II Absolute Metal Festival 

    Com muito trabalho chegamos nesta segunda edição do Absolute Metal Festival.

   Desta vez fomos logo às 2 da tarde para ver se estava tudo certo, som, lugar, bar e tudo mais.

   Depois uma pequena pausa para jantar e reunir as forças para agüentar toda a balada do festival ( que não seria pequena ) afinal desta vez, além de realizar a cobertura, eu fui um dos organizadores.

       Chegamos em Santo Antônio do Jardim/ SP por volta das 17:30 da tarde e fomos preparando tudo bilheteria, bar, enfim tudo que seria necessário para o festival. O Nazgul chega e vai passar o som.

       As bandas atrasaram um pouco, pois temos que concordar é um pouco difícil encontrar o local, por se tratar de uma cidade pequena e pouco conhecida. Com este pequeno atraso somos obrigados a demorar um pouco para começar o festival. Conforme o combinado entre nós e as bandas, cada um teria uma hora de show e quem abriria a noite  seria o grupo de Heavy Metal Melódico Sagitta de São Paulo.   

        Que logo na passagem de som já mostra que vai crescer bastante e rápido afinal a passagem de som parecia um show.  Outro ponto a se lembrar é a simplicidade de todos os membros de todas as bandas e amizade com alguns integrantes de algumas bandas. Rock and Roll é isso.

       Feita a passagem de som que durou em torno de uns 45 minutos temos uma pequena pausa e tem início o evento com o som do Dracma com uma versão matadora da opera Carmina Burana no fundo para saudar os convidados ( público ) do II Absolute Metal Festival.


     Logo pelas 22:30 começa para valer o II Absolute Metal Festival com a entrada do Sagitta  ( confira resenha do cd aqui ) no palco mandando de cara a introdução que já conhecemos do demo cd Bad Signs e a música Take On também deste demo. O Sagitta explode a galera ansiosa pelo som. Na primeira música é interessante notar também que o batera Tiago Antunes também faz backing vocal. Em seguida a música título do demo – Bad Signs que estava perfeita e igual ao cd. A próxima canção é Angel Guide com a participação de Eric Antunes na guitarra. Depois uma cover de Ronnie James Dio com Rainbow in the Dark onde meu amigo Alexandre da banda Wild Shark foi ao delírio.

    Voltando as músicas próprias é a vez de Breaking Silence uma música que não está no demo e é uma balada maravilhosa e With or Without You do demo música onde Rick Wychovaniec mostra todo o potencial de sua voz. Forgontten Fantasies e There’s no Tomorrow outras duas grandes canções que estarão no debut cd do Sagitta

                 Durante There’s no Tomorrow temos alguns mini solos e são apresentados ao público todos os membros do Sagitta. Para encerrar o show uma musicaça do HelloweenEagle Fly Free. O Sagitta deixa a galera extasiada com uma grande apresentação e faz a abertura do festival com maestria.

       Alguns minutos depois e agora o II Absolute Metal Festival fica mais pesado, perto da meia noite, com a entrada do Andralls banda de thrash metal de São Paulo que tivemos a honra de assistir o primeiro show da turnê de lançamento do cd Force Againist Mind e manda de cara a  paulada Rotten Money, Hate música seguinte destruidora , Misery Screams foi a seguinte com o Pedro cantando junto com Alex Coelho

    Andralls of Fire, Back from Nowhere, So Many Gods, Lady Death super pancadas que chega a vez de abrir as rodas de empolgação. Desire to Glorify e Thrash Blood’s Mine outras grandes músicas que estão no cd Force Againist Mind e também do cd de estréia da banda Massacre, Corruption, Destruction ...   


     Após uma pequena pausa e pouco mais de uma da manhã é a vez mais um grande show do II Absolute Metal Festival da banda campineira Hellish War que apresentou um power metal do primeiro cd Defender of Metal e do segundo cd que ainda está em fase de produção e para setembro estará pronto. Abrindo o show com We Are Living for the Metal com os guitarristas e o baixista fazendo o backing vocal e Memories of Metal que estão no primeiro álbum. 
   

    Em seguida Metal Forever balassa que estará no próximo cd. Um fantástico cover de Flight of Icarus do Iron Maiden. Depois, a próxima música apresentada é Defender of Metal que nos faz sentir que estamos numa batalha medieval lutando em nome do reino do Heavy Metal. Die for Glory foi a seguinte que estará no próximo trabalho do Hellish War que tem nome provisório de Heroes of Tomorrow. Stars um cover de Ronnie James Dio da época do Hair n’Aid e a canção seguinte. Awaken outra linda música que também estará no próximo cd. Os duelos de guitarras são fantásticos.  Para fechar o show a música que dá nome a banda Hellish War onde é notável ver o massacre das guitarras. Foi tão legal o show que nem foi possível ver o tempo passar. Quem teve a visão do público de cima do palco pode notar que a galera inteira estava com a mão para cima agitando do começo ao fim.

    Uma pausa mais longa para acertar o palco para o Wishmaster e a banda paulistana cover oficial do Nightwish, e próximo às 3 da manhã é a vez do II Absolute Metal Festival entrar de vez num clima gótico-medieval. O Wishmaster tocam músicas dos cd’s  Wishmaster, Oceanboard, Angells Fall First e Century Child. Abre o show com Bless The Child, End of All Hope, Kinslayer, Wanderlust, Slaying The Dreamer, Beaty and The Beast, Elevenpath/Fantasmic, The Pharaoh Sails to Orion e Wishmaster. No bis Sacrament of Wilderness. Foi um show que nos leva a um outro lugar num clima medieval com magos bons e maus conflitando para chegar a paz.


       Para encerrar esta fantástica noite do II Absolute Metal Festival sobe ao palco a banda de Espírito Santo do Pinhal  Nazgul que apresenta um heavy / thrash com muita qualidade. De cara já abrem com Seek and Destroy do Metallica uma pancada para animar todos aqueles que ainda agüentavam estar de pé depois de todos os grandes shows anteriores.

      
     Dead Skin Mask
do Slayer  com o Alex do Andralls cantando junto com o Pedro. Em seguida Troops of Doom do Sepultura outra pancada para sacudir os pescoços. E o Pedro mandando super bem no vocal embora a voz estivesse o abandonando. Depois três petardos do Death com Symbolic, Missanthrope tendo como vocalista Dantas de Poços de Caldas – MG como convidado numa participação especial e Spirit Crusher, o Nazgul está evoluindo muito e rápido prova disso é a música de autoria da banda Disgust.

           
   
Voltando a pancada é vez de Refuse/Resist do SepulturaPantera com Cowboys from Hell é a penúltima música da noite e fechando de vez com Master of Puppets do Metallica. É o fim do II Absolute Metal Festival era tarde, mas só pudemos ficar com aquela velha frase  - que pena! Agora é aguardar pela próxima edição do festival.

 
     
É bom lembrar também que mais uma vez os seguranças não tiveram serviço nenhum, apenas coordenar a portaria e ver os shows.

      Novamente o som foi elogiado pelos músicos e pelo público, som este realizado pela equipe de som do Paulo de Espírito Santo do Pinhal – SP.

      Acredito que todos que estiveram presentes devem ter gostado do que viram, da minha parte tenho que elogiar todos os músicos presentes pelas apresentações memoráveis que fizeram.      


           O festival teve um púbico estimado em  350 pessoas entre pagantes e convidados de várias cidades da região, entre elas: de estado de São Paulo: Santo Antônio do Jardim, Espírito Santo do Pinhal, São João da Boa Vista, Mogi Guaçú, Mogi Mirim, Estiva Gerbi, Engenheiro Coelho, Limeira, São Paulo e de Minas Gerais: Andradas e Poços de Caldas; entre muitas outras.

     Foram arrecadados em torno de 250 quilogramas de alimentos que serão entregues para instituições de caridade de Santo Antônio do Jardim.

Texto: Fernando Júnior 

Voltar para II Absolute Metal Festival