Garagem do Rock - 10ª Edição
Com: Marcelo Niero e Victor Marcellus
Casa do André em Espírito Santo do Pinhal/SP
Sábado, 29 de Julho de 2017
   

     Praticamente um ano após a mais ousada edição do projeto Garagem do Rock de Espírito Santo do Pinhal/SP ( relembre como foi ), que trouxe a cidade a excelente banda de Hard'n'Heavy Pop Javali, os conterrâneos do Garage Machine, o Barbaria e que também marcou o show de lançamento do cd Apocalipse ( leia resenha ) do baterista Marcelo Niero, novamente tivemos uma nova edição nomeada como Garagem do Rock X - Calabouço por seu organizador.

    Desta vez, o formato foi mais intimista e com a intenção de apresentar à um seleto grupo de amigos, amigas, músicos e familiares um workshop de bateria de Marcelo Niero e de seu ex-professor Victor Marcellus, formato este que serviu de laboratório para futuras apresentações do baterista. O local escolhido nesta ocasião foi a casa do André Torres meu amigo e parceiro aqui do Rock On Stage, onde foi montada a bateria do Marcelo Niero, além de toda a estrutura de som do Fabrício Vantuildes.

Marcelo Niero

    Foi por volta das 18hs que a parte musical do evento teve início, pois, antes enquanto são montados e organizados os equipamentos, os presentes vão confraternizando harmonicamente, pois, é sempre muito gostoso rever vários amigos, que se não forem em momentos assim, não temos oportunidades de revê-los. E devidamente em seu posto, Marcelo Niero exibiu a primeira de suas músicas, a Hioderno do citado álbum Apocalipse e seguiu batendo firme esta música.

    O formato onde apenas temos o baterista sendo acompanhado pela trilha de fundo é interessante, pois, prestamos atenção em cada um de seus toques e certamente que aumentaram a pressão ( mesmo tocando para os amigos ) no Marcelo Niero, porém, ele se saiu bem neste começo. Na sequencia veio a Pajé, onde são evidenciados os toques no baixo e percebemos que para acompanhar são necessários mais toques na bateria, o que acredito que tenha dado bastante trabalho para executar esta música no período de sua criação.

    Antes da terceira executada por Marcelo Niero comentou um pouco sobre o disco Apocalipse e a importância que o  projeto Garagem do Rock teve para ele e para o Rock'n'Roll na cidade de Espírito Santo do Pinhal/SP, além de agradecer ao André Torres pelo espaço, a presença de todos e conta que nós estamos sendo 'cobaias' do formato workshop e realizar uma sequencia de shows enfatizando que "nada melhor que o Garagem do Rock para a gente tentar como funciona a ideia", assim começa a tocar a mais calma Alta Tensão, onde 'abusou' dos pratos e efetuou várias viradas de bateria com a habilidade que possui, que resultaram em muitos aplausos.

    Conforme havia informado anteriormente, Marcelo Niero continua sua apresentação com a No Groove, que é mais calma, exceção apenas para as suas viradas, que ao vivo são sempre mais emocionantes de se assistir, sendo seguida por Suor Rising do Scarabeus registrada em seu disco Nenhum Paraíso te Espera ( leia resenha ).

    Empolgado como sempre, Marcelo Niero comenta que foi a primeira vez que tocou a No Groove e complementa dizendo que vai tocar uma música de uma das bandas por onde foi o baterista, sendo a escolhida a Cova Rasa, canção que ele gravou com o Barbaria e deu para enfatizar seu trabalho na bateria, pelo formato mais 'naked' escolhido no workshop. Por se tratar de uma música mais conhecida, assim como a outra escolhida para o set, que foi a Velas Negras, outra do Barbaria, que a galera participou mais até ensaiando uns 'corinhos' em suas execuções.

    Sempre com seu estilo descontraído, Marcelo Niero agradece aos amigos que também tocaram com ele no Barbaria e diz "a banda é minha né?" em uma brincadeira para os integrantes presentes e com um estilo mais elaborado e toques vibrantes na bateria tivemos a Nem No Céu Nem Na Terra, outra gravada com o Scarabeus.

    Na parte final do set do workshop de Marcelo Niero foi a vez de Camisa de Força, composição de Joel Moncorvo, que mostrou partes bastante técnicas e ótimas viradas na sua bateria. Novamente, ele agradece entre os aplausos que recebeu e finaliza sua participação neste Garagem do Rock com a Apocalipse, que intitula o primeiro cd solo de Marcelo Niero e exibe um lado mais Metal do álbum.

    É um ótimo formato este de workshop escolhido e existe sim um nicho a ser explorado, mesmo com todas as sabidas dificuldades que temos no Brasil para música instrumental, e é uma ótima oportunidade de conferir uma retrospectiva da carreira de Marcelo Niero em uma apresentação que no final desta tarde de sábado durou cerca de uma hora.

Set List do Marcelo Niero

1 - Hioderno
2 - Pajé
3 - Alta Tensão
4 - No Groove
5 - Suor Rising
6 - Cova Rasa
7 - Velas Negras
8 - Nem No Céu Nem Na Terra
9 - Camisa de Força
10 - Apocalipse

Victor Marcellus

    O campineiro Victor Marcellus é músico profissional desde 1995 já tendo estudado com os professores Alaor Neves e Lilian Carmona, além de já ter sido professor de bateria no Conservatório Carlos Gomes, na Drum Feel e na Master Guitar. Victor Marcellus também é produtor musical e possui o Estúdio 601, onde registrou discos de nomes como Rei Lagarto, 3duBlues, Edu Amaral, Ricardo Cury e tantos outros. No cinema fez uma breve ponta no filme Somos Tão Jovens, que conta a história de Renato Russo e atuou como o baterista do Plebe Rude.

    Seu primeiro cd de música instrumental foi lançado em 2009 com o nome de Leit Motiv e o segundo recebeu o nome de Roots Of Groove e foi disponibilizado em 2015, que mostraram as influências e estudos do baterista, como por exemplo Rock Progressivo, Blues, Jazz e Funk. Outra atividade do músico Victor Marcellus é a atuação como baterista do Jogada Brasil ( banda de MPB e Jazz instrumental ), do Boogie & Blues ( um Power Trio ) e na banda do Blues Felipe Prado, que fará uma viagem em turnê ao Canadá.

    Novamente o Garagem do Rock nos proporciona a oportunidade única conferir também como é o trabalho de músicos profissionais e que por um acaso são amigos do nosso Marcelo Niero, afinal, ele tem muitos contatos e sempre procura levar para nós músicos de alto gabarito como o caso de Victor Marcellus.

    Com tudo acertado para seu workshop, Victor Marcellus se posicionou na bateria para nos brindar com algumas das músicas de seus dois cd´s solo, sendo a escolhida para abrir o show a Groove'n'Roll ( do Roots Of Groove ), porém, antes ele comenta das dificuldades que enfrenta para apresentar suas músicas por falta de espaço no Brasil e conta também da visita no Canadá.

    Comenta também de como é a música Groove'n'Roll, da simplicidade que tem a ideia de transmitir com ela, porém, faço aqui um posicionamento contrário: é simples até na sua audição, graças as suas ótimas e ternas melodias, seja na bateria ou nos demais instrumentos, que deixam claro as influências de Rock e Groove, mas, não para tocá-la, aí meu amigo(a), a complexidade é bem maior e somente um baterista com o currículo de Victor Marcellus consegue executar com tanta tranquilidade.

    Após os aplausos, ele comenta rapidamente da música seguinte que é a Insight ( outra do Roots Of Groove ) e sobre como foi a sua composição, para então tocar a música com uma linha calma destacando o estilo mais Jazz, onde a bateria fica mais discreta e podemos perceber os toques do baixo e guitarra com toda a harmonia envolvida. Entretanto, no decorrer noto que algumas viagens são aplicadas e aí, Victor Marcellus realiza evoluções com ótimas viradas e um uso competente dos pratos.

    Ele também aproveita para avisar que está com o cd Roots Of Groove para vender no evento e que vai realizar um solo livre e sendo utilizadas todas as partes de sua bateria  em 'ataques' rápidos e precisos de forma que os presentes olharam e vibraram com seus toques, desta vez mais pesados, que resultaram em muitos aplausos. Na sequencia, Victor Marcellus agradece ao Gustavo Centurion pela ajuda na montagem e ajustes da bateria, ao Marcelo Niero, ao André Torres e também para a mãe do André ( sim, o evento foi bem família ), informa que a Blues Satisfy seria a última e como seu nome já entrega, sua pegada era mais Blues/Rock, naturalmente emocionando os apreciadores do estilo, o que é o particularmente o meu caso. Nesta também pude observar a habilidade de Victor Marcellus em sustentar a base da música com múltiplos toques, que normalmente quando estamos em um show, nem sempre reparamos no trabalho do baterista e aqui foi eficaz, rápido e com muita técnica.

    Havia tempo para mais uma e então Victor Marcellus decidiu nos brindar com outro solo livre, onde novamente sua técnica foi exibida e tanto eu quanto os demais ficamos olhando atentamente, pois, tivemos uma verdadeira avalanche de toques por todas as partes da bateria, que sempre impressionam.

    Quando Victor Marcellus terminou este solo, que fechou esta participação de aproximadamente trinta minutos no evento, o organizador Marcelo Niero foi ao microfone para os agradecimentos finais a todos e que mais uma vez o Garagem do Rock provou - mesmo em uma edição de volta às origens, de testes, de planejamento para algo maior - que é uma excelente oportunidade de reencontrar muitos amigos e ser exposto à músicas de enorme qualidade, que desta vez foram instrumentais.

Set List Victor Marcellus

1 - Groove'n'Roll
2 - Insight
3 - Solo
4 - Blues Satisfy
5 - Solo

    E vale aqui um comentário importante de ser acrescentado à esta matéria: mesmo músicos que já possuem alguns álbuns de estúdio, que já realizaram muitos shows ( caso do Marcelo Niero com o Barbaria ) e que tenham bandas regulares ( caso do Victor Marcellus ) precisam mostrar sua arte e explorar novos desafios como os que pude conferir nesta décima edição do Garagem do Rock, e este é o objetivo do evento, testar, servir de laboratório para voos maiores, afinal, o Rock começa sempre na garagem. Que venham mais edições para que possamos conhecer mais sonzeiras como estas desde sábado.

 

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos para Marcelo Niero
Agosto/2017

 Clique aqui e confira uma galeria de 25 fotos do X Garagem do Rock com Marcelo Niero e Victor Marcellus em Espírito Santo do Pinhal/SP

Voltar para Festivais