Whitesnake - Good To Be Bad World Tour
Sexta, dia 09 de maio de 2008 no Credicard Hall - São Paulo/SP

    Enfrentando todos os dissabores do caótico e complicado trânsito de São Paulo, ainda mais em uma sexta-feira, graças aos deuses do Heavy Metal chegamos ao Credicard Hall a tempo para conferir a apresentação do Whitesnake, que começou por sorte, depois do horário previsto ( provavelmente por causa deste motivo ). A quarta excursão da banda pelo Brasil faz parte da tour de divulgação do ótimo álbum Good To Be Bad ( o primeiro lançamento de estúdio após 11 anos leia resenha ). Diferentemente das outras três ocasiões anteriores, quando tocaram no Rock In Rio I, no Skol Rock e em 2005 abrindo para o Judas Priest ( que foi a última passagem por aqui, leia resenha ), agora a dosagem de veneno seria completa ( e desta vez com shows em várias cidades brasileiras como Manaus, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre ). O líder e vocalista David Coverdale veio acompanhado da excelente dupla de guitarristas Doug Aldrich ( ex-Dio ) e Reb Beach ( ex-Dokken, Alice Cooper e Winger ), além de Timothy Drury  ( ex-Eagles e Bryan Adams ) nos teclados, Uriah Duffy no baixo e Chris Frazier na bateria.

     E após uma breve introdução, ouvíamos: “ Are You Ready... It´s Song For You All ”, e então, os mestres do Hard Rock já começam a noite destilando uma música do novo disco, a ótima Best Years, que tem um punch bem Rock onde Coverdale canta que atualmente “ está nos melhores anos de sua vida ”, e os milhares de presentes acompanham juntos e concordam com a banda.

        Depois de exibir o presente da banda, o Whitesnake volta ao brilhante passado com a força de Fool For Your Loving ( do Ready and Willin´, que e saiu também no Slip Of The Tongue ) e podemos sentir as presas são cravadas com todo o poder e emoção nos ouvidos dos fãs, que respondem cantando junto com o vocalista no refrão. A dupla Reb Beach e Doug Aldrich, música a música aplicam uma sequencia de solos com muita competência que deixam todo o espaço para que David Coverdale faça suas estripulias com o pedestal de seu microfone mostrando uma performance totalmente empolgada, que não é diferente quando temos mais outro sucesso: Bad Boys ( do álbum homônimo de 1987 ) com seus lindos fraseados nas guitarras que causa uma fervura enorme na plateia que aclama a banda.

    Dizendo que é bom estar em São Paulo, Coverdale volta ao Good To Be Bad com o Hard ritmado Can You Hear The Wind Blow que aplica todo o feeling forjado pelo Whitesnake ao longo dos anos, e mesmo sendo nova, viam-se os fãs acompanhando os solos de Doug Aldrich e a voz rouca de David Coverdale que ia de um lado para outro do palco fazendo todo o Credicard Hall vibrar, provando porque este inglês é considerado um dos maiores frontmans da história do Rock. 

    Então somos levados para um dos maiores clássicos de todos os tempos tanto da banda quanto da história do Rock com Love Ain´t No Stranger, que foi dedicada ao amigo guitarrista e co-autor da música Mel Galley, que infelizmente está com câncer no esôfago em fase terminal. Esta música do álbum Slide It In vem para emocionar os 7.000 presentes que cantam verso a verso com plena força dos pulmões e causam um dos melhores momentos do show até aqui que com certeza, o sexteto ficou contente com o calor proporcionado pela plateia paulista.

    Dispostos a mostrar que o álbum Good To Be Bad ( lançado no Brasil pela Hellion Records )  é realmente muito bom, o Whitesnake executa mais uma deste disco, agora com Lay Down Your Love, uma música com ares “Zeppelianos” e  nuances de gospel até transformar-se num Rockão setentista daqueles que fã nenhum consegue ficar parado e diverte-se junto com a banda. Show do Whitesnake sem uma balada não é show do Whitesnake, então, dedicada aos presentes temos uma das melhores da carreira da banda com a linda Is This Love ( do álbum de 1987 ), que fez muitos casais ficarem abraçados, outros com celulares ligados e nós fãs do eterno Rock´n´Roll, sentindo em nossos corações cada uma nota das guitarras dos excelentes guitarristas da banda, maravilhoso.  

    Enquanto David preparava sua voz para momentos ainda mais fortes, Reb e Doug iniciam Blues For Mylene onde os dois realizam solos que mostram toda sua virtuose e técnica em solos de guitarras memoráveis que continuam em Snake Dance, com momentos onde um guitarrista “ desafiava o outro “ a realizar um solo melhor que o dele, como se estivesse valendo a sua alma ( lembrando bastante o duelo visto no filme A Encruzilhada  entre Ralph Macchio e Steve Vai ). E isso resultou um blues maravilhoso para coroar a apresentação da banda. A volta ao palco de Covedale não poderia ser melhor, pois ele exibe ainda mais potência em sua voz e canta a pesada Crying In The Rain, presente no álbum Saints & Sinners ( de 1982 ), que vem para enlouquecer os fãs que pulam sem parar, a exibição desta música foi alongada para que Chris Frazier pudesse fazer  um incrível longo solo em sua bateria, demonstrando toda sua grande técnica, e asseguro foi o melhor solo do ano no Brasil até aqui; em seguida a banda volta para encerrar este Hard Rock aliando uma performance magistral com o som do Credicard Hall muito bem regulado, fato que deixou ainda melhor toda a apresentação do Whitesnake. Neste momento David Coverdale apresenta cada um dos músicos que o acompanham.

    Depois com a trinca de banquinho, voz e violão foi a vez da balada The Deeper The Love ( do Slip Of The Tongue - 1989 ) com somente David Coverdale e Doug Aldrich em uma exibição acústica marcante e inesquecível, causando em todos uma sensação de imensa alegria. Em seguida eles emendam com Give Me All Your Love que extrai muitas palmas e muitos cantando com a banda este romântico Hard Rock. A hipnotizante Here I Go Again não poderia faltar no show, especialmente pela performance vibrante de Coverdale, que cantou essa música com muita potência e carisma e os fãs aclamam a banda com esta canção que encerra a primeira parte do show. 

    Isso faz os fãs começaram a berrar incessantemente o nome da banda que retorna alguns minutos depois com mais uma sequencia de clássicos imortais: Ain't No Love In The Heart Of The City do álbum Snakebite ( de 1978 ). E como estávamos diante de um maiores frontmans da história, ficou fácil para ele comandar a intensa participação da galera neste blues que data do começo da carreira da banda, época canções mais bluesadas eram o carro chefe da banda, e vale lembrar que Aldrich mais uma vez foi impecável em suas seis cordas, despejando solos que criam uma vibração especial só vista em espetáculos de grandes nomes do Rock como é o caso do Whitesnake.

    E os fãs pediram, cantaram alguns versos e o gentleman inglês - que a todo tempo mandava beijos para a plateia e batia no peito em sinal de agradecimento ao calor dos fãs -  atendeu: não prevista no set list e inclusa com certeza como um presente para os milhares de fãs presentes, Guilty Of Love ( do Slide It In ) é tocada inicialmente apenas na voz de Coverdale em conjunto com os fãs até que os demais membros acompanhem para criar um êxtase coletivo que com certeza, emocionou até o próprio vocalista.

    Mas ainda existiam mais doses de veneno para serem aplicadas por estes ingleses, que inflamam ainda mais o show com a pesada Still Of The Night em uma execução primorosa da banda, especialmente nos riffs de Doug Aldrich e Reb Beach, somadas ao poderio vocálico de Coverdale levam este hino dos anos 80 ao seu lugar no Olimpo e deixará a lembrança deste show por muito tempo na memória dos fãs. É... não dá para acreditar que ele já tem 57 anos e ainda canta desta maneira incrível. 

    Faltava ainda pelo menos uma do Deep Purple, afinal, David Coverdale cravou suas presas na banda entre 1973 a 1976 e para nossa surpresa tivemos Soldier Of Fortune cantada apenas pelo inigualável vocalista do Whitesnake e o lotado Credicard Hall. E para o encerramento com chave de ouro desta majestosa noite de Rock chega à vez da explosiva Burn executada com uma precisão cirúrgica pela banda que me senti levado para os anos 70, que foi aglutinada a um trecho de outro clássico: Stormbringer ( e que pena que foi apenas um trecho, essa merecia ser tocada inteira !!! ). 

    Com todos os membros da banda abraçados no palco após 1 hora e 50 minutos de apresentação o Whitesnake se despede dos fãs paulistas e nos deixam felizes com a certeza que presenciamos um dos melhores shows do ano em São Paulo. Muitos fãs poderão dizer que faltaram músicas como Slide It In, Slow´n´Easy ou mesmo Mistread, mas a verdade é que o veneno do Whitesnake está muito forte e nos deixou entorpecidos de alegria pela brilhante apresentação, e claro,  já fez iniciar o clamor pelo retorno dos ingleses.

Por R. R. Fernando Júnior

Set List
1 - Intro
2 - Best Years
3 - Fool For You Loving
4 - Bad Boys
5 - Can You Hear The Wind Blow?
6 - Love Ain't No Stranger
7 - Lay Down Your Love
8 - Is This Love
9 - Crying In The Rain
10 - The Deeper The Love (acústica)
11 - Give Me All Your Love
12 - Here I Go Again

Bis
13 - Ain't No Love In The Heart Of The City
14 - Guilt Of Love
15 - Still Of The Night
16 - Soldier Of Fortune
17 - Burn/Stormbringer

Voltar para Shows