Testament
Abertura: Scars

Via Funchal - São Paulo/SP, quarta-feira dia 25 de abril de 2007


    Finalmente recebemos aqui no Brasil, um dos titãs do thrash metal, esperamos o Testament por muito tempo, demoraram, mas vieram, e deu a impressão de que quiseram tirar o prejuízo do tempo ausente. O show foi excepcional, eles tiveram muita moral e habilidade, brilharam o show inteiro com o excelente set list, e deram aula do autêntico metal, Thrash quase Heavy Metal virtuose, fiel às origens; sem choradeira e sim com muito peso e força, finalmente o Testament deu aula e inspiração para os fãs do metal muito pesado.
E como o show foi realizado numa quarta-feira e de início parecia que o público não seria dos maiores, mas com o passar do tempo, a casa foi enchendo e após a apresentação do Scars, a Via Funchal estava tomada pelo público headbanger.

Scars

   Antes de comentar como foi o show de abertura da noite, ressalto aqui que tive o prazer de rever e conversar com amigos da comunidade metálica regional tais como a galera das bandas Bloody, Krisiun, Andralls, Mortage entre outras, e antes dos shows começarem, deu tempo de conversar com os amigos o que é muito importante.

    O Scars vem ao palco para um dos últimos shows da tour do disco The Nether Hell, onde eles transformam o palco numa visão do Inferno de Dante e para isso a banda contou com a seguinte formação: Regis F. ( vocais ) Alex Zeraib e Eduardo Boccomino ( guitarras ) André Sterzza ( baixo ) e Alex Nasser ( bateria ). Eles abriram o set com a porrada Warfare para começar a dar o clima pesado da noite e em seguida temos os riffs mais melódicos de Legions ( Forggotten By The Gods ) para explodir num thrashão destruidor.   A próxima foi a cadenciada Return To The Killing Ground que serviu para que os primeiros pescoços começassem a serem sacudidos. Mostrando uma grande empolgação Regis F. emenda a nova Violent Show seguida de Drugs Kill. Mantendo o clima o Scars toca Creatures ( That Come Alive In The Dark ) e outra nova I.Def.I. que deverá figurar no próximo cd da banda. Depois chega a vez de Nether Hell com sua linha extrema e toda peculiar, seguida da sinistra Hidden Roots Of Evil que encerra a apresentação.  E o Scars fez questão de agradecer o público presente exibindo uma faixa para o público.

      E se me dissessem neste dia que seria o último show do Scars com essa formação, com certeza eu não acreditaria, pois a banda teve alguns recentes problemas internos e com isso foi dissolvido o time supracitado. Voltando ao dia 25 tenho de frizar que foi um bom show de abertura para o Testament, e olha que eles até souberam aplacar a sede de metal que estavam os fãs da banda americana, mas isso é uma história que o André contará nas linhas seguintes.

Set List do Scars

1 - Warfare
2 - Legions ( Forggotten By The Gods )
3 - Return To The Killing Ground
4 - Violent Show ( new )
5 - Drugs Kill
6 - Creatures ( That Come Alive In The Dark )
7 - I.Def.I ( new )
8 - Nether Hell
9 - Hidden Roots Of Evil

Testament

    E depois de um intervalo, finalmente o Testament entrou no palco: Chuck Billy ( vocal ), Alex Skolnick ( guitarra solo ), Eric Peterson ( guitarra base ), Greg Christian ( baixo ) e Nick Barker ( bateria ), tocaram duas de suas pérolas - A The Preacher, eles tocaram com categoria única; além do ritmo pesado e avassalador da banda, o Alex Skolnick já no inicio, mostrou que seria a ponta de lança do Testament, ele fazia os solos usando bends e harmônicos, e dava a impressão de ir além do meio tom, tocou com categoria única digna de Guitar Hero. Depois eles arrebentaram tudo tocando nada menos que a The New Order, com o riff alucinante do início da música, e esta foi também talvez a melhor do show, um dos melhores clássicos do Testament, um bombardeio artístico em todas as passagens da música, desde a marcação demolidora feita pela cozinha Christian/Barker, como a atuação única de Alex que se destacou nas duas oportunidades, ele faz uma espécie de swing em seus bends, variando do original, ele tocou com muito feeling, tanto é que o próprio Chuck Billy o show inteiro, apresentava este guitarrista: "Alex Skolnick, Guitars!!!!".

    Continuaram com a sequencia, The Haunting, Electric Crown, que criou um outro ambiente no show, o tema melódico desta música, mostra que o Testament nos oferece não só ritmo pesado, mas também melodia muito bem composta, depois foi a Sins of Omission, muito pesada, sendo mais uma agitadora do Testament, e dá-lhe performance no solo do Alex Skolnick.

        Depois foi a D.N.R., para não nos tirar do fogo de artilharia, tocada com peso, velocidade, e destaque para o porta voz Chuck Billy, que tem potência de sobra na voz e é sem dúvida é um showman. Não posso deixar de citar a figuraça que ele é, pois no show inteiro, ele pegava o seu pedestal de microfone e simulava nele solo de guitarra, quando os outros guitarristas solavam, em que o Alex Skolnick fazia um solo incrível, ele imitava perfeitamente, e todos olhavam para o Chuck e não para o Alex, e ainda no fim ele jogava palhetas. A galera estava radiante pela execução de tantos clássicos, e eles prosseguiram com a 3 Days In Darkness, dando prosseguimento a linha totalmente pesada do Testament, e fecharam essa trinca com a Trial By Fire, um dos clássicos, com excelente sessão rítmica muito pesada, que soou de forma distinta ao vivo, com boa qualidade de som da banda ao vivo, tratamento muito superior que do Slayer ( leia aqui como foi ) no ano passado.

    Depois eles tocaram a Practice What You Preach, nesta o guitarrista Eric Petersen mostrou que também tem muita qualidade, em alguns trechos ele solou junto com o Alex Skolnick, e foi incrível ver as duas guitarras perfeitamente reguladas, como se uma chamava a outra, e seguiram com a magnífica Souls Of Black, música em que o Alex Skolnick, novamente fez um solo talvez o mais alucinante do show, e finalizaram com a The Legacy, mais uma vez causando delírio, e nesta o Testament fez um clima similar com a Electric Crown, em que eles criam uma outra característica sonora, mais lenta, com muita qualidade de som, confesso que neste momento senti que o dia definitivamente era de espetáculo, essas coisas que nós sempre lutamos para encontrar.

   E finalizaram o show antes do bis com dois bombardeios, Into the Pit e Over The Wall, finalizaram com muita moral, e nós fãs, estávamos extasiados pelo show de tanta arte das guitarras altas distorcidas e da percussão rápida e pesada.

    No bis o Alex Skolnick que no show inteiro tocou unicamente com sua Gibson Les Paul, fez o seu solo individual, e nos mostrou mais uma vez que é a grande estrela do Testament, solando com muita classe e estilo único, fazendo harmônicos incríveis e fraseados no meio da escala que saia como uma melodia, realmente não há como não enaltecer o valor deste guitarrista que já fez trabalhos até em orquestra jazz sinfônica, e tem uma coluna há muitos anos na revista Guitar Player, e no fim de seu solo, mais uma vez o Chuck Billy, apresentava o colega - Alex Skolnick!!!

    Após o solo individual de Alex Skolnick, eles tocaram Alone In The Dark e Disciples Of The Watch, esta, foi formidável, também uma das mais cultuadas, e eles mais uma vez demoliram a Via Funchal, com uma execução tão nervosa e virtuose. E no fim tudo era clima de festa, era aniversário do baterista Nick Barker, e eles que são dos meus, tomaram até uma cerva.

    E quando parecia que o show tinha realmente acabado eles nos deram mais um presente, a Burnt Offerings, nos ativando mais uma vez para a adrenalina, e galera respondeu com muita empolgação e emoção, e está música também foi tocada com a mesma categoria divina das anteriores.

    O show, foi excepcional, sem dúvidas o melhor de metal neste ano de 2007, estávamos necessitando de toda esta potência que o Testament é, e uma das características que mais me impressionou é que apesar do ritmo violento, a banda preza de mais uma melodia muito bem executada, dando evidência do quanto são virtuoses esses músicos que fazem o Thrash Metal ser  muita arte.

Set List do Testament

The Preacher
The New Order
The Haunting
Eletric Crown
Sins of Omission
D.N.R.
3 Days in Darkness
Trial By Fire
Practice What You Preach
Souls of Black
The Legacy
Into the Pit
Over the Wall

Bis
Alex Skolnick Solo
Alone in the Dark
Disciples of the Watch

Bis 2
Burnt Offerings

Texto: André Torres - Testament e Scars - Fernando Júnior
Fotos: Fernando Júnior
Agradecimentos a Miriam Martinez

   
 

Galeria de Fotos do show do Testament e do Scars

Descrição:
Número de imagens: de

Voltar para Shows