Coletânea O Subsolo - Volume 3 - Heavy Metal
20 Faixas - Independente - 2017

    A série de coletâneas promovidas pelo site O Subsolo atingiu o seu terceiro volume em 2017 com mais uma leva de 20 nomes em 20 músicas do cenário Underground do Metal Brasileiro e se no volume anterior ( leia resenha ) a predominância eram de bandas com letras em português, agora ela é com as cantam suas letras em inglês, que a partir de agora vamos aprofundar mais um pouco em suas características de suas contribuições ao cd, sendo que... tal como o subtítulo entrega, o foco será no Heavy Metal e suas subvertentes.

    A abertura ocorre aos toques de baixo que trazem as linhas agressivas e em português do AlkanzA com Em Coma, sendo que os catarinenses de Laguna se portaram adequados à proposta de um fúnebre e destruidor Death/Black Metal nesta faixa do cd O Céu da Boca do Inferno. Já conhecidos aqui no Rock On Stage, o Krucipha de Curitiba/PR atirou seu voraz Thrash Metal com Mass Catharsis, uma composição do álbum Inhuman Nature ( leia resenha ). You Life Deleted faixa do single de mesmo nome chega com uma elaborada linha instrumental marcando a violenta contribuição do Endrah, banda de Thrash/Death e Hardcore paulistana.

    Na quarta temos Little General, que é uma criação dos gaúchos de Carlos Barbosa, que formam o Cavera e mostraram nesta faixa do cd Unit For Rational Consumption ( leia resenha ) o seu Groove/Thrash Metal com claras influências do System Of A Dawn. Depois é a vez do The Undead Manz de Criciúma/SC executar o seu sombrio Industrial Metal com a composição Only Bad Man. Ao som de passos, aberturas de portas e algumas falas desconexas, os paulistanos do Final Disaster ( foto ao lado ) enviam o seu Heavy/Thrash Metal com a Beware The Children, que é integrante do disco The Darkest Path, onde destaco os seus vocais femininos dividindo as atenções com os masculinos e também suas evoluções instrumentais sempre e devidamente pesadas.

    Na sétima desta Coletânea O Subsolo - Volume 3 temos o Xakol ( foto ao lado ), uma galera de Caçador/SC que aproveitou a oportunidade para exibir Rise Of A New Sun Part 2: Sunrise, que é um vibrante Progressive/Power Metal pertencente ao disco Rise Of a New Sun. De Maceió/AL vem o All Seven Days com o seu Heavy Metal incrustado em Ashes do Synthetic Soul, que em seu transcorrer ganha emoção e te faz admirá-la. Já o Plunder de Lages/SC escolheu a faixa que leva o seu nome, Plunder, para nos mostrar o seu Heavy Metal e conseguiram nos deixar frente à uma ótima composição.

    Para a décima temos uma agressiva criação em português com Minha História do Blood Eyes, banda praticante de Heavy Metal de Lages/SC. O ótimo Khorium do Rio de Janeiro/RJ solta suas verdades de nossa malfadada classe política com Quem Vai Pagar com seu Metal, Hardcore e Crossover do disco Manual Prático do Brasil. Em seguida é a vez do Hellraise, uma banda de Death Metal com vocais femininos, que só pela introdução de Human Disgrace você já sente que essa trupe de São Paulo/SP está pronta e vale conhecer mais detalhes do disco autointitulado ao qual paulada esta faz parte. Ainda no estado de São Paulo, mas agora na cidade de Jundiaí ouvimos Jeff, que é um Thrash/Death Metal cru e empolgante do Infestatio e que faz parte do Unleash The End.

    Como aconteceu na no volume anterior, Santa Catarina é novamente o estado com mais representações nesta Coletânea O Subsolo - Volume 3, até por conta do site ser baseado neste estado e assim da cidade de Florianópolis vem o Threzor mirando a fúria de seu veloz Heavy/Thrash Metal com destreza em Silent Execution, faixa que foi gravada no disco de mesmo nome. Lobo Guará, cuja percussão apresentada nos conduz ao variado e técnico Symphonic Metal de vocais femininos do Morpheu's Dreams ( foto ao lado ) em que esta banda paulista se provou merecedora de uma pesquisa maior de seu disco nomeado como What Dreams May Come?.

    Sem discussões e plenamente diretos, os baianos de Salvador do Honra lançam o seu furioso Metalcore contido em E.L.A. na mais pesada e encolerizada faixa desta Coletânea O Subsolo - Volume 3. Logo depois, os paulistas do Core Divider exibem a bordoada devidamente colérica de seu Thrash/Death Metal com Bloody Religion, faixa urrada e esmagadora que faz parte do disco Against War I. Com um princípio no piano bastante impactante, o Thousand Suns da cidade Florianópolis/SC ataca com o seu Heavy/Prog Metal presente em Matter Of Life. A penúltima é a Sickly World, uma porradaça do disco Regress do Orkane, thrashers da cidade de Tubarão. Por fim, a última deste volume é a Last Chance To Life, faixa do cd Dark Victory Day do Obscurity Vision de Criciúma/SC, que é claramente avassaladora como o Black Metal.

    Para os amantes das bandas mais extremas e que buscam seu lugar no concorrido cenário brasileiro vamos encontrar aqui bons nomes em sua maioria novamente das regiões Sul e Sudeste, porém, a Coletânea O Subsolo - Volume 3 - Heavy Metal não se resume somente à isso, pois, temos também boas bandas de outros estilos de Heavy Metal e de outros locais do país.

    Quem mais despertou a minha atenção foram o Krucipha, o Endrah, o Xakol, o Khorium, o Thousand Suns ( foto ao lado ), o Hellraise e o Morpheus Dreams, assim sendo, olhos e ouvidos neles. Enfim, com a infinidade de ótimas bandas que temos no Brasil é até difícil citar algumas como acabei de fazer, o certo mesmo é ouvir o disco até o fim e  fazer a sua lista de melhores.
Nota: 8,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2020

Site: http://www.osubsolo.com/.
Facebook: https://www.facebook.com/osubsolo/.
Instagram: https://www.instagram.com/osubsolo/.

Voltar para Resenhas