Entrevista com Rinus Vreugdenhil do Picture

   O simpático, sucinto e excelente baixista Rinus Vreugdenhil formou junto ao baterista Laurens Bakker a banda de Heavy Metal holandesa Picture e na década de 80 registraram alguns clássicos importantes, como foi o caso do álbum Eternal Dark. Em 2014, eles se apresentaram pela primeira vez no Brasil ( relembre como foi em Limeira/SP neste link e em São Paulo/SP clicando aqui ) e neste ano de 2016 retornaram para mais quatro datas. Por conta desta nova visita, o Rock On Stage conversou com exclusividade por e-mail com o baixista Rinus Vreugdenhil que nos contou sobre a expectativa dos shows junto ao Tygers Of Pan Tang, sobre o vindouro novo álbum do Picture, sobre o carinho com os fãs e muito mais. Com vocês o "oldschool" Rinus Vreugdenhil:

Rock On Stage: É uma grande honra para mim poder conversar com você e lhe agradeço pela entrevista desde já. Vocês esteve na América do Sul pela primeira vez em 2014 ao lado do Grim Reaper, quais as expectativas para esta nova passagem no país ao lado do Tygers Of Pan Tang?
Rinus Vreugdenhil: Esperamos um grande show com o Tigers of Pan Tang. Realizamos juntos um show muito pesado na Holanda em 2014.

Rock On Stage: Vocês foram juntos ao Judas Priest, ao Iron Maiden, ao Def Leppard, ao Saxon, ao Vixen e tantos outros, os precursores do New Wave Of British Heavy Metal. Quais bandas influenciaram o Picture? E na sua opinião existem alguma mudança para ser realizada para que o Heavy Metal continue com a importância que sempre teve?
Rinus Vreugdenhil:
Posso dizer que foi inspirado na banda Cactus, com Jeff Beck e Carmine Appice. E também o Vanilla Fudge. Na segunda pergunta, eu acho que a "velha escola" é importante ate para a música moderna e complementando... a Oldschool nunca estará morta.

Rock On Stage: O ótimo álbum Warhorse foi o último de estúdio do Picture, vocês já estão trabalhando em novas ideias para o sucessor deste ótimo registro de estúdio? E o que você já pode nos revelar?
Rinus Vreugdenhil: Sim, nós criamos o novo álbum do Picture. Mas, apenas em LP e Mp3.

Rock On Stage: Nos shows, óbvio que os fãs querem os antigos sucessos, mas, como vocês sentem a reação deles nas músicas do álbum Warhorse?
Rinus Vreugdenhil:
Eles querem ouvir as músicas de Metal "Old-School". Isso é óbvio. Mas em uns 10 anos... o álbum Warhorse também será "old-school"... ( risos ).

Rock On Stage: Entre 1986 e 2008, exceção feita apenas a tentativa de reunião em 1988, que infelizmente não deu certo, o Picture ficou inativo, o que vocês fizeram neste período, o que os motivou a voltarem com força total e como tem sido a recepção desde então?
Rinus Vreugdenhil: De 1988 até aqui, é muito tempo e você realmente fica esquecido. Entretanto, a Internet é a razão que estamos de volta, pois, com o Youtube, com o Hyves e as demais plataformas digitais... a galera conheceu o nosso som e então fomos contatados em todo o mundo.

Rock On Stage: Nos anos 80, havia uma dificuldade enorme em se conseguir os álbuns das bandas de Heavy Metal, ainda mais em uma cidade pequena do interior do Brasil como a minha, mas, um dos mais marcantes para mim nesta década que passou pelas minhas mãos foi o "Eternal Dark", bem... gostaria que você relembrasse um pouco de como foi o começo da banda e quais álbuns da discografia do Picture são os seus preferidos.
Rinus Vreugdenhil:
Na Holanda, nós fomos a primeira banda de Heavy Metal. Estávamos lutando para que o Picture estivesse nas rádios, mas, tivemos sorte. O DJ Alfred Lagarde deu espaço ao Picture no rádio, quando não havia Internet ainda, o que foi muito importante. Dos discos, Diamond Dreamer e Eternal Dark é o que defino como o som do Picture.

Rock On Stage: Assisti e cobri pelo Rock On Stage a um de seus shows da última tour e pude conversar com vocês após o show rapidamente, como vocês quantificam a importância deste contato com os fãs?
Rinus Vreugdenhil: Os fãs são muito importantes para nós. Eles fazem você ou destroem você. Eu sou verdadeiro com os fãs, pois como disse, eles são muito importantes. Mais do que minha própria mulher.

Rock On Stage: Na época que o Picture começou creio que não haviam tantas bandas de Heavy Metal na Holanda, mas atualmente temos várias e você conhece as bandas conterrâneas como o Epica, Ayeron e o Within Tempation? E do Brasil, além do Sepultura, você conhece algum outro nome brasileiro?
Rinus Vreugdenhil: O Epica e o Within Temptation tem um som diferente do Picture. Mas são boas bandas. De nomes brasileiros, em 1988 eu ouvia Abhorrent ( N.E.: banda de Thrash Metal de Brasília/DF ) pelo rádio. Que som! Foi louco. Outra também que conheci do Brasil foi o Nailbomd ( projeto paralelo de Max Cavalera - do Soulfly e Cavalera Conspiracy - e de Alex Newport do Fudge Tunnel ) em 1995 no festival Dynamo Open Air na Holanda. Uma experiência incrível.

Rock On Stage: Como você avalia o momento que estamos vivendo na indústria da música, pois, os músicos - infelizmente - tem que conviver com os formatos legais de divulgação através das plataformas virtuais oficiais, os downloads ilegais e também os apreciadores ( meu caso ) do cd em formato físico, o que tem de positivo e negativo nisso tudo?
Rinus Vreugdenhil: O Picture é um passatempo para nós. Um grande hobby. Temos um bom trabalho e nós fazemos os shows nosso tempo livre. Então, podemos fazer uma tour pela América do Sul.

Rock On Stage: Quais são as novidades do Picture para este ano?
Rinus Vreugdenhil:
Novidades? Sim. haverá uma grande notícia. No mês que vem... curioso?

Rock On Stage: Muito obrigado pela entrevista, deixo o espaço livre para você possa convidar os fãs para os shows e também para enviar uma mensagem aos leitores(as) do Rock On Stage.
Rinus Vreugdenhil: Para todos os leitores do Rock On Stage, obrigado por sua confiança no Picture. Vamos após o show tomar uma cerveja ( risos ).

Por Fernando R. R. Júnior
Tradução: Carol Manzatti

Agradecimentos a Costálize Sálzano Júnior
e ao Sílvio Rocha da Open The Road

Março/2016

Voltar para Entrevistas