Iced Earth - Live In Ancient Kourion
Cd Duplo - 29 Faixas - Shinigami Records - 2013

    Com quase 30 anos de história o Iced Earth, banda norte-americana de Power Thrash Metal, é uma das provas que a única constante na vida é a mudança. Poucos anos após a banda receber o retorno de Matt Barlow, este saiu para dar lugar ao Stu Block nos vocais, que foi responsável pela gravação do álbum Dystopia ( leia resenha ) e como sempre acontece, com álbum novo na praça, o Iced Earth saiu em turnê mundial de 14 meses, que passou pelo Brasil e agora culminou no lançamento do cd duplo ao vivo Live In Ancient Kourion ( melhor que o lançamento anterior ao vivo, o álbum Festivals Of The Wicked, que fez um apanhado das melhores músicas contidas no DVD duplo ao vivo de mesmo nome - confira a resenha ).  

    Desta vez Jon Schaeffer ( guitarras e vocais ), Brent Smedley ( bateria ), Troy Seele ( guitarra ), Luke Appleton ( baixo ) e o citado vocalista presentearam seus fãs com um álbum que pegou o set list de uma apresentação especial inteira, ao contrário do anterior que centrou em músicas escolhidas de três shows. Live In Ancient Kourion foi gravado no Kourion Theatre, em Limassol no Chipre, que é um lugar com 6000 anos de história e usado por gladiadores, além também dos impérios grego, romano e bizantino. Ou seja, lugar mais adequado para que uma banda como o Iced Earth - cujas temáticas envolvem muitos fatos históricos nos seus discos - se apresentar impossível. As gravações ficaram a cargo de Jim Morris e Taylor Morris que também fizeram os processos de mixagem e masterização no Morrisound Studio em Tampa/Flórida nos EUA. 

    Com os headbangers de Chipre saudando a banda naquela euforia que vemos nos shows aqui no Brasil, a faixa Intro abre o cd para que em um clima de batalha sejamos levados até Dystopia, que após um grito ensurdecedor de Stu Block as guitarras de Jon Schaeffer e Troy Seele tracem o caminho da faixa título do último cd de estúdio da banda e aí temos um Heavy Metal rápido e empolgante com as características que deram fama à banda. A segunda é a sensacional Burning Times ( do Something Wicked This Way Comes de 1998 ) e a atuação do vocalista é tão boa que percebe-se que ele foi a escolha correta para substituir Matt Barlow na banda.     

    O Iced Earth mantém uma sincronia no palco muito grande, que faz os presentes participarem seja onde for que se apresentem e na execução de Angels Holocaust do Night Of The Stormrider ( de 1991 ) consegue-se notar com clareza a intensidade dos fãs ao agitarem com a banda. Se em estúdio Stu Block surpreendia, ao vivo ele é melhor ainda e seus vocais estão tão altos quanto Matt Barlow, além do vocalista somar outro ponto positivo a seu favor: possui também muito carisma como se ouve na Slave To The Dark ( do The Dark Saga de 1996 ), que assim como as anteriores exibe atuações impecáveis de guitarras, baixo e bateria. Depois é a vez da nova V, onde o esperto vocalista solicita a participação dos fãs e em seguida canta de uma forma agressiva que está amparada com a categoria dos demais músicos na parte instrumental.

    A coesão do Iced Earth ao vivo é tamanha que não se repara quando When The Night Falls do primeiro cd de 1990 se inicia, pois a energia e a velocidade do Heavy Metal dos americanos permanece intacta, aliás, é impressionante como o quinteto segura o público nas mãos e como eles correspondem junto as solicitações feitas por Stu Block.    

    E então do The Dark Saga eles tocam a belíssima I Died For You com tanto o vocalista quanto as afiadas guitarras de Jon Schaeffer e Troy Steele em exibições perfeitas, que foram acompanhadas nas palmas dos fãs. A nona faixa de Live In Ancient Kourion é a Invasion, que continua com o vibrante show que o Iced Earth realizou e seus efeitos bélicos introduzem Motivation Of Man ( do Framing Armageddon: Something Wicked Part 1 de 1997 ) onde constata-se a versatilidade de Stu Block ao cantar com muita habilidade e também o bem que os solos de dupla Schaeffer/Seele fazem aos nossos ouvidos. Detalhe, está tão bem tocado que se interliga a outra do mesmo disco com Setian Massacre sem que seja percebido pelo ouvinte. Parabéns ao Iced Earth.

     Após um breve discurso, o vocalista entrega que teremos um DVD do show ( ótimo... vou adorar assistir ) e que a seguinte é a agressiva e clássica Stormrider do Night Of The Stormrider ( mas que é cantada por Jon Schaeffer ), que tenho que destacar ( assim como em todas ) o baixo de Luke Appleton e a bateria de Brent Smedley.    

    Logo após, temos outra que deste disco estará sempre entre as melhores da banda com Pure Evil onde recebemos uma dose gigante de adrenalina que multiplicam o prazer que temos ao ouvir o cd, pois a velocidade sentida “come solta” e me levam a exclamar: que show!!!. O set desta noite teve 29 músicas resultando em mais de duas horas de Heavy Metal. A seguinte é a espetacular Wolf do álbum Horror Show de 2001, e nesta ouvimos o baixo e a bateria sustentando com precisão os solos feitos nas guitarras junto aos vocais, que exibem um Power Metal rápido e matador.

      Pausando apenas para anunciar Dark City, do novo Dystopia, o show prossegue com o grau “metálico” em alta e com soberbas melodias. A maravilhosa Dracula do Horror Show, que ao vivo é ainda melhor e aqui está em uma versão majestosa, brindada com riffs de guitarras que são a mais pura eletricidade em outro marco da banda e de seu vocalista ( esse cara canta muito mesmo ). Para terminar o primeiro cd chega a vez da eletrizante Ten Thousand Strong ( gravada no Framing Armageddon: Something Wicked Part 1 ), onde Stu Block dispara uma sequencia de agudos sensacionais, que nem preciso dizer quem tem uma atuação 'classe A' junto a parte instrumental, não é?

   Em shows que são especiais como este, normalmente as bandas se superam e tocam músicas que emocionam e nos fazem querer ter estado lá, como é o caso da cadenciada Anthem presente no Dystopia e a sensacional Declaration Day ( do The Glorious Burden de 2004 ) com aquele convidativo ritmo de bateria, que dá vontade de bangear assim que os vocais entram ( sem contar que também desperta a vontade de cantar junto ). Hora de outra nova com Days Of Rage, que traz o ímpeto e a velocidade desafiadora do Iced Earth.

    Após um “obrigado” que resultou em uma aclamação dos fãs recebemos a categoria de Melancholic ( Holy Marthyr ) - gravada no Something Wicked This Way Comes, que tem uma vigorosa interpretação de Stu Block, que passa junto aos solos de guitarras de Jon Schaeffer e Troy Seele muita emoção. Assim como no Brasil, os fãs chiprianos gritam “olê...olê...olê!!!” ao término da primeira parte do show.

     No retorno da banda ao palco temos Encore Intro, que ao som de labaredas de fogo começam o bis que teve mais sete de seus grandiosos canções e a primeira foi a instrumental e épica In Sacred Flames, que você quer entrar em combate no instante em que a veloz Boiling Point  do Dystopia é tocada com maestria. E por falar em momentos épicos, Damien do Horror Show tem sua exibição em uma versão de gala que tenho que novamente exclamar: que maravilha de show!!!.

    Depois de mais agradecimentos, o Iced Earth continua seu fabuloso show no Kourion Theatre com a melodiosa Wathcing Over Me, outra do Something Wicked This Way Comes que fica melhor ao vivo e que foi cantada com um feeling único por Stu Block. Nesta tour o quinteto americano trouxe ao set uma de suas melhores composições com a longa Dante´s Inferno, a única do Burnt Offerings de 1995, exibida com todos os seus excelentes 16 minutos. Imagino a reação dos fãs em sua execução e aguardo ansiosamente para assistir o DVD. Seja nos vocais, nas guitarras ou na dupla baixo e bateria, o Iced Earth nos leva a outro nível com esta música.

  Sabe aqueles shows que se acabasse aqui já teria sido válido o ingresso? Então, este é um caso, mas o Iced Earth ainda saudou seus fãs ( e a todos nós com este álbum ) com mais duas esplendorosas canções: a que intitula a banda do primeiro disco, a Iced Earth ( com seu peso e andamento feitos na medida para nos alucinar na brilhante atuação de Stu Block ) e a The Hunter do The Dark Saga ( que se foi um bis extra, foi merecido pela insanidade que os fãs realizaram durante todo o show ). Realmente... tivemos um encerramento perfeito com os “ooooo..ooooo” dos fãs para te fazer querer ouvir tudo de novo.

    Simplesmente um 'discão' do Iced Earth que afirmo: Live In Ancient Kourion está disparado entre os melhores álbuns ao vivo que já ouvi na vida e será um futuro divisor de águas na carreira da banda, que você, caro leitor(a) do Rock On Stage deverá incluir em sua coleção o quanto antes, pois a Shinigami Records disponibilizou no Brasil um verdadeiro clássico de uma das melhores bandas de Heavy Metal que se tem notícia tocando 29 músicas em mais de duas soberbas horas. E saiba de uma última coisa, você vai querer ouvir este disco muitas vezes.
Nota: 10,0.

Site: www.icedearth.com

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2013

Voltar para Resenhas