Scorpions - Humanity World Tour Eletroacústica
Sábado, dia 06 de setembro no Credicard Hall - São Paulo/SP

    E os alemães do Scorpions novamente estiveram no Brasil para mais uma sequencia de shows da tour mundial que divulga o 21o álbum da banda, o Humanity Hour 1, lançado em 2007, que junto com o álbum Unbreakable elevou à banda novamente à reinar e mostrar o porque é um dos mitos vivos do hard rock/heavy metal.

    Mesmo após um ano do último show na capital paulista ( leia resenha ) o veneno dos escorpiões alemães ainda é forte e provoca lotação completa do Credicard Hall, tanto que um show extra foi marcado para uma semana depois desta apresentação que lhes conto. Klaus Meine ( vocais ), Mathias Jabs e Rudolf Schenker ( guitarras ), Pawel Macioda ( baixo ) e James Kottak ( bateria ) fizeram uma estadia longa no Brasil, totalizando 10 espetáculos em várias cidades brasileiras, disseminando o competente som da banda nestes mais de 30 anos de hard rock.

    Para este primeiro show de São Paulo, sold out, eles prometeram que seria especial e com várias surpresas, e a promessa foi cumprida. Marcado para as 22:00hs, o espetáculo começa com 20 minutos de atraso, tempo suficiente para acomodar os milhares de fãs que hiperlotavam o Credicard Hall, aliás fazia muito tempo que eu não via a casa tão lotada, e não posso deixar de ressaltar que também neste primeiro sábado de setembro outra fera dos '70' estava se apresentando na capital também, precisamente no autódromo de Interlagos tínhamos Roger Hodson ( e banda ) no São Paulo Moto Rock Festival. Mas o assunto aqui são os hard rockers alemães e para ornamentar o palco havia uma grande bandeira com a capa do cd Acoustica, lançado em 2001, já realçando que o show seria mesmo eletroacústico.

Primeiro Ato: Elétrico

    Ao som de Hour 1, do disco novo a banda começa a mostrar todo o vigor que dedicado ao hard rock desde o início dos anos 70. James Kottak dispara os primeiros repiques em sua bateria, e após a entrada de Rudolf com sua Flying V vermelha e Mathias com sua tradicional guitarra e todos os seus sorrisos, o que impressiona mesmo é a vitalidade de Klaus Meine, que aos 60 anos passa muita emoção a cada verso desta nova canção. Depois os alemães emendam o primeiro momento dedicado aos clássicos da noite com duas do álbum Love At First Sting ( álbum que estourou no Brasil e trouxe eles no Rock In Rio em 1985 ): a primeira foi Coming Home com seu inigualável punch que é o tempero certo para incendiar o show e Bad Boys Running Wild ( outra que cai nas graças dos fãs ) com a interação de Klaus, Rudolf ( que não para quieto um minuto sequer ) e Mathias ditando como o ritmo deste hard vai passando a alegria no ar.

    Mandando muito peso e energia o show segue com The Zoo ( do Animal Magnetism ), com a platéia acompanhando o vibrante Klaus Meine, e o ' baixinho' demonstra como poucos, a forma de comandar um show. Nesta música e em outras, ele jogou várias e várias baquetas para o público durante os solos da dupla Rudolf e Mathias, como se estivesse agradecendo pelo calor recebido pelo povo brasileiro que ficava cantando os "ooo ooo" da música, especialmente quando Mathias Jabs abusa na sua voice box.

    Depois é a vez de No Pain No Gain ( do álbum Face The Heat ) que é muito bem recebida pelo público que participa ativamente no refrão e a instrumental Coast To Coast ( do Lovedrive ), esta última tendo a já anunciada anteriormente ( antes do show ) surpresa de Andreas Kisser aliando o poderio de sua guitarra a Rudolf e Mathias, e os três nos trouxeram uma versão alongada da música digna do álbum ao vivo World Wide Live ( de 1985 ). Ver eles todos solando é uma experiência única que somente o rock é capaz de proporcionar, até Klaus Meine pegou uma guitarra e ajudou.

Segundo Ato: Acústico

    Após Coast To Coast é hora do banquinho e violão ( e neste caso também dos teclados e percussão ), ou seja, da parte acústica prometida para esta apresentação especial no Credicard Hall. Nesta etapa além de Andreas Kisser, Klaus Meine convidou para juntar-se a eles no palco dois percussionistas brasileiros ( muito competentes por sinal ), Mikael Mutti nos teclados e também percussão e três lindas backing vocals. Esse timaço que estava presente no palco trouxe uma musicalidade tão bela, perfeita, de alta qualidade que levou aos nossos ouvidos melodias inesquecíveis. A primeira deste praticamente novo show foi a balada Always Somewhere do disco Blackout, seguida por Send Me An Angel ( do Crazy World ) ambas cantadas por todos e nos levando a felicidade plena. E enquanto Klaus Meine comandava a platéia, Rudolf Schenker com seu violão em Flying V igual a sua flecha vermelha mostrava uma grande precisão a cada nota produzida.

     Mais outra que fica igualmente linda no formato acústico: Holiday e a forma que a banda conduz a música a deixa com um clima de pura festa e por vários momentos Klaus estica seu pedestal de microfone para que os mais próximos pudessem manifestar seu contentamento. Dust In The Wind é executada com muita emoção e este cover do Kansas presente no cd Acoustica é daquelas canções que caem bem em qualquer show e somente poderia ser reimortalizada por uma banda no porte do Scorpions. Seguindo com a hard Loving You Sunday Morning transformada em uma vigorosa versão e Tease Me, Please Me que originalmente era hard pesado mas que ficou muito interessante com esta roupagem acústica o Scorpions garante o alto astral do show. Neste sábado foi aniversário da uma das backing vocals e Klaus Meine puxa um "parabéns a você" ( ou Happy Birthday To You se preferir ) com todos os fãs também aplaudindo a backing e então ele cantarola trechos de Aquarela do Brasil, deixando ainda mais divertido o espetáculo. Os assovios de Klaus já denunciam que a próxima é uma das músicas mais belas já compostas pelo Scorpions e Wind Of Changes, nesta versão puramente acústica ficou ainda mais soberba, ainda mais com a intensa participação do público que ela causou. Encerrando o segundo ato tivemos a balada Rhythm Of Love e como a platéia já estava ganha desde o início, não tinha como ficar emocionado com esta canção.

    Fazendo a transição para a nova parte elétrica James Kottak começa com o seu implacável solo de bateria e o ex-Kingdom Come aplica muito peso em seu instrumento chamando a atenção e lembrando em alguns momentos, sons que um batera de thrash metal conhece bem. Porém, nem só de fortes pancadas viveu o solo de James, em conjunto aos percussionistas brasileiros, o resultado foi uma batucada que lembrou-me uma escola de samba. Foi interessante, porém, o show era de hard rock e instantes depois voltamos para aquele solo digno dos mestres das baquetas ( ainda bem!!! ). E vale lembrar que James pega a bandeira do Brasil coloca em seu gongo e entre uma fala e outra, tira a camisa, deixa sua esposa solar sua bateria por alguns instantes e pouco a pouco vai criando o clima para a música seguinte.

Terceiro Ato: Eletreficando até a alma!!!

    Com a volta dos demais membros do Scorpions é mostrada a real vocação dos alemães: hard rock de primeira como é o caso da nova 321, onde Klaus Meine pergunta na letra "Are You Ready To Rock?", e a animação recebida em resposta comprova - estamos prontos sim Klaus e queremos mais. Somos prontamente atendidos e na seqüência temos a rápida Blackout - que vem para não deixar ninguém parado e o destaque vai para o incontrolável Rudolf que vira sua flecha para todos os lados solando com precisão enquanto passa muita energia no ar  - e a não menos clássica Big City Nights que realmente marca nossos corações e mostra que o veneno destes escorpiões ainda continua muito forte.

    Quando eles saem do palco para o bis, o público grita a plenos pulmões o nome da banda e ao retornar ao palco é a vez de Still Loving You ( também do Love At First Sting ), dedicada exclusivamente aos fãs por Klaus enquanto se enrola na bandeira brasileira por alguns instantes. Claro a reação não poderia ser outra: mais um momento de plena comunhão entre banda e fãs ( é meus caros amigos, se rock é religião, bandas como estas são nossos sacerdotes ). E do passado para o presente com o 'hardão' Humanity ( com direto a exibição de imagens para se pensar no que a humanidade faz com o planeta e consigo mesma no telão ), e posso afirmar: o Scorpions terá vida longa, porque ainda se mostra capaz de compor músicas como esta que são cantadas e muito bem recebidas por esta imensa legião de seguidores presentes no Credicard Hall.

    Para apresentar um dos maiores clássicos da banda - e com certeza a música que moldou o jeito de ser e curtir rock´n´rolll de muitos fãs dos anos 80 - os alemães contam com a presença de todos os convidados: as backings, os percussionistas e Andreas Kisser em uma grande jam executando Rock You Like A Hurricane, que leva a maioria de nós ao êxtase coletivo pleno. E como é admirável ver Rudolf Schenker praticamente dançar com sua guitarra enquanto Andreas Kisser o acompanha e exibe muita felicidade de estar presente neste momento único de sua vida, que teve os três ( Mathias, Rudolf e Andreas ) solando juntos de forma inesquecível. Vale lembrar que Rudolf Schenker além de tocar sua Ferrari Flying V ( digo guitarra ) com virtuosismo puro, ainda mexe o braço igualzinho Pete Townsend costuma fazer nos shows do The Who.

    Se tivesse acabado neste ponto eu já me daria por satisfeito e retornaria para casa com minha sede saciada, mas eles tinham mais uma no ferrão: A Moment In A Million Years e a executam brilhantemente essa balada do álbum Eye To Eye que encerra as mais de duas horas de uma das melhores apresentações do Scorpions em solos tupiniquins e que já deixa muitas saudades em nossos corações. Assim como em 2007, que o veneno do Scorpions possa ser reaplicado no Brasil em breve, afinal, com todos os problemas que nós enfrentamos no dia-a-dia somente com receitas eficazes como estas somos capazes de resolvê-los.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos Especiais a
Heloísa Vidal - Brasil Music Press www.brasilmusicpress.com e Juliana Negri
Dedicado aos headbangers de Andradas/MG.  Que Deus Abençoe Vocês!!!

Set List

Hour 1
Coming Home
Bad Boys Running Wild
The Zoo
No Pain No Gain
Coast to Coast

Acústico
Always Somewhere
Send Me An Angel
Holiday
Dust In The Wind
Loving You Sunday Morning
Tease Me, Please Me
Brazilian song ( Aquarela do Brasil )
Wind Of Change
Rhythm Of Love
Kottack Attack - drum solo

321
Black Out
Big City Nights

bis
Still Loving You
Humanity
Rock You Like Hurricane
Moment In A Million Years

Galeria de Fotos do Scorpions

Descrição:
Número de imagens: de

Voltar para Shows