Rhevan

    Durante o mês de fevereiro de 2013 conversei por e-mail com Aldo Carmine, Gleydson Keyler e Daniele Navarro, respectivamente baixo, guitarra e vocais do Rhevan, banda de Symphonic Metal brasileira de altíssima qualidade. Neste bate papo abrangemos o novo lançamento da banda, o álbum One More Last Attempt ( confira resenha - que foi um dos grandes lançamentos de 2012 ), a cena na sul-matogrossensse, o primeiro 'full length' Perpetually, shows no Paraguai,  a produção do cd, a ligação com a Shinigami Records e uma gravadora da Alemanha e muito mais. Confira mais detalhes logo abaixo.

Rock On Stage: Para começar gostaria de saber um pouco da história e das influências do Rhevan?
Aldo Carmine: O Rhevan foi formado em 2007 pelo guitarrista Thiago Azevedo, que convidou a vocalista Daniele Navarro para juntos fazerem alguns covers de bandas de Symphonic Metal, como Nightwish, Within Temptation e Epica, mas algumas diferenciadas como Iron Maiden, Shaman, Cradle Filth, etc. Mas, logo a banda já começou a escrever suas músicas, e em 2008 lançamos a demo Frontline.

    As influências são várias entre os integrantes, no meu caso, ouço muito metal clássico como Iron Maiden, Judas Priest, bandas como Gamma Ray também, e até mesmo Guns 'n' Roses ( aquele que era bom... risos ) que foi a banda que me apresentou ao Rock´n´Roll no início dos anos 90. Devido a essa variedade, a música que fazemos se distingue.

Rock On Stage: Campo Grande/MS é uma cidade distante de onde está mais concentrada a cena Heavy Metal do Brasil, como são as oportunidades de shows na região e como é a cena do estado como um todo. E o que vocês fazem para modificar isso?
Aldo Carmine: Atualmente há boas bandas em todo lugar. Acho que não há mais esse limite territorial. Claro que as maiores oportunidades de shows e festivais estão em outras capitais como São Paulo, Belo Horizonte e também no nordeste.

    Mas, um aspecto que temos percebido, e não só aqui em Campo Grande, é a falta de espaço para bandas autorais. Está acontecendo em todo lugar e isso é bem preocupante. Se não promovemos nossos próprios shows, acabamos tendo que pagar para tocar, e isso é absurdo!

Rock On Stage: Em quais aspectos vocês sentem que a banda evoluiu mais do primeiro álbum Perpetually de 2009 para o One More Last Attempt ( 2012 )?
Aldo Carmine: As composições estão mais sofisticadas e, ao mesmo tempo, mais pesadas. Adoro o Perpetually, há músicas muito boas lá, mas no 'Attempt' temos mais Metal, e isso é algo que estará ainda mais evidente nas próximas composições.

Gleydson Keyler: Estamos mais velhos, mais certos do que queremos fazer então as músicas soam assim, amadurecidas.

Daniele Navarro: Além da questão da idade, o entrosamento no grupo faz toda a diferença durante a produção das músicas.

Rock On Stage: Antecedendo One More Last Attempt,  o Rhevan lançou o web single Drunk With The Blood Of Saints, que já alcançou mais de 20.000 downloads, aliás, parabéns pela marca, bem como vocês veem esse atual momento da indústria onde temos os downloads e álbuns em formato físico? Confesso que prefiro o formato físico, pois ele possui uma magia maior com o ouvinte.
Aldo Carmine: Obrigado! Realmente é uma bela marca! Sempre que possível disponibilizamos algo gratuito para download. É uma ótima maneira de manter a banda na ativa e de os fãs conhecerem antes de comprar. Mas, eu, particularmente, faço questão de comprar CDs quando gosto muito. Comprei recentemente os dois do Unsun ( N.E.: Clinic For Dolls e The End Of Life ), o novo da Doro Pesch, e adoro vinil também, apesar de não ter como tocá-los risos. Comprei recentemente a versão americana do Appetite for Destruction e pretendo comprar mais vinis novos.

Gleydson Keyler: Sem duvidas, o “formato físico” é bem mais atrativo, e também é a nossa preferência! Porém, o download tem o poder de ir bem mais longe, em bem menos tempo. Acaba sendo uma via de mão dupla à qual o músico da atualidade tem que se adaptar.

Daniele Navarro: O fato de termos disponibilizado downloads fez mais pessoas nos conhecerem e com isso adquirirem os CDs em formato físico. Muita gente tem medo de comprar antes de conhecer a banda, sendo assim, ao disponibilizarmos nosso material gratuitamente na internet, acabam gostando e até nos procurando para comprar.

Rock On Stage: Antes de One More Last Attempt vocês lançaram dois singles e um EP de mesmo nome. Qual a importância de se lançar esses trabalhos antes de lançar um álbum oficial?
Gleydson Keyler: Sempre gostei que as bandas e artistas nos deixassem conectados a eles, sem um hiato entre um cd e outro. Acho interessante ver que a banda esta trabalhando em algo, sem falar que é uma oportunidade dos fãs e dos novos ouvintes saberem o que está por vir.

Aldo Carmine: Além de ser uma boa prévia dos cd´s completos, é uma chance de lançarmos, de forma fácil e acessível, faixas exclusivas como covers, versões ao vivo, acústicas, etc.

Daniele Navarro: É bom sempre produzir, pois se a você fica muito tempo parado acaba perdendo muitas ideias boas. Além disso, quem curte a banda fica animado e com gostinho de quero mais!


Rock On Stage: Mesmo sendo uma banda com apenas quatro anos de formação vocês já realizaram shows no Paraguai, quais as lembranças destes shows?
Gleydson Keyler:
São as melhores possíveis! O respeito e a receptividade do público e produção foram incríveis, sem contar a experiência de tocar em um lugar onde a temperatura estava marcando praticamente 0°C, aliás digamos que certa parte da banda ficou feliz com isso.

Aldo Carmine: Foi um dos melhores shows do Rhevan. Fomos muitíssimo bem recebidos e a galera compareceu em peso! Foi também a estreia do nosso batera Matheus.

Rock On Stage: Como foram os trabalhos de composição de One More Last Attempt?
Gleydson Keyler:
Assim como praticamente todo trabalho da Rhevan, todos participaram, todos possuem esta habilidade de compor e penso que isso que difere em nosso som.

Aldo Carmine: Algumas músicas foram compostas em épocas diferentes. Tivemos, como de costume, o apoio da Dane Oliveira, que é ótima arranjadora. Mas os detalhes finais foram feitos no estúdio mesmo. O que mais valorizo no Rhevan é o fato de todos comporem. E sempre será assim! No 'Attempt' temos músicas de todos os integrantes e isso resultou em um álbum bem variado, tanto no instrumental quanto nas letras.

Rock On Stage: E como tem sido a recepção do álbum pela mídia e pelos fãs?
Aldo Carmine:
As resenhas têm sido muito positivas. Estamos realmente bem satisfeitos. A galera tem elogiado também, mandando recados pela internet indicando suas favoritas. É muito gratificante.

Daniele Navarro: Com certeza muito boa! As críticas estão sendo favoráveis, estamos alcançando um espaço no meio musical e isso anima bastante para continuarmos produzindo e melhorando cada vez mais.

Rock On Stage: Qual é o conceito lírico de One More Last Attempt?
Aldo Carmine:
Não há um conceito padrão para o álbum, mas a música que dá o título é sobre não desistir, mesmo que um dia você tenha dito a si mesmo que não iria mais tentar, então você acaba tendo “várias últimas” tentativas. A letra fala também sobre tentações, erros que deveriam ter sido evitados, mas que foram repetidos por impulso.

Rock On Stage: O clipe para Drunk With The Blood Of Saints ficou excelente, embora o clip deixe bem claro sua ideia, gostaria que você comentasse um pouco dele.
Aldo Carmine: A letra é do Gleydson e o roteiro do clipe foi escrito pela Dani, que criou a personagem principal, uma mulher que descobre estar grávida e sai a procura do namorado para lhe contar, mas o encontra em um bar com outra mulher, num ambiente de jogatina, prostituição e vícios, onde pessoas agiam tentadas por vozes ocultas. O apoio da galera que participou do clipe e da produção foi demais! Tudo foi feito entre amigos e parceiros.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=K-K1obvrjm0

Rock On Stage: A última faixa é a suíte Gothic Love Affair? Que comentários tem recebido nesta longa faixa?
Gleydson Keyler: Até o momento os melhores possíveis, ela é uma música longa, porém com várias mudanças de atmosfera, ritmo e melodia, que acaba a tornando uma música não cansativa. Resumindo, se você quer Metal, balada, Prog, sinfonia, ouça-a!

Aldo Carmine: O resultado final realmente me surpreendeu. Inicialmente me pareceu algo muito ousado, mas, porque não fazer? Superou minhas expectativas e é se tornou a faixa ideal para fechar o disco.

Rock On Stage: Vocês gostam de músicas longas? E quais vocês gostam mais de tocar e sentem que os fãs também apreciam do novo cd?
Gleydson Keyler:
Se a música é boa, não tem grande importância se ela tem 5 ou 20 minutos, você irá ouvi-la até o fim e após isso ira dar o repeat... Sobre uma música que mais gostamos de tocar é complicado, eu e a Dani diríamos certamente Dark Sunrise.

Aldo Carmine: Realmente a duração de uma música não é o que a define como boa ou ruim, talvez apenas no ponto de vista comercial, que sinceramente não é o que mais se deve levar em conta, principalmente se tratando de Heavy Metal. Mas acho que é algo que deve ser feito com moderação ( risos ).

Rock On Stage: Aldo você fez a produção do álbum e ficou excelente. Bem, comente um pouco como foram os trabalhos.
Aldo Carmine: Obrigado pelo elogio. Estou a cargo da produção musical do Rhevan desde o primeiro registro, em 2008, que foi a demo Frontline. De lá para cá, aprendi muito sobre gravação e produção musical, e com os recursos básicos, cada registro foi uma evolução.

    Começamos a trabalhar nas gravações do novo álbum ainda em 2010, quando surgiram as primeiras músicas. Tudo foi mais bem trabalhado, pois não havia pressa alguma. Pude ouvir e re-ouvir várias vezes e alterar o que fosse necessário. Sempre tive total liberdade para isso, pois o pessoal da banda confia muito no meu trabalho e estamos vendo o resultado nas resenhas, o que é muito gratificante para mim, pessoalmente.

Rock On Stage: One More Last Attempt foi lançado pela Shinigami Records. Bem como foi o contato com a empresa e o que isso está agregando ao Rhevan?
Aldo Carmine: Participamos da coletânea Hellstouch ( leia resenha ), idealizada pela Shinigami, que reuniu bandas da vários estilos e que também participariam de uma votação, cuja premiação seria o lançamento de um cd completo. Escrevemos duas músicas novas exclusivamente para a coletânea e, em seguida, enviamos o material que já tínhamos para o novo álbum.

   Após algum tempo, através de nossa assessoria, ficamos sabendo que nosso álbum seria lançado, mesmo não estando entre as bandas mais votadas. Como esperado, ficamos imensamente felizes e orgulhosos, pois almejávamos este lançamento pela Shinigami já havia algum tempo, pois é a gravadora que mais apoia o Metal nacional na atualidade.

Rock On Stage: Na resenha que fiz para o Rock On Stage, afirmei que One More Last Attempt é tão bom que se fizesse uma audição às cegas, o ouvinte poderia dizer que se trata de um lançamento de uma banda gringa, bem o que vocês pensam desta minha opinião?
Aldo Carmine: Fiquei lisonjeado quando li, sinceramente, já que parte disso se deve ao meu trabalho na produção do álbum, e ser comparado com as grandes produções do exterior, realmente é muito gratificante. Obrigado!


 

Rock On Stage: Vocês já se apresentaram no Blackmore Rock Bar em São Paulo em novembro de 2012. Quais lembranças deste show e, o Rhevan pretende visitar mais São Paulo e algumas cidades do interior?
Aldo Carmine: Fazer o lançamento no Blackmore foi uma oportunidade que não poderíamos deixar passar, e foi o que fizemos. Dividimos o palco com outras bandas e foi bem legal conhecer o pessoal. Infelizmente, o público presente foi muito abaixo do esperado, considerando a data disponibilizada, no caso um domingo após um feriado prolongado, e grandes shows internacionais que aconteceram no mesmo final de semana.

    Mas, há também outro agravante, que sempre faço questão de mencionar, que é essa onda de eventos apenas com bandas cover. Isso dificultou ao extremo para as bandas que ainda estão na luta por reconhecimento, ou que ainda não fizeram sucesso no exterior, para depois serem reconhecidas aqui, como acontece já há muito tempo e muitos sabem disso. E, claro, independente disso, esperamos que exista muitas outras oportunidades de tocarmos em São Paulo e outras cidades.

Rock On Stage: Como foi e como está o contato com a gravadora alemã Metal Del Mundo que está lançando One More Last Attempt em mais lugares? E quais comentários positivos ou negativos que vocês destacam?
Aldo Carmine: Tudo se deu graças a dois grandes amigos alemães que fizemos através da Internet, Markus e Monika Scherer. Além de grandes fãs da banda, são talvez as pessoas que mais nos apoiaram até hoje. Ambos são dj’s de uma webradio chamada Radio Rock Café, e em seus programas tocam muito as nossas músicas. Eles apresentaram o Rhevan ao pessoal da Metal Del Mundo, quem logo depois entrou em contato para combinar o lançamento do novo álbum, e também o primeiro, Perpetually.

    Imediatamente nos reunimos para regravar todo o primeiro álbum, que agora tem uma qualidade muito superior àquela que foi liberada para download. O lançamento acontecerá em 2013, mas ainda não temos uma data devido a algumas mudanças que estão ocorrendo na diretoria da Metal Del Mundo. Temos muitos seguidores estrangeiros em nossas redes sociais, principalmente alemães, e os comentários tem sido super positivos e todos perguntam sobre o lançamento.

Rock On Stage: Quais os planos para 2013?
Aldo Carmine: Lançarmos mais dois vídeos e, com o lançamento de nossos álbuns pela Metal Del Mundo, estamos mais próximos de realizar o grande sonho de fazer shows na Europa.


Rock On Stage: Daniele, para encerrar, vou citar o nome de seis vocalistas e você me fala sua opinião sobre elas Tarja Turunen ( solo e ex-Nightwish ), Floor Jansen ( Nightwish e Revamp ), Sharon Del Adel ( Within Temptation ), Sabine Edelsbacher ( Edenbridge ), Doro Pesch (solo e ex-Warlock ) e Dani Nolden ( Shadowside ).
Daniele Navarro: Todas as citadas são incríveis, vozes extremamente diferentes, estilos variados e muito talentosas. Posso não ser fã da banda de alguma delas, mas é inegável que são grandes vocalistas ( gosto pessoal não pode ser motivo para dizer se uma banda é boa ou ruim ).

    Como destaque cito a Floor Jansen, sempre que via seus vídeos me inspirava com a performance, me ajudou bastante com relação a postura em palco ( gosto muito da voz dela ), e a Dani Nolden, brasileira mostrando que em nada fica atrás das grandes bandas de Metal que temos no mundo, me orgulho ao ver brasileiras mandando ver no cenário musical mundial :).

    Não posso deixar de citar outras vocalistas que gosto muito, as brasileiras Daisa Munhoz, Winny Pazi, Helena Martins - aprecio bastante o trabalho delas e a Simone Simmons, minha predileta das vocalistas de Metal, gosto muito da voz dela.

Rock On Stage: Agradeço pela entrevista e deixo o espaço para vocês deixarem uma mensagem para aos fãs e aos leitores(as) do Rock On Stage.
Aldo Carmine: Agradecemos ao Rock On Stage pelo espaço. Para quem estiver interessado em conhecer o som do Rhevan, há bastante material gratuito em nosso site, então é só acessar www.rhevan.com/downloads.php  e conferir, e nosso novo álbum também pode ser adquirido pela internet no site da Shinigami Records, neste link: http://www.shinigamirecords.com/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1418.
Grande abraço!

Por Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Karina Somacal da Shinigami Records
 e ao Marcos César de Almeida
Março/2013

Voltar para Entrevistas