Panzer: Louder Day Afer Day - Live Panzer Experience
 DVD 14 Faixas e CD 17 Faixas - Shinigami Records - 2015

    A banda paulistana de Thrash Metal Panzer iniciou suas atividades nos já longínquos anos 90 registrando algumas fitas K-7, participações em coletâneas e alguns cd´s e EP´s, entre eles o Inside de 1999, o The Strongest de 2001, o Rising de 2012, o Brazilian Threat de 2012 e o aclamado Honor ( leia resenha ) de 2013.

    Entretanto, eles pararam por 10 anos e só retornaram para valer mesmo em 2012, lançando alguns dos álbuns citados acima e preparando o I Panzerfest em junho de 2013 ( confira matéria ) consolidando o então retorno com este DVD Louder Day After Day: Live Panzer Experience, que foi gravado no dia 26 de abril de 2014 no Estúdio Espaço Som em um show gratuito, porém, matador como são as apresentações do quarteto formado por Rafinha Moreira nos vocais, André Pars na guitarra, Rafael DM no baixo e Edson Graseffi na bateria.

    A produção de Louder Day After Day: Live Panzer Experience é de Henrique Baboom e os membros do Panzer, sendo que este também cuidou da mixagem. A masterização é de Alessandro Kbral e a edição de vídeo é assinada por Careca ( Ma Carena ) e as câmeras ficaram aos cuidados de Marcelo Rossi ( Exxótica ) e Magnum Borini. As fotos que ilustram a capa e encartes são de Marcos César de Almeida ( que cobriu pelo Rock On Stage a gravação do DVD, confira aqui ), Ana Carla ( mulher do baterista ) e Makila Crowley.

    Assim que se coloca a parte do show para rodar, já podemos ver o Panzer posicionado no palco para executar a furiosa Speedy, que deixou claro a energia que foi registrado o DVD. Em seguida, prosseguem com Affliction em um ímpeto matador que fizeram os presentes agitarem bastante e eles mantém esse nível em Red Days, que foi anunciada como uma "baladinha romântica", mas que na verdade foi devastadora.

    E o visceral Thrash Metal do Panzer continua com The Morning After, onde podemos reparar como Rafinha Moreira canta exprimindo muito ódio a cada instante em seus vocais, que estão praticamente urrados. E a pegada contagiante dos quatro no palco continua no massacre sonoro de The Last Man On Earth e aí podemos ver como funciona a potência dos solos de guitarra de André Pars e as viradas do baterista Edson Graseffi.

 A cadenciada Heretic é a sexta do DVD Louder Day After Day: Live Panzer Experience e mais uma vez podemos ver Rafinha Moreira dando 'todo o seu sangue' para a execução da canção em vocais insanamente agressivos e também perceber o guitarrista André Pars - entre uma bangueada aqui e ali - desferir solos que você entende o porque da expressão "quebrar tudo".

    Para Intruders, o Panzer apresenta uma canção mais cadenciada, que serviu para que os fãs presentes pudessem respirar um pouco no Estúdio Espaço Som ( o antigo Estúdio Produssom ), porém, que ficaram de olho nos dilacerantes riffs de guitarras, que fazem a diferença ao vivo. Com a presença do convidado Silvano Aguilera do Woslom no palco junto a Rafinha Moreira, o Panzer toca a Savior com a dupla de vocalistas colocando mais 'fogo na casa' ainda e 'bangueando' sem parar.

    E o show, que parecia completamente alucinado fica ainda maior quando o guitarrista André Pars inicia a colérica I Wanna Make You Pay, pois, a adrenalina que se assiste no DVD é algo que para sentir realmente só estando no show do Panzer, assim como na devastadora Burden Of Proof, cujo refrão está dividido entre o vocalista e o baixista do quarteto com a devida violência. E não pense que na execução da cadenciada Victim Of Choices isso seja diminuído, muito pelo contrário, a intensidade ao vivo da banda é incansável como podemos reparar no vídeo.

 

    Continuando o excelente nível da apresentação chega a vez de Rejected e aí os músicos fazem uma pausa e convocam os fãs para abrirem uma roda, e meus amigos(as)... ver a esmagadora roda que surgiu no Estúdio Espaço Som é algo impressionante.

    Demonstrando uma boa dose de carisma, o vocalista brinca com os fãs ao dizer que a próxima música era uma do Roberto Carlos, mas, na verdade enviam a caótica N.S.A. e o baixista Rafael DM foi lá no 'meio da galera' para tocar, o que aumentou ainda mais a euforia dos presentes. E no encerramento do show eles agradecem a presença dos fãs e disparam a Rising para quebrar os pescoços de quem ainda tinha alguma força.

    Para os extras do DVD temos os clipes de Rising ( feito com toda a insanidade que o som passa e de forma muito competente ), de Alma Escancarada ( em desenho animado e que bela ideia, pois, fica muito divertido ) e para a The Last Man On Earth ( em lyric video ). Ainda nos extras contamos com uma galeria de fotos ao vivo deste show e de alguns outros. Se não bastasse a qualidade das imagens e do som de Louder Day After Day: Live Panzer Experience, foi incluído também um cd com dezessete músicas, que vou detalhar a seguir nesta resenha.

 

   O set list do cd é o mesmo que o DVD, entretanto, as emoções de ouví-las são diferentes e vou tentar passar um pouco delas nestas linhas. Aos gritos de "Panzer...Panzer", o cd inicia com a agressiva Speedy, onde o vocalista urra em tempo integral seus versos em um ambiente caótico, que é ótimo para a abertura de rodas, que segue na intensa Affliction cheia de violentos solos de guitarra.

    A terceira do show é a destruição em massa de Red Day, que foi exibida com tanta cólera, que não deixou ninguém parado. Para The Morning After, após uma introdução com conversas de rádio recebemos o esquartejante Thrash Metal do Panzer em um ritmo dos mais raivosos possíveis com destaque ao solo de guitarra de André Pars, que passa muita melodia em cada nota.

     O show segue com The Last Man On Earth, onde o quarteto nos envia um agressivo e eletrificado Thrash Metal guiado por seus riffs de guitarras e assim como nas anteriores, lotados de urros. Heretic com suas linhas cadenciadas demonstra um grande ímpeto sonoro feito pelo quarteto, um trecho acelerado que é simplesmente um 'arrasa-quarteirão' e que ficou muito bem ao vivo.

    Ainda trilhando um andamento mais cadenciado, Intruders exibe riffs que fazem a diferença ao vivo. Na próxima, ouvimos a participação de Silvano Aguilera do Woslom junto a Rafinha Moreira para juntos detonarem em Savior, que tem seus pés fincados no Thrash Metal dos mais fortes possíveis, daqueles que se aproximam do Death Metal, que é dotado de eficazes solos de guitarras.

   Com muita distorção na guitarra, o Panzer executa a curta I Wanna Make You Pay, que é cheia de urros cada vez mais ferozes e eles prosseguem o cd com a esmagadora Burden Of Proof, que assim como várias outras está muito mais violenta que sua versão em estúdio. Em Victim Of Choices ouvimos os empolgantes riffs de guitarra de André Pars em um andamento mais cadenciado e bastante contagiante, que em seu decorrer apresenta ótimas evoluções, cada vez mais cortantes.

    Rafinha Moreira anuncia Rejected e solta a ira de seus vocais em linhas cadenciadas de baixo, bateria e guitarras até aumentarem com firmeza o nível da porrada sonora. E com mais distorções na guitarra, hora de N.S.A., que começa furiosa ao extremo e fica mais cadenciada em alternações feitas com muita habilidade. Conforme foi avisado pelo vocalista, Rising é um verdadeiro 'soco na cara', que ficou com a honra de terminar o set do Panzer no Estúdio Espaço Som à plena crueza e velocidade de seu Thrash Metal.

 

    No que posso considerar como extras do cd ( ou bônus, se preferir ) temos mais três músicas, que foram extraídas do EP Brazilian Threat. A primeira foi a matadora versão de estúdio de Burden Of Proof seguida por outro petardo do Panzer com a 'assassina' Red Days, que ao ouvir sua espancadora versão de estúdio entende-se porque ao vivo ela é tão furiosa. Por fim, o quarteto incluiu Hastening To Death, um Thrash Metal visceral iniciado em um crescente voraz de guitarra e com vocais que envolvem rapidamente por martelarem sua cabeça.

    Consolidação, conquista e reconhecimento... estas três palavras definem este DVD Louder Day After Day: Live Panzer Experience, pois, consolida de vez o retorno da banda e sua história no Underground do Thrash Metal paulistano e brasileiro. Conquista, pois, todos sabemos como é difícil lançar um DVD de qualidade no país e reconhecimento de profissionais como o Marcos César de Almeida autor das fotos desta resenha e de algumas que ilustram o DVD. Isto meus caros leitores(as) é algo que somente nomes como o Panzer, que viveram os percalços do Underground sabem reconhecer e oferecem aos seus sempre fieis seguidores. Parabéns à Metal Media e à Shinigami Records pela concretização do projeto do Panzer neste Louder Day After Day: Live Panzer Experience.
Nota: 9,5.

Sites: http://panzermetal.com.br e https://www.facebook.com/panzermetal.
Fotos: Marcos César de Almeida.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2015

Voltar para Resenhas