Na chuvosa segunda-feira do dia 19 de julho de 2005, eu tive o prazer de bater esse papo com o Aquiles Priester ( baterista do Angra e do Hangar ), momentos antes do início do excelente workshow que ele apresentou em Espírito Santo do Pinhal/SP. Neste papo, conversamos sobre a máscara do polvo, as gravações de Temple of Shadows, os shows no Japão, planos para o futuro com o Angra e o Hangar, além do vindouro novo DVD do Angra e como que Aquiles estuda bateria. Confiram...

Rock On Stage: Estou ao vivo com Aquiles Priester, baterista do Angra e vamos bater um papo rápido para o Rock On Stage. Como surgiu e quais os detalhes da máscara do polvo que você sempre costuma usar?

Aquiles Priester: Na verdade isso aí foi uma brincadeira, a gente estava fazendo uma tarde de autógrafos em Limeira/SP e uma pessoa que estava realizando o show lá, esqueci o nome, Vile...; eu vi uma máscara, que na verdade era uma máscara de goleiro de hockey. Aí quando eu vi a máscara: " pô essa máscara vai ficar legal na minha bateria", porque ela era de alumínio, então, ia combinar com as ferragens, aí eu pedi a máscara, ele me deu e eu começei a usar. 

    Quando eu fui lançar o meu DVD  ( Inside My Drums ), eu  tava pensando em usar essa máscara como símbolo meu, só que aí eu fiquei preocupado com direitos autorais, de saber de quem era a máscara, que eu estava usando uma coisa que eu não sabia de quem que era. Então eu resolvi criar uma máscara utilizando o apelido que o Edu me deu ( Edu Falaschi - vocalista do Angra ) né, de polvo, então aí eu peguei aquela antiga máscara minha e mantive as mesmas características e tentei dar uma cara de polvo-cibernético-alienígena. E assim que pintou foi mais um esquema de brincadeira, não tinha uma intenção de ter um ícone, de ter uma imagem minha, sabe, foi coisa que acabou rolando, acho que foi até por isso que deu certo.

Rock On Stage:  A gravação e composição das partes de bateria do disco Temple of Shadows foram muito trabalhosas para você? 
Aquiles Priester:
Bastante, bastante, a gente ficou praticamente dois meses praticando as músicas, depois a gente teve mais 20 dias com o Denis ( Ward, produtor do disco ), que ele tava aqui para afinar as músicas, definir algumas partes melhores, ou seja, deixar aquela matéria bruta que a gente tinha em produto final, então acho que foram ao todo praticamente 70 dias tocando praticamente todos os dias. Então aí teve também mais a parte de gravação que levou 5 dias, foi super intensa, que eu tocava por dia um média de 8 a 10 horas, então era uma coisa muito intensa, que eu acho que valeu muito a pena pelo resultado que a gente obteve, eu acho que esse disco a gente conseguiu sintetizar tudo aquilo que nós queríamos mostrar como banda desde o começo, mas que por algum motivo ou outro a gente precisava lançar um disco como o Rebirth antes para que fosse um caminho mais natural, o Temple of Shadows.

Rock On Stage:  E os shows no Japão e Austrália da Temple of Shadows Tour, quais as lembranças? Conte-nos como foi a tour conjunta com o Nightwish ( que fez a abertura no Japão ).
Aquiles Priester:
Foi muito bacana, muito bacana mesmo, porque eu pelo menos não tinha visto a banda ao vivo, o Nightwish, achei a banda fantástica. Ao vivo a gente teve uma interação legal, eles até falavam que eles não tinham sido banda de abertura antes, que para eles estava sendo meio difícil esse negócio, porque eles tavam sempre acostumados a ser headliner e que eles estavam admirando demais a nossa postura, que não era aquele tipo de banda que tomava conta ali do palco passava o som quanto tempo que precisasse e a gente respeitava completamente a agenda que era passada. Então isso aí criou um respeito grande entre as duas bandas. E na Austrália, quando a gente estava tocando lá, o Nightwish estava fazendo também alguns shows, só que a a gente não estava fazendo junto e então foi legal que a gente pode ir em shows deles e eles no nossos.

Rock On Stage: Aquiles, é verdade que o peso das músicas do Temple of Shadows foi determinado pela bateria? 
Aquiles Priester:
Eu acho que não somente pela bateria, mas pela proposta inicial da banda, a gente queria fazer um disco um pouco mais pesado, mostrar um pouco mais do trabalho das guitarras e eu tive muito mais liberdade para compor as minhas linhas da maneira que eu sempre toquei. Então acho que foi um fator, e também o fato do Edu tá cantando muito mais agressivo, o baixo do Felipe tá coradíssimo ali na batera e as guitarras do Kiko e do Rafael, acho nunca estiveram tão presentes assim, como elas estão nesse disco, então, acho que é o conjunto todo e também o nosso amadurecimento, que foi uma coisa importantíssima, depois de quase 150 shows juntos, então a banda tava muito mais coesa, tocando muito mais juntos. 

Rock On Stage: A gravação do próximo DVD ao vivo do Angra foi adiada, gostaria de saber quando acontecerá essa gravação e se o Angra tem intenção de convidar alguns dos músicos que participaram do álbum Temple of Shadows ( Sabine Edelsbacher, Hansi Kürsh, Kai Hansen e o Milton Nascimento ). Enfim, que tipo de surpresas os fãs podem esperar neste DVD?
Aquiles Priester: Na verdade o show foi cancelado exatamente por isso, entendeu, porque alguns dos convidados não poderiam estar presentes ( Nota da Edição: o show aconteceria dia 06 de agosto ), e foi uma coisa que eles já tinham confirmado, mas a mudança de última hora na agenda deles impossibilitou que eles estivessem aqui, então a gente preferiu cancelar o show e fazer um espetáculo realmente a altura.

Rock On Stage: Adorei o primeiro disco do Hangar ( Inside Your Soul ) e gostaria de saber o que está sendo preparado para o próximo álbum, o que você pode nos antecipar?
Aquiles Priester:
Na verdade esse é o segundo disco, a gente tem um outro disco que está fora de catálogo que é super raro, que se chama Last Time e o Inside Your Soul é o nosso segundo disco que foi lançado em 2001, um pouco antes do Rebirth sair. A gente já tá com um disco inteiro pronto, está com a pré-produção feita e a deve começar a gravar agora em outubro e vai finalizar até dezembro para lançar em janeiro do próximo ano. Tá bem pesado, extremamente rápido, eu acho que é bem a cara da banda.

Rock On Stage: Quais os planos para o futuro com o Angra?
Aquiles Priester: A gente deve seguir com essa turnê até fevereiro mais ou menos, aí a intenção nossa é começar compor as músicas novas em abril e gravar até junho, para o disco novo ser lançado em setembro ou outubro no máximo. Então a gente, dessa vez, não vai parar as atividades da banda, vai continuar fazendo shows e compondo o disco nessas brechas que a gente tem.

Rock On Stage:  Quanto tempo você dedica aos estudos de bateria e como é feito esse estudo? E aproveito também para lhe perguntar quais os conselhos que você daria para um garoto que está começando?

Aquiles Priester: Eu costumo dizer que a minha ligação com a musica é praticamente 24 horas, porque o estudo não é o momento que você está sentando na batera tocando, isso é muito mais uma prática do que você tá fazendo, que faz parte da sua vida. No caso o estudo mesmo, é você pesquisar novos sons, novas bandas, novos estilos, que é uma coisa importante, você não pode ficar bitolado em uma única coisa, então, eu posso dizer assim que todo o tempo que eu tenho livre, eu procuro estar envolvido com alguma coisa que seja relativo à música: seja um dvd, uma vídeo aula, um cd, praticar realmente, então é uma coisa tá praticamente o tempo inteiro junto comigo.

Rock On Stage: E fechar o uma noite do Prog Power nos Estados Unidos desse ano ?
Aquiles Priester:
Pô! Vai ser muito legal, que uma noite quem vai fechar é o Angra e na outra noite quem vai fechar é o Stratovarius. Então, eles vão voltar agora, vai ser muito bacana, o Prog Power a gente já tocou lá em 2002, foi fantástico e reúne gente do mundo inteiro e a gente tá super feliz poder estar lá outra vez e mostrar a energia que são as músicas do Temple of Shadows.

Rock On Stage:  Muito obrigado mesmo pela entrevista Aquiles, o espaço é seu e peço para que deixe uma mensagem para os fãs do Angra e Hangar e para os leitores do Rock On Stage.
Aquiles Priester:
Legal, eu quero deixar um grande abraço para todos os leitores do Rock On Stage e deixar super abraço a todas as pessoas que moram aqui, em Espírito Santo do Pinhal, dizer que foi um prazer imenso ter estado aqui e com certeza vai ser um grande evento e vai ficar marcado. Pelo menos pra mim com certeza vai ficar marcado.

Da esquerda para a direita:  Fernando ( Rock On Stage ), Aquiles Priester, 
Nilza Formagio e Marcelo ( Burning In Hell ).

Resenha do Workshow em Pinhal
Mais Aquiles Priester: www.aquilespriester.com 

Por Fernando R. R. Júnior
Fotos: Alexandre do Screshy ( www.schreshy.com )

Voltar para Entrevistas