Sodom: "Vamos proporcionar a insanidade que nossos fãs brasileiros tanto desejam"

Após quatro anos longe do Brasil, a lendária banda de Thrash Metal Sodom está de volta ao país para shows em Curitiba ( 06/04 - Music Hall ) e São Paulo ( 07/04 - Carioca Club ). E como não poderia ser diferente, os alemães prometem fazer mais uma histórica e memorável performance aos fãs brasileiros. Neste momento, Tom Angelripper ( vocal/baixo ), Bernemann ( guitarra ) e Markus "Makka" Freiwald ( bateria ) promovem em sua mais recente turnê do aclamado In War And Pieces ( leia resenha ) , lançado pela SPV Records (2010), e no Brasil, via Shinigami Records. Na entrevista abaixo, o líder Tom Angelripper comenta sobre a expectativa da banda em tocar novamente no país, revelou que já estão compondo um novo disco e pensando em lançar um box em comemoração aos 30 anos de carreira, além de outras curiosidades.

Rock On Stage: A última passagem do Sodom pelo Brasil foi em 2008. O que vocês lembram daquele show e qual é a expectativa para este novo reencontro com os fãs brasileiros?
Tom Angelripper
: Nós sempre tivemos um bom momento na América do Sul. O que podemos esperar? Pessoas loucas, verdadeiros fãs de metal e promotores amigáveis (risos). Nossos fãs sabem o que esperar das nossas apresentações! Preparem-se para o caos!

Rock On Stage: "In War And Pieces" é o último trabalho de estúdio da banda. Quando podemos esperar por um novo álbum do Sodom?
Tom Angelripper
: Já começamos o processo de composição. Espero entrar em estúdio em junho, depois de voltarmos dessa turnê. O disco In War And Pieces foi gravado pelo baterista Bobby, que nos deixou logo após as gravações.

Rock On Stage: Vocês já tem algum material pronto para o novo álbum?
Tom Angelripper
: Sim, nós já temos seis músicas finalizadas e temos muitas ideias para outras composições. E, acredite em mim, esse será um álbum matador e estamos muito felizes com o novo baterista, que fez um ótimo trabalho depois de juntar-se a banda.

Rock On Stage: Vocês pretendem manter a bem-sucedida parceria entre o Sodom e o produtor Waldemar Sorychta que trabalhou com a banda em "In War And Pieces"?
Tom Angelripper
: Sim, ele é um ótimo produtor. Existe uma incrível parceria entre a banda e ele. Sorychta sabe exatamente como gravar uma banda como o Sodom. Isso é muito importante para que possamos manter nosso espírito intacto. E, pelo andar da carruagem, nosso próximo álbum pode ser o mais pesado da nossa carreira.



Rock On Stage: Vocês sempre tiveram contratempos quando o assunto é excursionar pelos USA. Vocês acreditam que após ter participado do 70,000 Tons Of Metal, a banda possa fazer uma turnê própria pelo país?
Tom Angelripper: Esperamos que sim. Sim, você está certa, existiram sempre problemas com promotores locais. Mas, queremos fazer isso, sabemos que existem muitos fãs nos Estados Unidos esperando por uma turnê. Mas, o que podemos fazer? Estamos sentados em casa esperando por ofertas. Sodom é uma banda internacional, que toca no mundo todo.

Rock On Stage: No álbum Nunc Est Bibendum (Unkel Tom Angelripper), vocês fizeram uma paródia com a famosa capa dos Beatles do CD Abbey Road. De onde surgiu a ideia de fazê-la?
Tom Angelripper
: Eu adorei a ideia. Me lembro que quando tínhamos uma festa na sexta e queremos continuar bebendo no sábado, então pegamos as garrafas de cerveja vazias e fomos para loja no sábado de manhã. Essa foi a mesma situação, e esse é o significado do álbum. Aproveitar os bons momentos, estar com seus melhores amigos e tomando cerveja… Essa é a vida!

Rock On Stage: O Sodom completou 30 anos recentemente, vocês têm em mente algo em especial para celebrar essa data?
Tom Angelripper
: Queremos lançar um box especial com algumas especialidades para os colecionadores da cena. Existirá um oficial bootleg que é um tipo de tributo para o álbum Witchhunter, mas não posso te contar muito agora… é surpresa! (risos).


Rock On Stage: Vocês pensam em lançar uma continuação para Lords Of Depravity Part II?
Tom Angelripper: Não! Por enquanto, sem chance!

Rock On Stage: Como você resumiria esses 30 anos de banda, considerando que a banda passou por mudanças de line-up, gravadora, diversos festivais, etc.
Tom Angelripper
: Para quem está lendo esta entrevista e nunca viu Lords Of Depravity DVD  Vol 1 e 2  ( confira a resenha do segundo volume aqui ), ai está a resposta. Aconteceram muitas coisas maravilhosas nesses 30 anos, aventuras inacreditáveis, incríveis turnês e diversos discos aclamados. Eu poderia escrever um livro sobre isso, mas os anos passam tão rápido, não posso acreditar nisso!

Rock On Stage: Qual foi a situação mais estranha ou engraçada que você já teve no palco?
Tom Angelripper
: Ah! Com certeza quando cai do palco durante um show do Onkel Tom, totalmente bêbado, então me levaram para um hospital… Meu rosto estava extremamente machucado. Depois disso, eu voltei e entrei no palco de novo, fazendo o resto do set list. Aquilo foi inacreditável, marcante demais!

Rock On Stage: Tom, você sempre diz que usa sua música para comentar o que está acontecendo no mundo, sobre as coisas ruins que nos rodeiam. Você acredita que a música tenha o poder de intervir sobre quem a escuta ou de contribuir para a mudança do pensamento?
Tom Angelripper
: Não, a música e também as letras não podem mudar nada, mas podemos tentar acordar. Mas a música e as letras me dão a chance de gritar isso. Não existem atividades políticas ao redor da banda, mas podemos manifestar nossos sonhos de um mundo pacifico através de nossas atitudes.

Rock On Stage: Você tem alguns projetos paralelos ao Sodom como Die Knappen e Unkel Tom Angelripper. Conte-nos um pouco sobre eles.
Tom Angelripper
: Onkel Tom é uma banda que existe desde 1995, nós gravamos cinco álbuns até agora. Isso tudo é sobre beber, ter bons momentos estando junto com seus melhores amigos. É uma mistura entre Punk, Hardcore, Metal, Classic Rock… Tudo com letras em alemão. Quem ainda não teve a oportunidade em ouvir, deveria tirar um tempo para conferir essa banda. Knappen é uma banda com músicas escritas sobre a tradicional mineração alemã, tenho trabalhado na mineração por dez anos.

Rock On Stage: Muito obrigada pela entrevista. Por favor, deixe um recado aos fãs brasileiros.
Tom Angelripper
: Obrigado pelo apoio. O Sodom é extremamente orgulhosos em ter muitos fãs leais como vocês, brasileiros. A América do Sul detona e estamos ansiosos em voltar ao Brasil e rever todos os nossos melhores amigos. Galera, podem se preparar que estamos trazendo toda a insanidade que vocês tanto desejam! Muito obrigado por tudo! E por favor continuem sodomizados!!!

Por Juliana Lorencini
Edição Costábile Salzano Jr
Março/2012

Confira o recado da banda ao público brasileiro em em http://www.youtube.com/watch?v=3SfYg2vsLgA.

Links relacionados: http://www.facebook.com/sodomized,
http://www.twitter.com/sodomized,
http://www.myspace.de/sodom,
http://sodomized.info,
http://www.volume-10.com,
http://theultimatepress.blogspot.com.

 

 

Voltar para Entrevistas