland Grapow / Uli Kusch, da fase The Dark Ride, na minha opinião, período do melhor show do Helloween, aqui no Brasil em 2001. 

    Em seguida é a vez do "fashion" Sascha Gerstner ( com um jeitão que lembrava bastante a era glitter ), mostrar o seu talento comandando as seis cordas de sua guitarra. E a diversão novamente foi garantida com a presença do baterista Dani Loeble, com uma pequena guitarra elétrica fazendo várias caretas e realizando um duelo com Sascha. Dani, desta vez  perde o " duelo " e saiu simulando como se tivesse ficado bravo pela derrota. Foi um momento bem hilárico e era evidente os sorrisos dos fãs na plateia.   

   Em seguida tivemos If I Could Fly, do álbum The Dark Ride, mais uma música que acalmou um pouco os ânimos do show, os músicos fizeram também alguns improvisos, deve ressaltar-se o brilho e o carisma de Markus Grosskopt, que fez vários solos no show, e em boa parte do show, ele tocava o seu baixo, em cima dos amplificadores. 

    O público estava esperando por mais pérolas, inclusive eu, e eles tocaram a Power ( do álbum The Time Of Oath ), que foi um prato cheio para os fãs, mas eu esperava por outras coisas, a Power para mim esta muito manjada aqui no Brasil, foi tocada em todas as vezes que o Helloween veio aqui, mas independente de opinião, eles tocaram muito bem. E além de apresentar a banda, Andi Deris pega uma bandeira do Brasil e fez a, já também tradicional, brincadeira para o público cantar junto.

    Future World, foi mais uma das consagradas do Helloween, e é lógico, com a gravação de DVD, os músicos esperavam participação continua do público, e eles conseguiram o objetivo, e a galera cantou em coro alto, nesse show, quase todas as músicas foram cantadas continuamente pelo público. 

    A ultima desta primeira parte do set, foi a The Invisible Man do novo Keeper The Seven Keys, e mais uma vez promoveram o cd novo lançado no ano passado, sendo uma das boas, e destaque para a melodia do solo de Michael Weikath, e os pedais de bumbos duplos de Dani Löble, que pareciam uma artilharia em ação.

    Depois foi o bis, mas antes de começar, a platéia gritava "Happy Happy Helloween! Helloween! Helloween!...Happy Happy Helloween! ÔoÔoOÔ!....", e por fim bateram palmas, quando finalmente, acionaram de volta o Helloween para o palco, e eles tocaram a Mrs. God, single do novo Keeper Of The Seven Keys - The Legacy, fazendo mais uma boa atuação, mostrando as qualidades do novo cd. 

        Tocaram a I Want Out, mais um dos melhores hits do Helloween, com excelente execução ao vivo, música da fase Michael Kiske / Kai Hansen, e mais uma vez o Helloween nos encheu de emoção, e para encerrar o show do DVD, mais uma pérola, simplesmente a Dr. Stein, mais um clássico da banda, cantado por todo o Credicard Hall e a execução ao vivo desta música é realmente demais, o povo cantando Dr. Stein junto com a banda, torna esta música mais especial, e infelizmente depois dela, o show acabou. 

    Sem dúvida, o show foi excelente e inesquecível, mas na minha opinião o show de 2001 foi o melhor, junto com o do Monsters Of Rock em 1996, mas também; Roland Grapow é Roland Grapow e também Uli Kusch ( ambos no Masterplan atualmente ), que faziam um diferencial no Helloween, pois o Roland além de excelente guitarrista, ele é também maestro junto com Michael Weikath, e numa banda em que as guitarras tocam na velocidade do som, precisão é fundamental para a pura arte sair.

Por André Torres
Abril/2006

Setlist

1 - The King For A 1000 Years
2 - Eagle Fly Free
3 - Hell Was Made In Heaven
4 - Keeper Of The Seven Keys
5 - A Tale That Wasn´t Right
6 - Occasion Avenue
7 - Mr. Torture
8 - If I Could Fly
9 - Power
10 - Future World
11 - The Invisible Man

Bis:
12 - Mrs. God
13 - I Want Out
14 - Dr. Stein

Voltar para Shows