Sábado dia  27 de agosto de 2005
Local: Olympia – São Paulo - SP

    Passados praticamente dois anos após da última visita dos finlandeses do Stratovarius pelo Brasil, muitas águas rolaram por debaixo dessa ponte, afinal, eles enfrentaram sem saber e de perto a insanidade de Timo Tolkki, brigas, anúncios de novos integrantes, etc; porém, quiseram os deuses do rock, e, para a nossa total alegria que a banda voltasse com a formação clássica, gravassem um ótimo álbum ( veja resenha ) e retornassem ao nosso país pela quinta vez. 

    A tour brasileira contou com shows nas cidades de: Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e em São Paulo com duas datas. Motivo: na primeira data em São Paulo seria gravado o primeiro DVD ao vivo da banda em comemoração aos 20 anos de carreira do Stratovarius e como os ingressos se esgotaram rapidamente foi necessário marcar uma segunda data  ( no domingo dia 28 ) para " dar uma mãozinha " àqueles que não conseguiram ir no show do sábado dia 27 de agosto ( que seria o dia da gravação do DVD ).

       O palco escolhido para o show paulista foi novamente o Olympia, e a resenha que lhes contarei nas linhas seguintes é sobre o show do sábado, onde, com orgulho e muita satisfação pude estar presente em mais um show memorável de um dos grandes mestres do metal melódico.

    Para quem entra no Olympia pela primeira vez ( que foi o meu caso ) você fica impressionado com a bela  estrutura da casa e sente o prazer, caros leitores ( as ) do Rock On Stage, que está prestes a participar da história. Resumindo o show e a gravação do DVD do Stratovarius em uma só palavra: espetacular.

    Desta vez, não tinha nenhuma banda de abertura, era só ficar na adrenalina pelo Stratovarius mesmo. Quando as luzes se apagam, 20 minutos após o horário programado para o show começar, os telões do Olympia mostram imagens do início desta nova tour ( que já passou por Chile, Argentina e algumas cidades do Brasil ) com um maravilhoso hino ( que não identifiquei de onde é ) que marcam o começo do show.    

    E então eu e mais uns 5.000 fãs somos brindados com a entrada no palco dos músicos Timo Kotipelto ( vocal ), Timo Tolkki ( guitarras ), Jens Johansson ( teclados ), Jörg Michael ( bateria ) e Lauri Porra ( que é o novo baixista após a saída de Jari Kaimulainen ). Com os estranhos acordes iniciais da nova Maniac Dance ( que lembram vídeo game dos antigos ) e single do novo álbum da banda, finalmente é iniciado para valer a apresentação afiadíssima do Stratovarius e explosão de alegria do público presente.


Olympia lotado


Timo Kotipelto - foto Rafael Sasso

  
   Seguindo um set-list excelente tivemos as músicas Speed Of Light, The Kiss Of Judas e a rápida Legions que empolgam a galera e fazem aquela interação banda-platéia que só é vista no Brasil. A música seguinte, Twilight Symphony é anunciada por Timo Kotipelto apenas no " Twilight " e com o final do nome " completado " pela platéia, que ansiava em muito ouvir essa música, afinal a bela  introdução no teclado de Jens Johansson com seu jeito peculiar de tocar os teclados e o que falar dos riffs de guitarra de Timo Tolkki? maravilhosos.

    E outro fato marcante é ver e ouvir  o vocalista Timo Kotipelto dizer: " Obrigado, vocês são fantásticos " ( em português, é.. amigos ele aprendeu algumas palavras em nossa língua ). 

    Depois tivemos a power Will The Sun Rise? e em seguida uma pausa.  Os demais músicos deixam Lauri Porra ( ex-Sinergy ) comandar o Olympia ( nem preciso dizer que o público brasileiro brincou com o sobrenome dele novamente - porque no ano passado no Rock In The Planet, leia aqui, nós já fizemos isso!!! ). Mas independente de brincadeiras, Lauri mostrou porque está escalado como baixista do Stratovarius em solos fantásticos com suas " quatro cordas" arriscando-se a passar por bossa nova e até sons de guitarra no baixo, é, ele mostrou que possui uma magnífica técnica e velocidade em seu instrumento sendo uma excelente escolha na substituição de Jari Kainulainen.

 

    Então com a volta dos demais integrantes, temos em seguida duas faixas do novo álbum: a primeira The Land Of Ice And Snow - que é uma linda balada onde Timo Tolkki usa um violão acústico e Timo Kotipelto canta performaticamente para total delírio dos fãs que acendem seus isqueiros. Já a segunda começa depois de lermos nos telões, trechos da " Declaração dos Direitos Universais " ( e dizem que o público de rock é alienado, vai nessa!!! ) e vê-se a frase " We Are United " e começa ser tocada: United que teve no refrão os "oooo" cantados pelo gigante coro de milhares de vozes.


Lauri Porra


Timo Tolkki - foto Rafael Sasso

    Foi um momento mais calmo este, mas, o show é de heavy metal e é o que temos em seguida com os solos de guitarra na rápida, já clássica e melódica Againist The Wind, que faz a galera da pista agitar barbaramente. Com Timo Tolkki empunhando novamente um violão e Timo Kotipelto comandando a galera com palmas temos a balada Season Of Changes. E alternando com outra mais rápida é hora de outro clássico com Father Time cantada por muitos presentes encerrando esta primeira parte do show. Meia noite, mais de uma hora de show, é tempo para uma pequena pausa. Com os gritos de " ole ole ole Strato...Strato... "; eles voltam mais calmamente tocando Coming Home

    Lembram daquela história que o melhor fica para o final? Então, novamente é verdade, olhe a seqüência:  Destiny executada de forma inesquecível foi uma e Timo Kotipelto comanda os gritos do público dizendo que os chilenos e argentinos gritavam mais... ( pra quê ele fez isso...rs!!! ) a velha rivalidade veio à tona e muitos, assim como eu, gritaram com toda força dos pulmões. Seguindo com o hit Hunting High And Low para total felicidade e agitação dos presentes.

    Uma nova pausa e já é hora do bis, nossa já? Na volta com Visions, outra clássica da banda e do metal melódico que alterna trechos rápidos na guitarra e acústicos, é de pirar não? Outro  momento marcante foi quando a banda tocou a balada Forever, onde novamente  " o coro do Olympia "  se pronunciou e cantou junto com Kotipelto a letra inteirinha. O vocalista, que esteve perfeito durante o show, brinca com o público antes de anunciar a música que iria encerrar o show, dizia ele: " qual a cor favorita de vocês? " Naturalmente que a cor preta ( ou black ) foi escolhida, sendo anunciada então a fabulosa Black Diamond e fecha o set com chave de ouro pondo o Olympia " quase abaixo " de tamanha foi a alegria da galera. Com Timo Kotipelto comandando a galera com sua forte presença de palco, Timo Tolkki curado e tocando sua guitarra perfeitamente, Jens Jonhansson preciso nos teclados, Jörg Michael fazendo malabarismos na bateria e tocando sem perder o compasso ( a outra vez que vi isso foi com o mestre Neil Peart ) e Lauri Porra detonando no baixo, só posso dizer sobre o Stratovarius: vida longa e próspera.



Jörg Michael - foto Rafael Sasso


Jens Johansson - foto Rafael Sasso

    É tenho certeza que todos saem felizes de terem participado deste show que marcou a gravação do DVD do Stratovarius. Não foi só um show, foi uma grande festa do heavy metal. Na volta para casa levei o cd Fourth Dimension, o single Maniac Dance e uma camiseta. Quero registrar aqui um agradecimento especial ao Rock On Line ( www.rockonline.com.br ) e a Andrea Santos da Century Media.

   Por Fernando Júnior 
Fotos: Rafael Sasso ( Valeu Andrea das fotos!!! )

Voltar Para Shows