Workshow do Aquiles Priester em Espírito Santo do Pinhal/SP 


Álbum de Fotos


Entrevista

        Na segunda feira, dia 19 de julho de 2005, pela primeira vez em muito tempo, o público de Espírito Santo do Pinhal/SP e região, teve a oportunidade de acompanhar um evento que foi uma novidade: o Workshow com Aquiles Priester.

    É amigos e amigas do Rock On Stage, o comandante das baquetas do Angra ao vivo e a cores, aqui em nossa cidade, para demonstrar no seu workshow toda a técnica, controle, precisão e velocidade que estão a serviço do Angra e do Hangar, mas mostrou também, muito mais que isso, Aquiles Priester não é apenas um dos melhores bateristas do mundo, é também um músico receptivo, carismático e com muita humildade.

    Para esta cobertura contei com a participação do meu amigo Alexandre ( do site www.screshy.com  ) e logo às 5 e meia da tarde fomos ao Recreativo ( SREP ). Afinal, estava também agendada uma entrevista exclusiva com Aquiles Priester ( clique aqui para ler ). Eu, particularmente adorei ter chegado antes, porque pude assistir a montagem da bateria do Aquiles, que já impressiona pelo tamanho ( já a vi nos shows do Angra, mas tão de perto é outra coisa, afinal, sua bateria é ainda maior do que parece ). 

    Durante esse período que antecedia o começo do workshow, conversei com o Marcelo Moreira ( batera do Burning In Hell ) e, neste papo, ele me antecipou que logo seremos brindados com o segundo álbum de sua banda.

    Este workshow foi trazido em Pinhal graças a iniciativa da produtora Nilza Formagio ( e em especial, sua sobrinha, que deu certeza que a galera daqui iria curtir, e ressalto, todos adoraram!!! ), o departamento de Cultura e Turismo na pessoa do sr. Luciano Belcoure e ao Pedrinho da Fábrica do Som.

    E Aquiles Priester chega para "passar o som", este momento já é de se ficar de boca aberta, afinal, enquanto todos os detalhes são afiados para a noite, a locomotiva sonora que é  a sua bateria, é colocada em ação pela primeira vez em Pinhal. Passado o som, chega a hora das entrevistas.

       Na que antecedeu à minha, Aquiles Priester disse à repórter Tatiana da Rádio Clube de Esp. Sto. do Pinhal, que gosta de realizar workshows pelo interior, para mostrar seu trabalho para as pessoas que nem sempre podem ver os shows nos grandes centros, que considera o público brasileiro como o melhor do mundo ( segundo ele, "a reação é fantástica" - e sinceramente concordo com ele também caro leitor(a), afinal, você já parou para pensar porque muitas bandas lá de fora estão gravando DVD´s ao vivo por aqui ? ).  

    Pouco depois das 20:00hs, o secretário da Cultura de Espírito Santo do Pinhal, Luciano Belcoure, realiza a abertura do Workshow, contando a história de Aquiles Priester ( vale a curiosidade que ele queria ser jogador de futebol e só foi se dedicar a aos estudos de bateria aos 22 anos de idade - é... nunca é tarde para começar ).

    E Aquiles entra no palco e coloca sua precisa locomotiva sonora para funcionar com Waiting Silence do disco Temple of Shadows, seguida de Acid Rain  ( do  Rebirth ), onde o grande público presente, assim como eu, tenho certeza adorou o que viu. Em Shadowhunter nota-se as fantásticas inversões que Aquiles Priester promove em sua bateria. É realmente fantástico ouvir o som do Angra com ênfase total na bateria.

    Depois destes petardos iniciais chega a hora de cumprimentar o público presente e emendar Spread of Fire  também do Temple of Shadows ), onde fica claro porque Aquiles Priester está no "Hall of    Fame" dos maiores e melhores bateristas do mundo.

    Partindo para o lado técnico do workshow, Aquiles explica sobre os equipamentos que utiliza detalhe por detalhe ( fazendo o delírio de muitos bateristas presentes ); enfim, manda uma aula de bateria para todos. O interessante é que, mesmo em alguns assuntos mais técnicos, ele deixa tudo claro de forma que os leigos ( como eu, por exemplo ) também entendam um pouco o que está acontecendo. Além da parte direcionada aos bateristas presentes, Aquiles conta também algumas histórias engraçadas, como a recente quebra do pedestal em Pouso Alegre/MG e como esse pedestal foi reposto pelo roadie, apresenta sua equipe, entre eles o roadie Luís Fernando, José Luís ( técnico de som do Angra que gravou o Mordib Visions do Sepultura ), conta também sobre um episódio acontecido no Lorca Festival na Espanha deste ano, que contou também com Iron Maiden, Dream Theater. Enfim, ele deixou um clima bem descontraído durante todo workshow.

    Aquiles responde as dúvidas da galera e explica as soluções para elas. O que temos é um belo bate papo entre os músicos presentes e ele. Aproveita para contar também que tem 5 baterias e que pratica umas 2 ou 3 horas diárias de técnicas.

Depois desse papo todo chega a hora de mais som e temos Hunters and Prey ( do disco Hunters and Prey ) do Angra seguida de 3 novas músicas do próximo disco Hangar ( à ser gravado em outubro ). E o que posso lhes contar deste novo trabalho, é que, ele será um disco mais pesado, pegada na batera marcante e cadência nas guitarras ( isso na música " 1 " - o nome é segredo ); já na " 2 "  temos mais peso, sendo quase um thrash, com bateria super rápida e partes mais melódicas.

    Em seguida uma pausa no som, explicações sobre exercícios de sua apostila e mais uma nova música do Hangar, esta melódica e pesada com bateria incansável. Já lhes antecipo amigos e amigas este novo disco do Hangar é para banguear sem parar.

    Relembrando os anos 80 com uma música do Journey, seguida de Sailing in the Sea of Sorrow do disco Inside Your Soul do Hangar e um solo animal entremeando trechos de  Brasileirinho. E o workshow que começara pouco depois das 8 da noite estava durando mais de 2 horas e meia. Então, Aquiles toca Nova Era ( do disco Rebirth ) e convida a todos para olharem ele tocar, passando por trás da bateria e então fecha a noite com Angels and Demons do Temple of Shadows e o cover de Perfect Strangers do Deep Purple na versão do Hangar. Após isso aguarda todos os presentes para fotos e autógrafos.

    Aquiles Priester promoveu seu workshow em terras pinhalenses, com toda a técnica que tem, mas também mostrou uma total descontração durante todo o evento deixando todos os fãs, bateristas, enfim, todos os presentes contentes por estarem participado junto com Aquiles. Eu registro meus agradecimentos pessoais ao Aquiles Priester pela entrevista exclusiva, à Nilza Formagio, ao Pedrinho da Fábrica do Som e ao Alexandre do Screshy.

    É amigos e amigas do Rock On Stage, agora não tem jeito, depois do sucesso que foi o workshow de Aquiles Priester, queremos que outros grandes músicos também venham fazer seus workshows em Pinhal.

Texto: Fernando Júnior
Fotos: Alexandre ( www.screshy.com )

 

Álbum de Fotos

Entrevista

 

Voltar para Shows