Eu quero mais Rock em Campinas
Com Sepultura e Massacration 

Abertura:  Vulgo Fúria, Armpyt, Alaska,
Lucrézia Borges
e Lethal Charge 
Pedreira do Chapadão em Campinas/SP
Domingo, 05 de setembro de 2004

    Depois da grande expectativa frustrada da noite anterior ( clique aqui para saber do que estou falando ) acordei bem cedo para ir até a van que me levaria ( eu e a galera daqui ) para um dos melhores shows de Heavy Metal que assisti neste ano ( é claro que estou falando da magnífica apresentação do Sepultura, mas conto os detalhes mais abaixo.). É amigos e amigas, o trabalho no Rock On Stage é cansativo também.

    Saí de Espírito Santo do Pinhal/SP, por volta das 11:00Hs da manhã e como o show seria de graça a previsão de lotação era grande; eu queria ter um bom lugar para curtir o show. Com alguns pequenos atrasos  ( a outra van teve alguns problemas mecânicos ) chegamos até que cedo na Pedreira do Chapadão, um lugar bonito, grande e conta um clima perfeito para grandes shows como este.  

  E um detalhe, desta vez, cerveja e qualquer outra bebida, só fora do evento. Com isso para aplacar a sede desta tarde calorenta de setembro só com refrigerante ( um verdadeiro sacrifício, mas pelo Sepultura é válido ). A organização queria evitar brigas, e diga-se de passagem que ao desenrolar de todo o evento, não tenho a confirmação oficial, mas posso assegurar nenhum incidente foi registrado.

    Falando do que mais interessa, vi a passagem de som do Sepultura e já fiquei impressionado com a grande bateria do mestre Igor Cavalera

   Terminada a passagem de som, o evento demora um pouco mais para começar ( estavam preparando a outra bateria - esta bem menor -  para que as outras bandas pudessem se apresentar ). Depois das 16hs, o Alaska, a primeira das bandas de Campinas/SP tem a missão de começar a preparar a galera que já estava em grande número presente. Com covers de System Of Down e cantando uma música própria chamada Insônia, com o Alaska temos o início das primeiras rodas na Pedreira do Chapadão.

    Na sequencia tivemos os shows das bandas Lucrézia Borges e Lethal Charge - que possui uma pegada mais Thrash, seguidas de: Vulgo Fúria e Armpyt. Embora essas bandas tenham feito muito barulho e tentando animar a galera, elas não foram as bandas mais adequadas para uma abertura de uma banda como o Sepultura, porém, é muito importante também dar oportunidades para todas essas bandas, mas penso que deveriam ter sido convidadas algumas bandas com qualidade maior, que já tivessem um cd lançado por alguma gravadora, aí com certeza o público se empolgaria bem mais. Em todo caso, para um evento gratuito já está de bom tamanho.

    Massacration

    Começa a escurecer e chega a vez do Massacration mostrar porque está sendo considerado uma revelação neste ano de 2004 ( de certa forma ). A banda aproveita de todos os clichês do Heavy Metal, o vocalista Detonator fala com uma voz hiper fina, e é bem divertido ver apresentação do Massacration, que conta atores em cena, sendo quase como uma peça de comédia de metal.

  No começo do show quem entra em cena é uma espécie de "cantor brega" que é literalmente massacrado pelos integrantes da banda que começam a destilar o seu som. Além das músicas Metal Bucetation e Metal Massacre Attack, que contam com partes instrumentais maravilhosas e letras bem engraçadas, o Massacration manda uma cover de Kill With Power do Manowar, que meu amigo, consegue-se notar essa galera tem muito talento. Numa parte do show, Detonator fala:" isso é um show de metal e é coisa séria, não é pra ficar avacalhando! " - nesse momento  um indivíduo aparece mostrando sua genitália ( ou algo assim ). Olha realmente me diverti muito essa apresentação do Massacration e tenho certeza que não foi o único.

Sepultura

    E é chegada a hora do motivo que levou mais de 20.000 pessoas na Pedreira do Chapadão ( será que tinha tudo isto mesmo? ou tinha mais? ), era a hora e a vez do Sepultura. Logo no começo do show  já é possível notar porque a turnê do novo cd Roorback está forte e com várias datas na Europa ainda em 2004. E o Sepultura mostra porque mantém o título de melhor banda de Heavy Metal do Brasil e uma das melhores do mundo. 

    Abrindo o show com Apes Of God, faz a massa explodir numa apresentação que ficará na memória de muitos. O que começamos a ver é uma verdadeira locomotiva sonora, afinal, a matadora bateria de Igor Cavalera estava em funcionamento. O set foi com as músicas do Roorback entremeadas com canções clássicas. Destacar alguém em especial na banda é uma tarefa árdua, afinal o baixo de Paulo Jr. e a guitarra de Andreas Kisser estão tão entrosados que até quando provocam uma distorção nos seus instrumentos fica fantástico. O grandalhão Derrick Green arrisca várias palavras em português e até um "du caralho" com sotaque, mas na hora de cantar ele mostra que sabe agitar o público e manda com perfeição as músicas ( isso sem contar o tanto que o Derrick Green fica pulando!!! )

    Algumas músicas da noite:  Slave New World, Propaganda, Biotech Is Godzila, Attitude, Desperate Cry, Mindwar, Troops Of Doom - como sempre destruidora, Refuse / Resist, Territory ( é de pirar não ? ), Bullet The Blue Sky, Against,  hora de outro medley com Arise / Dead Embryonic Cells. No bis Come Back Alive e Roots Bloody Roots que serve para deixar todos destruídos mesmo.

    E mesmo com o caminhão de água tentando aplacar o calor e acalmar as rodas durante o show, que durou mais de 1h e 30min, os milhares e milhares de fãs presentes não paravam por nenhum minuto sequer de banguear.

    Na bagagem de volta, uma camiseta dos 20 anos do Sepultura e a certeza que tive um dos melhores dias do ano, foi o que disse no começo do texto: vi uma magnífica apresentação de uma das melhores bandas do Heavy Metal brasileiro. 

Texto: Fernando Júnior 
Fotos: Estevam Romera - www.sepultura.com.br 

Voltar para Shows